sábado, 30 de janeiro de 2021

Vendo o quadro resumo das últimas 2 épocas, é evidente que são os penaltis que estão a fazer toda a diferença

Os 12 golos de diferença entre o FCP e o Benfica, advêm dos 14 penaltis favoráveis ao FCP.  É evidente, que o Conselho de Arbitragem concedeu condições arbitrais bastante favoráveis ao FCP, ao mesmo tempo, que cria condições arbitrais bastante desfavoráveis ao Benfica, que caminha a passos largos para ser, a última equipa da 1ªLiga 2020/21, a poder ver-lhe assinalado um penalti a seu favor.


Aqui está o quadro resumo das últimas 2 épocas (34 ornadas de 2019/20 e 15 jornadas de 2020/21).

No agregado das 2 ultimas épocas vemos, que nesses 49 jogos disputados:

  1. O FCP conquistou 117 pontos, com um saldo positivo de 72 golos, usufruindo de um saldo favorável de 18 penaltis. Uma equipa que em 49 jogos beneficia de 22 penaltis assinalados a seu favor, conquistará sempre muitos pontos em qualquer campeonato! Tendo usufruído de 22 penaltis favoráveis e marcado 111 golos, isto significa que, após cada 4 golos marcados, a equipa beneficia de 1 penalti para marcar o 5º golo, poucas equipas no mundo encontraremos a usufruir de 1 penalti a cada 5 golos marcados. É obra! Extraordinário! Com estas condições excecionais, com que o F. C. Porto está a competir nestes últimos 2 campeonatos, o Benfica de JJ, que já marcou 30 golos no campeonato 2020/21, já teria usufruído de 6 penaltis assinalados a seu favor.
  2. O Benfica conquistou 110 pontos, com um saldo positivo de 60 golos, usufruindo de um saldo favorável de 4 penaltis apenas (menos 14 que o FCP). Será que o Fontelas Gomes sabe quantos pontos, o FCP teve oportunidade de acrescentar, só usufruindo desses 14 penaltis de vantagem em relação ao Benfica em apenas 49 jogos (14=18-4). Quando vemos que, o Benfica apesenta um saldo positivo de 60 golos, não podemos deixar de reparar que, tendo o FCP usufruído de uma vantagem de 14 penaltis em relação ao Benfica, logo na realidade não existe nenhum demérito especial dos atacantes do Benfica, ao apresentarem um saldo de golos inferior ao do F. C. Porto, em 12 golos. Até 14 golos de diferença seria sempre o mínimo expetável de uma equipa que usufruiu de uma vantagem de 14 penaltis. O saldo positivo de 72 golos do FCP, sem o efeito do saldo favorável de 18 penaltis, seria de apenas 54 golos nesses 49 jogos, bastante mais próximo do saldo de 39 golos do Sporting. 
  3. O Sporting conquistou 99 pontos, com um saldo positivo de 39 golos, usufruindo de um saldo favorável de 5 penaltis. A primeira vista, até podemos dizer que 18 pontos de diferença é uma significativa diferença do Sporting até poder atingir os 117 pontos que o F. C. Porto conquistou, mas será que a enorme diferença de 13 penaltis, não podem justificar estes 18 pontos de diferença.  Quem sabe se o Sporting com mais 13 penaltis que o FCP em 49 jogos, qual seria o clube a conquistar mais pontos? Provavelmente seria o Sporting, também deves pensar o mesmo mesmo que acredites que mesmo com uma vantagem de 13 penaltis, o Sporting não conseguiria uma vantagem de 18 pontos para a atual equipa do F. C. Porto.
  4. O Braga conquistou 90 pontos, com um saldo positivo de 29 golos, obrigado a competir com um saldo desfavorável de 5 penaltis. Obviamente, o Braga não tem condições arbitrais para poder lutar por nenhum destes 2 últimos campeonatos, pois é impossível alguma equipa, poder por si só fazer golos suficientes, para anular a desvantagem de 23 penaltis do Braga em relação ao F. C. Porto, nos últimos 49 jogos do campeonato. Só a equipa do Fontelas Gomes garantiu ao F. C. Porto condições para ter uma vantagem de 23 golos em relação ao Braga em apenas 49 jogos realizados! O saldo de golos do Braga é de 29 golos e o Sporting é de 39 golos, nestes últimos 49 jogos, mas vendo o quadro facilmente compreendemos que estes 10 golos de diferença vem claramente em resultado do efeito da desvantagem de 10 penaltis que o Braga teve em relação ao Sporting nesses 49 jogos e olhe 10 penaltis de diferença em 49 jogos já é uma barbaridade, já faz muito diferença, no rendimento das equipas, ninguém consegue dizer se é o que justifica os 9 pontos de diferença entre as 2 equipas (90 pontos e 99 pontos).

Salta aos olhos de qualquer adepto, o Conselho de Arbitragem concedeu ao F. C. Porto, condições arbitrais bastante mais favoráveis, que todos os outros candidatos ao titulo e no polo inverso é o Braga, entre os 4 candidatos, aquele que tem piores condições arbitrais para puder lutar pelo titulo. O Braga jogou estes 49 jogos, com uma desvantagem de 10 penaltis para o Sporting e uns inacreditáveis 23 penaltis de desvantagem em relação ao F. C. Porto. Como é possível as 2 equipas lutarem pelo mesmo objetivo desportivo. É impossível para o Braga, como também todos compreendemos que, é impossível para o Sporting e o Benfica, poderem ultrapassar um rival, que tem uma vantagem de 13 ou 14 penaltis respetivamente sobre eles. Todos sabemos que os penaltis existem num jogo de futebol e que em condições arbitrais normais encontraremos uma correlação positiva entre os golos marcados e o número de penaltis favoráveis que são assinalados. 


Aqui esta um print dos quadros resumo das 4 equipas candidatas ao titulo no site ZEZOZERO, para que se perceba, de uma vez por todas, que o expectável é as equipas que mais atacam (mais golos marcam) sejam as que usufruem de mais penaltis. 

Normalmente nos 5 primeiras posições da tabela encontraremos sistematicamente os 4 candidatos ao titulo em Portugal (Benfica, F.C. Porto, Sporting e Braga), tal como é expectável encontrar as equipas entre os clubes que ocupam as 5 primeiras posições da tabela de penaltis favoráveis em Portugal. Pois, são claramente os 4 clubes, com os melhores ataques da Liga Portuguesa, logo, como as equipas que mais vezes chegam a área adversária, tendem a usufruir de mais penaltis assinalados a seu favor, em condições arbitrais normais os 4 clubes estarão sempre na parte cimeira da tabela dos clubes com mais penaltis favoráveis. Nesta altura do ano, em que todas as equipas já realizaram diversos jogos em todas as competições, já é possível tirar uma radiografia muito fiável das equipas, com recurso aos dados estatísticos arbitrais desta época. Assim, em 2020/21 podemos constatar que:
  1. O Benfica já marcou 64 golos em 29 jogos em todas as competições (usufruindo de 5 penaltis favoráveis, como acontece com todas as equipas que marcam muitos golos), mas no campeonato nacional inacreditavelmente, ainda não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica em 15 jogos, mesmo já tendo marcado 30 golos. Como se comprova pelo elevado número de golos que já marcou, o Benfica é claramente uma equipa ofensiva também no campeonato, como nos restantes 14 jogos das outras competições, em que marcou 34 golos e usufruiu de expetáveis 5 penaltis favoráveis, em linha com os golos marcados. Os dados demonstram que, o Benfica já devia ter diversos penaltis a seu favor na Liga Nós. Se o Benfica tivesse usufruído no campeonato, dos mesmos 8 penaltis concedidos ao F. C. Porto (8), poderia ter neste momento 38 golos marcados, que o tornariam oficialmente no melhor ataque do campeonato. Esta é a enorme diferença, entre ter ou não penaltis favoráveis assinalados, Fontelas Gomes!
  2. O F. C. Porto já marcou 62 golos em 28 jogos em todas as competições, (usufruindo de 12 penaltis favoráveis). Só nos 15 jogos do campeonato, inacreditavelmente o F. C. Porto já usufruiu de 8 penaltis favoráveis, marcando 37 golos, enquanto nos restantes 13 jogos das outras competições, conseguiu marcar 25 golos e usufruir de 4 penaltis favoráveis, como é mais ou menos esperado, para uma equipa após conseguir marcar 25 golos. O anormal aqui é claramente os 8 penaltis que o FCP beneficiou no campeonato, quando ainda só tem mais 7 golos marcados que o Benfica, com 30 golos e que ainda não usufruiu de nenhum penalti assinalado a seu favor!
  3. O Braga já marcou 59 golos em 28 jogos em todas as competições, usufruindo de 4 penaltis favoráveis. 2 destes penaltis foram assinalados, nos 15 jogos do campeonato, no qual o Braga já marcou 24 golos, ou seja, nos restantes 13 jogos das outras competições marcou 35 golos. 
  4. O Sporting já marcou 50 golos em 23 jogos em todas as competições, usufruiu de 4 penaltis favoráveis. Todos os 4 penaltis favoráveis ao Sporting assinalados em 2020/21, ocorrem nos 15 jogos do campeonato, em que a equipa conseguiu marcar 33 golos, nos restantes das outras competições, a equipa marcou apenas 17 golos e não usufruiu de nenhum penalti favorável nesses 18 jogos.
Em média nas últimas 13 épocas, o Benfica, F. C. Porto e Sporting em conjunto marcaram 2.499 golos (e usufruíram de 24 penaltis favoráveis), ou seja, de 1 penalti a cada 7,7 golos marcados e sofreram 900 golos (sofrendo 117 penaltis desfavoráveis), o que comprova que também aqui ocorre 1 penalti desfavorável a cada 7,7 golos sofridos. Normalmente são as equipas que muito atacam/marcam que acabam usufruindo de muitos penaltis, pois elas ocorrem em média a cada 7,7 golos e não o seu inverso, ou seja, vermos que uma equipa tem mais 8 penaltis que o rival quando não tem mais 8 golos marcados que o rival. Estas situação demonstram estatisticamente, que algo não esta bem na competição desportiva em Portugal, pois obviamente é expectável que, quem beneficia de penaltis, acabará por marcar mais golos, do que as equipas que não usufruem de penaltis. E reverter 8 golos de desvantagem, não é uma tarefa fácil de fazer em 15 jogos, para o Benfica, como não foi para nenhuma equipa em toda a história do futebol Português. Todos compreendemos facilmente que, existe uma razão lógica, para até a data de hoje, nunca a última equipa a usufruir do seu 1º penalti na Liga, ter ido ainda a tempo de conseguir se sagrar campeão nacional, em 87 edições da Liga Portuguesa.


Todos os dados estatísticos demonstram que este atual Conselho de Arbitragem não serve. Em Portugal, a diferença não pode estar tão evidente no numero de penaltis que é concedido a cada equipa. Os dados estatísticos arbitrais, são completamente vergonhosos em Portugal, as diferenças são enormes para os adeptos possam continuar a assistir impávidos e serenos a tanta diferença arbitral, o que pensas?

1 comentário:

Francisco disse...

Serve e serve bem quem tem estes penaltis todos a alguém dever servir.