sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Luís Godinho foi o arbitro nomeado para o Clássico F. C. Porto - Benfica

A partida para o início deste jogo, os dados estatísticos desta vez, não deixam antever nenhum clube com uma clara vantagem arbitral, pois com Luis Godinho, as 2 equipas apresentam rendimentos médios muito semelhantes, tal como acontece no geral com todos os árbitros nas últimas 13 épocas, em que as 2 equipas conquistaram em média 80% dos pontos possíveis nesses 397 jogos. 

Este será o 1º clássico entre estas 2 equipas para o campeonato, a ser dirigido por este jovem arbitro, que desde sempre apenas apitou 11 jogos do Benfica e 10 jogos do F. C. Porto. O clube que sair vencedor deste confronto constará como a equipa Portuguesa, que em média apresenta um melhor rendimento pontual nos jogos apitados pelo Luís Godinho. Quanto a jogos envolvendo confronto direto dos 4 candidatos, este será apenas o 2º confronto de qualquer das equipas com os outros 3 candidatos num jogo apitado por ele, já que até ao momento, apenas apitou 1 jogo de cada uma destas 2 equipas, contra o Sporting. À muito tempo que não tínhamos um árbitro nomeado para o Clássico, com o qual ninguém sabe à partida, quem tem vantagem arbitral. Ninguém sabe qual é a equipa com o melhor rendimento desportivo nos jogos apitados por esse árbitro. 

Desde a 30ª jornada de 2013/14 (em que foi nomeado o Rui Costa para apitar o F. C. Porto - Benfica, num momento em que o título já tinha sido matematicamente atribuído ao Benfica), este é apenas a 2ª vez, que é nomeado um árbitro equidistante entre as 2 equipas (arbitro que não pertença ao BANDO DOS 5). Desde essa altura até a data de hoje, foram nomeados para apitar os últimos 12 clássicos, os seguintes árbitros:

  • Artur Soares Dias, apitou 5 desses confrontes diretos entre F. C. Porto e Benfica (pertence ao BANDO DOS 5 e este arbitro garantiu, ao F. C. Porto uma vantagem de 14% no rendimento médio pontual em relação ao Benfica, nos jogos que apitou nestas últimas 13 épocas). O melhor que o Benfica conseguiu, nos últimos 5 clássicos para o campeonato apitados pelo Artur Soares Dias foi 1 empate, mas também é o que normalmente acontece nos jogos controlados por este arbitro. Pode parecer inacreditável, mas é o que os dados estatísticos tornam evidente, até a data de hoje, o Jorge Jesus é o único treinador, que conseguiu arranjar o antidoto necessário para vencer o F. C. Porto em jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, pois nos 42 jogos do F. C. Porto que já apitou na sua carreira (8 vezes contra o Benfica, 5 contra o Sporting, 4 contra o Braga, Rio Ave, 3 vezes contra o P. Ferreira, 2 contra o Guimarães, 1 vez contra Boavista, Ajax, Lyon, Saint Étienne, etc, mais nenhum outro treinador conseguiu derrotar o F. C. Porto)! Este tão particular dado estatístico, dá para terem a noção da força, que é necessária a uma equipa para competir com o F. C. Porto, num jogo em que o nomeado é o Artur Soares Dias (ou outro qualquer do BANDO DOS 5, que apitaram 19 dos últimos 24 clássicos, ou seja, controlaram cerca de 80% dos jogos entre as 2 únicas equipas que repartiram os títulos de campeão entre si nas últimas 12 épocas). Os adeptos já sabem quem é o favorito, em qualquer jogo apitado pelo Artur Soares Dias, em que os interesses desportivos do F. C. Porto estão em jogo. Do quadro de árbitros, este arbitro é aquele que garantiu a maior diferença de penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica nas últimas 13 épocas (só o Artur Soares Dias é responsável de 11 dos 25 penaltis, que o F. C. Porto leva de vantagem e olhe ele só apitou 29 dos 397 jogos disputados pelo F. C. Porto nestas 13 épocas). Olhe mantendo a proporção, se em vez de 29 fossem 290 jogos, seriam então 110 penaltis de diferença, como é evidente aos seus olhos só um clube tem condições arbitrais para ser campeão em Portugal!
  • Jorge Sousa,  apitou 5 desses confrontes diretos entre F. C. Porto e Benfica (pertence ao BANDO DOS 5 e este arbitro garantiu, ao F. C. Porto uma vantagem de 10% no rendimento médio pontual em relação ao Benfica, nos jogos que apitou nestas últimas 13 épocas, ) Sendo que, na última vez que o Benfica venceu, o F. C. Porto num jogo por ele apitado, Jorge Sousa vendo que o Benfica marcou na 2ª parte o 2-1, aos 76 minutos resolveu expulsar o Gabriel, recorrendo a um insólito duplo amarelo exibido no mesmo lance). Anteriormente num outro jogo que terminou empatado, este arbitro na 13ª jornada da época 2017/18, também já tinha colocado o Benfica em inferioridade numérica, expulsado o Zivcovic, que tinha substituído um colega apenas 6 minutos antes. Por aqui se vê, o nível de dificuldade, que o Benfica enfrenta, para obter resultados desportivos positivos, em jogos apitados por Jorge Sousa,
  • Carlos Xistra, apitou 1 desses confrontos diretos entre F. C. Porto e Benfica, partida que terminaria com o resultado final em 1-1 (pertence ao BANDO DOS 5 e este arbitro garantiu, ao F. C. Porto uma vantagem de 9% no rendimento médio pontual em relação ao Benfica, nos jogos que apitou nestas últimas 13 épocas). Por alguma razão, foi-lhe concedido um último jogo da sua longa carreira, para poder fazer uma despedida em grande no Estádio do Dragão na 33ª jornada, participando na festa do título de 2019/20, sucesso desportivo, para o qual contribuiu ao assinalar 5 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, nos 5 jogos do clube que apitou excecionalmente nessa sua última temporada!
  • Fábio Veríssimo apitou 1 desses confrontos diretos entre F. C. Porto e Benfica (jogo que terminou 1-0 favorável ao Benfica e em que como o Benfica estava em vantagem no marcador, o arbitro também decidiu colocar o Benfica a jogar em inferioridade numérica, expulsando o Lema). Definitivamente, não é fácil o Benfica ter condições arbitrais, que lhe permitam ambicionar a bons resultados desportivos nos confrontos diretos com o F. C. Porto.

Para que ninguém nunca esqueça da história das últimas 12 épocas, em que 80% dos confrontos entre F. C. Porto foram controlados pelo BANDO DOS 5, que garantem que nos jogos apitados por eles, que só o F. C. Porto tem condições arbitrais para ser campeão em Portugal, pois permitem ao F. C. Porto uma vantagem de 30 penaltis em relação ao Benfica e 20 em relação ao Sporting. Nesses jogos em média o F. C. Porto conquistou mais 17% dos pontos possíveis do que os rivais (Benfica ou o Sporting) conquistaram, como se pode comprovar no quadro resumo que se segue:


Foi nestas condições arbitrais francamente favoráveis que o quadro acima comprova, que o F. C. Porto competiu pelos títulos nas últimas 12 épocas, pois este BANDO DOS 5 controlou 8 em cada 10 confrontos diretos do F. C. Porto contra o Benfica e 7 em cada 10 dos confrontos diretos do F. C. Porto com os outros candidatos ao titulo (Sporting, Benfica e Braga)! Basicamente foram estes 5 árbitros que garantiram os penaltis vantagens que o F. C. Porto tem, em relação aos seus rivais (Benfica e Sporting) nas últimas 13 épocas. 

Em baixo podemos ver o gráfico com a evolução do saldo acumulado de penaltis, que os 4 candidatos ao titulo, usufruíram nas últimas 13 épocas, em que se deteta, uma vantagem geral de 25 penaltis do F. C. Porto em relação ao Benfica e de 32 penaltis em relação ao Sporting.



Qual é sua opinião: Será que o C. A. não sabia destes dados estatísticos, bastante reveladores da tendência arbitral do BANDO DOS 5, ou será que foram sistematicamente utilizados nesses jogos difíceis, precisamente porque eram os que garantiam a vantagem arbitral necessária ao FCP?


Sem comentários: