sábado, 24 de outubro de 2020

Darwin: a teoria da evolução

Mais alto, mais forte e mais rápido! O tipo de avançado que faz diferença no futebol moderno!

Sempre se disse que os avançados vivem de golos, longa vida a  quem tem asas para voar tão alto!

Dava pena ver um jovem avançado, que está a começar a sua caminhada na elite do futebol Europeu, a ser durante semanas transformado num saco de pancada pelos comentadores desportivos portugueses, com o argumento que ainda não marcou nenhum golo, quando estamos todos em Portugal fartos de saber que já ocorreram diversos golos de Darwin Nuñez que os árbitros e VAR resolveram anular (parece que lhes dava prazer ver-lhe cada vez mais desesperado com os golos que lhe iam anulando). As críticas eram imensas mesmo sabendo todos nós que ainda só jogou 331 minutos no campeonato Português. Darwin nesta primeiras semanas, já pôde constatar que tem de lutar contra tudo e todos, para conquistar o sucesso desportivo em Portugal, condizente ao talento e extraordinárias capacidades físicas/técnicas que fez questão de mostrar aos adeptos de futebol em Portugal dia após dia.

Poucas semanas depois de chegar ao Benfica, o jovem Darwin já começou a interiorizar a mística do seu novo clube. tal como uma águia com asas, ele fez questão de presentear os adeptos com este 1º momento memorável! Enorme vou do Darwin Nuñez nesta imagem do seu 1º golo pelo Benfica!

Nestes 5 jogos a titular, Darwin aos 21 anos, já demonstrou que é um avançado que muito promete.

Em relação ao atual plantel, interpretando o preferencial modelo 1-4-1-3-2 do Jorge Jesus e a necessidade de aumentar a intensidade e capacidade física do 11 dentro de campo, na minha opinião existem no plantel 3 jogadores (Todibo, Chiquinho e Diogo Gonçalves), que a partir de agora deveriam começar a acumular mais minutos, de modo a melhorar a intensidade da equipa, os duelos físicos ganhos e aumentar o domínio territorial da equipa do Benfica, aumentando as dificuldades para os adversários terem bola. Estes são os motivos pelos quais estes 3 jogadores devem ser mais utilizados:

  1. O Todido para melhorar a última linha defensiva, de modo a contar com um jovem central/trinco de monstruosas capacidades físicas, com as qualidades necessárias para ajudar a equipa a defender os largos espaços nas costas duma defesa subida, que caracteriza as equipas orientadas pelo Jorge Jesus. Além da rapidez, também é tecnicamente muito evoluído, depois de recuperar a posse sabe sair a jogar, em virtude destas extraordinárias qualidades físicas, a construir não se deixa pressionar pelos avançados, ultrapassando facilmente os adversários, construindo condições para a equipa ter vantagens numéricas na parte mais ofensiva do terreno, como as equipas grandes devem fazer. O onze do Jorge Jesus, poderá então vir a contar com 2 jovens evoluídos tecnicamente com qualidades físicas impressionantes, o Todido para garantir a defesa da profundidade na última linha da defesa e o Darwin para garantir o ataque a profundidade na linha mais avançada da equipa.
  2. O Chiquinho na posição do nº8, pois juntamente com o Taarabt são os 2 melhores médios centros ofensivos, no atual plantel (Pizzi não tem intensidade para ter grande rendimento como nº8 no modelo Jorge Jesus). Já o Chiquinho é um medio ofensivo dinâmico, que joga simples, rápido a pensar e a executar, eficiente quer na recepção orientada e quer no passe em qualquer zona do campo, com ele a equipa não corre riscos de perder frequentemente a posse de bola, é tecnicamente evoluído na forma como liga muito bem o jogo da equipa, capaz de pressionar os adversários a frente e regressar rápido, ideal para uma equipa que pretende dominar o adversário com bola. O Chiquinho deve ser o jogador que vai alternando com o Taarabt na posição do nº8. Taarabt não tem capacidade aeróbica/resistência para cumprir 90 minutos ao ritmo/intensidade exigida numa equipa de Jorge Jesus, por isso o Chiquinho tem de ir jogando pelo menos 30 ou mais minutos por partida. Para se melhor extrair todas as qualidades técnicas/físicas do Taarabt será aconselhável, a sua utilização no máximo durante 60 minutos em cada jogo, aparentemente o Taarabt ainda teria melhor rendimento, entrando como suplente para os 30 minutos finais. Esse seria o cenário real se o Benfica tem conseguido contratar o Gerson.
  3. O Diogo Gonçalves, tem muito a acrescentar ao onze do Benfica, na posição do médio ofensivo direito, tornando a equipa mais robusta fisicamente e fazendo um bom complemento/contraste, sempre que seja utilizado ao mesmo tempo que no flanco oposto jogue, o Everton Cebolinha ou o Rafa Silva. O Diogo Gonçalves é um médio direito/extremo com golo, capaz de ajudar a dupla de avançados a atacar a profundidade na defesa adversária, que por outro lado também permitirá a equipa ser mais agressivo na hora de pressionar o adversário. É destacadamente o extremo mais consistente a defender e atleticamente mais robusto no atual plantel. Na fase ofensiva, é também no atual plantel, o mais forte nesta posição a atacar a profundidade, a pedir bola no espaço, ou seja se o adversário concentrar muitos jogadores no flanco contrário para tentar conter a criatividade do Everton, então correrá muitos riscos de sofrer golos após um rápido passe para o flanco contrário, com o Diogo Gonçalves a ter espaço para arrancar para a baliza ou ganhar a linha de fundo. Ele facilmente fará o constante vai-vem necessário neste modelo de jogo, mantendo-se sempre muito ativo no jogo, sendo que também é tecnicamente competente a encarrar o um contra um, saindo da marcação com sucesso. O Diogo Gonçalves entrando no onze titular, caso venha a ser necessário na 2ª parte arriscar mais no ataque, até permitiria a saída do lateral direito Gilberto para a entrada do Rafa Silva ou mesmo de um outro avançado (Seferovic), recuando o Diogo Gonçalves para fazer de defesa/ala direito. Uma equipa que tenha no meio campo médios muito capazes a colocar bolas nas costas da defesa adversária como o Everton, Taarabt e Gabriel, tem muito a ganhar em ter Diogo Gonçalves a completar os 4 da linha média (mantendo no banco 3 boas opções como o Rafa Silva, Pizzi e Chiquinho para entrarem na 2ª parte, garantindo a equipa um elevado rendimento médio durante todo o jogo). Uma vez que o Diogo Gonçalves vai ganhando os seus duelos físicos, a equipa no seu todo vai ter mais bola e vai respirando melhor durante o jogo com o domínio que advém dai.


2 comentários:

dezazucr disse...

Sóbria análise. Agora virou moda dizer que deve que Diogo Gonçalves ser adaptado a defesa direito, algo que não concordo. Diogo Gonçalves é um médio/extremo muito evoluído técnicamente e com uma compleição física que faz falta à equipa. E Chiquinho daría mais à equipa que Pizzi.
Era bom que neste ciclo de jogos com 2 por semana, Jesus começasse a testar e dar minutos a estes jogadores.
Eu gostaría de ver Todibo como 6, apenas pelo que vidos vídeos. Mas também pode ser muito útil a 6, considerando que não temos 1 central rápido.
Faltou apenas mencionar o suicídio que é manter Grimaldo como titular. Defensivamante é 0. Menos que 0, pois as equipas conhecendo-o, optam estratégicamente por carregar forte no lado esquerdo.
Weigl já foi para o banco. Pizzi já deixou de ser visto como imprescindível. Falta Grimaldo.
Precisamos de ter uma equipa com jogadores consistentes, não só a atacar, mas principalmente a defender (ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos). De outra forma será difícil compensar o inclinar dos campos que ocorre semana sim semana não pela consistência arbitral.
Mais ainda, precisamos de jogadores com personalidade, porque sem personalidade é impossível resistir à constante luta em campo onde somos obrigados a jogar o triplo, nossos golos são anulados, pénaltis não assinalados e vilipendiados pelos VAR's desta vida.
O VAR veio colocar a nú que não é inompetência é má fé. Os árbitros são exactamente o oposto, competentes para o trabalho que lhes encomendam. Vêm para criar dificuldade ao Benfica e conseguem-no. O VAR deixa isso bem evidente, por mais que tentem justificar-se de forma ridícula com centímetros que não existem e intensidades absurdas.

aguiaalentejana disse...


Concordo plenamente com o seu comentário.