quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Quais são as 3 melhores escolhas para reforçar o plantel do Benfica 2020/21

 A comunicação social insiste que o Jorge Jesus ainda aguarda por 3 novos reforços 2020/21:

  • Defesa-Central: Rúben Semedo que JJ já treinou ou Federico Fazio 
  • Médio Transição (nº8): Gerson que JJ já treinou ou Mady Camara 
  • Avançado: Bruno Henrique que JJ já treinou ou Luís Suárez ou Edison Cavani ou M'Baye Niang 
Do elenco que está atualmemte a treinar no Benfica devem sair 3 elementos deste lote seguinte:
  1. Jardel ou Ferro ou Samaris ou Gabriel aquele que revelar ter atualmemte menos capacidades físicas para poderem ser competentes no futebol exigente que o modelo de jogo que este experiente treinador exige para as posições que ocupam no terreno. Se a opção for para a saída do Samaris, então seria bastante tentador utilizar o seu passe como moeda de troca com o Olympiacos. para conseguir a contratação de Mady Camara (jogador que tem as características muito valorizadas pelo Jorge Jesus nos seus médios de transição). Será que o treinador do Olynpiacos (Pedro Martins), não teria também bastante interesse em receber por empréstimo algum dos jovens do Benfica, que necessitam de competição numa equipa Champions, de modo a ganharem experiência, para poderem lutar por um lugar no plantel do Benfica de 2021/22, como são os casos de Ferro, Tomás Tavares, David Tavares, Jota, Gonçalo Ramos ou mesmo Pedrinho. Se a opção for a saída do Jardel, seria aconselhável se tentar a contratação do também experiente Federico Fazio para aumentar o jogo aéreo da equipab e provavelmente o treinador Paulo Fonseca teria algum interesse em receber em troca o Facundo Ferreyra, que já foi seu jogador com muito sucesso. Seria assim possível um reforço da zona central da defesa a muito baixo custo.
  2. Franco Cervi ou Taarabt ou Chiquinho ou Pizzi. Deste lote o mais provável será a saída de Franco Cervi, que aparentemente está a ser equacionado juntamente com Facundo Ferreyra, para ser moeda de troca com o Flamengo, no sentido de diminuir o custo monetário da desejada dupla contratação pelo JJ ao seu anterior clube (Gerson e o Bruno Henrique). Por outro lado também será possível fazer neste mercado de transferência uma boa venda com o Pizzi, Taarabt ou Chiquinho, pois no próximo ano já não será um transferência tão vantajosa, uma vez que, é  expectável que em 202/21 joguem menos minutos caso cheguem Bruno Henrique e Gerson (Mady Camara).
  3. Seferovic ou Vinícius caso seja contrato um PL (Edinson Cavani ou M'Baye Niang) ou Gonçalo Ramos ou Pedrinho caso a escolha recaia num avançado móvel (Bruno Henrique ou Luís Suárez). 
Na minha opinião, já acrescentando o reforço Vertonghen, JJ quererá ter sempre 5 jogadores trintões no plantel 2020/21, assim sendo só contratando o consagrado Edinson Cavani de 33 anos e um defesa-Central experiente como é o caso do Federico Fazio de 33 anos (que já conquistou 2 Ligas Europas), poderá assim prescindir da experiência competitiva de outros 2 dos 4 trintões que tem no plantel (Jardel de 34 anos, Samaris de 31 anos, Taarabt de 31 anos ou Pizzi de 30 anos), o mais expectável é que deste lote apenas saia 1 jogador. A grande maioria do plantel será composto por jogadores em idades propícia ao máximo rendimento desportivo entre os 23 anos e os 29 anos, não haverá espaço para muitos jovens poderem ser utilizados, logo também é muito provável que Gonçalo Ramos, Pedrinho, Ferro ou Florentino, um deles não faça parte dos 28 eleitos para o plantel final da equipa principal do Benfica em 2020/21, pois estão em idades em que necessitam de competir para evoluírem como jogadores de alta competição, caso no atual plantel não tenham muito espaço para serem utilizados pelo Jorge Jesus.


Hipótese 1 - Ou seja, caso sejam contratados Federico Fazio, Mady Camara e Edinson Cavani, saindo dos 28 que compõem o plantel final 2020/21, o Samaris, o Franco Cervi e o Seforovic, teríamos então os seguinte plantel, discriminado os que lutaram pela titularidade e suplentes nas diferentes posições, estando os 23 primeiras escolhas com *.
Com este plantel (Hipótese 1), teríamos semanalmente convocados principalmente os seguintes 20 jogadores: Odysseias, Helton Leite, Gilberto, André Almeida, Rúben Dias, Federico Fazio, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Gabriel, Mady Camara, Chiquinho, Pizzi, Diogo Gonçalves, Rafa Silva, Everton Cebolinha, Luca Waldschmidt, Darwin, Vinicius e Edinson Cavani. Efetivamente seria sempre possível construir um bom 11 titular e ainda poder ter 5 boas suplentes para utilizar se necessário durante cada partida, mesmo havendo 4 ou 5 jogadores do plantel lesionado desde que não sejam todos do mesmo sector. O melhor 11 é constituído pelo Odysseias, Gilberto, Rúben Dias, Vertonghen, Grimaldo, Gabriel, Mady Camara, Pizzi, Everton Cebolinha, Darwin e Edinson Cavani, ficando Federico Fazio, Rafa Silva e Luca Waldschmidt como os 3 suplentes mais próximo de entrar no 11. Os 7 mais importantes deste plantel seriam Rúben Dias, Vertonghen, Mady Camara, Everton Cebolinha, Pizzi, Darwin Nuñez e Edinson Cavani. Com 6 deles disponíveis, o Benfica teria sempre uma equipa competitiva, sendo que as 3 estrelas da equipa seriam, o Everton Cebolinha, o Darwin e o Cavani (o goleador da equipa).


        Plantel da hipótese 1                                                     Plantel da hipótese 2    



Os reforços 2020/21 estão a amarelo e as 3 contrações por realizar ainda, entre o 26º e 28º do elenco.


Hipótese 2 - Ou seja, caso sejam contratados Rúben Semedo, Gerson e Bruno Henrique, saindo dos 28 que compõem o plantel final 2020/21, o Jardel, o Franco Cervi e o Gonçalo Ramos, teríamos então os seguinte plantel, discriminado os que lutaram pela titularidade e suplentes nas diferentes posições, estando os 23 primeiras escolhas com *.

Com este plantel (Hipótese 2), teríamos semanalmente convocados principalmente os seguintes 20 jogadores: Odysseias, Helton Leite, Gilberto, André Almeida, Rúben Dias, Rúben Semedo, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Gabriel, Gerson, Chiquinho, Pizzi, Diogo Gonçalves, Rafa Silva, Everton Cebolinha, Luca Waldschmidt, Bruno Henrique, Darwin e Vinicius. Efetivamente seria sempre possível construir um bom 11 titular e ainda poder ter 5 boas suplentes para utilizar se necessário durante cada partida, mesmo havendo 4 ou 5 jogadores do plantel lesionado desde que não sejam todos do mesmo sector. O melhor 11 é constituído pelo Odysseias, André Almeida, Rúben Dias, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Gerson, Rafa Silva, Everton Cebolinha, Bruno Henrique e Vinicius, ficando Gilberto, Pizzi e Darwin Nuñez como os 3 suplentes mais próximos de entrar no 11. Os 7 mais importantes deste plantel seriam Rúben Dias, Vertonghen, Gerson, Everton Cebolinha, Rafa Silva, Bruno Henrique e Vinicius. Com 6 deles disponíveis, o Benfica teria sempre uma equipa competitiva, sendo que as 3 estrelas da equipa seriam o Everton Cebolinha, o Bruno Henrique e o Vinicius (o goleador da equipa).

Existem posições em que não é fácil identificar quem será o titular, pois entre Gilberto/André Almeida, neste momento nem mesmo JJ sabe qual deles vai ser o mais utilizado como defesa direito, entre Pizzi/Rafa Silva/Waldschmidt não é evidente quem terá mais minutos, entre Weigl/Gabriel/Florentino também não se sabe qual deles vai ser o médio centro mais utilizado, depende muito da parceria que conseguirem fazer com os restantes médios mais ofensivos, uma vez que existe a necessidade de ter no 11 titular no máximo apenas 3 jogadores baixos tecnicamente muito evoluídos, como são os casos do Grimaldo, Everton Cebolinha, Rafa Silva (Pizzi, Chiquinho ou Pedrinho), mas imperativamente terá pelo menos 7 elementos atleticamente competentes/competitivos, com mais de 180 cm no 11 em campo, ou seja de entre André Almeida(Gilberto), Rúben Dias(Rúben Semedo), Vertonghen(Frederico Fazio), Gabriel(Weigl/Florentino), Gerson(Mady Camara/Taarabt), Darwin(Bruno Henrique/Waldschmidt), Cavani(Vinicius) estariam sempre 7 altos jogadores de campo no 11, mais o guarda-redes, pois quer o Odysseias, quer o Helton Leite tem mais de 190 cm.


Partindo de que é ponto assente, que ainda vão ser contratados pelo menos mais 3 jogadores, queremos saber qual seria na sua opinião o melhor para o Benfica, o plantel da hipótese 1 ou 2?
Se pudesse participar na decisão final de escolha dos 3 jogadores a contratar, qual seria a sua resposta para a seguintes jogadores a contratar: 
1 - Frederico Fazio só terá rendimento durante 2 épocas ou Rúben Semedo, que terá um custo superior?

2 - Gerson ou Mady Camara ambos de 23 anos, sendo que o passe do 1º muito mais dispendioso?

3 - Bruno Henrique, Luís Suárez, Edinson Cavani ou M'Baye Niang?




5 comentários:

Nuno disse...

Onde foste buscar estes nomes, Camara, Fazio, Niang, Cavani?

F.L. disse...

Ruben Semedo, Mady Camara, Morelos.
Investia tudo e mais alguma coisa neste Morelos (do Rangers), que extraordinário jogador!
E fica a faltar um lateral esquerdo.

ChakraIndigo disse...

Semedo (Lucas Verissimo)
Gerson
Niang

Viva o Benfica

Influência Arbitral disse...

Nuno,

Os nomes Camara, Fazio, Niang, Cavani, são nomes de possíveis reforços que a comunicação social já falou e que na minha opinião se enquadram mais dentro do que o Jorge Jesus costuma utilização no seu modelo de jogo preferido 4-1-3-2. Camara acrescentaria intensidade, Fazio poder no jogo áereo, Niang e Cavani, golos e capacidade atletica.

dezazucr disse...

Ia para a hipótese 2, um 11 mais competitivo. Mas contratava um defesa esquerdo e vendia Grimaldo. Precisamos de um defesa esquerdo que efectivamente saiba defender.