sábado, 6 de junho de 2020

A diferença que faz ter o Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra a trabalhar para um objectivo

Esta temporada existe um Benfica antes e outro depois dos actos de violência no desporto (ocorridos na 20ª jornada no Dragão e 25ª jornada-Tondela, período em que o Benfica só venceu 1 vez). A equipa de Bruno Lage começou a época 2019/20 em alto rendimento (nas primeiras 19 jornadas conseguiu 18 vitórias),  em linha com o extraordinário rendimento que já tinha protagonizado na época anterior em que vencendo 18 dos 19 jogos que orientou na sua época de estreia, conseguir ganhar mais 9 pontos que o F. C. Porto de Sérgio Conceição. E olhe que não é nada fácil conseguir fazer mais 9 pontos, que o F. C. Porto nas condições arbitrais em que é disputado a Liga Portuguesa (é que para os confrontos entre candidatos, o C.A. nomeia sistematicamente, Artur Soares Dias, Jorge Sousa ou Carlos Xistra, que garantem estatisticamente que só um clube pode ser campeão em Portugal, o F. C. Porto). No confronto directo com o F. C. Porto, Bruno Lage perdeu com Jorge Sousa na 1ª volta e com Artur Soares Dias na 2ª volta e o ano passado teve de ter uma equipa muito bem preparada para conseguir vencer no Dragão, depois de o Jorge Sousa ter inventado um insólito duplo amarelo de modo a colocar o Benfica em inferioridade numérica, bastava um Porto minimamente competente para não perder contra 10 benfiquistas para garantir a conquista do campeonato 2018/19 e fazer o Bruno Lage parecer incompetente. É por existir uma tendência arbitral evidente que todos treinadores do Benfica são incompetentes nos jogos apitados por estes 3 árbitros. Mesmo o Jorge Jesus, hoje reconhecido como um grande treinador por todos, que apresentou equipas com elevado rendimento médio nos 6 anos que esteve no Benfica e nas 3 épocas que esteve no Sporting, nunca conseguiu um bom rendimento médio nos jogos apitados pelo Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra. Este trio que resta do BANDO DOS 5 tem um claro objectivo, não permitir que nenhuma equipa obtenha um rendimento pontual que, possa por em perigo os objectivos desportivos do. F. C. Porto. Só assim, se compreende que tenham assinalado 26 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e apenas metade disso ao Benfica (13 penaltis favoráveis) e tenham castigado o Benfica com 13 penaltis desfavoráveis, quando só foram capazes de assinalar 5 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto.


Artur Soares Dias ao permitir que passassem impunes as agressões do Marega e do Pepe, iniciou o período em que o Benfica em 6 jornadas perdeu 2 vezes, empatou 3 e apenas venceu 1 vez.


Os assíduos frequentadores deste blog já sabem, mas todos deveriam saber que:
  • No agregado das últimas 12 épocas, em 375 jogos disputados, o Benfica conquistou 901 pontos (obteve saldo favorável de 604 golos) e o F. C. Porto conquistou 900 pontos (obteve saldo favorável de 583 golos). Esta pequena diferença de 1 ponto e 21 golos, deixa transparecer que o nível médio dos planteis do Benfica tem sido ligeiramente superior aos do F. C. Porto (tendência que se confirma em 2019/20, pois 5 destes 21 golos de diferença ocorreram já com os actuais plantéis do Benfica e do F. C. Porto). Apenas 5 golos de diferença em 25 jogos, indicia que ambas os plantéis tem potencial, para se sagrar campeão. Logo, ter árbitros favoráveis a apitar o confronto directo destas 2 equipas seria sempre uma grande vantagem, algo que o Conselho de Arbitragem, mais uma vez concedeu ao F. C. Porto, com a nomeação dos portuenses Jorge Sousa e Artur Soares Dias, para esses jogos. Todos compreendem a importância estes 2 jogos, é que estão em disputa 12 pontos para os principais candidatos, equipas quase da mesma valia!
  • No geral ao longo dos anos, o rendimento pontual oficial destes 2 clubes tem sido muito semelhante, logo em condições de normalidade arbitral, o mais expectável seria encontrarmos maioritariamente árbitros com os quais os 2 clubes apresentam um rendimento médio equiparável, a serem os nomeados para apitar a maioria dos 24 confrontos directos entre estes 2 únicos clubes que conquistaram campeonatos neste período. Só que não foi isso que aconteceu na realidade, pois sistematicamente foram nomeados para esses jogos o BANDO DOS 5, que apitaram 19 dos últimos 24 clássicos (Benfica-F. C. Porto). Consultado os dados, detecta-se uma clara tendência do Conselho de Arbitragem em conceder vantagem arbitral ao F. C. Porto. Os dados estatísticos nos permite facilmente comprovar que, a nomeação dos portuenses Jorge Sousa e Artur Soares Dias para os 2 clássicos não é inocente, é antes a forma de conceder vantagem arbitral ao F. C. Porto. 
  • É que se o objectivo de quem manda na arbitragem era nomear o árbitro mais pró Porto possível dentro do quadro de árbitros em actividade, então o escolhido seria o Artur Soares Dias ou Jorge Sousa. Os dados estatísticos comprovam que, são os 2 que garantem uma maior vantagem ao rendimento desportivo do F. C. Porto em relação ao Benfica, de entre todos os árbitros que já realizaram mais de 10 jogos de cada uma das equipas (cuja a amostra já é significativa para relevar uma tendência caso ela exista). No caso destes 2 árbitros ninguém a pode negar.
  • Nos 28 jogos apitados pelo Artur Soares Dias, o F. C. Porto conquistou em média 79% dos pontos possíveis, enquanto que este arbitro garante que, mais nenhum rival em Portugal possa ter um rendimento, que seja aproximado ao do F. C. Porto, pois ao Benfica apenas permitiu conquistar 67% dos pontos possíveis em 33 jogos, ao Sporting apenas permitiu conquistar 61% dos pontos possíveis em 35 jogos e ao Braga apenas permitiu conquistar 50% dos pontos possíveis em 32 jogos. Esta enorme diferença entre o rendimento médio do F. C. Porto para os restantes candidatos é facilmente explicado pela tendência arbitral pró-Porto do Artur Soares Dias, a titulo de exemplo podemos ver que, nos últimos 12 campeonatos assinalou 49 decisões arbitrais desfavoráveis aos candidatos, repartidos do seguinte modo, castigou o Braga por 18 vezes (9 penaltis desfavoráveis e 9 expulsões desfavoráveis), castigou o Benfica por 14 vezes (8 penaltis desfavoráveis e 6 expulsões desfavoráveis), castigou o Sporting por 13 vezes (7 penaltis desfavoráveis e 6 expulsões desfavoráveis), já ao seu querido F. C. Porto apenas conseguiu castigar 4 vezes (2 penaltis desfavoráveis e 2 expulsões desfavoráveis). Assim, fica evidente que aos olhos do Artur Soares Dias só o F. C. Porto pode ser campeão, pois mesmo tendo assinalado 49 infracções contra os candidatos ao titulo, apenas 4 deles foram ao F. C. Porto. 4 em 49 decisões desfavoráveis aos candidatos! Como alguém consegue marcar 8 penaltis desfavoráveis ao Benfica e apenas 2 desfavoráveis ao F. C. Porto (na pratica apenas assinalou 1, pois o outro é irrelevante, assinalada aos 90 minutos de um jogo em que o clube já estava a vencer por 3-0)?
  • Nos 26 jogos apitados pelo Jorge Sousao F. C. Porto conquistou em média 72% dos pontos possíveis, enquanto que este arbitro garante que, mais nenhum rival em Portugal possa ter um rendimento, que seja aproximado ao do F. C. Porto, pois ao Benfica apenas permitiu conquistar 60% dos pontos possíveis em 27 jogos, ao Sporting apenas permitiu conquistar 63% dos pontos possíveis em 21 jogos e ao Braga apenas permitiu conquistar 61% dos pontos possíveis em 28 jogos. Esta enorme diferença entre o rendimento médio do F. C. Porto para os restantes candidatos, é facilmente explicado pela tendência arbitral anti-Benfica do Jorge Sousa, a titulo de exemplo podemos ver que, inacreditavelmente ele consegue até transformar o Benfica, apenas na 4ª equipa com melhor rendimento médio em Portugal nas últimas 12 épocas. Ele que apitou em média quase o equivalente a um campeonato inteiro de 30 jogos de cada candidato, alguém acredita que nestes últimos 12 épocas, em condições normais arbitrais, seria possível ao Benfica ser apenas a 4ª melhor equipa Portuguesa? Nos últimos 12 campeonatos, Jorge Sousa assinalou 26 decisões arbitrais desfavoráveis aos candidatos, repartidos do seguinte modo, castigou o Braga por 8 vezes (5 penaltis desfavoráveis e 3 expulsões desfavoráveis), castigou o Benfica por 8 vezes (3 penaltis desfavoráveis e 5 expulsões desfavoráveis), castigou o Sporting por 8 vezes (2 penaltis desfavoráveis e 6 expulsões desfavoráveis), já ao seu querido F. C. Porto apenas conseguiu castigar por 2 vezes (1 penalti desfavorável e 1 expulsão desfavorável). Assim, fica evidente que aos olhos do Jorge Sousa, só o F. C. Porto pode ser campeão, pois mesmo tendo assinalado 26 infracções contra os candidatos ao titulo, apenas 2 deles foram para punir o F. C. Porto. 2 em 26 possíveis!  2 em 26 possíveis, quando todos os outros sofreram o quadruplo disso! Permitiu ao F. C. Porto usufruir de um saldo favorável de 5 penaltis, enquanto neste mesmo período obrigou o Benfica a ter um saldo nulo de penaltis. 
  • Nos 32 jogos apitados pelo Carlos Xistrao F. C. Porto conquistou em média 83% dos pontos possíveis, enquanto que este arbitro garante que, mais nenhum rival em Portugal possa ter um rendimento, que seja aproximado ao do F. C. Porto, pois ao Benfica apenas permitiu conquistar 75% dos pontos possíveis em 23 jogos, ao Sporting apenas permitiu conquistar 68% dos pontos possíveis em 27 jogos e ao Braga apenas permitiu conquistar 58% dos pontos possíveis em 31 jogos. Esta enorme diferença entre o rendimento médio do F. C. Porto para os restantes candidatos é facilmente explicado pela tendência arbitral pró-Porto do Carlos Xistra, a titulo de exemplo podemos ver que, nos últimos 12 campeonatos permitiu ao F. C. Porto usufruir de um saldo favorável de 12 decisões arbitrais (9 penaltis favoráveis e 3 expulsões favoráveis), enquanto aos outros 3 rivais em conjunto concedeu 10 repartidos da seguinte forma, apenas permitiu ao Benfica usufruir de um saldo favorável de 1 decisão arbitral (2 penaltis favoráveis e 1 expulsão desfavorável), ao Sporting permitiu usufruir de um saldo de 7 decisões arbitrais favoráveis (4 penaltis favoráveis e 3 expulsões favoráveis) e ao Braga permitiu usufruir de um saldo de 2 decisões arbitrais favorável (2 penaltis desfavoráveis e 4 expulsões favoráveis), Assim, fica evidente que aos olhos do Carlos Xistra só o F. C. Porto pode ser campeão, pois mesmo tendo concedido um saldo de 22 decisões favoráveis aos 4 candidatos ao titulo, 12 deles favoreceram o F. C. Porto, concedendo apenas 1 ao seu principal rival, o Benfica. Existe uma enorme diferença no tratamento destes 2 clubes rivais, nos jogos dirigidos pelo Carlos Xistra! Carlos Xistra em média apitou 28 jogos de cada um dos 4 candidatos ao titulo, facto que nos permite afirmar que sozinho Carlos Xistra é responsável por 1 campeonato dos 5 que o F. C. Porto conquistou nestas últimas 12 épocas, tal como o Artur Soares Dias que apitou em média 32 jogos de cada candidato, também é responsável sozinho por 1 dos 5 campeonatos do F. C. Porto neste período, tal como o Jorge Sousa que apitou em média 26 jogos de cada candidato, também é responsável sozinho por 1 dos 5 campeonatos do F. C. Porto neste período. Os dados estatísticos destes 3 árbitros, demonstram cabalmente que só o F. C. Porto pode ser campeão em Portugal e o Conselho de Arbitragem ainda acha que têm condições para apitar os jogos que decidem o campeão em Portugal. Não façam de nós parvos! Haja vergonha na cara!
Tal como nós aqui no Blog sabemos, os responsáveis do C.A. também sabem as tendências dos árbitros.
Neste momento, as 2 equipas lideram com 60 pontos conquistados em 25 jogos na época 2019/20, sendo que 9 desses 25 jogos do F. C. Porto foram controlados por Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra (nesses 9 jogos assinalaram 5 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e nenhum desfavorável), árbitros que também foram responsáveis por dirigir 7 dos 25 jogos do Benfica (assinalaram 1 penalti favorável e 1 desfavorável ao Benfica). Esta é a realidade que os números deixam evidente, para quem quer ver. Haverá quem queira antes enfiar a cabeça na areia e fingir que são dados arbitrais normais.

Gostaríamos de contar com o seu comentário. Queremos saber a sua opinião: 
  1. Em condições arbitrais normais, acreditas que é possível detectar tamanha diferença entre clubes que lutam pelos mesmos objectivos, tal como acontece com os 3 árbitros mais utilizados?
  2. No final da época, comprovar-se-á ou não que com Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra só uma equipa pode ser campeã em Portugal?



1 comentário:

Anónimo disse...

ASSINO POR BAIXO
JORGE SOUSA EM ALVALADE PERDOOU A EXPULSAO A ALEX TELES
E SOARES DIAS NAS ANTAS PERDOOU A EXPULSAO DE PEPE
bastariam essas expulsoes para o fcp
ja estar arrumado