sábado, 27 de junho de 2020

O efeito estatístico de uma grande penalidade no rendimento de um candidato ao titulo

Todos os adeptos empiricamente sabem que o penalti é a decisão arbitral com o qual um arbitro mais diretamente influencia no rendimento desportivo de um clube. Em Portugal, os dados agregados das últimas 12 épocas, demonstram-nos que:
  • Dos 1.512 jogos realizados pelos 4 candidatos (378 x 4), não foi assinalado nenhum penalti favorável aos candidatos em 1.182 deles (324 jogos do Braga, 292 jogos do Benfica, 286 jogos do Sporting e 280 jogos do F. C. Porto). Nesses 1.182 jogos, os 4 candidatos conquistaram 2.442 pontos, ou seja, os candidatos conquistaram em média 69% dos pontos possíveis nos 1.182 jogos em que não usufruíram de nenhum penalti favorável. Constata-se, que nesses 292 jogos, o Benfica conquistou 670 pontos, ou seja, em média conquista 79% dos pontos possíveis, só por si sem a ajuda dos penaltis favoráveis, enquanto o F. C. Porto conquistou 654 pontos nesses 280 jogos em que não beneficiou de penaltis favoráveis, conquista pois, em média 78% dos pontos possíveis. Analisando somente os jogos em que não beneficiam de penaltis vemos que o rendimento médio dos plantéis do Benfica tem sido ligeiramente superiores ao rendimento médio dos planteis do F. C. Porto. No agregado geral dos 378 jogos que, o Benfica e o F. C. Porto disputaram nas últimas 12 épocas, as duas equipas apresentam o mesmo rendimento médio de 80%, muito em função do F. C. Porto ter usufruído de 107 penaltis em 98 jogos e o Benfica só ter usufruído penaltis favoráveis em 86 jogos. São 12 jogos de vantagem arbitral do F. C. Porto comparativamente ao Benfica, as 2 únicas equipas que repartiram entre si os títulos em Portugal nos últimos 12 campeonatos.
  • Em média, vemos que em 78% dos jogos dos candidatos não são assinalados penaltis favoráveis aos candidatos ao titulo (em 28 jornadas em condições normais um candidato ao título não usufruiria de mais de 7 jogos com penaltis favoráveis, tal como está a acontecer com o Benfica, Sporting e Braga, mas incompreensivelmente o F. C. Porto já usufruiu de diversos desses jogos favoráveis (só o Artur Soares Dias e o Carlos Xistra em conjunto concederam 8 penaltis em 8 jogos do F. C. Porto que apitaram neste campeonato, ou restantes árbitros concederam 3 penaltis nos restantes 20 jogos). A anormalidade estatística mais uma vez, acontece nos jogos apitados pelos elementos há muito tempo identificados como tendenciosos aqui no Blog (BANDO DOS 5), por terem dados estatísticos que indiciam uma clara tendência arbitral (com eles a apitar, só o F. C. Porto usufrui de condições para ser campeão em Portugal). 
  • Vemos também que, em 90% dos jogos não são assinalados penaltis desfavoráveis aos candidatos ao titulo, ou seja, em condições normais arbitrais, ocorrem penaltis desfavoráveis aos candidatos em 10% dos jogos, logo em 28 jornadas, seria expectável encontrarmos os candidatos penalizados com 2 ou 3 penaltis (neste campeonato, o Benfica sofreu agora o 3º penalti desfavorável na última jornada, atrasando-se na classificação, o Sporting e o Braga tendo já sofrido 5 e 7 penaltis desfavoráveis, já ficaram fora da corrida da corrida pelo titulo. O F. C. Porto inacreditavelmente ainda ainda não sofreu nenhum golo de penalti, os árbitros ainda só lhe assinalaram 1 penalti desfavorável (foi o tal que o Jackson mandou para a bancada), o que é uma grande vantagem competitiva em relação aos outros candidatos. O F. C. Porto está a usufruir de condições ainda melhores do que são concedidos a um candidato ao titulo normalmente, também em resultado de ter tido elementos do BANDO DOS 5 a apitar 11 dos 28 jornadas disputas (Jorge Sousa controlou 3 difíceis jogos do F. C. Porto contra o Benfica, Sporting e Marítimo garantindo as vitórias do F. C. Porto na Luz e em Alvalade, Artur Soares Dias controlou 4 difíceis jogos do F. C. Porto contra o Benfica, Boavista, Rio Ave, Moreirense, concedendo 4 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e nenhum desfavorável, o Carlos Xistra controlou 4 difíceis jogos do F. C. Porto contra o Braga, Guimarães, Santa Clara e Aves concedendo 4 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e nenhum desfavorável. Beneficiando de tantos penaltis, o rendimento pontual médio só pode ser bom.
  • Em média um candidato conquista 82% dos pontos possíveis, sempre que usufrui de um penalti favorável. Em 330 dos 1.512 jogos realizados pelos 4 candidatos, ocorreram penaltis favoráveis aos candidatos, possibilitando a conquista de 814 pontos nesses 330 jogos (foram 98 jogos do F. C. Porto, 92 jogos do Sporting, 86 jogos do Benfica e 54 jogos do Braga).  Uma equipa grande, que usufruiu de penalti favorável em média, só por essa decisão arbitral garante que conquistará 82% dos pontos em disputa e quanto mais jogos beneficiar de penaltis maior será o seu rendimento médio, nesses jogos com penaltis favoráveis. Vemos que, o F. C. Porto conquistou 86% dos pontos possíveis em 98 jogos, o Benfica e o Sporting conquistaram ambos 83% dos pontos em 86 e 92 jogos respetivamente. Qualquer equipa grande aproveitará sempre as épocas em que, usufrui de uma vantagem alargada de penaltis assinalados a seu favor comparativamente aos seus rivais. Nesta época 2019/20, o F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 10 penaltis, que é o dobro ou mais do que os outros candidatos usufruíram, pois neste momento o Benfica tem um saldo favorável de apenas 5 penaltis e o Sporting tem um saldo favorável de apenas 2 penaltis. Qualquer um desses plantéis do Benfica, F. C. Porto, Sporting, usufruindo de mais 5 ou 8 penaltis favoráveis que os rivais diretos, por esse simples facto se transformará no grande favorito a ser campeão. As condições arbitrais favorecem o F. C. Porto nesta época 2019/20, como também no agregado das 12 épocas, em que o F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 80 penaltis, o Benfica de 62 penaltis, o Sporting de 53 penaltis e o Braga de um saldo favorável de apenas 4 penaltis. Com tanta desvantagem nos penaltis, todos percebemos que é impossível ao Braga ser campeã! No ano em que teve melhores condições arbitrais (2009/2010), ficou em 2º lugar lutando pelo titulo até a última jornada, beneficiando nesse época de um saldo favorável de 5 penaltis (usufruiu de 6 penaltis favoráveis e apenas sofreu 1 penalti desfavorável), o que prova que uma equipa que só é penalizado com 1 penalti num campeonato inteiro, só pode ser uma equipa que esteja a ser protegida pela arbitragem para que possa disputar titulo. É o que está a acontecer com F. C. Porto 2019/20 e foi o que aconteceu com o último F. C. Porto campeão em 2017/18 (não sofreu nenhum penalti desfavorável nessa época).
  • Os 4 candidatos ao título em conjunto, tiveram 153 jogos em que sofreram penaltis desfavoráveis e conquistaram 255 pontos nesses jogos, ou seja, em média um candidato ao título conquista apenas 56% dos pontos possíveis nos jogos que sofre um penalti desfavorável. Como se vê, os árbitros que assinalam penaltis desfavoráveis aos candidatos, prejudicam e muito a possibilidade desse candidato em ser campeão. Sorte teve o F. C. Porto que não viu nenhum arbitro assinalar-lhe mais de 2 penaltis desfavoráveis no acumulado destas 12 épocas e pouca sorte teve o Benfica que já sofreu 8 penaltis desfavoráveis assinalados pelo Artur Soares Dias.
Este é o quadro resumo que discrimina o rendimento médio das equipas quando beneficiam de um penalti favorável ou nos jogos em que sofrem um penalti desfavorável. Obviamente todos melhoram de rendimento analisando somente os jogos com penaltis favoráveis e o inverso também acontece, quando analisamos o seu rendimento médio somente nos jogos em que sofrem um penalti desfavorável.


Nesta 28ª jornada, o F. C. Porto usufruiu de 2 penaltis favoráveis, o Sporting de 1 penalti favorável, o Benfica foi penalizado com 1 penalti desfavorável e o Braga foi penalizado com 1 penalti desfavorável. Como se vê, em Portugal grande parte da luta pelo titulo é influenciado pelos penaltis assinalados aos candidatos ao titulo. É por isso que ao se detectar estatisticamente as  tendências dos árbitros, estamos mais próximos de saber quais são os candidatos favoritos a conquista do campeonato.  Neste momento é claramente o F. C. Porto, uma vez que teve a sorte de ter contado com Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra em 11 dos seus 28 jogos, ao mesmo tempo que o Benfica teve que levar com eles em 9 dos seus jogos (controlaram 20 jogos que definem quem é o campeão 2019/20), é que ao analisarmos os penaltis que assinalaram nas 12 últimas épocas é por demais evidente a tendência destes árbitros:
  • Artur Soares Dias sozinho criou uma diferença de 11 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica, ao ter concedido ao F. C. Porto um saldo favorável de 9 penaltis em 29 jogos e ter obrigado o Benfica a jogar com um saldo desfavorável de 2 penaltis em 33 jogos. Artur Soares Dias apenas assinalou 6 penaltis favoráveis ao Benfica, mas já concedeu 11 penaltis favoráveis ao F. C. Porto. Puniu o Benfica com 8 penaltis desfavoráveis mas apenas assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto. Para se ter uma ideia de que aos olhos do Artur Soares Dias, só o F. C. Porto poderia ser campeão em Portugal nas últimas 12 épocas, constata-se que ele foi capaz de penalizar os candidatos com 36 penaltis desfavoráveis (inacreditavelmente apenas 2 deles castigaram o F. C. Porto, sendo que 9 castigaram o Braga, 8 o Benfica e 7 o Sporting). O único candidato que não é prejudicado pelo Artur Soares Dias com penaltis desfavoráveis, é o F. C. Porto, dai ter permitido que o clube conseguisse um elevado rendimento médio de 79,3% nos 29 jogos que apitou (mesmo 14 desses 29 jogos tendo sido confrontos diretos contra os outros candidatos, o Benfica, Sporting e Braga).
  • Jorge Sousa sozinho criou uma diferença de 5 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica, ao ter concedido ao F. C. Porto um saldo favorável de 5 penaltis em 26 jogos e ter obrigado o Benfica a jogar com um saldo nulo de penaltis em 27 jogos. É incompreensível como uma equipa pode ser candidato ao titulo, tendo um saldo nulo de penaltis em quase um campeonato inteiro (27 jogos apitados pelo Jorge Sousa), ou com um saldo negativo de penaltis como acontece com Artur Soares Dias nos 33 jogos do Benfica que apitou! São árbitros que fazem de tudo para que, o Benfica não possa competir pelo campeonato como um candidato, é por isso que se constata que com a arbitragem do Jorge Sousa, o Benfica ainda não conseguiu marcar nenhum golo na sequência de um penalti que ele tenha assinalado com o jogo empatado, ou que permita empatar. Jorge Sousa sistematicamente não assinala penaltis favoráveis ao Benfica, num momento de jogo em que ainda estão pontos em disputa.
  • Carlos Xistra sozinho criou uma diferença de 8 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica, ao ter concedido ao F. C. Porto um saldo favorável de 10 penaltis em 33 jogos e ter obrigado o Benfica a jogar com um saldo favorável de apenas 2 penaltis em 24 jogos. Com tantos penaltis favoráveis ao F. C. Porto, Carlos Xistra apesar de ser arbitro internacional (em principio nomeado para os jogos mais difíceis do F. C. Porto), conseguiu que o clube conquistasse 82% dos pontos possíveis nesses 33 jogos que apitou (7 deles foram confrontos diretos com os outros 3 candidatos ao título, Benfica, Sporting e Braga, 4 vezes contra o Guimarães e 4 vezes contra o Marítimo). É obra, conseguir conquistar 82% dos pontos contra estes adversários na Liga Portuguesa, só mesmo usufruindo de tantos penaltis, no total Carlos Xistra assinalou 12 penaltis favoráveis ao F. C. Porto!

Aqui esta o quadro resumo dos penaltis assinalados época a época e a sua subdivisão em 2 grandes blocos de 6 anos para termos uma ideia da influência no rendimento desportivo das equipas.




Nestas 12 épocas, o F. C. Porto tem um saldo favorável de 80 penaltis, o Benfica de 62 penaltis e o Sporting de 53 penaltis, sendo que o F. C. Porto e o Benfica conquistaram praticamente os mesmos pontos, o que é um sinal evidente de que se o Benfica tivesse obtido mais 36 penaltis favoráveis, invertendo assim a desvantagem de 18 penaltis que tem para o F. C. Porto seria impossível que não conquistasse muitos mais pontos que o F. C. Porto.

Todos acreditamos que os 3 grandes beneficiam de mais penaltis favoráveis do que as restantes equipas, porque também são equipas que chegam mais vezes a área adversária e fazem mais golos que as outras restantes equipas, mas seguindo esse raciocínio ninguém compreende como o Benfica é de longe a equipa que faz mais golos em Portugal e é mesmo assim, só o 3º clube que obtêm mais penaltis favoráveis em Portugal. Não faz sentido o Benfica ter um ataque que é capaz de marcar mais 58 golos que o F. C. Porto e mesmo assim, se verifica que os árbitros assinalaram mais 9  penaltis favoráveis ao F. C. Porto, do que ao Benfica. É inacreditável, como o Benfica até tem menos penaltis assinalados a seu favor do que o Sporting, cujo ataque marcou menos 223 golos que o ataque do Benfica nestas últimas 12 épocas! Quem são os árbitros que evitam assinalar penaltis favoráveis ao Benfica, de modo a prejudicar o seu rendimento desportivo?
Há um padrão evidente, dos 4 candidatos ao título, o Benfica é claramente aquele que tem menos penaltis favoráveis assinalados nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra, aos seus olhos é dos 4 candidatos aquele que usufrui de piores condições arbitrais. Em média Artur Soares Dias concedeu 11 penaltis favoráveis a cada um dos outros 3 candidatos (F. C. Porto, Sporting e Braga), mas só conseguiu assinalar 6 favoráveis ao Benfica (6 é muito pouco para quem no total assinalou 39 penaltis favoráveis aos candidatos), em média Jorge Sousa concedeu 6 penaltis favoráveis aos outros 3 candidatos (F. C. Porto, Sporting e Braga), mas só conseguiu assinalar 3 favoráveis ao Benfica (3 é muito pouco para quem no total assinalou 20 penaltis favoráveis aos candidatos), em média Carlos Xistra concedeu 9 penaltis favoráveis a cada um dos outros 3 candidatos (F. C. Porto, Sporting e Braga), mas só conseguiu assinalar 4 favoráveis ao Benfica (4 é manifestamente pouco para quem no total assinalou 30 penaltis favoráveis aos candidatos)! E são estes 3 árbitros que o C. A. utilizou em 2019/20 para controlar 20 jogos das 2 únicas equipas que podem ser campeãs, equipas que aos olhos destes 3 árbitros estão em pólos opostos nas condições arbitrais concedidas aos candidatos ao título nestas últimas 12 épocas!

22 comentários:

Anónimo disse...

O autor do blogue continua a escrever. Mas só escreve sobre aquilo que lhe interessa.E escreve mal.

ASD desde 2004/05 (e até ao final de 2018/19) apitou 37 jogos do SCP, 27 do FCP e 33 do SLB (38%/28%/34%). Em alguns desses jogos marcou penalties e expulsou jogadores. Se nos jogos em que ocorreram penalties/expulsões os jogos tivessem terminado com os resultados que ocorriam quando essas decisões tiveram lugar, o SCP teria tido menos 8 pontos, o FCP menos 9 pontos e o SLB e o SLB menos 6 pontos.


Jorge Sousa desde 2001/02 (e até ao final de 2018/19) apitou 33 jogos do SCP, 29 do FCP e 36 do SLB(34%/30%/36%). Se nos jogos em que ocorreram penalties/expulsões os jogos tivessem terminado com os resultados que ocorriam quando essas decisões tiveram lugar, o SCP teria tido menos 8 pontos, o FCP menos 5 pontos e o SLB e o SLB menos 8 pontos.


Carlos Xistra desde 2001/02 (e até ao final de 2018/19) apitou 41 jogos do SCP, 40 do FCP e 29 do SLB (37%/36%/26%). Se nos jogos em que ocorreram penalties/expulsões os jogos tivessem terminado com os resultados que ocorriam quando essas decisões tiveram lugar, o SCP teria tido menos 6 pontos, o FCP menos 10 pontos e o SLB e o SLB menos 3 pontos.

Vejamos agora o árbitro que apitou o jogo do SLB na última jornada: João Pinheiro. Começou a apitar jogos da 1ª liga em 2015/2016. A 1ª época em que apitou jogos do SCP, FCP ou SLB foi a época 2016/2017. Até ao final da época 2018/2019 decorreram 3 épocas. Nessas 3 épocas apitou 5 jogos do SCP, 3 jogos do FCP e 9 jogos (29%/18%/53%). Se nos jogos em que ocorreram penalties/expulsões os jogos tivessem terminado com os resultados que ocorriam quando essas decisões tiveram lugar, o SCP teria tido menos 2 pontos, o FCP teria tido os mesmos pontos e o SLB e o SLB menos 7 pontos.


Façamos uma pequena comparação.

O FCP com ASD teria tido menos 9 pontos em 27 jogos, com JS menos 5 pontos em 29 jogos e menos 10 pontos em 40 jogos.

O SLB com João Pinheiro teria tido menos 7 pontos em 9 jogos.

Elucidativo, não é verdade?


Anónimo disse...

Nas 18 épocas que ocorreram entre 2001/02 e 2018/2019:

O SCP teve 154 penalties a seu favor, tendo convertido 125. Marcou 1.016 golos
O FCP teve 127 penalties a seu favor, tendo convertido 97. Marcou 1.188 golos
O SLB teve 129 penalties a seu favor, tendo convertido 109. Marcou 1.227 golos

O SCP teve 1 penaltie em cada 6,6 golos. O FCP teve 1 penaltie em cada 9.35 golos. O SLB teve 1 penaltie em cada 9.51 golos.

O SCP teve 59 penalties a seu desfavor, tendo 49 sido convertidos. Sofreu 501 golos
O FCP teve 40 penalties a seu desfavor, tendo 32 sido convertidos. Sofreu 372 golos
O SLB teve 49 penalties a seu desfavor, tendo 43 sido convertidos. Sofreu 450 golos

O SCP sofreu 1 penaltie em cada 8,5 golos. O FCP sofreu 1 penaltie em cada 9.3 golos. O SLB sofreu 1 penaltie em cada 9.2 golos.

O SCP viu ser marcado 1 penaltie a seu favor a cada 6,6 golos marcados e 1 penaltie a seu desfavor em cada 8.5 golos (diferença de 1.9 golos)
O FCP viu ser marcado 1 penaltie a seu favor a cada 9,35 golos marcados e 1 penaltie a seu desfavor em cada 9.3 golos (diferença negativa de 0,05 golos).
O SLB viu ser marcado 1 penaltie a seu favor a cada 9,51 golos marcados e 1 penaltie a seu desfavor em cada 9.2 golos (diferença negativa de 0,31 golos).

As conclusões são fáceis de tirar, não é verdade?

Influência Arbitral disse...

Ao anónimo que comentou as estatísticas que temos aqui no Blog das últimas 12 épocas e que afirmou que tem uma base de dados das últimas 18 épocas , para que possamos confirmar a veracidade dessa informação, tem como nos enviar os registos dos penaltis e expulsões assinalados entre a época 2002/03 a 2007/08 para o email: influenciaarbitral@gmail.com

Anónimo disse...

Já agora, quem é tão afirmativo devia ter mais cuidado com os números.

Passo a exemplificar:

O Benfica em 2010/11 não teve 4 penalties favoráveis. Teve 5.
O Benfica em 2009/10 não teve 10 penalties favoráveis. Teve 11.
O Porto em 2010/11 não teve 4 penalties desfavoráveis. Teve 5.


:)

Anónimo disse...

Mais alguns lapsos:
O Sporting em 2017/18 não teve 62 golos marcados. Teve 63
O Sporting em 2017/18 não teve 22 golos sofridos. Teve 24
O Sporting em 2014/15 não teve 26 golos sofridos. Teve 29

:)

Anónimo disse...

Mas tomemos os números do autor por certo:

SCP 101 penalties favoráveis em 12 épocas => 8.4 penalties por época
FCP 107 penalties favoráveis em 12 épocas => 8.9 penalties por época
SLB 98 penalties favoráveis em 12 épocas => 8.2 penalties por época

Entre o do Benfica e o do Porto existe uma diferença de 0.5 penalties por época. Uau!

SCP 48 penalties desfavoráveis em 12 épocas => 4.0 penalties por época
FCP 27 penalties desfavoráveis em 12 épocas => 2.25 penalties por época
SLB 36 penalties desfavoráveis em 12 épocas => 3.0 penalties por época

Entre o do Benfica e o do Porto existe uma diferença de de 0.75 penalties por época. Uau!

Ou seja o Porto é levado ao colo porque tem em cada campeonato mais 0.5 penalties favoráveis e menos 0.75 penalties desfavoráveis.

Valores sem dúvida perfeitamente escandalosos!!!!

Influência Arbitral disse...

Caro Anónimo, deveria assinar os seu comentários,

Para sugerir correcções em 2009/10 e 2010/11, convém ter a certeza do que se fala, se assim for podes identificar qual é o penalti que deve ser acrescentado aos dados que dispomos no Blog.

Os dados estatísticos deste blog, coincidem com os dados do transfermarkt como pode ver em https://www.transfermarkt.pt/liga-nos/elfmeterschuetzen/wettbewerb/PO1/plus/?saison_id=2009

e em https://www.transfermarkt.pt/liga-nos/elfmeterschuetzen/wettbewerb/PO1/plus/?saison_id=2010

Quanto a diferença de 18 penaltis em 12 épocas, afirmas que dás pouco valor porque é apenas 1,5 penaltis a mais por época, mas não reparas que só por afirmar isso, estás a concluir que existe uma vontade de que domina a arbitragem de conceder vantagem arbitral ao F. C. Porto todos os anos, nem colocas em questão que em condições normais nunca deveríamos ter o mesmo clube a ter sempre vantagens ano após ano, mas sim o normal é que os números tenderem a ser mais equilibrados quanto mais anos tivermos em analisar e não mais distantes e depois tentar ver qual é a vantagem por ano. A titulo de exemplo, uma vantagem de 2 penaltis num ano acontece e tem de ser aceite, não se pode afirmar que há muita interferência arbitral só pelos dados desse único ano, pois tal facto não se vai repetir sistematicamente a favor do mesmo, mas encontrar uma diferença de 20 penaltis em 10 anos ou de 40 penaltis em 20 anos já temos que concluir que os 2 clubes não competiram em condições arbitrais equivalentes nesses 10 ou 20 anos. Não vamos dizer, há é só uma diferença de 2 penaltis por ano, percebes agora.

Anónimo disse...

Escreve o autor e passo a citar: ”Nunca devemos ter o mesmo clube a ter sempre vantagem ano após ano”.

Tem o autor do blogue toda a razão.

E na verdade, e ao contrário, do que afirma de uma forma obsessiva nas páginas desta blogue, tal não acontece.

Elaboremos (para o período entre 2001/02 e 2018/19) um TOP5 do saldos de penalties:

1º) Saldo de 13 penalties : SCP 1 Época 18/19
2º) Saldo de 12 penalties : SCP2 Época 01/02
3º) Saldo de 11 penalties : FCP1 Época 12/13
4º) Saldo de 10 penalties . SCP3 Época 07/08 SLB1 Época 17/18 SLB2 Época 12/13 SLB3 Época 09/10
5º) Saldo de 9 penalties: SCP4 Época 16/17 SCP5 Época 03/04 FCP2 Época 13/14

Façamos agora o ranking dos 3 clubes:
1º) SCP Aparece por 5 vezes
2º) SLB Aparece por 3 vezes
3º) FCP Aparece por 2 vezes

E agora, sr autor do blogue? Não é que o FCP é o clube que aparece menos vezes no TOP5 do ranking dos saldos dos penalties?

E esta, hem?


Influência Arbitral disse...

Os dados que o "anónimo" diz ter de 2001 a 2008, como é óbvio não podemos confirmar serem verdadeiros, pois nós aqui no Blog só temos dados das últimas 12 épocas.
E com base nos dados destas últimas 12 épocas, só não vê que as condições arbitrais são muito mais favoráveis ao F. C. Porto de que todos os seus rivais quem não quer ver.
Por exemplo nesta temporada 2019/20, o Sporting usufruiu de um saldo favorável de 1 penati (7-6), o Benfica usufrui de um saldo de 5 penaltis (8-3) e o F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 10 penaltis (11-1). O F. C. Porto usufruiu do dobro ou mais de penaltis do que todos os rivais, para conseguir conquistar mais pontos que eles, 10 É o dobro de 5 e 10 vezes mais que 1. Sabes que antes de ser assinalado o penalti desfavorável ao Benfica contra o Santa Clara aos 82 minutos o Benfica estava a vencer (em vez de 3 pontos perturbado por essa decisão arbitral ainda perdeu a totalidade desses 3 pontos), antes de Artur Soares Dias assinalar o penalti no Dragão que colocou o Benfica em desvantagem, as equipas estavam a repartir os pontos dessa partida, agora imagina que essa partida tem terminado com esse empate e com o Benfica com 7 pontos de vantagem na liderança, acreditas que seria possível a equipa entrar em crise de confiança que vive atualmente.

Nas ultimas 12 épocas temos:
1º F. C. Porto, que usufruiu de um saldo favorável de 80 penaltis (107 favoráveis-27 desfavoráveis).
2º Benfica, que usufruiu de um saldo favorável de 62 penaltis (98 favoráveis-36 desfavoráveis).
3º Sporting, que usufruiu de um saldo favorável de 52 penaltis (101 favoráveis-49 desfavoráveis).
4º Braga, que usufruiu de um saldo favorável de 3 penaltis (61 favoráveis-58 desfavoráveis).
Alguém no seu perfeito juízo acha possível, com tamanha diferença nos penaltis assinalados, o Braga, o Sporting e o Benfica ainda conseguirem fazer mais pontos que o F. C. Porto. É que o penalti desfavorável assinalado tem um efeito muito nefasto para os candidatos ao titulo, logo é uma grande vantagem para o F. C. Porto, só com os penaltis desfavoráveis que os árbitros assinalam apenas poder sofrer 27 golos, quando obrigam os seus rivais a sofrer 36 (Benfica), 49 (Sporting) e 58 (Braga). É que nos 156 jogos em os candidatos sofrem penaltis desfavoráveis, apenas conquistaram 258 pontos (55% dos pontos possíveis). Esse é o efeito de um candidato ao titulo sofrer um penalti, por isso, o F. C. Porto tem de ser um clube de sorte por não ter nenhum arbitro que tenha conseguido assinalar-lhe mais de 2 penaltis desfavoráveis no acumulado das últimas 12 épocas.

Anónimo disse...

O autor do blogue só não confirma os dados de 2001/02 até 2007/08 porque não quer. Os dados para o fazer estão disponíveis na Internet. Assim haja vontade de os recolher. Vontade essa que parece faltar ao autor do blogue…..
Mas reportemo-nos ao TOP de saldos de penalties anteriormente por mim elaborado e excluamos o período entre 2001/02 e 2007/08, de que o autor não dispõe de dados.

Então temos:

1º) Saldo de 13 penalties : SCP 1 Época 18/19
2º) Saldo de 12 penalties : -----------------
3º) Saldo de 11 penalties : FCP1 Época 12/13
4º) Saldo de 10 penalties . SLB1 Época 17/18 SLB2 Época 12/13 SLB3 Época 09/10
5º) Saldo de 9 penalties: SCP2 Época 16/17 FCP2 Época 13/14

Então e para o período entre 2007/08 e 2018/19 (período para o qual o autor do blogue não tem desculpa de não ter dados), qual é o ranking dos 3 clubes?

1º) SLB Aparece 3 vezes
2º) SCP e FCP Aparecem 2 vezes.

Falemos na época em curso. Se em todos os jogos em que houve expulsões e/ou penalties, os jogos tivessem terminado com o resultado que ocorria à data em que o primeiro desses eventos foi assinalado pelo arbitro, então a classificação actual seria a seguinte:

1º) FCP : 70 pontos - 9 pontos = 61 pontos
2º) SLB : 64 pontos – 7 pontos = 57 pontos
3º) SCP : 55 pontos – 2 pontos = 53 pontos

Ou seja, não o SLB continuava em 2º como a diferença para o 3º (SCP) passava de 9 pontos para os 4 pontos.

Uma nota apenas para assinalar a “censura” que o autor do blogue vai fazendo aos comentários, de modo a fugir a ter de assumir os erros que lhe foram sendo assinalados:

Os erros no total de golos de SCP nas épocas 2014/15 e 2017/18
Os erros nos penalties do SLB nas épocas de 2009/10
Os erros nos penalties do FCP nas épocas de 2010/11

Além da censura, ainda não vi nenhuma linha escrita pelo autor do blogue para comentar o facto de o SLB com João Pinheiro em 9 jogos do SLB ter tido mais 7 pontos, o que compara muito mal com :

Carlos Xistra em 40 jogos do FCP (menos 10 pontos)
Artur Soares Dias em 27 jogos do FCP (menos 9 pontos)
Jorge Sousa em 29 jogos do FCP (menos 5 pontos)

Pode ser que seja desta….

Influência Arbitral disse...

Em relação ao alegado erro que o anónimo, diz existir nos penaltis do SLB na época 2009/10 e FCP na época 2010/11, já numa resposta anterior havíamos mostrado que o nº de penaltis que consta neste blog coincide com o que consta no TRASNFERMARKT. Consegues identificar e indicar site onde podemos confirmar esses penaltis que dizes ter contabilizado nos teus registos e que não constam aqui?
Ter uma base de dados tão completa de 12 anos não é assim tão fácil como pensa, seguramente não é com apenas mais umas 3 ou 4 horas de trabalho que se conseguiria aumentar a base de dados para 18 épocas (já agora porque queres utilizar 18 e não um nº redondo como 20 por exemplo), Como deves compreender são necessárias muitas horas de trabalho, para manter a mesmo nível de informação de qualidade que temos partilhado no blog, mas se consideras assim tão simples de fazer, porque não segues o teu próprio conselho, agrupando facilmente esses dados e os publicas (esses 18 anos ou 20 que tens agregado nos teus registos). Aqui no Blog temos os dados das últimas 12 épocas, que já é uma amostra significativa que representa a força média dos clubes (neste momento estão 379 jogos de cada uma das equipas já agregadas). Não parece ser muito relevante acrescentar dados arbitrais de há 18 anos atrás, afinal de contas quantos árbitros do quadro atual estava a apitar na 1ª Liga há 18 anos atrás?

Influência Arbitral disse...

Quanto ao Top de penaltis que apresenta não faz sentido esqueceres de incluir nela o F. C. Porto 2019/20 que tem um saldo favorável de 10 penaltis. Seguindo o teu raciocínio de Top de penaltis anuais devias ter o seguinte:
1º) Saldo de 13 penalties : SCP1 Época 18/19
2º) Saldo de 11 penalties : FCP1 Época 12/13
3º, 4º e 5º) Saldo de 10 penalties : FCP2 2019/20, SLB1 Época 17/18, SLB2 Época 12/13 (nesta temporada o verdadeiro Top de penaltis foi o F. C. Porto com 11 e não este Benfica)
6º, 7º e 8º) Saldo de 9 penalties: SCP2 Época 16/17, FCP3 Época 13/14, SLB2 Época 2009/10
9º) Saldo de 8 penalties : FCP4 2008/09
10º) Saldo de 7 penalties: SCP3 Época 2013/14 (nesta temporada o verdadeiro Top de penaltis foi o F. C. Porto com 9 e não este Sporting)

Assim no TOP 10 vemos que o clube que teve melhores condições foi:
1º) FCP Aparece 4 vezes (foram mesmo 4 épocas, em que foi o clube com melhor saldo penaltis)
2º e 3º) SCP e SLB, na realidade ambos só tiveram 2 épocas em que realmente foram, o clube com melhor saldo de penaltis (apesar de aparecem 3 vezes).

O que se vê consultando o saldo de penaltis de cada uma das últimas 12 épocas, é que o ano em que o F. C. Porto beneficiou de um saldo menor de penaltis, foi em 2015/16 em que usufruiu de um saldo de 4 penaltis favoráveis, o que foi menos 2 do que o máximo dessa época, ou seja, uma diferença de apenas 2 penaltis não permite justificar com as condições arbitrais o facto de ter conquistado menos 15 pontos que o Benfica e menos 13 do que o Sporting. Em 11 das 12 épocas ter usufruído sempre de um saldo favorável de penaltis superior a 4, quando o Benfica foi obrigado a jogar 5 das 12 épocas com saldo de 4 ou menos penaltis e o Sporting foi obrigado a jogar 6 das 12 épocas com saldo de 4 ou menos penaltis. Em 7 das 12 épocas é o F. C. Porto quem usufruiu de um saldo mais favorável de penaltis.

Não se percebe esta apressada tentativa de tirar conclusões sobre o João Pinheiro, que ainda só foi nomeado para 4 jogos do F. C. Porto e 6 jogos do Sporting. João Pinheiro ainda não assinalou nenhum penalti desfavorável ao F. C. Porto e assinalou o penalti desfavorável ao Benfica aos 82 minutos, que viria a reverter o 3-2 para um 3-4 final, vitória do Santa Clara na Luz e foi nessa 28ª jornada que o Benfica perdeu a liderança partilhada com o F. C. Porto do campeonato. Não faz sentido querer comparar a influencia arbitral que está a ocorrer quando detectamos que existe 5% de diferença no rendimento médio do Benfica para o do F. C. Porto nos jogos apitados João Pinheiro, com o que se detecta nos jogos apitados por Artur Soares Dias, Carlos Xistra e Jorge Sousa. É que estes 3 apitaram em média 32, 29 e 26 jogos de cada um dos 4 candidatos ao titulo, e conseguiram garantir ao F. C. Porto um rendimento superior a todos os outros candidatos ao titulo em mais de 10%. Não estamos a falar de 5% em 4 jogos, isso ocorrerá sempre o difícil de ocorrer é mais de 10% em 32 jogos. Se o João Pinheiro chegar a esse nível de influência após mais de 10 jogos, então a partir dai faz sentido tentar dissecar como ele o conseguiu. 4 jogos não dá para se tirar conclusões estatísticas como qualquer individuo intelectualmente honesto reconhecerá.

Anónimo disse...

“Consegues identificar e indicar site onde podemos confirmar esses penaltis que dizes ter contabilizado nos teus registos e que não constam aqui?”. Aqui vão:

5 Penalties favoráveis SLB 2010/11
Jornada 09: 1 penalty favorável concretizado no jogo SLB-PF
Jornada 12: 1 penalty favorável concretizado no jogo BM-SLB
Jornada 19: 1 penalty favorável falhado no jogo SLB-VG
Jornada 24: 1 penalty favorável concretizado no jogo PF-SLB
Jornada 25: 1 penalty favorável concretizado no jogo SLB-FCP

5 Penalties desfavoráveis FCP 2010/2011
Jornada 8 : 1 penalty desfavorável concretizado no jogo FCP-UL
Jornada 13 : 1 penalty desfavorável falhado no jogo FCP-VS
Jornada 16 : 1 penalty desfavorável concretizado no jogo FCP-NAV
Jornada 25 : 1 penalty desfavorável concretizado no jogo SLB-FCP
Jornada 28 : 1 penalty desfavorável concretizado no jogo VS-FCP

11 Penalties favoráveis SLB 2009/10
Jornada 01: 1 penalty favorável falhado no jogo SLB-MAR
Jornada 02: 1 penalty favorável falhado no jogo VG-SLB
Jornada 03 : 1 penalty favorável concretizado no jogo SLB-VS
Jornada 05 : 1 penalty favorável concretizado no jogo UL-SLB
Jornada 06 : 1 penalty favorável concretizado no jogo SLB-LEIX
Jornada 08 : 2 penalties favoráveis concretizados no jogo SLB-NAC
Jornada 16 : 1 penalty favorável concretizado no jogo MAR-SLB
Jornada 18: 1 penalty favorável falhado no jogo VS-SLB
Jornada 23: 1 penalty favorável falhado no jogo NAC-SLB
Jornada 28 : 1 penalty favorável concretizado no jogo SLB-OLH


Quanto à base de dados é evidente que uma base de dados de 19 épocas dá trabalho (bastante mais que uma de 12 épocas).

Por certo que o autor do blogue não coloca em questão que a representatividade de um base de dados de 19 épocas (com uma dimensão de 1.5 vezes da dimensão da BD do autor do blogue) é muito superior à representatividade de uma BD de 12 épocas, não é verdade?

Diz o autor do blogue”

“Não parece ser muito relevante acrescentar dados arbitrais de há 18 anos atrás, afinal de contas quantos árbitros do quadro atual estava a apitar na 1ª Liga há 18 anos atrás?”


É muito curiosa esta afirmação do autor do blogue. Nomeadamente se pensarmos que ainda no passado dia 11 de Junho tenha colocado um post (http://influenciaarbitral.blogspot.com/search?q=bando) em que elencava um conjunto de 5 arbitros com que (na tese do autor) o CA “garantia quem é campeão em Portugal”).
E porquê?
Porque dos 5 árbitros elencados pelo autor do blogue nesse post (Olegário Benquerença, Pedro Proença, Jorge Sousa, Artur Soares Dias e Carlos Xistra) 2 eles há muitos anos que já não apitam.

E os restantes 3 (Jorge Sousa,Artur Soares Dias ,Carlos Xistra) não começaram a apitar em 2008/09 (1º ano da BD do autor do blogue) e já estavam a apitar muito antes dessa data, o que quer dizer que uma análise estatística dos seus dado reportada a 18 épocas é muito mais significativa que uma a 12 anos.

:)

Anónimo disse...

1º ponto) “Não faz sentido esqueceres de incluir nela o FCP 2019/2020 que tem um saldo favorável de 10 penalties”
Meu caro o que não faz sentido é comparar dados de épocas completas com dados de uma época que ainda não terminou.
2º ponto) TOP 5 versus Top 10
Meu caro autor do blogue, a grande diferença entre o TOP5 por mim elaborado e o seu TOP 10 é que no meu os números que lhe estão subjacente afastam-se muito mais da “normalidade” do que os números do seu TOP10. No meu caso o TOP 10 encerra-se com um saldo de 9 penalties, enquanto que no seu encerram-se com um saldo de 7 penalties.
3º ponto) O seu 3º parágrafo (o que se inicia por “O que se vê consultando o saldo de penalties”) é uma salgalhada e está, como é seu costume, com erros. Isto para não falar na tentativa de manipulação usando critérios diferentes para a mesma situação,
Comecemos pela salgalhada: “ …., ou seja, uma diferença de apenas 2 penalties não permite justificar com as condições arbitrais o facto de ter conquistado menos 15 pontos que o Benfica e menos 13 o Sporting.”

Alguma vez viu escrito por mim que o Porto não ganhou qualquer título por causa de erros arbitrais ocorridos porque o CA nomeou numa estratégia bem definida os árbitros x,y e z para beneficiar o Porto e/ou prejudicar o Benfica (como é defendido na sua tese)?
Meu caro, essa é a sua tese. Que convenientemente passa por cima de” vamos ter a celebrar as missas os padres por nós escolhidos”. Esta citação lembra-lhe alguma coisa?

Vamos à parte dos erros:
“Em 11 das 12 épocas ter usufruído sempre de um saldo favorável de penalties superior a 4”.
Para começar meu caro o seu sempre está claramente fora do contexto. Seria “sempre” se tivesse ocorrido na totalidade da amostra. Se ocorreu em 11 das 12 épocas não foi “sempre”.
E depois meu caro não foram 11 as vezes em que o Porto usufruiu de um saldo de penalties favorável superior a 4 penalties. Foram 9.
Curioso é que já não aplica este critério (“saldo favorável de penalties superior a 4”) quando aborda o seu Benfica.
Se o aplicasse que conclusões é que se poderiam tirar?

1ª) No seu Benfica seriam 7 as vezes em que ocorreu.
2ª) No período de 12 épocas por si escolhido o Porto teve 2 épocas com um saldo igual ou superior a 10 penalties. O Benfica teve 3. Mais uma que o FCP.
E todos sabemos que são mais invulgares saldos superiores a 10 do que saldo superiores a 4.
By the way sabia que a média, repito a média, do saldo de penalties do SCP, SLB e SCP entre 2001/02 e 2018/19 foi de 4,85 penalties e que o respectivo desvio-padrão do saldo de penalties dos 3 clubes (não sei se sabe o que é o desvio-padrão, se o sabe calcular e para o que é que serve) foi de 3,37 penalties?

Anónimo disse...

4º ponto) João Pinheiro

Esta parte é muito interessante. Eu não tirei nenhumas conclusões dos números do João Pinheiro relativamente ao Porto e ao Sporting. Limitei-me a comparar os números de João Pinheiro nos jogos do Benfica com os números de ASD,CX e JS nos jogos do FCP.
Vejamos:
ASD
Desde que começou a apitar jogos envolvendo FCP/SCP e SLB (em 2005/06) e até ao final da época 2018/19 decorreram 14 temporadas. Nessas 14 temporadas apitou 27 jogos do FCP.
Usando o critério por muitas vezes anteriormente referido o Porto teria tido menos 9 pontos do que os pontos que na realidade obteve. Ou seja, menos 0,33 pontos por jogo. Ou ainda menos 1 ponto por cada 3 jogos do FCP que apitou.
CX
Desde 2001/02 e até ao final da época 2018/19 decorreram 18 temporadas. Nessas 18 temporadas apitou 40 jogos do FCP.
Usando o critério por muitas vezes anteriormente referido o Porto teria tido menos 10 pontos do que os pontos que na realidade obteve. Ou seja, menos 0,25 pontos por jogo. Ou ainda menos 1 ponto por cada 4 jogos do FCP que apitou
JS
Desde que começou a apitar jogos envolvendo FCP/SCP e SLB (em 2002/03) e até ao final da época 2018/19 decorreram 17 temporadas. Nessas 17 temporadas apitou 29 jogos do FCP.
Usando o critério por muitas vezes anteriormente referido o Porto teria tido menos 5 pontos do que os pontos que na realidade obteve. Ou seja, menos 0,17 pontos por jogo. Ou ainda menos 1 ponto por cada 6 jogos do FCP que apitou.

Vejamos os números de João Pinheiro.

Desde que começou a apitar jogos envolvendo FCP/SCP e SLB (em 2016/17) e até ao final da época 2018/19 decorreram 3 temporadas. Nessas 3 temporadas apitou 9 jogos do SLB.
Usando o critério por muitas vezes anteriormente referido o Benfica teria tido menos 7 pontos do que os pontos que na realidade obteve. Ou seja, menos 0,78 pontos por jogo. Ou seja, basicamente 1 ponto por cada jogo (contra 1 ponto em 3 jogos do FCP com ASD, 1 em 4 do CX e 1 em 6 de JS)

Mas existem ainda duas outras vertentes curiosas nos números de João Pinheiro.
Uma é a seguinte.
ASD (desde que começou a apitar jogos dos 3 grandes) só na 9ª temporada é que chegou ao 9º jogo do campeonato nacional envolvendo o Porto.
CX (desde que começou a apitar jogos dos 3 grandes) só na 6ª temporada é que chegou ao 9º jogo do campeonato nacional envolvendo o Porto.
JS (desde que começou a apitar jogos dos 3 grandes) só na 7ª temporada é que chegou ao 9º jogo do campeonato nacional envolvendo o Porto.
E João Pinheiro? Apenas precisou de 3 temporadas para chegar ao 9º jogo envolvendo o SLB. Menos de metade das temporadas que CX e JS. 1/3 dos números de ASD.

A segunda também é curiosa.
Vejamos o mix SCP/FCP/SLB dos referidos 4 árbitros.
ASD
38% para os jogos envolvendo o SCP. 28% no caso do FCP. E 34% no caso do SLB
CX
37% para os jogos envolvendo o SCP. 36% no caso do FCP. E 26% no caso do SLB
JS
34% para os jogos envolvendo o SCP. 30% no caso do FCP. E 37% no caso do SLB
JP
29% para os jogos envolvendo o SCP. 18% no caso do FCP. E 53% no caso do SLB.

Ou seja, no trio ASD/JS e JP o máximo que um dos três obteve foi de 38%. No caso de João Pinheiro, temos uns espantosos 53%.
Consegue o autor do blogue apontar um árbitro que seja que tenha números iguais ou superiores aos de João Pinheiro?
Não fique acanhado. Esteja à vontade para o fazer.

O autor do blogue vocifera repetidamente quanto às arbitragens de ASD, CX e JS e quanto às razões das nomeações desses árbitros por parte do CA para os jogos envolvendo os 3 grandes.
Ao compilar estes números confesso que me lembrei dos padres e das missas. Como é que era mesmo o texto do mail?
Não era “Vamos ter os padres que escolhemos e ordenámos, nas missas que celebramos, temos é de rezar e cantar bem” ? 

Influência Arbitral disse...

Caro Anónimo,

Agradecemos todas as pelas informações que permitem a melhoria a base de dados.
O penalti sofrido pelo F. C. Porto contra o Setúbal foi na 28ª jornada da época 2010/11 e não na época 2009/10, mantém-se o total de penaltis desfavoráveis nas últimas 12 épocas (27). Já confirmado e corrigido na base de dados e também foram acrescentados o penalti desperdiçado na 19ª jornada da época 2010/11 e o convertido na 5ª jornada da época 2009/20 para o Benfica. Neste momento, é óbvio que todos os clubes em Portugal, prefeririam ter jogado esses 380 jogos, usufruindo de um saldo favorável de 81 penaltis, ninguém trocaria isso para jogar os mesmos jogos só com um saldo de 64 penaltis favoráveis. Para o Benfica usufruir de uma vantagem de 17 penaltis sobre o F. C. Porto teria de ter mais 34 penaltis favoráveis, nessa circunstância inevitavelmente conquistaria mais pontos do que conquistou, certo?

Aqui no blog faz-se referência aos 5 árbitros que o C. A. utilizou para definir quem é campeão em Portugal, pois Artur Soares Dias, Carlos Xistra e Jorge Sousa, são os 3 árbitros que em média dirigiram mais jogos dos 4 candidatos ao título nas últimas 12 épocas e Pedro Proença e Olegário Benquerença também o eram até se retiraram (apitaram 19 dos últimos 24 clássicos), o que é incrível, uma vez que mesmo que se quisesse procurar um outro arbitro que desse maior garantia favorável ao F. C. Porto, não encontraria nenhum outro para apitar o Benfica-F. C. Porto, logo este dado estatístico demonstra que o C. A. escolheu para aproximadamente 80% dos clássico, o arbitro que garantia a maior vantagem arbitral possível para o F. C. Porto.

Se o F. C. Porto e o Benfica nestas 380 jornadas, conquistam 80% dos pontos possíveis, mas com o BANDO DOS 5 existe uma diferença de 17% favorável ao F. C. Porto. Convenhamos, que não é normal encontrarmos diferenças superiores a 10% quando separarmos dos 380 jogos um lote alargado de jogos, quer sejam os 30 de um campeonato quanto mais em cento e poucos jogos, tal como não é normal haver nesses pouco mais de 100 jogos, uma diferença de 29 penaltis favoráveis ao F. C. Porto. É que este BANDO DOS 5 apitou 65% dos confrontos diretos do F. C. Porto contra os outros 3 candidatos ao titulo e controlaram 80% dos confrontos diretos entre as 2 únicas equipas que conquistaram títulos de campeão nas últimas 12 épocas. Consegues perceber a importância e a diferença que esses penaltis fizeram na luta pelo titulo, logo não faz sentido querer equiparar o efeito do BANDO DOS 5 nas contas do titulo com os 4 jogos do F. C. Porto apitados pelo João Pinheiro. Quem já deu provas de que garante o sucesso desportivo do F. C. Porto é o BANDO DOS 5 e não o João Pinheiro, se calhar é por causa disso que só foi nomeado para 4 jogos do F. C. Porto, pois o C. A. utiliza preferencialmente os árbitros que garantem que só o F. C. Porto tem condições para ser campeão em Portugal. Fazia sentido, o Benfica se queixar que o C. A. lhe prejudicava nas nomeações, se eles somente tivessem nomeado Artur Soares Dias, Carlos Xistra, jorge Sousa ou Pedro Proença para 4 jogos do Benfica nas últimas 12 épocas? Os árbitros que fazem a diferença são estes que apitaram muitos jogos, conseguindo diferenciar muito o rendimento médio dos clubes candidatos ao titulo (+10% de diferença para o principal rival em 30 jogos é muito raro de acontecer).

Anónimo disse...

1º) Jorge Sousa apitou 8 desses 38 jogos (21%)
Até ao final da época 18/19 o Porto nos jogos apitados por Jorge Sousa acabou com mais 0.17 pontos por jogo do que se nos jogos em que ocorreram penalties/expulsões o jogo tivesse terminado com o resultado quando a primeira dessa ocorrência teve lugar.
Já o Benfica teve mais 0.22 pontos por jogo
SLB 1FCP 0.
Refira-se que em nenhum dos 8 jogos (0%) entre FCP e SLB apitados por Jorge Sousa o resultado final seria modificado caso o resultado fosse o que existia à data da 1ª expulsão/penalti. Em 6 dos 8 jogos (75% dos jogos) não houve nem penalties nem expulsões
2º) Artur Soares Dias apitou 6 desses 38 jogos (16%).
Até ao final da época 18/19 o Porto nos jogos apitados por ASD acabou com mais 0.33 pontos por jogo do que se nos jogos em que ocorreram penalties/expulsões o jogo tivesse terminado com o resultado quando a primeira dessa ocorrência teve lugar.
Já o Benfica teve mais 0.18 pontos por jogo
SLB 1FCP 1.
Refira-se que apenas em 1 dos 6 jogos (17%) entre FCP e SLB apitados por ASD o resultado final seria modificado caso o resultado fosse o que existia à data da 1ª expulsão/penalti. Em 4 dos 6 jogos (67% dos jogos) não houve nem penalties nem expulsões.
3º) Pedro Proença apitou 5 desses 38 jogos (13%)
O Porto nos jogos apitados por PP acabou com mais 0.26 pontos por jogo do que se nos jogos em que ocorreram penalties/expulsões o jogo tivesse terminado com o resultado quando a primeira dessa ocorrência teve lugar.
Já o Benfica teve mais 0.04 pontos por jogo
SLB 1FCP 2.
Em 2 dos 5 jogos (40%) entre FCP e SLB apitados por ASD o resultado final seria modificado caso o resultado fosse o que existia à data da 1ª expulsão/penalti. Em 3 dos 5 jogos (60% dos jogos) não houve nem penalties nem expulsões.

4º) Lucílio Baptista apitou 4 desses 38 jogos (10%)
O Porto nos jogos apitados por LBAPT acabou com menos 0.06 pontos por jogo do que se nos jogos em que ocorreram penalties/expulsões o jogo tivesse terminado com o resultado quando a primeira dessa ocorrência teve lugar.
Já o Benfica teve mais 0.10 pontos por jogo
SLB 2 FCP 2.
Em nenhum dos 4 jogos (0%) entre FCP e SLB apitados por LBAPT o resultado final seria modificado caso o resultado final fosse o que existia à data da 1ª expulsão/penalti. Em 2 dos 4 jogos (50 % dos jogos) não houve nem penalties nem expulsões.

Anónimo disse...

5º) João Ferreira apitou 4 desses 38 jogos (10%)
O Porto nos jogos apitados por JF acabou com mais 0.14 pontos por jogo do que se nos jogos em que ocorreram penalties/expulsões o jogo tivesse terminado com o resultado quando a primeira dessa ocorrência teve lugar.
Já o Benfica teve mais 0.41 pontos por jogo
SLB 3 FCP 2.
Em nenhum dos 4 jogos (0%) entre FCP e SLB apitados por LBAPT o resultado final seria modificado caso o resultado final fosse o que existia à data da 1ª expulsão/penalti. Em nenhum dos 4 jogos (0 % dos jogos) houve nem penalties nem expulsões.
6º) Olegário Benquerença apitou 2 desses 38 jogos (5%)
O Porto nos jogos apitados por OB acabou com mais 0.346 pontos por jogo do que se nos jogos em que ocorreram penalties/expulsões o jogo tivesse terminado com o resultado quando a primeira dessa ocorrência teve lugar.
Já o Benfica teve mais 0.353 pontos por jogo
SLB 4 FCP 2.
Em nenhum dos 2 jogos (0%) entre FCP e SLB apitados por OB o resultado final seria modificado caso o resultado final fosse o que existia à data da 1ª expulsão/penalti. Nos 2 jogos (100 % dos jogos) houve penalties e/ou expulsões.
7º) António Costa apitou 2 desses 38 jogos (5%)
O Porto nos jogos apitados por ACOST acabou com os mesmos pontos por jogo do que se nos jogos em que ocorreram penalties/expulsões o jogo tivesse terminado com o resultado quando a primeira dessa ocorrência teve lugar.
Já o Benfica teve mais 0.22 pontos por jogo
SLB 5 FCP 2.
Em nenhum dos 2 jogos (0%) entre FCP e SLB apitados por ACOOST o resultado final seria modificado caso o resultado final fosse o que existia à data da 1ª expulsão/penalti. Em 1 dos 2 jogos (50 % dos jogos) houve penalties e/ou expulsões.
8º) Duarte Gomes apitou 2 desses 38 jogos (5%)
O Porto nos jogos apitados por DGOM acabou com mais 0.08 pontos por jogo do que se nos jogos em que ocorreram penalties/expulsões o jogo tivesse terminado com o resultado quando a primeira dessa ocorrência teve lugar.
Já o Benfica acabou com os mesmos pontos por jogo.
SLB 5 FCP 3.
Em nenhum dos 2 jogos (0%) entre FCP e SLB apitados por ACOST o resultado final seria modificado caso o resultado final fosse o que existia à data da 1ª expulsão/penalti. Em 1 dos 2 jogos (50 % dos jogos) houve penalties e/ou expulsões.
A partir daqui não houve mais nenhum árbitro nomeado por mais de uma vez pelo CA para jogos do FCP/SLB. Os referidos 8 árbitros que apitaram que um jogo (cada um) asseguraram 33 dos 38 jogos (87 % dos total dos jogos)
5 desses 8 árbitros “beneficiaram” mais o Benfica do que o Porto nos jogos desses clubes por eles apitados (JSOUS, LBAPT, JF, OB e ACOST). 3 desses 8 árbitos “beneficiaram” mais o Portodo que o Benfica nos jogos desses clubes por eles apitados (ASD, PP e DGOM)
Em 3 dos 33 jogos (10%) apitados por esses 8 árbitros haveria modificação do resultado final nos jogos em que ocorreram penalties e/ou expulsões.
Em 19 dos 33 jogos (58%) houve penalties e/ou expulsões.
Donde se deduz que a teoria do autor do blogues (que o CA escolheria os árbitros com o objectivo de beneficiar o Porto e prejudicar o Benfica) não tem qualquer adesão à realidade.
5-3 a favor do Benfica. Só em 10% dos jogos do árbitros que apitaram por mais de uma vez jogos do FCP/SLB é que teriam ocorrido modificação do resultado final nos jogos em que ocorreram penalties e/ou expulsões.
Uma nota para referir que o Porto venceu 11 jogos no Dragão e 8 jogos na Luz, tendo empatado 5 jogos no Dragão e 7 na Luz. Teve 3 derrotas no Dragão e 4 na Luz. Ou seja venceu 50% dos jogos, empatou 32% e perdeu 18%.
O Porto obteve 69 dos 114 pontos em disputa, ou seja e por época, conquistou 3.63 pontos dos 6 pontos possíveis.
O Benfica obteve 33 dos 114 pontos em disputa, ou seja e por época, conquistou 1.74 pontos dos 6 pontos possíveis.

Anónimo disse...

Uma nota para tornar a abordar o caso do João Pinheiro. Seria difícil que o autor do blogue arranjasse um texto mais atabalhoado para tentar justificar os números do referido árbitro.

Passo por cima da tese de que “o C. A. utiliza preferencialmente os árbitros que garantem que só o F. C. Porto tem condições para ser campeão em Portugal.”. Já abordada na 1ª parte deste comentário.
Mas o que dizer quando o autor faz uma analogia com uma possível nomeação para 4 jogos do Benfica de ASD, CXIST, JSOUS e PPROEN?
ASD tem desde 2001/02 213 jogos da 1ª divisão. CXIST tem 270. JSOUS tem 220. PProenc tem 175.
João Pinheiro tem 64 jogos.
A quota do FCP nos jogos dos 3 grandes apitados por ASD é de 28%. A de CXIST é de 36%. A de JSOUS é de 30%. A de PPROEN é de 34%. A de João Pinheiro nos jogos do Benfica é 53%.

O “benefício” do FCP no s jogos apitados por ASD, CXIST, JSOUS e PPROEN é de 0.33, 0.25, 0.17 e 0.26 pontos por jogo, respectivamente.
O do Benfica com João Pinheiro é de 0.78 pontos por jogo.

O Porto ao fim de 27 jogos apitados por ASD “beneficiou” de 9 pontos.
O Porto ao fim de 40 jogos apitados por CXIST “beneficiou” de 10 pontos.
O Porto ao fim de 29 jogos apitados por JSOUS “beneficiou” de 5 pontos.
O Porto ao fim de 27 jogos apitados por ASD “beneficiou” de 7 pontos.

O Benfica ao fim de 9 jogos apitados por João Pinheiro “beneficiou” de 9 pontos.


Será preciso dizer mais qualquer coisa?

Influência Arbitral disse...

Não me posso referir ao que afirma ter ocorrido em 18 épocas, no blog só podemos confirmar como verdadeiros os dados estatísticos arbitrais das últimas 12 épocas.
E estes demonstram claramente que nesse período em analise o rendimento médio do Benfica e do F. C. Porto tem sido muito semelhante, no geral nesses 380 jogos, conquistaram em média 80% dos pontos, mas com cada árbitro em concreto, temos que:
1º Artur Soares Dias, foi o arbitro mais vezes utilizado pelo C. A. para os jogos que decidem o campeão, em média apitou 32 jogos de cada 1 dos 4 candidatos ao titulo. Nos seus jogos permitiu ao F. C. Porto a conquista de 79,3% dos pontos possíveis em 29 jogos (concedendo-lhe um saldo favorável de 9 penaltis) e apenas permitiu ao Benfica conquistar 66,7% dos pontos possíveis em 33 jogos (penalizando-lhe com um saldo desfavorável de 2 penaltis). Aqui já deves reparar que em condições arbitrais normais nunca um candidato ao titulo após 33 jogos iria cometer mais penaltis na sua área do que os que obrigou os seus adversários a cometer. Não restam dúvidas qual é o clube que ele favorece, o objetivo de prejudicar o Benfica é simplesmente uma das formas de beneficiar o F. C. Porto.
2º arbitro mais vezes utilizado pelo C. A. para os jogos que decidem o campeão, foi o Carlos Xistra que, em média apitou 29 jogos de cada 1 dos 4 candidatos ao titulo. Nos seus jogos permitiu ao F. C. Porto a conquista de 81,8% dos pontos possíveis em 33 jogos (concedendo-lhe um saldo favorável de 10 penaltis) e apenas permitiu ao Benfica conquistar 73,6% dos pontos possíveis em 24 jogos (concedendo-lhe um saldo favorável de apenas 2 penaltis). Ou seja concedeu ao F. C. Porto 5 vezes mais penaltis que ao Benfica, não restam dúvidas qual é o clube que ele favorece!
3º arbitro mais vezes utilizado pelo C. A. para os jogos que decidem o campeão, foi o Jorge Sousa que, em média apitou 26 jogos de cada 1 dos 4 candidatos ao titulo. Nos seus jogos permitiu ao F. C. Porto a conquista de 71,8% dos pontos possíveis em 26 jogos (concedendo-lhe um saldo favorável de 5 penaltis) e apenas permitiu ao Benfica conquistar 60,5% dos pontos possíveis em 27 jogos (concedendo-lhe um saldo favorável de apenas 1 penaltis). Ou seja concedeu ao F. C. Porto 5 vezes mais penaltis que ao Benfica, não restam dúvidas qual é o clube que ele favorece! Aliás ele consegue transforma o Benfica numa equipa que nunca pode aspirar a ser candidato ao titulo, é impossível uma equipa que conquiste apenas 60,5% poder lutar pelo titulo na 2ª volta, com estas % após 17 jornadas só pode lutar pelo 4º ou 5º lugar nunca pelos 2º primeiros lugares da classificação. Estes são os registos do Jorge Sousa nas ultimas 12 épocas em que o F. C. Porto e o Benfica tiveram equipas muito iguais, agora se me dizes que nos 6 anos anteriores ele que o F. C. Porto ganhava muito facilmente os campeonatos, nessa altura o Jorge Sousa não diferenciava tantos as equipas. Sem ter aperceberes só vens confirmar as minhas suspeitas, o objetivo não é perseguir o Benfica, estes dados resultam simplesmente na ânsia de favorecer o sucesso desportivo do F. C. Porto, como tal o principal rival acaba sendo prejudicado por tabela.

Influência Arbitral disse...

Do Pedro Proença e Olegário Benquerença nem vale a pena falar tal é a diferença!
Estes 5 árbitros apitar 8 em cada 10 dos clássicos disputados nas ultimas 12 épocas e como só o Benfica e o F. C. Porto conquistaram títulos nesses período e todos estes árbitros diferenciaram muito o rendimento médio que permitiram aos 2 clubes, só podemos concluir que o C. A. os utilizou para dar vantagem arbitral ao F. C. Porto. Convenhamos, quando vemos que o arbitro do clássico tem todos a mesma tendência arbitral (em conjunto permitiram o F. C. Porto usufruir de um saldo favorável de 322 penaltis nos 113 jogos que apitaram e ao Benfica apenas um saldo favorável de 3 penaltis nos 103 jogos que apitaram). Onde é que há duvida que o C. A. esta a beneficiar o F. C. Porto nestas últimas 12 épocas, quando constatamos que entre 2 equipas como o mesmo potencial para conquistar pontos, em pouco mais de 100 jogos, o arbitro escolhido para o clássico (BANDO DOS 5) concedeu uma vantagem de 29 penaltis para o F. C. Porto. Para teres uma ideia da enormidade da diferença que estamos a falar, imagina que tinha acontecido o inverso, ou seja para tal nesses pouco mais de 100 jogos o Benfica teria de ter usufruído de mais 58 penaltis favoráveis, para assim competir com o F. C. Porto usufruindo de uma vantagem de 29 penaltis no arbitro nomeado para o confronto direto. Como portista que és acreditas mesmo que não seria prejudicial para o teu clube, esse cenário do Benfica a usufruir de mais 58 penaltis com o árbitro que o C. A. decidisse nomear para 80% dos confrontos diretos entre os 2 clubes rivais?

Quando João Pinheiro tiver dados estatísticos com uma amostra relevante, analisa-se aqui com base em dados estatísticos, agora com apenas 4 jogos, lá porque ainda nunca assinalou 1 penalti desfavorável não vamos estar aqui a afirmar que ele nunca assinala penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, obviamente que é mais difícil de compreender quando ele tiver 20 jogos do F. C. Porto apitados, ou como o Jorge Sousa que em 26 jogos do F. C. Porto só conseguiu assinalar 1 penalti contra o F. C. Porto. Não acontecer faltas na área em 4 jogos até pode acontecer, o que não acontece é apenas 1 falta na área em 26 jogos!

Anónimo disse...

1º) Fiabilidade da Base de dado do autor
A BD do autor tem mais furos que um coador.
Já anteriormente foram identificados erros:
Nos penalties favoráveis do SLB em 10/11
Nos penalties desfavoráveis do SLB em 09/10
Nos penalties desfavoráveis do FCP em 10/11
Nos golos marcados do SCP em 17/18
Nos golos sofridos do SCP em 17/18
Nos golos sofridos do SCP em 14/15

Aqui vai mais um. O FCP não teve nos jogos apitados por ASD no período 08/09 a 19/20 um saldo favorável de 9 penalties. Fica aqui o convite para o autor do blogues listar os penalties que deram origem a esse saldo favorável.

2ª) Qualidade de uma base de dados
Uma das primeiras coisas que se prende em estatística é que quanto maior for a amostra melhores são as conclusões que dela podem ser retiradas.
Encontram-se disponíveis na Internet dados desde 01/02. O autor do blogue recorre a dados de árbitros que já em 01/02 apitavam jogos do SCP/FCP e SLB. Seria normal que para melhorar a qualidade da sua BD o autor do blogue dedicasse mais um par de horas à sua recolha. Mas o autor do blogue não o faz. Já todos percebemos porque é que não o faz. Nem nos casos em que essa recolha não introduz particamente trabalho adicional, como é caso de jogos entre o FCP e o SLB. Estamos a falar de recolher dados de 14 jogos. Mas nem assim o autor o faz.
Até agora não foi apontado pelo autor do blogue nenhum erro aos muitos números por mim referenciados, sendo que o autor foge sistematicamente ao único critério objectivo para determinação de um eventual beneficio arbitral : quais seriam nos jogos em que ocorreram penalties/expulsões os resultados caso os jogos terminassem com o resultado que ocorria quando da ocorrência da expulsão/penalty?
Tudo o resto é (quando se procura determinar se um determinado clube obteve um determinado resultado como consequência de uma determinada decisão arbitral) especulação pura e dura e resulta de colocar no mesmo saco coisas que são de sacos diferentes.
Uma coisa é um clube beneficiar de um penalty quando se encontra empatado. Uma outra coisa completamente diferente é beneficiar de um penalty quando se encontra ganhar (por 1-0, 20 ou 3-0). A análise do autor foge desta análise como o diabo da cruz, refugiando-se em % de pontos….

3º) Quando chegamos à questão de João Pinheiro ressalta de imediato má-fé do autor do blogue.

Com efeito e ao contrário do que repetidamente o autor do blogue afirma, o que está em questão não são os 5 jogos do SCP apitados por João Pinheiro até ao final da época 2018/2019. Nem os 3 jogos do FCP apitados por este arbitro.

O que está em questão é:
1º) O critério de nomeação de João Pinheiro para os 9 jogos do SLB
Foram precisas apenas 3 temporadas para JPINH atingir a referida marca de 9 jogos. No caso de ASD/FCP foram precisas 9 temporadas. No caso de CX 6 temporadas. No caso de JSOUS 7 temporadas.
JPINH apitou até ao final da época 2018/19 mais jogos do SLB do que o somatório dos jogos do FCP e SCP.
Esclarecedor, não é verdade?

2º) O que resulta das arbitragens de JPINH nos jogos do SLB por comparação com as arbitragens de SD/CX/JSOUS nos jogos do FCP.

JPINH apitou até ao final de 18/19 9 jogos do SLB. Nesses 9 jogos o SLB teve um “benefício de 7 pontos.

O FCP teve com ASD um beneficio de 6 pontos em 33 jogos.
O FCP teve com CX um beneficio de 10 pontos em 40 jogos.
O FCP teve com CX um beneficio de 5 pontos em 29 jogos.

Já diz o povo que “o pior cego é aquele que não quer ver”.
E o autor do blogue não quer mesmo ver.