quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

O mesmo tipo de lance na área, interpretado de forma diferente!

Afinal carregar nas costas o atacante, derrubando-o dentro de área, é penalti sim, pelo menos na Taça da Liga! Mas no campeonato já não é? Confuso! Estamos todos bem confusos com os critérios arbitrais que são aplicados em Portugal, consoante o que está em jogo e o poder dos clubes envolvidos!

Qual não foi o espanto quando, 5 dias depois da carga do Mbemba sobre o Darwin ter passado impune no campeonato, ontem finalmente na Taça da Liga assistiu-se a 1 penalti favorável ao Benfica, assinalado por um arbitro português! Aleluia, 1 penalti favorável ao Benfica foi assinalado! Esta temporada os árbitros Europeus já tinham assinalado vários penaltis favoráveis ao Benfica, afinal a equipa ataca muito como é apanágio das equipas de JJ, com os árbitros Portugueses é que estava difícil de acontecer.

Será que o atual C. A. já permite que se assinalem penaltis favoráveis ao Benfica? Ou foi apenas uma exceção que se abriu permitindo 1 penalti favorável ao Benfica, por se tratar de uma prova menor como a Taça da Liga, ou pelo facto do Benfica se encontrar atualmente muito debilitado pelo surto de Covid (impossibilitado que estava de utilizar os 2 laterais direitos, os 2 defesas-centrais e os 2 laterais esquerdos, que serão os 6 mais utilizados da linha de 4 defesas que JJ utilizará durante esta temporada 2020/21)? 

Afinal ontem vimos que, quando o defesa apenas se preocupa em carregar o atacante nas costas de modo a evitar assim, o remate a baliza,  corresponderá a uma grande penalidade, pois é falta do defensor em qualquer zona do campo, por maioria de razão na área de proteção dos avançados é penalti. Porque o arbitro Luis Godinho e o VAR Hugo Miguel não assinalaram a infração do Mbemba?

Além das cores das camisolas, qual é a diferença entre o que fizeram estes 2 defesas para evitar a finalização do Darwin dentro da área? Alguém consegue explicar, se carregar o atacante nas costas, sem hipóteses de jogar a bola é falta ou não no campeonato Português?


Ou será que a diferença não é da competição mas sim das camisolas que envergam, pois quem se apresenta com um equipamento listado tem alguma proteção por parte do C. A., só é punido quem se equipa de vermelho? Terá o Braga sido castigado neste lance, apenas porque utilizou um equipamento vermelho, também se calhar foi por isso que, nas últimas 2 visitas ao Dragão foi punido com 4 penaltis desfavoráveis! Qualquer dia, a continuar esta aversão ao vermelho do atual C. A., o Braga abdicará do equipamento do seu tradicional, não haverá mesmo nenhum clube a se equipar de vermelho na Liga Portuguesa, pelo menos enquanto não acabar a proibição de assinalar penaltis favoráveis as equipas com o equipamento vermelho. Esta proibição algum dia terminará. Acredito que assim que o C. A. se convencer, que já não existem condições realísticas para o Benfica poder continuar a sonhar como titulo de campeão, então aí autorizará os árbitros a assinalar o 1º penalti favorável ao Benfica na Liga 2020/21. 

Daquilo que é o histórico da nossa Liga, a diferença máxima entre o F. C. Porto e o Benfica ocorrida num campeonato foi de 6 penaltis em 2008//09 e 2019/20. E nas 2 vezes em que tal aconteceu, o F. C. Porto não desaproveitou essa enorme vantagem arbitral, quer em 2008/09, quer em 2019/20, o F. C. Porto ao usufruir de uma vantagem de 6 penaltis aproveitou essa enorme vantagem arbitral para se sagrar campeão. Na atual Liga 2020/21, logo a 10ª jornada já havia sido criada uma diferença de 6 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica. O C. A. logo nas 10 primeiras jornada garantiu que o F. C. Porto usufruiria das condições arbitrais que historicamente garantiram sempre que é o F. C. Porto quem se sagrará campeão.

Os penaltis são muito importantes no desempenho desportivo e normalmente existe uma correlação positiva entre os penaltis e os pontos conquistados, é por isso que as equipas do topo da tabela são as que beneficiam de mais penaltis e as equipas que usufruem de menos penaltis são aquelas que marcam menos golos e conquistam menos pontos. Nunca aconteceu na história da Liga Portuguesa e por alguma razão logica nunca acontecerá no final do campeonato uma equipa atingir o topo da tabela classificativa, sendo o último da Liga no que toca a penalti assinalados a seu favor! É nestas condições tão adversas que o Benfica de Jorge Jesus é obrigado a competir em 2020/21.


Toda as pessoas sabem que as equipas de Jorge Jesus jogam a maior parte do tempo no meio campo contrário, chegam muitas vezes as áreas adversárias, em condições arbitrais normalmente obrigariam os adversários a cometer muitas infrações na área (é por isso que, nos 13 jogos realizados esta temporada em todas as competições além do campeonato, o Benfica já usufruiu de 6 penaltis, marcando 31 golos nesses 13 jogos), mas inacreditavelmente é até a data, a única equipa da Liga Portuguesa que após 14 jogos realizados no campeonato ainda não usufruiu de nenhum penalti favorável, mesmo já tendo marcado 29 golos. Sem o efeito dos penaltis, as equipas estão assim classificadas pela capacidade atacante:

  1. O Benfica, que é o melhor ataque do campeonato 2020/21, pois já marcou 29 golos sem usufruir de nenhum penalti favorável nessas 14 jornadas. Em todas as competições o Benfica 2020/21 já marcou 60 golos em 27 jogos.
  2. O F. C. Porto, que usufruindo de 8 penaltis já marcou 36 golos, ou seja, mesmo sem penaltis a equipa revelaria capacidade para só por si marcar 28 golos nestas 14 jornadas. Em todas as competições o F. C. Porto 202/21 já marcou 59 golos em 26 jogos.
  3. O Sporting, que usufruindo de 4 penaltis já marcou 31 golos, ou seja, mesmo sem penaltis a equipa revelaria capacidade para só por si marcar 27 golos nestas 14 jornadas. Em todas as competições o Sporting 2020/21 já marcou 47 golos em 21 jogos.
  4. O Braga, usufruindo de 1 penalti já marcou 23 golos, ou seja, mesmo sem penaltis a equipa revelaria capacidade para só por si marcar 22 golos. Em todas as competições o Braga 2020/21 já marcou 56 golos em 25 jogos.

Vendo a capacidade atacante dos 4 candidatos. sem o efeito dos penaltis nas primeiras 14 jornadas, vemos que em condições arbitrais normais, qualquer das 4 poderia terminar esta temporada como campeão (o pior classificado dos 4 neste momento é o Braga que se encontra a 9 pontos da liderança e quer o Benfica, quer o F. C. Porto estão a 4 pontos da liderança), mas com o conhecimento que temos do efeito dos penaltis no rendimento desportivo, é por demais evidente que o C. A. já colocou o Benfica e o Braga fora da rota do titulo, com uma desvantagem de 8 penaltis em relação ao F. C. Porto. Os dados estatísticos históricos demonstram que, o F. C. Porto garantiu sempre que não se deixa ultrapassar por rival que tenha usufruído de menos 6 penaltis. Historicamente também, nunca a equipa com menos penaltis favoráveis do campeonato, conseguiu se sagrar campeão em Portugal, como todos compreendemos também em nenhuma outra Liga alguém conseguiu ser campeão em condições tão adversas.

A época 2020/21 já é histórica, com o Benfica a ser a equipa com menos penaltis da Liga à 14 jornada. Alguém sabe se alguma vez na história do futebol Português, o último clube a usufruir de 1 penalti favorável, já conseguiu depois ainda ter condições para se sagrar campeão nessa época?



Sem comentários: