quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Mais um exemplo que é necessário capacidade física em alta competição - JJ sempre demonstrou saber isso

O Benfica aparentemente persiste no erro de não reconhecer que, a escolha do 11 preferencialmente dos jogadores mais técnicos em detrimento dos melhores fisicamente, tem sido muito penalizador para o seu rendimento desportivo. No atual plantel, mesmo depois do Jorge Jesus ter deixado de utilizar os jovens Tomás Tavares e Jota, ainda existem no plantel 9 jogadores que são muito débeis fisicamente, cuja prudência aconselha a não se utilizar em simultâneo no 11 titular, mais de que 2 ou 3 desses jogadores. Entre Ferro, Grimaldo, Weigl, Taarabt, Pizzi, Rafa Silva, Franco Cervi, Pedrinho e Chiquinho no máximo deviam coincidir em campo apenas 3 destes jogadores num jogo de alta competição, este é um erro que vem desde a época passada. No último jogo da época 2019/20 tinham sido titulares 5 desses jogadores (Weigl, Taarabt, Pizzi, Cervi e Chiquinho), na derrota contra o F. C. Porto, tal como na 20ª jornada para o campeonato em que também foram titulares 7 desses jogadores (Ferro, Grimaldo, Weigl, Taarabt, Pizzi, Rafa Silva e Chiquinho), mas infelizmente Jorge Jesus também escalou 5 desses 9 para o seu 1º onze e não apenas 3 deles no máximo como tem acontecido com as equipas de Jorge Jesus. Os adeptos acreditavam que esta negligência competitiva não se repetiria com a chegada de Jorge Jesus, mas inexplicavelmente aconteceu, foram utilizados no 11 titular 5 desses frágeis jogadores (Grimaldo, Weigl, Taarabt, Pizzi e Pedrinho) e o resultado voltou a ser negativo. É urgente reduzir o número destes frágeis jogadores no 11 titular, para aumentar a competitividade e o rendimento desportivo do Benfica!

O agregado do 1º jogo da época 2019/20, com os 3 importantes confrontos contra o F. C. Porto na época 2019/20 e o 1º jogo da época 2020/21, representaram 4 derrotas e apenas 1 vitória. A equipa técnica tem de conseguir compreender as diferenças entre o onze que iniciou a temporada em 2019/20 (a vermelho no quadro) e o atual 11 que iniciou a época 2020/21 (a amarelo no quadro). Na única vitória nesses 5 importantes jogos (1º jogo da época 2019/20), vemos que apenas foram titulares 4 destes atletas débeis fisicamente (Ferro, Grimaldo, Pizzi e Rafa Silva), sendo a dupla do meio campo constituída pelo Florentino e o Gabriel, que garantiram a vitória por 5-0 contra o Sporting, agora em 2020/21, em vez deles, ocuparam estes importantes lugares no equilíbrio da  equipa, o Weigl e o Taarabt. É óbvio que a equipa ficará mais frágil defensivamente com Weigl e Taarabt em vez do Florentino e Gabriel, somente com estes 2 o Benfica não sofreu golos! 

Num 11 competitivo nunca podem estar mais de 3 jogadores débeis fisicamente, mesmo sendo melhores tecnicamente que os colegas, não se pode apresentar um 11 titular composto por 5, 6 ou mesmo 7 jogadores fracos fisicamente. E analisando o quadro resumo dos titulares nestes 5 jogos (Na 1ª derrota da época 2019/20 Taarabt substituiu Samaris aos 45 minutos e na última derrota da época 2019/20, Rafa Silva substituiu Franco Cervi aos 45 minutos, logo todos estes jogadores tiveram responsabilidades equivalentes aos titulares), chegamos a conclusão que o 11 mais vezes utilizado nestes 5 jogos foi o seguinte:

  1. Odysseias, foi titular nas 5 partidas, ou seja, a sua presença não conseguiu evitar as 4 derrotas
  2. André Almeida, foi titular em 3 das 5 partidas e foram 3 derrotas
  3. Rubén Dias, foi titular nas 5 partidas, ou seja, a sua presença não conseguiu evitar as 4 derrotas
  4. Ferro, foi titular em 3 das 5 partidas e só conseguiu 1 vitória
  5. Grimaldo, foi titular nas 4 partidas, a sua presença não conseguiu evitar as 3 derrotas
  6. Weigl, foi titular em 3 das 5 partidas e foram 3 derrotas
  7. Pizzi, foi titular nas 5 partidas, ou seja, a sua presença não conseguiu evitar as 4 derrotas
  8. Taarabt, foi titular em 3 das 5 partidas e foram 3 derrotas 
  9. Seferovic, foi titular em 4 partidas, ou seja, a sua presença não conseguiu evitar 3 derrotas
  10. Chiquinho, foi titular em 2 das 5 partidas, que foram 2 derrotas 
  11. Rafa Silva, foi titular em 3 das 5 partidas e só conseguiu 1 vitória
Por incrível que possa parecer, entre o 1º jogo da época passada e o 1º jogo desta época, com os 3 confrontos diretos contra o F. C. Porto pelo meio desse período, podemos constatar que no 11 mais vezes utilizado a titular estavam 7 dos 9 jogadores fisicamente mais frágeis do plantel Benfica 2020/21. Mantendo-se as coisas como estão, existe um grande risco de não ocorrer uma melhoria significativa do rendimento desportivo em relação a época anterior (JJ quer a equipa a jogar o triplo, mas com os mesmos jogadores nem mesmo JJ conseguirá). Não pode haver receio de retirar a titularidade de jogadores que estiveram nesses 5 importantes partidas, assumindo responsabilidades de jogar mais de 45 minutos nesse jogo, sem conseguir evitar 3 ou 4 derrotas, como são os casos de Odysseias, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Weigl, Taarabt, Pizzi, Rafa Silva e Seferovic, pois não tem sido capazes de evitar os desaires desportivos e no Benfica só tem lugar no 11 os jogadores que ganham muitas vezes. Gabriel e Florentino são dos que tem uma maior % de vitorias por jogo disputado, não pode ser só uma coincidência estatística, é sinal que as suas características são preciosas para o plantel.


Quando vemos que nestes 5 importantes jogos, o ponta de lança escolhido para titular foi por 4 vezes, o Seferovic, que é o avançado com menor histórico de golos do plantel do Benfica (nas 9 épocas sénior que leva, só por 1 vez marcou mais de 11 golos numa época inteira). Na época passada quer Vinicius, quer Darwin marcaram mais do que Seferovic, logo se é para utilizar apenas um avançado goleador, então esse avançado não pode ser o Seferovic! Nestes 5 importantes jogos, Vinicius apenas iniciou a partida no 11 titular por uma única vez e marcou 2 golos nesse jogo, não tem culpa dessa equipa se ter revelado muito permeável a defender ao ponto de sofrer 3 golos, pois não foi ele que escalou no 11 titular, Ferro, Grimaldo, Weigl, Taarabt, Pizzi, Rafa Silva e Chiquinho, 7 jogadores frágeis fisicamente para competir contra o F. C. Porto num jogo apitado pelo Artur Soares Dias (que viria a castigar o Ferro com um penalti desfavorável após ter sido empurrado pelas costas). 

Após este último 11 utilizado contra o Paok, agora no jogo seguinte é imperativo utilizar o melhor goleador do plantel Vinicius no lugar do Seferovic, além disso o Jorge Jesus tem de decidir quais dos 2 deste lote de 5 (Grimaldo, Weigl, Taarabt, Pizzi e Pedrinho) vai ter de retirar da equipa titular para defrontar o Famalicão, a atual equipa tem de mostrar que está fisicamente uns furos acima do que mostrou na 2ª volta da época anterior. Na minha opinião, mesmo percebendo que o treinador não quer fazer uma revolução na equipa titular, o próximo onze devia ser muito próximo ao que se segue:

  1. Odysseas
  2. André Almeida
  3. Rúben Dias
  4. Vertonghen
  5. Grimaldo
  6. Gabriel
  7. Pizzi ou Diogo Gonçalves ou Rafa Silva 
  8. Taarabt ou Weigl
  9. Vinicius 
  10. Darwin
  11. Everton Cebolinha
Ou seja, sairiam 2 jogadores frágeis fisicamente (Pedrinho e Weigl ou Taarabt) para entrarem no onze, o Gabriel e o Darwin, os 2 jogadores fisicamente mais fortes do atual plantel do Benfica 2020/21, aqueles que tem condições físicas para vencer mais duelos individuais no jogo e assim ajudar o Benfica a estar mais perto de marcar golo, para tal também convém começar a partida com o melhor goleador do atual plantel (Vinicius). Também a titularidade do Pizzi devia ser repensada, pois Diogo Gonçalves com as suas arrancadas e disponibilidade física, poderia acrescentar muito ao jogo do Benfica. Num jogo de futebol é necessário uma equipa se preparar para marcar golos, sempre garantindo que se tem condições para ao mesmo tempo defender bem a sua baliza das investidas do adversário.

4 comentários:

moreira disse...

.........esse tem sido e é o grande problema do Futebol Benfiquista. Todas as equipas da 1ª Divisão do nosso campeonato têm um indice fisico superior à nossa equipa. Poor que temos jogadores na sua maioria sem peso nem altura, somos facilmente vencidos na Europa. Ninguém da estrutura ainda viu onde está o problema??????

Nau disse...

E os treinadores não sabem ver isto? Chama-se «treinadores de bancada», isto é, desconhecedores do jogo, a quem não é treinador encartado, e cometem estes erros crassos que estão à vista de quem não é completamente cego a ver futebol? Há tanto tempo que andamos a apostar em jogadores «habilidosos», mas fracos fisicamente. A diferença para os porcos, nesse aspeto, é abismal. E depois perdemos.

O canto do Zé disse...

Bem, o Gabriel só é dos mais fortes em figura física, pois um jogador que passa o jogo a andar a passo nunca foi indicação de ser forte fisicamente. Por outro lado, mentalmente é fraquíssimo, bastando lembrar as palhaçadas que fez e que originaram expulsões. O Pizzi FOI O ENTERRADOR DO CAMPEONATO PASSADO, e pelos vistos continua na mesma. Em qualquer outro clube andaria pelo banco e passaria a ocupar um lugar nas bancadas. Falta analisar a razão (ou o medo), que leva alguns treinadores a optarem por colocar os médios alas a jogarem nas zonas contrárias do campo, afunilando SEMPRE O JOGO E FACILITANDO A VIDA A QUEM DEFENDE! Nas equipas grandes, a largura do campo tem que ser aproveitada ao máximo nos ataques, o que raramente acontece no Benfica. Outra questão que é incompreensível é a dos centros para "treinar os guarda-redes adversários e os seus companheiros da defesa", quando a equipa-tipo do SLB é composta maioritariamente por jogadores que jogam muito mal de cabeça! Será para eles "tremerem de riso pelas idiotices do treinador"?

Rui dos Santos disse...

Os nossos pontas de lança seriam muito mais aproveitados e quiçá mais eficazes se fossem servidos por alas com centros a partir do jogo exterior. Para isso teriam de jogar,Rafa ou Diogo Gonçalves ou Cervi, para além de que para mim o Walschmeid tem de jogar sempre a 2º ponta,tendo sido um dos melhores no anterior campeonato alemão.Como pode estar no banco, relegado por Pizi naquela posição.Relegar para a bancada, no jogo do Paok D.Gonçalves,Florentino e Cervi, não lembra ao Diabo...