domingo, 17 de janeiro de 2021

Jorge Jesus continua em busca de fazer história no futebol português (nunca ninguém consegui ser 1º da Liga sem nenhum penalti)!

Nesta 14ª jornada até houve 2 hipóteses de o Benfica deixar de ser a única equipa da Liga com 14 jogos realizados, que ainda não usufruiu de nenhum penalti assinalado a seu favor, mas pelos vistos, os árbitros Portugueses ainda continuam proibidos de assinalar penaltis favoráveis ao Benfica na Liga Portuguesa! Veja o vídeo com os 2 penaltis deste FCP-SLB, no site EternanmenteBenfica.

Decorridas que estão 14 jornadas, é com surpresa que vemos o Benfica, com 29 golos marcados (o melhor ataque da Liga sem o efeito de penaltis), ser a equipa que ocupa a última posição, na tabela dos penaltis usufruídos nesta temporada 2020/21! É que em condições arbitrais normais, é usual existir uma correlação positiva entre os penaltis e os golos marcados. É por isso que, o F. C. Porto, Benfica e Sporting são as 3 equipas que mais penaltis usufruíram no campeonato Português nas últimas 13 épocas, em conjunto usufruíram de 324 penaltis e marcaram 2.495 golos. Ou seja, em média, usufruem de 1 penalti a cada 7,7 golos marcados. Os 3 grandes em conjunto também sofreram em média 1 penalti desfavorável por cada 7,7 golos sofridos (117 penaltis desfavoráveis em 899 golos sofridos). 

É por estes dados estatísticos médios (1 penalti a cada 7,7 golos), que se estranha que o F. C. Porto, já tenha usufruído em 2020/21 de 8 penaltis (marcando apenas 36 golos), muito antes de marcar os expectáveis 62 golos necessários para esse nº de penaltis, enquanto o Benfica ainda não usufruiu de nenhum dos 4 penaltis que seriam expectáveis, para uma equipa que já conseguiu marcar 29 golos. Os 2 principais rivais, estão nos extremos opostos da atual tabela de penaltis na Liga Portuguesa. Os dados estatísticos arbitrais do Benfica, são equiparáveis as das equipas que lutam para não descer de divisão, não as dos clubes quem lutar pelas primeiras posições da Liga!

Mais uma jornada que passa e o Benfica continua sem usufruir de nenhum penalti! Qual foi a última equipa portuguesa a conseguir marcar 29 golos antes de ter usufruído do 1º penalti favorável?

Esta temporada, tem sido verdadeiramente um caso de estudo para o Conselho de Arbitragem, pois:

  1. Na 1ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica e o principal rival (F. C. Porto), começa logo a Liga usufruindo de 2 penaltis favoráveis, que lhe permitiu virar o 0-1 para 3-1 no confronto direto contra o Braga!
  2. Na 2ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica nem ao FCP.
  3. Na 3ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica e o F. C. Porto beneficia do seu 3º penalti favorável na prova, aos 88 minutos quando perdia por 2-1

  4. Na 4ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica, esteve quase a acontecer, mas após o arbitro assinalar penalti, o mesmo foi revertido pelo VAR por suposto fora de jogo (colocou a linha indicando fora-de-jogo por 42 centímetros)! As imagens da transmissão SPORTTV não sugestionavam tamanha diferença e se instalou a dúvida quanto a forma como as linhas são coladas para justificar decisões arbitrais. 

     
  5. Na 5ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica e o F. C. Porto venceu o Gil Vicente por 1-0, usufruindo o seu 4º penalti favorável no campeonato.
  6. Na 6ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica e nos descontos da 1ª parte, com o P. Ferreira a vencer por 2-0 é assinalado o 5º penalti favorável ao F. C. Porto que permitiu reduzir para 2-1 antes do intervalo. Aos 39 minutos já havia sido anulado inexplicavelmente outro golo do P. Ferreira! 

  7. Na 7ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica, nem ao FCP.
  8. Na 8ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica, nem o arbitro, nem o VAR viram falta sobre Everton Cebolinha, que todo o mundo viu na TV.

  9. Na 9ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica, nem ao FCP.
  10. Na 10ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica, nem o arbitro nem o VAR viram a lambada que o Darwin levou na cara quando se estava a desmarcar para acorrer a um cruzamento. E entretanto com 0-0 no marcador, o F. C. Porto usufruiu do seu 6º penalti nesta edição da Liga, nesta disputa de bola ombro a ombro em que Taremi se deixa cair na área, contrastes numa mesma Liga Profissional.


  11. Na 11ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica, nem ao FCP.
  12. Na 12ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica, nem o arbitro nem o VAR viram mão na bola, que todo o mundo viu na TV. E este jogo entre o Santa Clara e o Benfica viria a terminar empatado 1-1, com o VAR sem ver o penalti.

  13. Na 13ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica, nem o arbitro, nem o VAR viram a mão na bola, que todo o mundo viu na TV, o VAR limitou-se a anular o 2º golo do Benfica, assinalando fora-de-jogo do jogador que aproveitou o ressalto resultante deste corte com a mão.

  14. Na 14ª jornada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica, nem o arbitro nem o VAR viram a falta sobre o Darwin e a mão na bola dentro da área do Marega, que todo o mundo viu na TV (no caso da mão, a SPORTV decidiu não repetir na TV).
    Esclarecedor, não foi por falta de situações na área ofensiva que não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica neste campeonato nacional 2020/21. Algum dia o C.A. vai autorizar!
Desde que Sérgio Conceição em 22/06/2020 pediu mais penaltis para o FCP, os dados estatísticos demonstram que nos últimos 22 jogos para o Campeonato nacional (as 8 últimas jornadas de 2019/20 e as 14ª jornada já disputadas em 2020/21), o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 13 penaltis em relação ao seu principal rival em Portugal (o Benfica). Se acrescentarmos o jogo, entre as 2 equipas ocorrido em 23/12/2020 para a Supertaça, em que mais uma vez, com o jogo empatado, o F. C. Porto usufruiu de mais 1 penalti favorável e o Benfica sofreu mais 1 penalti desfavorável, então em Portugal tivemos, uma diferença de 15 penaltis entre as 2 principais equipas portuguesas, nos últimos 23 jogos! Todos os adeptos de futebol sabem que, em condições arbitrais normais, nunca ocorre uma diferença de 15 penaltis entre equipas que lutam pelos mesmos objetivos, nem mesmo entre o 1º e o 10º classificado ocorre tamanha diferença no equivalente a 2/3 do campeonato. Também os responsáveis do atual Conselho de Arbitragem devem saber isso, certamente! 

Fontelas Gomes, tem noção, que uma diferença de 15 penaltis, entre os 2 principais candidatos ao título deixa a nu para todos os adeptos de futebol (mesmo para os menos atentos as questões arbitrais), que existe uma descarada influência arbitral do atual Conselho de Arbitragem?  Ninguém quer sequer acompanhar uma Liga profissional de futebol, que em apenas 2/3 do campeonato (23 jogos), já existe um diferença de 15 penaltis entre o 1º e o 10º classificado sequer (entre o 1º e o 2º obviamente é realmente inimaginável/impensável). 

O C. A. concedeu ou não condições arbitrais para o Benfica ser campeão em Portugal nos últimos 2 campeonatos? Alguém sabe, se alguma vez já aconteceu, uma diferença de 15 penaltis, entre o 2º e o campeão, em apenas 23 jogos na historia do Futebol Português?

6 comentários:

Anónimo disse...

Se na estrutura directiva do Benfica houvesse verdadeiro interesse em defender os interesses do clube, esta situação não aconteceria.

A BTV deveria colocar um quadradinho no canto superior do ecrã com os penaltis assinalados aos 3 grandes e um contador de minutos nas provas oficiais em Portugal em que não é assinalado penalti a favor do Benfica.

Aqui no blog também deveria aparecer esse contador. Um de provas oficiais em Portugal e outro só do campeonato.

E já agora será possível dizer-se se um período de tempo tão grande, sem penaltis, constitui record em Portugal para algum dos grandes?

Saudações benfiquistas.

Anónimo disse...

Marco Pina, nos três últimos clássicos, FC Porto Benfica, o FC Porto jogou mais de 70 minutos com 10, em dois clássicos distintos!

A talhe de foice, há opinião sobre as duas expulsões perdoadas ao Pizzi no mm jogo, e de igual forma a expulsão do Tavares?

Os 7 especialistas de arbitragem, são unanimes, excepto o arbitro jubilado, claro!

O alentejano de Borba teve influência direta no resultado final? Homessa ...

O Taremi, foi bem expulso, ponto.

Há noticias sobre o empresário de árbitros Nuno Cabral? Continua a escrutinar jovens talentos do apito na A. F. de Vila Real, como por exemplo, o Gonçalo Martins?

O Franck Vargas, já foi chamado pela PJ, para explicar como é que conseguiu classificar o Jorge da Esquiça de Fafe no 5º lugar? Ou terá sido obra do observador/arguido Julio Loureiro de Fafe?

Para emoldurar:
“Vamos ter os padres que escolhemos e ordenámos, nas missas que celebramos, temos é de rezar e cantar bem»
By Arcebispo de Braga, Adão Mendes!

Duarte Calabote Gomes (o pedagogo do apito encarnado)

dezazucr disse...

Muito boa análise!
Este é o típico caso extremo das médias, em que em conjunto contigo tivermos 2 frangos, em média cada um de nós come 1 frango, mas pode dar-se o caso de eu comer os dois frangos sozinho, mantendo-se a média de 1 frango por pessoa inalterada, mesmo tu passando fome :P

Anónimo disse...

Já em 2013 à vigésima sétima jornada o João Gabriel alertava que o fcp era caso único na Europa pois não lhe tinha sido assinalado nenhum pênalti contra. Na altura o Gabriel disse que o currículo deveria ser cadastro. Passados sete ano continua a saga dos pênaltis. Foram roubados dois ao Benfica no ladrao

Anónimo disse...

Tabela Anti-Lixívia
Benfica................32 (-2) = 34
Sporting............ 36 (+2) = 34
Corruptos....... 32 (+13) = 19

Mais um festival de branqueamento na descomunicação social, após mais um clássico, onde a roubalheira não foi tão grande como é habitual, mas mesmo assim, ficou um penalty descarado por marcar a favor do Benfica (o outro as imagens não esclarecem...); onde o critério técnico foi vergonhosos durante os 90 minutos, com simulações atrás de simulações dos jogadores Corruptos a serem recompensadas com faltas atrás de faltas; salvou-se o campo disciplinar onde o critério foi igual para os dois!!!!
Mas como nós sabemos os Corruptos não estão nada habituados a terem critérios iguais ao adversário, e assim, quando isso acontece, ficam bastante aziados!!!

Mais de metade das faltas assinaladas contra o Benfica (26) não existiram, os mergulhos são constantes! Esta é uma faceta do jogo, onde os Corruptos são especialistas, em todos os jogos, contra todos os adversários fazem sempre o mesmo, e no Tugão os apitadeiros obedientes, assinalam tudo... Afinal de contas, os rapazes do apito têm família e não querem a sua carreira destruída!!!
Disciplinarmente, não foi 'discutir' os amarelos por simulação que ficaram por mostrar... É verdade que o Pizzi com outro critério podia ter levado um amarelo mais cedo, mas com um amarelo nunca teria 'passado' a bola para o 'braço' do Sérgio Oliveira (após mais um mergulho!)... e o lance com o Corona que os aziados queriam a expulsão, nem sequer é falta do Pizzi! É o próprio mexicano que dá um passo 'lateral' e mete a sua perna, no meio das pernas do Pizzi...
De todos os outros lances de cartão, o mais descarado acabou por ser a chapada do Pepe ao Seferovic...!!! Uma curiosidade: nos lances onde os Corruptos pedem cartões para jogadores do Benfica, o árbitro assinalou falta contra o Benfica; na maior parte dos lances onde os Corruptos, podiam ou deviam ter levado amarelo, na maior parte deles, nem sequer falta foi assinalada!!!
E até o vermelho directo ao Taremi, foi inicialmente um amarelo...!!!
Em relação aos penalty's:
- no lance do Marega as imagens não esclarecem totalmente. Os expert's da PorkosTV afirmaram que viram as imagens da câmara por trás da baliza e que o corte é feito com o peito! Imagens essas 'apagadas'!!! Mas o facto de nenhum dos jogadores do Benfica, que estão de frente para o lance (pelo menos dois...) não terem reclamado, nem sequer terem levantado o braço, como todos os jogadores instintivamente fazem, leva-me a crer que de facto não terá existido Braço na Bola... Agora, o 'problema' de sinal alegado pela PorkosTV é mais um, dos muitos, serviçinhos que a equipa de realização nos jogos a Norte costuma fazer...
- no lance do Darwin, o escândalo é haver pessoas a defender que não existe penalty!!! O Darwin ganha a posição em relação à bola. O defesa dos Corruptos, mete um braço a controlar na zona da barriga, e salta em cima das costas do Darwin. Praticamente às cavalitas... O Darwin é impedido de saltar... A intenção de jogar a bola por parte do defesa dos Corruptos é totalmente irrelevante! Quantos peanlty's são feitos por jogadores que só tiveram a intenção de jogar a bola?!!!

Anónimo disse...

O pizzi deve ser o unico jogador do mundo que estando à bica com 4 cartoes amarelos, conseguiu andar 23 jornadas sem ver o quinto cartão amarelo apesar de ter cometido nessas 23 jornadas faltas para amarelo e até vermelho.
Quem é amiguinho quem é?