segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Continua a saga dos penaltis favoráveis ao F. C. Porto

Em 22/06/2020, na antevisão à 28ª jornada, Sérgio Coação pediu publicamente ajuda ao Artur Soares Dias, numa altura em que disputados 27 jornadas, o F. C. Porto e o Benfica partilhavam a liderança do campeonato com 64 pontos para cada uma das equipas, sendo que até essa jornada, o F. C. Porto tinha usufruído de um saldo de 8 penaltis (9 favoráveis e 1 desfavoráveis) e o Benfica tinha usufruído de um saldo de um saldo de 6 penaltis (8 favoráveis e 2 desfavoráveis). O Benfica tinha um saldo positivo de 39 golos (56 marcados e 17 sofridos) e o F. C. Porto registava um saldo positivo de 34 golos (52 marcados e 18 sofridos), equipas muito iguais em 27 jogos, que teriam o mesmo saldo de penaltis sem o penalti assinalado pelo Artur Soares Dias no confronto direto destas 2 equipas na 20ª jornada, que com isso viria a terminar 3-2. 

Enquanto tiveram números equiparáveis, as equipas lutaram taco a taco pelo campeonato, mas após estas declarações, nas últimas 7 jornadas a diferença subiu de 2 para 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, obviamente só um clube muito incompetente desaproveitaria essa vantagem arbitral concedida nesses últimos 7 jogos em que "todos os jogos começam a ganhar o seu peso". O Conselho de Arbitragem sabe perfeitamente o efeito que os penaltis tem no rendimento médio das equipas, sabe perfeitamente que ao conceder ao F. C. Porto na época 2019/20 um saldo de 12 penaltis favoráveis, o dobro de penaltis que concederam ao Benfica (saldo de 6 penaltis favorável) e sêxtuplo do que concederam ao Sporting (saldo de 2 penaltis favoráveis), os árbitros criaram as condições arbitrais para que só o F. C. Porto pudesse ser campeão em 2019/20. 

Fontelas Gomes em 26/08/2020 ao fazer o balanco de final de temporada e da 3ª temporada de utilização do VAR conclui que os penaltis continuam a ser o elemento mais diferenciador entre os candidatos ao titulo e os árbitros devem interferir menos nas classificações finais e que o número de penaltis vai diminuir em 2020/21.

Quais são as declarações que comandam os árbitros, os pedidos em 22/06/2020 ou as proferidas em 26/08/2020 pelo presidente do Conselho de Arbitragem? 
Aparentemente os árbitros obedecem é ao Sérgio Conceição e não ao Fontelas Gomes! 
Se não é assim, então o Fontelas Gomes, para ser mais verdadeiro com o que estamos a assistir em 2020/21, deveria ter afirmado, "o número de penaltis vai diminuir para o Benfica e aumentar para o F. C. Porto". Após 4 jornadas, o Benfica ainda não usufruiu de nenhum penalti favorável, quando na época passada, por esta altura já tinha 2 penaltis favoráveis, mas no polo oposto vemos que, o F. C. Porto nesta época já leva 4 penaltis favoráveis concedidas pelos árbitros, quando na época passada ainda apenas tinha usufruído de 2 penaltis favoráveis até a 5ª jornada.


Nesta Liga Portuguesa em que Benfica e F. C. Porto repartiram irmãmente os títulos atribuídos nos últimas 12 épocas, período em que compilamos os dados estatísticos dos penaltis assinalados na Liga, comprovamos que em 8 das 12 épocas a equipa que usufruiu de maior saldo de penaltis acabou vencendo o campeonato (o F. C. Porto usufruindo de uma vantagem de 6 penaltis em relação o Benfica foi campeão em 2008/9, o Benfica com uma vantagem de 4 penaltis em relação ao F. C. Porto foi campeão em 2009/10, o F. C. Porto usufruindo de uma vantagem de 4 penaltis em relação ao Benfica foi campeão em 2010/11, o F. C. Porto usufruindo de uma vantagem de 2 penaltis em relação ao Benfica foi campeão em 2011/12, o F. C. Porto usufruindo de uma vantagem de 1 penalti em relação ao Benfica foi campeão em 2012/13,  o Benfica com uma vantagem de 2 penaltis em relação ao F. C. Porto foi campeão em 2015/16, o Benfica foi campeão usufruindo do mesmo numero de penaltis do F. C. Porto em 2016/17, o F. C. Porto usufruindo de uma vantagem de 6 penaltis em relação o Benfica acabou se sagrando campeão em 2019/20). Moral desta história, a equipa que beneficia de melhores condições arbitrais, por norma aproveita essas boas condições arbitrais para se sagrar campeão. Apenas aconteceram exceções a esta regra/norma estatística em 4 épocas (nas épocas 2013/14, 2014/15 e 2018/19 em que o Benfica conseguiu ser campeão, mesmo tendo o F. C. Porto usufruído de um saldo mais favorável de penaltis nessas épocas e na época 2017/18 em que o F. C. Porto foi campeão, mesmo tendo o Benfica nessa época usufruído de um saldo de penaltis mais favoráveis). O que é certo neste momento é que sempre que existiu uma diferença de 6 penaltis nas últimas 13 épocas, então garantidamente essa equipa terminou essa temporada como campeã e como é compreensível quando estamos a falar de 1 ou 2 penaltis de diferença em 34 jornadas em princípio não estamos perante uma temporada com uma grande interferência arbitral na luta pelo titulo e o titulo poderá ir para qualquer das equipas. O grande problema é que esta época, ainda vamos na 5ª jornada e no saldo de penaltis desta época, o F. C. Porto já leva uma vantagem de 5 penaltis comparativamente ao Benfica, de 3 comparativamente ao Sporting e de 7 comparativamente ao Braga, aparentemente aos olhos dos árbitros, só o F. C. Porto reunirá condições arbitrais para se sagrar campeão em 2020/21, não tem rival em Portugal. O Braga já jogou contra o F. C. Porto e sofreu 2 penaltis e o Sporting no jogo contra o F. C. Porto também viu-se prejudicado pelo VAR ter revertido o penalti que iria beneficiar de modo a não permitir a derrota do clube nesse clássico, o que foi garantido.

Como se comprova enquanto tiveram números de penaltis mais ou menos equiparáveis à 27ª jornada de 2019/20, os 2 candidatos tinham o mesma pontuação de 64 pontos, após essa data de 22/06/2020 até hoje, os dados estatísticos denunciam uma enorme diferença arbitral entre os 2 candidatos ao titulo, deteta-se uma diferença de 9 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, pois entre a 28ª jornada de 2019/20 e a 5ª jornada da época 2020/21, verificamos que: 

  • O F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 8 penaltis (9 favoráveis e 1 desfavorável).
  • O Benfica jogou com um saldo desfavorável de -1 penalti (1 favorável e 2 desfavoráveis). O único penalti favorável ao Benfica foi assinalado, no jogo contra um já desprovido Aves.

Desde essa data (28ª jornada da época 2019/20) até ao momento (5ª jornada da época 2020/21), detalhando mais discriminadamente os penaltis assinalados nos jogos dos 2 candidatos, temos que:

  • Na 28ª jornada, aos 82 minutos com o Benfica a vencer o Santa Clara por 3-2, João Pinheiro viria a assinalar penalti desfavorável ao Benfica que viria a inverter o rumo desse jogo, provocando a derrota do Benfica por 3-4.
  • Na 28ª jornada, Artur Soares Dias como seria expectável mostrou-se solicito ao pedido do treinador e concedeu mesmo 2 penaltis favoráveis ao F. C. Porto no F. C. Porto-Boavista, para a alegria no Estádio do Dragão. Será que no próximo jogo no Dragão assistiríamos a continuação desta saga de penaltis favoráveis ao F. C. Porto? Efetivamente foi isso que o C. A. preparou.
  • Na 30ª jornada, o também portuense Rui Oliveira concedeu mais um penalti favorável ao F. C. Porto, que permitiu a vitória contra o Belenenses.
  • Na 31ª jornada, o Fábio Veríssimo assinalou um penalti favorável ao F. C. Porto no Tondela 1 - F. C. Porto 3. Neste jogo aconteceu também o único penalti desfavorável ao F. C. Porto, assinalado quando o F. C. Porto já vencia por 2 golos de diferença, ou seja não tem como interferir diretamente na distribuição dos pontos desse jogo.
  • Na 33ª jornada, Carlos Xistra assinalou 1 penalti favorável ao F. C. Porto, que garantia a vitória contra o Moreirense no último jogo da época do F. C. Porto no Dragão.
  • Neste período entre a 28ª jornada de 2019/20 e a 5ª jornada da época 2020/21, o único penalti favorável ao Benfica, aconteceu no Aves 0 - Benfica 4 da 33ª jornada, jornada em que no Dragão se fez a festa do Titulo 2019/20.

 

Foi após este penalti concedido por Carlos Xistra na 27ª jornada da época 2019/20, que o Sérgio Coação descaradamente ainda pediu publicamente mais penaltis a seu favor.

Pior que esse penalti que o Carlos Xistra concedeu ao F. C. Porto na 27ª jornada, só o que o Carlos Xistra assinalou no Santa Clara-F. C. Porto na 23ª jornada, num lance em que o guarda-redes bloca a bola e com a ela bem agarrada ocorre o choque com o avançado e é assinalado falta do guarda-redes.

Carlos Xistra por ter concedido ao F. C. Porto 5 penaltis favoráveis na época 2019/20, foi o arbitro que criou maiores diferenças entre os 2 clubes que disputaram esse titulo (F. C. Porto e Benfica), assim sem surpresa, o Conselho de Arbitragem também lhe reconheceu o contributo para esse titulo e fez questão de lhe conceder o privilégio de terminar a sua carreira participando na festa do titulo Dragão na 33ª jornada (pode assim ser devidamente agradecido pelos portistas pelos serviços prestados ao clube).  Incrível como mesmo faltando ainda disputar uma jornada e a final da taça, Carlos Xistra já sabia que era o último jogo da sua carreira, pelos visto já sabia que a 34ª jornada seria para presentear o Jorge Sousa (outro arbitro que pelo que contribuiu para o sucesso desportivo do F. C. Porto também fez por merecer terminar a sua carreira a apitar um jogo do F. C. Porto). 


Comprova-se que não são só os adeptos a detetar/conhecer estatisticamente as tendências dos árbitros, quem nomeia (Fontelas Gomes),  também sabe qual é clube que é mais feliz com cada arbitro em concreto. Agregando os dados de 13 épocas, torna-se estatisticamente evidente que, só fazia sentido o Carlos Xistra, Jorge Sousa, Olegário Benquerença, Pedro Proença e Artur Soares Dias terminarem a carreira apitando um jogo do F. C. Porto (recebendo ai devidamente agraciados pelo que contribuíram pelos sucessos desportivos do clube), já só falta chegar o dia do último jogo apitado pelo Artur Soares, para se confirmar que o Conselho de Arbitragem nestas últimas 12 épocas utilizou, o BANDO DOS 5 em 19 dos 24 clássicos, porque queria realmente conceder vantagem arbitral ao F. C. Porto. Pois, sabem perfeitamente que, estes são os árbitros em atividade que garantem uma maior vantagem arbitral para o F. C. Porto em Portugal. Com estes 5 árbitros, o F. C. Porto nunca teve rival em Portugal nestas últimas 13 épocas (estatisticamente é fácil comprovar que estes 5 árbitros são claramente favoráveis ao F. C. Porto, pois se compararmos o saldo de penaltis que concederam ao F. C. Porto e ao Benfica nestas últimas 13 épocas, constata-se que, Jorge Sousa concedeu uma vantagem de 4 penaltis ao F. C. Porto em relação ao Benfica, Pedro Proença concedeu uma vantagem de 6 penaltis ao F. C. Porto em relação ao Benfica, Carlos Xistra concedeu uma vantagem de 9 penaltis ao F. C. Porto em relação ao Benfica e Artur Soares Dias concedeu uma vantagem de 11 penaltis ao F. C. Porto em relação ao Benfica! 2 clubes que lutam pelo mesmo objetivo (F. C. Porto e Benfica), em condições arbitrais normais nunca registariam, esta enorme diferença de penaltis num campeonato de 30 jogos, que é o número médio total de jogos apitados por cada um destes árbitros do F. C. Porto e do Benfica nestas últimas 13 épocas.

Quem comanda a Arbitragem em Portugal, o Fontelas Gomes ou o Sérgio Coação (F. C. Porto)?

Sem comentários: