quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Mais um dia triste para a arbitragem nacional. Agora também na Taça de Portugal!

A arbitragem em Portugal sempre a proteger o mesmo, semana após semana! Isto é vergonhoso!

Desta vez foi na eliminatória da Taça de Portugal, em que depois de o Nacional se adiantar no marcador aos 62 minutos, o arbitro António Nobre resolveu expulsar o Rui Correia aos 65 minutos, permitindo ao F. C. Porto o tempo necessário em superioridade numérica para forçar o golo de empate. Em desespero F. C. Porto viria a conseguir marcar o golo do empate aos 88 minutos, lance que é precedido de mão do Taremi, que o arbitro não sancionou. O VAR que, já não tinha corrigido o erro grosseiro que foi a expulsão, que colocou o Nacional em inferioridade numérica, também não assinalou mão, como está expressamente definido no protocolo, sempre que a bola bate no braço de um atacante e a sequência desse lance dá golo. O VAR tinha de auxiliar o arbitro e assinalar a falta, invalidando esse golo obtido de forma irregular. Como o VAR pode deixa passar uma mão na bola a 2 minutos do final, que altera completamente o resultado de uma eliminatória! Estas decisão não pode ser só incompetência!

O VAR deste Nacional - F. C. Porto tem de ser castigado, estes erros arbitrais grosseiros não podem acontecer numa era em que existe VAR. Os adeptos com esta sucessão de erros arbitrais, sem consequências por parte dos responsáveis pela arbitragem em Portugal, cada vez mais, ficam descrentes sobre a integridade da competição. O objetivo do C. A. liderado pelo Fontelas Gomes, será realmente defender a arbitragem e a verdade desportiva no futebol Português ou será outro?

Na Conferência de imprensa estas foram as palavras do Vítor Vinha, adjunto de Luís Freire no Nacional, assumiu sentimento de tristeza após a derrota diante do FC Porto, falando num lance capital que ditou o rumo do jogo: "Sentimento de tristeza, porque sentimos que iríamos conseguir ultrapassar esta eliminatória. Infelizmente houve um lance capital, a expulsão acabou por determinante e, a partir daí, tornou as coisas muito mais difíceis para a nossa equipa. No entanto, há que dar os parabéns aos jogadores, foram inexcedíveis no trabalho." 

Depois do arbitro validar o golo de empate do F. C. Porto aos 88 minutos, já se sabia que se iria jogar os 30 minutos do prolongamento, continuando o F. C. Porto a usufruir da vantagem numérica de jogadores em campo, tendo assim conseguido marcar no prolongamento o 3º golo e o 4-2 final. Ao menos este prolongamento serviu para esclarecer alguma coisa na arbitragem Portuguesa (apenas é proibido assinalar penaltis favoráveis ao Benfica como já suspeitávamos aqui no Blog). Finalmente se comprovou que os árbitros não estão proibidos de apitar penaltis favoráveis ao Nacional, pois no termino do prolongamento aos (119 minutos), o arbitro concedeu o 1º penalti favorável ao Nacional na atual temporada 2020/21. Neste momento, em Portugal, apenas o Benfica ainda não usufruiu de nenhum penalti favorável concedido pelos árbitros portugueses, como podem comprovar nesta tabela de penaltis favoráveis já assinalados no campeonato Português e na correspondente tabela classificativa atual que se encontra ao lado (ainda falta disputar o Guimarães-Nacional).


Como se pode verificar, apenas o Benfica e o Nacional ainda não usufruíram de nenhum penalti no campeonato. Os penaltis e o rendimento desportivo, tendem a ter uma correlação positiva, é por isso que vemos o F. C. Porto, o Sporting e o P. Ferreira nos primeiros lugares da lista de penaltis e também na classificação geral como seria expetável, tal como vemos que 4 dos últimos 5 classificados, também estão na parte inferior da listagem de clubes que usufruíram de mais penaltis favoráveis. O Boavista é neste momento o último classificado, apenas com 1 vitória em 13 jornadas (olhe, a única vitoria foi no jogo em que usufruiu do único penalti que teve até a data)! Nesse Boavista-Benfica com o marcador em 0-0, o Boavista teve a oportunidade de se adiantar no marcador e garantiu assim a vitória sobre o Benfica, nesse jogo arbitrado pelo Hugo Miguel, arbitro que dirigiu nas 2 únicas vezes, que apitou o Benfica nesta temporada, assinalou sempre 1 penalti desfavorável ao Benfica ainda com 0-0 no marcador e esses 2 jogos foram os únicos em que o Benfica de Jorge Jesus não marcou nenhum golo nos 25 jogos já realizados esta temporada. Não há penaltis favoráveis ao Benfica, só desfavoráveis.

É incompreensível como o Benfica, é o clube que menos faltas obrigou os adversários a fazer na área em Portugal. O Benfica de Jorge Jesus, é o clube que mais golos marcou no campeonato sem o efeito de penaltis, pois nestas 13 jornadas só pelo mérito dos seus avançados já marcou 28 golos, enquanto o F. C. Porto marcou 35 golos usufruindo de 8 penaltis (seriam só 27 golos sem o efeito dos penaltis) e o Sporting marcou 30 golos usufruindo de 4 penaltis (seria 26 sem o efeito de penaltis)! 

Sabem que até ao momento em todas as competições, o Benfica marcou 58 golos, o F. C. Porto marcou 57 golos e o Sporting marcou 44 golos. Infelizmente o C. A. obriga o Benfica a ter que competir nestas condições arbitrais tão adversas com rivais, que já usufruíram de mais 8 penaltis ou noutros jogos da vantagem de jogar em superioridade numérica para conseguir marcar mais golos. Hoje por exemplo, o F. C. Porto em 65 minutos 11 contra 11 só marcou 1 golos, mas nos restantes 55 minutos em superioridade numérica já conseguiu marcar 3 golos. 

Estes dados estatísticos sistematicamente no mesmo sentido, não podem ser fruto de uma simples coincidência, não pode não! O C. A., semana após semana, vem concedendo condições arbitrais muito favorável a 1 clube e bastante adversas ao seu principal rival, na imprensa parece que ninguém repara! Ou será que toda a gente já reparou, ninguém diz nada nos jornais apenas para não levantar ondas, não se diz nada porque, ainda aguardam pelo melhor momento para apanhar alguém em flagrante delito?

A pergunta que gostaria que o Fontelas Gomes ou quem conseguir que me responda, qual foi a última época em que depois de 13 jornadas disputadas, o melhor ataque em Portugal ainda não tinha usufruído de nenhum penalti favorável?


5 comentários:

JPeds65 disse...

É de louvar o trabalho que este blog faz já à alguns anos... o que não se compreende e o silencio ensurdecedor da direcção do SLB!!!!!!


Eu deixei de ver jogos de futebol português pois estes são frustrantes de mais....

Joao disse...

E, na melhor das hipóteses, ouve-se o grande silêncio de "quem manda", dos media e até ... do Benfica.

República DAS Bananas e DOS Bananas.

Anónimo disse...

"A pergunta que gostaria que o Fontelas Gomes ou quem conseguir que me responda, qual foi a última época em que depois de 13 jornadas disputadas, o melhor ataque em Portugal ainda não tinha usufruído de nenhum penalti favorável?"
A pergunta que gostaria que o Vieira respondesse ou quem conseguir que me responda, qual foi o campeonato no planeta em que um arbitro faz a arbitragem de uma final da taça do seu próprio país e desce de categoria e depois vai pedir explicaçoes ao dirigente de um clube ao invés de ir pedir explicações ao presidente dos arbitros?

Hugo Santos disse...

Sim gostaria que o presidente do seu clube respondesse a essa e a outras questões, porque caso o Sr anónimo tenha a memória curta, não foi o Vieira (como o Sr acha que tem direito de chamar as pessoas pelo nome como se fosse amigo de escola dele) que ameaçou o único árbitro que assinalou um pênalti contra o FCP que nunca mais apitava um jogo do FCP e nesse mesmo ano desceu de divisão e nunca mais voltou a subir! Eu gostava de saber é qual é que é o campeonato do mundo em que um árbitro que é tão bom que desce de divisão e é recompensado pelo excelente trabalho desempenhado durante o ano todo com uma final da Taça! Se calhar antes de vir pedir justificações de actos alheios ao presidente do Benfica (como se o Sr Luís Filipe Vieira tivesse culpa ou tivesse alguma coisa haver com o que outros venham ou deixem de vir pedir justificações a ele por seja lá qual motivo) pensaria mas é no porque é que esse árbitro foi escolhido para essa final da Taça de Portugal!!! Isso sim deveria ser a sua indignação e não a de um árbitro de mesmo com tão más prestações que o levaram a descer de divisão, ainda assim tenha ido apitar uma final da 2a maior competição em Portugal

JP disse...

Não estão ao serviço do clube.