Moral da história do efeito penalti no futebol Português: Sempre que se deteta uma diferença de 6 penaltis, já sabemos que existe um clube que não tem condições arbitrais para se sagrar campeão (foi o que aconteceu ao Benfica logo com 6 jornadas disputadas em 2020/21)! Dura realidade Portuguesa!
Infelizmente ainda há adeptos de futebol em Portugal que não perceberam que o Benfica, não tem condições arbitrais, para poder disputar o campeonato 2020/21 (todas as 17 equipas que ainda estão na luta pelo titulo nas 6 principais Ligas, já usufruíram de 4 ou mais penaltis assinalados a seu favor, excecionalmente o Lille pode ser considerado o 18º clube candidato ao titulo este ano, o único com apenas 3 penaltis assinalados a seu favor, que ainda pode sonhar em ser campeão). Espero que este dado estatístico possa ter sido esclarecedor de uma vez por todas! Todas as equipas que estão a menos de 9 pontos da liderança, já usufruíram de pelo menos 4 penaltis! E o Benfica com 0 penaltis, ainda sonha com o titulo! O C. A. quer que os adeptos acreditem, que ainda há condições arbitrais, que possam permitir ao Benfica ser campeão em 2020/21 sem nenhum penalti!
Ao contrário do que é estatisticamente expetável, pode alguém acreditar que, com um extraordinário desempenho futebolístico, o Benfica ainda se podia intrometer nessa disputa, em que só encontramos 17 rivais, que já usufruíram de 4 ou mais penaltis a seu favor. Mas, a generalidade dos adeptos deviam saber que, esse tipo de milagres, não está ao alcance de equipas com 0 penaltis, mesmo que tenham Jesus do seu lado! Por mais crentes que sejam, deviam saber que estatisticamente, as probabilidades são ínfimas, de uma equipa ultrapassar um rival com o mesmo potencial (que leva uma vantagem de 8 penaltis). Desde a 6ª jornada que, quem conhece o efeito dos penaltis no rendimento desportivo como nós, já sabe, que só um F. C. Porto 2020/21 extraordinariamente incompetente, terminaria o campeonato atrás do Benfica na classificação final. Pois logo ao 6º jogo, já tinha o conforto de uma vantagem de 6 penaltis, atualmente a vantagem já se alargou para 8, ainda antes de chegamos a metade do campeonato! É nestas condições arbitrais, que se exige que, o Jorge Jesus faça milagres e que o seu Benfica não caia para o lote das equipas que lutam para fugir a despromoção, que é o que acontece com todas as outras equipas Europeias, que ainda não tiveram nenhum penalti a seu favor! As pessoas fingem que, se esquecem que há alguma razão lógica, para neste momento, só encontrarmos 17 equipas, ainda com reais hipóteses de ser campeão nas 6 principais Ligas (e coincidentemente todas já usufruíram de 4 ou mais penaltis)! Os penaltis, permitem melhorar o rendimento desportivo das equipas, é um facto estatístico mais que comprovado! Quem não tem...
Neste momento o líder Europeu dos penaltis (1º), o Milão lidera o campeonato italiano, o que não era o expetável no início da época (mas é completamente compreensível à data de hoje, com os excecionais 14 penaltis que foram assinalados a seu favor), o 2º clube Europeu com mais penaltis, é o Leicester com 10 penaltis, também continua surpreendentemente/logicamente com reais possibilidades de se sagrar campeão, estando neste momento à apenas 5 pontos da liderança, o 3º clube Europeu com mais penaltis é o já nosso conhecido nessas tabelas dos penaltis, (o F. C. Porto com 8 penaltis em 16 jornadas), isto apesar haver outros campeonatos já com 22 jornadas disputadas, como é o caso do Lyon, o 4º clube Europeu com mais penaltis, que já usufruiu de 8 assinalados a seu favor, em 5º, 6º e 7º encontramos com 7 penaltis, o PSG, o RB Leipzig e o Real Sociedad, em 8º, 9º e 10º encontramos com 6 penaltis, o Bayern Munique, Atlético Madrid e Manchester United. Como vêm no Top 10 de clubes Europeus com mais penaltis, muito provavelmente encontraremos os 6 clubes que serão campeões no final da temporada, o Milão, F. C. Porto, PSG ou Lyon, Bayern Munique, Atlético Madrid e Manchester United. Pelo menos a arbitragem concedeu-lhes condições, para que sejam os principais favoritos, o que muito provavelmente aproveitarão, caso na 2ª volta não ocorra um grande reviravolta nas condições arbitrais. O efeito penalti no rendimento desportivo, ficou aqui bem explicado, meu amigo, ou ainda restam dúvidas! Entre todos os principais clubes Europeus, com saldos de golos superiores a 10 golos, aqui está o top 30 de clubes com mais penaltis, nos 6 principais campeonatos da Europa ~(ranking de clubes com mais penaltis).
Os dados históricos da Liga demonstram, em condições arbitrais normais, nunca ocorre esta enorme diferença de penaltis, entre o Benfica e o F. C. Porto, o máximo numa época inteira foi de 6 penaltis e nas 2 vezes, que isso aconteceu (2008/09 e 2019/20), obviamente o F. C. Porto aproveitou sempre essa vantagem competitiva para se sagrar campeão. Facto estatístico comprovado, desvantagem de 6 penaltis, torna-se estatisticamente impossível chegar ao título. O Conselho de Arbitragem esta temporada, esteve com muita pressa em colocar o Benfica fora da luta pelo titulo logo à 6ª jornada, nessa sua cruzada para fazer do Benfica, o pior dos 116 clubes que disputam as 6 principais Ligas Profissionais de Futebol da Europa. Facto estatístico comprovado, é que nunca nenhum clube foi campeão, sem usufruir de nenhum penalti assinalado a seu favor! E como facilmente se compreende, há alguma razão lógica para que isso nunca tenha acontecido, não é só o Benfica 2020/21 que tem dificuldade em conseguir ser campeão nas condições arbitrais tão adversas, todas as equipas na história tiveram essas dificuldades. É que os penaltis influenciam muito o rendimento desportivo.
Por exemplo, com o mesmo saldo favorável de 14 golos sem o efeito penalti, o Benfica e o F. C. Porto são neste momento o 14º e 15º clube com melhor saldo de golos, sem o efeito dos penaltis e tendo em conta os golos que já marcaram no campeonato (o Benfica já marcou 30 golos), seria expectável que tivessem sido assinalado 4 penaltis favoráveis a cada uma das 2 equipas, pois em média ocorre 1 penalti a cada 7,7 golos (o F. C. Porto, Benfica e Sporting em conjunto já usufruíram de 324 penaltis e marcaram 2.502 golos nos últimos 13 campeonatos), mas o C. A. decidiu conceder 8 penaltis ao F. C. Porto e nenhum ao Benfica. E mesmo com condições tão distintas, ainda alguns duvidam entre qual das equipas tinha condições para lutar pelo titulo e qual não tem. Desenganem-se aqueles que pensam que, sem nenhum penalti, alguma equipa consegue ser campeão. Aqui está o quadro do top 30 dos clubes Europeus, com melhor saldo de golos sem efeito de penaltis nas 6 principais Ligas.
Inacreditavelmente, o Benfica será o último dos 18 clubes da Liga Portuguesa a usufruir do seu 1º penalti da época e até pode ser o último dos 116 clubes que participam nas melhores 6 Ligas da Europa, o que será o maior facto histórico protagonizado pelo C. A. liderado pelo Fontelas Gomes (um candidato ao título, o Benfica que é o 8ª equipa com mais golos marcados nesta época 2020/21 entre os 116 clubes, está em risco de ser último clube dos 116 a usufruir do seu 1º penalti). Provavelmente, depois das hipóteses de conquistar o titulo estar completamente esgotada, o Conselho de Arbitragem autorizará então, que a partir daí, também possam ser assinalados penaltis favoráveis ao Benfica, mas na minha opinião o capitão do Benfica devia se recusar a bater esse penalti assinalado quando já o titulo não estiver em disputa. Seria o momento exato para chamar a atenção do mundo, para o que se passou com a arbitragem em Portugal. Nada melhor que num jogo de futebol, uma equipa se recusar a bater um penalti (que já não conta para nada desportivamente), para chamar a atenção que, o Benfica nunca devia ser última equipa de entre as 116 que disputam os 6 principais campeonatos da Europa, nunca o foi na sua história e nunca mais deve voltar a viver o que está a viver em 2020/21.
Em condições arbitrais normais, os penaltis acontecem em média a cada 7,7 golos e na Europa neste momento, só 7 equipas marcaram mais do que os 64 golos que o Benfica já marcou nesta temporada, o que prova, que uma equipa ofensiva. Em toda a Europa, só Bayern Munique com 85 golos marcados, Tottenham com 76 golos, Manchester United com 70 golos, Manchester City e Liverpool com 67 golos marcados e PSG com 65 golos marcados, marcaram mais do que os 64 golos que o Benfica e o F. C. Porto já marcaram esta temporada, mas mesmo assim, o Benfica está a discutir atualmente com o Cádiz (saldo negativo de 12 golos, com 19 marcados e 3 sofridos) e o Armínia Bielefeld (saldo negativo de 17 golos, com 15 marcados e 32 sofridos) e o Nacional da Madeira (saldo negativo de 6 golos, com 15 marcados e 21 sofridos), quem será o último clube Europeu a usufruir de 1 penalti nesta época 2020/21. O último só pode ser o Benfica claramente é o pior entre os seus pares, do ponto de vista dos responsáveis pela arbitragem nacional (é o Fontelas Gomes quem manda nisto tudo)!
Sempre que a Arbitragem, quer prejudicar o rendimento de uma equipa, a medida com mais impacto direto, é não assinalar nenhum penalti a favor dessa equipa e punir essa equipa com penaltis desfavoráveis sempre que possível, basicamente é o que o atual C. A. tem estado a fazer ao Benfica em 2020/21. Depois do campeonato ficar decidido, será possível o C. A, autorizar os árbitros a assinalar penaltis favoráveis ao Benfica, só ai será possível voltar a normalidade arbitral! Para já continua o PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS, que começou na 27ª jornada de 2019/20, quando o Benfica e o F. C. Porto partilhavam a liderança com 64 pontos, com ligeira vantagem de 5 golos para o Benfica. Nas últimas 24 jornadas do campeonato, existe uma vantagem de 13 penaltis para o F. C. Porto, o que acrescido ao penalti favorável que o F. C. Porto mais uma vez, usufruiu com o jogo empatado no jogo da Supertaça em 23/12/2020, temos então 15 penaltis de vantagem para o F. C. Porto em relação ao Benfica nos últimos 25 jogos! É obra!
4 comentários:
LOL! Vocês não jogam nada, querem ter penaltis como?? LOOOL Doente
Analise interessante...
O mais complicado é o que se passa durante os jogos com a dualidade de critérios no que diz respeito a faltas e onde elas são marcadas.
Quantas vezes se vê que há faltas à entrada da área do oponente (contra eles) que não são marcadas?
Carlos,
O que não percebeste, no quadro está bem explicito, neste momento sem o efeito dos penaltis, o Benfica e o F. C. Porto apresentam exatamente o mesmo saldo positivo de 14 golos (estão precisamente no meio entre os 30 melhores clubes Europeus até ao momento, em 14º e 15º deste ranking). Já em relação aos penaltis estão nos extremos opostos!
A diferença é que o C. A. do Fontelas Gomes, concedeu ao F. C. Porto 8 penaltis, colocando-o nos primeiros lugares do ranking Europeu de penaltis e ao seu rival (Benfica), colocou-o no último lugar entre os 116 clubes, não lhe concedendo nenhum penalti a seu favor. E como já vimos, todos os 17 clubes que ainda podem ser campeão nas 6 principais Ligas já usufruíram de 4 ou mais penaltis, a exceção é o Lille que usufruindo de 3 penaltis ainda esta na luta pelo campeonato. Por aqui se vê, que para ainda estar a menos de 9 pontos da liderança todos os 17 clubes tiveram que usufruir de 4 penaltis.
Há alguma lógica, para que seja obrigatório encontrarmos em todos os 17 clubes que ainda estão na luta, pelo menos 4 penaltis assinalados a seu favor. Objetivamente, o Benfica que teve zero penaltis, não pode estar no lote dos 18 que ainda estão a menos de 9 pontos da liderança, pois foi propositadamente colocado fora dos candidatos ao titulo.
Como podes ver no quadro, nenhum dos clubes que já marcaram esta temporada os 64 golos, como o Benfica marcou, deixou de ter muitos penaltis assinalados a seu favor na sua Liga Nacional. Logo, 0 penalti para o Benfica, é um dado ridículo. É estatisticamente inexplicável, vermos que todos os candidatos já usufruíram de pelo menos 4 penaltis e ainda considerar que o Benfica é o único clube na Europa que iria conseguir continuar a ser candidato ao titulo neste momento, mesmo sem nenhum penalti assinalado a seu favor.
2 clubes que só por si são capazes de marcar 30 golos em 16 jogos, um deles não pode usufruir de 8 penaltis (FCP) e o outro de nenhum (SLB), pois os penaltis em condições arbitrais normais acontecem a todas as equipas em média a cada 7,7 golos, ou seja, só deveríamos chegar a uma diferença de 8 penaltis entre 2 equipas, que tem 62 golos de diferença entre si. E meu caro, esquece, todo o mundo sabe que isso nunca acontecerá em 16 jogos entre o F. C. Porto e o Benfica, mesmo que o Benfica tivesse utilizado somente os juniores em todos esses 16 jogos, aliás sobre que clube da Liga é que o F. C. Porto consegue ter mais 62 golos marcados ainda na 1º volta?
Compreendes agora, o ridículo que o Conselho de Arbitragem está a fazer passar todos os Portugueses, perante os seus pares na Europa?
Um candidato ao titulo como o último dos 116 clubes a usufruir de 1 penalti a seu favor, e esse último ainda vir a ser campeão é uma coisa nunca vista, nem aqui, nem em nenhuma parte do mundo!
Um meta que tenho é um dia visitar Portugal 😎😎😎😎
Enviar um comentário