sábado, 19 de setembro de 2020

O F. C. Porto começa 2020/21 a beneficiar de penalti favorável (a dobrar, depois de na época anterior ter usufruído do dobro do seu rival)

Começa bem, a arbitragem a decidir quem será campeão em Portugal, com penalti a dobrar. Onde é que já vimos este filme. É que já é tão repetitivo, que ninguém se questiona porque os penaltis assinalados nos jogos favorecem sempre o mesmo clube.

Braga sofreu outra vez 2 penaltis no Dragão! O Braga com as condições arbitrais em Portugal, nunca conseguirá ser campeão! No ano passado, o Braga sofreu 8 penaltis desfavoráveis e usufruiu de 4 penaltis favoráveis, mesmo tendo tido um plantel que conseguiu marcar 60 golos, ou seja sem a ajuda direta dos árbitros tem capacidade para marcar 56 golos, o Benfica marcou 71 golos, beneficiando de 8 penaltis favoráveis, ou seja sem a ajuda direta dos árbitros tem capacidade para marcar 63 golos, o F. C. Porto usufruindo de 14 penaltis favoráveis, marcou 74 golos, ou seja, sem a ajuda direta dos árbitros marcaria 60 golos, deixaria de ser o melhor ataque da Liga. Sem o efeito direto da influência arbitragem (penaltis favoráveis assinalados), seria esta a classificação final dos melhores ataques a Liga 2019/20:

  1. Benfica com 63 golos marcados
  2. F. C. Porto com 60 golos marcados
  3. Braga com 56 golos marcados

Como se vê, o Braga tinha plantel para lutar pelo último campeonato, a capacidade ofensiva destas 3 equipas teria permitido a estes 3 lutarem pelo campeonato em 2019/20, mas a arbitragem colocou o Braga a jogar com um saldo desfavorável de 4 penaltis, o Benfica com um saldo favorável de 6 penaltis e o F. C. Porto com um saldo de 12 penaltis (o dobro do seu principal rival) e assim o Conselho de Arbitragem decidiu o campeão 2019/20. Os penaltis decidem quais são os candidatos que tem reais condições arbitrais para discutir o titulo ou não. 

Já na época anterior o Braga também já tinha sofrido 2 penaltis no Dragão! Para o Conselho de Arbitragem poupar os adeptos de assistir ao mesmo enredo de penaltis atrás de penaltis, não seria melhor, se decretar administrativamente que os jogos do F. C. Porto contra os outros 3 candidatos ao título começariam já com 2-0 no marcador, em vez do 0-0 tradicional. 

Nova época e tudo igual na arbitragem Portuguesa.

Em 2019/20, nas 34 jornadas o Benfica usufruiu de um saldo favorável de 6 penaltis e o F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 12 penaltis. Uma boa equipa ao ponto de ser candidato ao titulo ao usufruir da vantagem competitiva de ter 12 das 34 jornadas já com pelo menos 1 golo de vantagem em consequência direta das decisões arbitrais, facilmente se sagrará campeã. É óbvio que o candidato ao titulo que usufrui do dobro de penaltis do seu principal rival, vai terminar a época conquistando mais pontos e se sagrando campeão. Só mesmo um adversário muito superior consegue anular a desvantagem do dobro de penaltis.

Será que só o Jorge Jesus sabe porque o Benfica terá de jogar o triplo para ser campeão em Portugal?

1 comentário:

Rui dos Santos disse...

1º Golo dos da POCILGA, jogador apoia-se no ombro adversário com o cotovelo, clarissimo, exceto para o Mr. Magoo que estava no var, quem seria?????