sábado, 2 de novembro de 2019

Carlos Xistra e a influência arbitral que os dados estatísticos revelam

Carlos Xistra foi alertado pelo VAR, mas como não queria assinalar esta grande penalidade, recusou-se a ver as imagens para esclarecer se houve ou não empurrão ao André Almeida dentro da área.
É pelo acumular de decisões arbitrais como esta, sistematicamente no mesmo sentido, é que a longo prazo conseguiremos provar estatisticamente, que o arbitro denota uma influência arbitral favorável a uma determinada equipa. É o Xistrema em vigor na nossa Liga Portuguesa!
Mesmo nesta sua última época, na já longa carreira, Carlos Xistra não consegue ser arbitro imparcial.
É por Carlos Xistra ter um tendência arbitral tão vincada, que detectamos estatisticamente que aos seus olhos nos últimos 12 campeonatos, o Benfica obteve um saldo nulo de penaltis e expulsões e o seu principal rival, o F. C. Porto usufrui de um saldo de 9 decisões arbitrais favoráveis (6 penaltis e 3 expulsões). Alguém acredita que estas 2 equipas, com o mesmo objectivo disputando o campeonato contra os mesmos adversários, será possível acontecer tantos penaltis e expulsões a mais para uma destas 2 equipas (9 decisões arbitrais de diferença é mesmo muito).

Não faz sentido, sendo o Benfica um clube grande, ter no acumulado de 12 campeonatos um saldo de 43 minutos em inferioridade numérica nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra, quando vemos que, o F. C. Porto usufruiu de um saldo de 278 minutos em superioridade numérica. Os dados estatísticos do Carlos Xistra demonstram claramente que ele não tem sido um elemento neutral na luta do Benfica e do F. C. Porto pelo título de campeão nestas últimas 12 épocas.


Como sabem aqui neste blog temos os dados estatísticos das últimas 12 épocas, dos 4 candidatos ao titulo, em que o Benfica conquistou 868 pontos no acumulado dos 360 jogos já realizados e o F. C. Porto conquistou 862 pontos nos 359 jogos que já realizou, vencendo nesta 10ª jornada ficará apenas com menos 3 pontos que o Benfica.

Estatisticamente como se constata com todos os árbitros, o Benfica e o F. C. Porto tem tido um rendimento médio muito semelhante nos últimos 12 campeonatos, com ligeira vantagem para o Benfica, mas quando nos concentramos somente nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra vemos que aos seus olhos a equipa com melhor rendimento médio em Portugal neste mesmo período de 12 anos foi o F. C. Porto e não o Benfica. 

F. C. Porto que nos seus 30 jogos arbitrados pelo Carlos Xistra conquistou 86% dos pontos possíveis, quando com todos os outros árbitros em média conquista 79% dos pontos disputados. Já o Benfica, nos 22 jogos arbitrados pelo Carlos Xistra, apenas conseguiu conquistar 74% dos pontos possíveis, quando com todos os outros árbitros em média conquistou 81% dos pontos disputados nesses 338 jogos. Não é compreensível encontrarmos no rendimento médio das 2 únicas equipas que repartiram os títulos nos últimos 12 campeonatos uma diferença de 12%. Essa diferença aconteceu pela tendência arbitral que os números de decisões arbitrais do Carlos Xistra revelam.

Consultando o quadro estatístico, vemos que os 4 candidatos ao titulo conquistam em média 71% dos pontos disputados nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra, enquanto com todos os outros árbitros conquistam 72% dos pontos disputados, logo a primeira vista podemos concluir que no geral não existe uma grande diferença tal como seria expectável sendo ele o 2º arbitro mais vezes nomeados para arbitrar jogos dos 4 candidatos ao título nos últimos 12 campeonatos (em média apitou 27 jogos de cada candidato). É um arbitro já com uma grande amostra de jogos realizados, logo não é expectável encontramos grandes diferenças no rendimento de cada clube com ele do que tem sido o rendimento médio geral do clube. O problema é verificarmos que nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra, o Benfica conquista menos 7% do que é o seu rendimento médio com todos os outros árbitros, enquanto o F. C. Porto conquista mais 6% do que é o seu rendimento médio com todos os outros árbitros. Pois, em relação aos outros candidatos, as diferenças não são tão vincadas, pois o Sporting nos 26 jogos arbitrados pelo Carlos Xistra conquistou mais 1% do que é o seu rendimento médio com os outros árbitros e o Braga nos 30 jogos arbitrados pelo Carlos Xistra conquistou  menos 3% do que tem sido o seu rendimento médio com todos os outros árbitros.

2 comentários:

lmanuel disse...

O Xistra é um árbitro do sistema. Apoia-se nele. Foi levado ao colo pelo major Valentim. O clube do seu coração sempre foi o Sporting.

Unknown disse...

É PASSAREM PELA
COVILHÃ E PERGUNTEM TIPO SONDAGEM?