sábado, 9 de janeiro de 2021

S.O.S, por este mundo fora, alguém pode salvar os adeptos portugueses deste atual C. A. (liderado pelo Fontelas Gomes)!

As jornadas passam e a tendência continua! Estatisticamente, todos sabemos que, temos que ter sempre uma certa tolerância, para os comportamentos arbitrais desviantes. Mas, JÁ BASTA!!!

Há um limite para tudo na vida! E para o atual C. A. o limite da tolerância já foi ultrapassado!


Há um motivo para nunca ter acontecido na história de futebol, em 22 jogos, uma diferença de 15 penaltis, entre os 2 principais candidatos ao titulo. Em condições arbitrais normais, 15 penaltis de diferença, nunca aconteceria nem entre o 1º e 10 classificado de uma Liga Profissional de Futebol, quanto mais entre o 1º e 2º, entre as 2 únicas equipas que, conquistaram campeonatos nas últimas 13 épocas.

Em média ocorre 1 penalti a cada 7,7 golos, logo, 15 penaltis de diferença, só é expectável acontecer, entre equipas que, tem uma diferença de 116 golos entre elas. Em que campeonato, é possível ocorrer uma diferença de 116 golos, entre 2 equipas com o mesmo objetivo desportivo (sagrar campeão no final da época). Com 15 penaltis de diferença, não existe condições arbitrais para as 2 equipas poderem competir entre si. Se encontrarem na história do futebol, alguma equipa que tenha conseguido anular uma desvantagem de 15 penaltis e mesmo nestas condições arbitrais tão adversas conseguir se sagrar campeão, agradeço que nos comentários, indiquem o nome e época desse extraordinário feito desportivo histórico.

Quando começou o atual PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS na 27ª jornada da época 2019/20, o Benfica e o F. C. Porto tinham legitimas aspirações a se sagrarem campeões, pois nessas 27 jornadas, o F. C. Porto, só tinha uma vantagem de 1 penalti em relação ao Benfica, que basicamente é o da 20ª jornada, que lhe permitiu ficar com os 3 pontos no confronto direto com o Benfica (3-2 final num jogo que, estava empatado quando o F. C. Porto usufruiu do penalti favorável). Desde a 27ª jornada de 2019/20 até hoje, nos últimos 21 jogos para o campeonato (as 13 jornadas de 2020/21 juntamente com às últimas 8 jornadas de 2019/20), o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 13 penaltis para o Benfica! Se acrescentarmos o jogo, entre as 2 equipas ocorrido na semana passada para a Supertaça, em que mais uma vez, com o jogo empatado, o F. C. Porto usufruiu de mais 1 penalti favorável e o Benfica sofreu mais 1 penalti desfavorável, então em Portugal tivemos, uma diferença de 15 penaltis entre as 2 principais equipas portuguesas, nos últimos 22 jogos! Aqui esta o quadro resumo das últimas 2 épocas, com a correspondente discriminação das últimas 21 jornadas do campeonato para que se perceba a magnitude da diferença neste PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS.

Nota: Qualquer equipa melhora de rendimento desportivo ao usufruir de penaltis favoráveis.

Como na 27ª jornada de 2019/20, o Benfica e o F. C. Porto partilhavam a liderança com 64 pontos, com uma ligeira vantagem de 4 golos para o Benfica em relação ao F. C. Porto, o Fontelas Gomes ou quem conseguir, que explique como o mesmo plantel do Benfica que, só conseguiu marcar mais 4 golos que o seu principal rival em 27 jogos, conseguiria anular uma desvantagem de 15 penaltis nos 22 jogos seguintes? 

É demasiado obvio que, só o F. C. Porto reúne condições arbitrais para ser campeão atualmente em Portugal, com as condições arbitrais deste C. A. liderado pelo Fontelas Gomes! Jorge Jesus, se conseguir ser campeão nestas condições arbitrais tão adversas, entrará na história, como aquele que conseguiu, o mais glorioso feito desportivo de sempre. Seria a 1ª vez na história que, uma equipa teria sucesso, em condições arbitrais tão adversas.

Como podem ver no quadro resumo, que se segue dos penaltis assinalados nas últimas 13 épocas, nunca houve uma vantagem de 8 penaltis para o F. C. Porto em relação ao Benfica, o máximo por época foram 6 penaltis de diferença e nas 2 vezes que aconteceu, o F. C. Porto aproveitou sempre essa enorme vantagem arbitral, para se sagrar campeão em 2008/09 e 2019/20. Como já vimos, anteriormente sem o efeito desta extraordinária diferença de penaltis nas últimas 8 jornadas de 2019/20 até a 13ª jornada de 2020/21, o Benfica teria jogadores com capacidade para lutar por estes 2 títulos (nas últimas 2 épocas, o F. C. Porto mesmo com uma vantagem de 14 penaltis, só tem uma vantagem de 11 golos. Normalmente, a equipa que em cada temporada consegue o melhor saldo de golos sem o efeito dos penaltis é que acaba a temporada com sendo o campeão, mas nesta temporada o Benfica tem uma vantagem de 4 golos no saldo de golos sem efeito penaltis em relação ao F. C. Porto, mas como este clube usufruiu de mais 8 penaltis, nas contas oficiais da Liga inverteu-se a situação, já é o F. C. Porto que tem uma vantagem de 4 no saldo de golos comparativamente ao Benfica.

Será que já tinha acontecido anteriormente, uma equipa com 28 golos marcados, não usufruir de nenhum penalti? Inacreditavelmente, o melhor ataque da Liga sem o efeito dos penaltis, o Benfica que marcou 28 golos, é o único clube que ainda não usufruiu de nenhum penalti favorável nestas 13 jornadas, o 2º melhor ataque sem a ajuda dos penaltis seria o F. C. Porto com 27 golos só pelo mérito dos seus avançados (pois marcou 35 golos usufruindo de 8 penaltis) e o 3º melhor ataque sem a ajuda dos penaltis, é o do Sporting com 26 golos só pelo mérito dos seus avançados (pois, marcou 30 golos usufruindo de 4 penaltis). Como podem ver no quadro seguinte, o F. C. Porto usufruiu de 8 penaltis, o Sporting de metade disso e o Benfica de nenhum para amostra. O F. C. Porto na época passada já tinha sido campeão usufruindo do dobro de penaltis do 2º classificado. São nestas condições, que a equipa do Fontelas Gomes, quer que se decida quem conseguirá marcar mais golos e conquistar mais pontos em 2020/21. Aqui está o resumo das últimas 13 épocas, discriminando o momento em que foram assinalados:



Como podemos ver no quadro resumo acima em que nas 6 primeiras épocas (C.A. liderado pelo Vítor Pereira), o F. C. Porto foi aquele que usufruiu de melhor saldo de penaltis (44 no total desse período), seguido do Benfica com 31 e Sporting com 18. 

Já nas últimas 7 épocas (C. A. liderado pelo Fontelas Gomes), o F. C. Porto continua a ser aquele que usufrui de melhor saldo de penaltis (44 no total desse período), agora seguido pelo Sporting, que usufruiu de 38 penaltis e o Benfica é o último, usufruindo de um saldo de apenas 32 penaltis (menos 12 que o F. C. Porto e menos 6 que o Sporting, mesmo tendo nestas últimas 7 épocas sido capaz de conquistar 531 pontos, enquanto o F. C. Porto conquistou 517 pontos e o Sporting 479 pontos). 

O Benfica, que nos primeiros 6 campeonatos conquistava 77% dos pontos possíveis, nos últimos 7 campeonatos conquistou em média 82% dos pontos possíveis, enquanto o F. C. Porto, que conquistava 81% nos primeiros 6 anos, nos últimos 7 campeonatos já só conquista em média 79% dos pontos possíveis, mesto tendo o rendimento nos 2 últimos campeonatos sido muito favorecido pelas extraordinariamente favoráveis condições arbitrais que teve (saldo favorável de 18 penaltis, nesses últimos 47 jogos). É evidente que os penaltis, tem influência no rendimento pontual médio das equipas, pois por exemplo, o Sporting que, nos primeiros 6 campeonatos, apenas usufruindo de um saldo favorável de 18 penaltis nesses 180 jogos, conquistava em média 61% dos pontos possíveis, ao passar a usufruir de um saldo favorável de 38 penaltis nos últimos 7 anos, passou a conquistar em média 74% dos pontos possíveis nesses 217 jogos.  É evidente que neste atual período do C. A. liderado pelo Fontelas Gomes, o Benfica em vez de 1 tem agora, que tentar conquistar mais pontos, do que 2 rivais que, jogam em melhores condições arbitrais que o Benfica (já não é só desvantagem para o F. C. Porto). Se bem que a diferença maior é claramente para o F. C. Porto, pois são 12 penaltis de diferença para o Benfica. Não foi uma grande diferença em 5 desses últimos 7 campeonatos (houve condições iguais que permitiram ao Benfica conquistar 4 desses 5 campeonatos), mas nas últimas 21 jornadas, o F. C. Porto usufruiu de mais 13 penaltis do que o Benfica, numa tentativa grosseira de inclinar o camo nos 2 últimos campeonatos. O C. A. liderado pelo Fontelas Gomes, obrigatoriamente terá acesso a este tipo de informações, sobre os dados estatísticos da arbitragem em Portugal. É incompreensível como deixou a Liga Portuguesa chegar a este nível de desigualdade, entre o Benfica e o F. C. Porto! Neste momento é necessário lançar um pedido S.O.S. de de ajuda mundial, em defesa dos amantes do futebol, este estado de coisas tem de acabar. Os adeptos merecem ver uma Liga, em que há condições para qualquer equipa que, só por si consegue fazer muito mais golos que os rivais possa ser campeão! Não é aceitável numa Liga Profissional de futebol haver 15 penaltis de diferença entre equipas que lutam pelo mesmo objetivo.

 

PS: O Darwin Núñez, que marcou 5 golos na Liga Europa em 5 jogos, em Portugal depois de já lhe terem invalidado 6 ou 7 golos, ainda só contabiliza 3 golos na Liga Portuguesa. E até em alguns jogos, já o vemos, a preferir passar a bola a um colega, em vez de chutar para mais um golo do Benfica, na cabeça do inocente jovem, ele acredita que passando a bola é a melhor forma do golo contar para o Benfica. É neste momento o líder das assistências na Liga Portuguesa com 8 assistências. Mas como há muitas más línguas, há até quem diga, que o líder das assistências para golo é o Fontelas Gomes, com as 8 assistências para o melhor marcador do F. C. Porto (Sérgio Oliveira)! Qual é a sua opinião, quem é o verdadeiro líder das assistências em Portugal, Darwin ou Fontelas Gomes?



2 comentários:

Francisco disse...

Claramente o fontelas, são esta as suas aquisições, o fontelas semana apos semana vai renovado o o apitador das assistências e assim o tal de oliveira já é o maio goleador só com penaltis, nos jogos dos corruptos a bola vai a mão e mão na bola, nos jogos do Benfica é bola na mão, nos jogos dos corruptos sao empurrões, nos do Benfica são disputa da bola, e assim vai o circo.

José Silva disse...

Antes a culpa era do bando dos 5 (xistra, Sousa, ASD e mais uns quantos).
Agora é o período mais obscuro...