sábado, 19 de outubro de 2019

Os 5 Árbitros que garantiram maiores diferenças entre F. C. Porto e Benfica

Estatisticamente podemos determinar quais foram os 5 árbitros mais favoráveis ao rendimento desportivo do F. C. Porto e quais são os 5 mais favoráveis ao rendimento desportivo do Benfica.
É óbvio, que cada clube preferirá um dos 5 árbitros com os quais obtém uma maior vantagem em relação ao seu grande rival na luta pelo título de campeão e tentará evitar a todo o custo os árbitros que garantem maiores vantagens ao rendimento desportivo do outro candidato. Podemos assim classificar Pedro Proença, Carlos Xistra, Jorge Sousa, Artur Soares Dias e Marco Ferreira, como os 5 árbitros que mais contribuíram para o sucesso desportivo do F. C. Porto em prejuízo do Benfica nas últimas 12 épocas. Inversamente podemos classificar o Rui Costa, Bruno Esteves, Bruno Paixão, João Capela e Cosme Machado como os 5 árbitros que mais contribuíram para o sucesso desportivo do Benfica em prejuízo do F. C. Porto.

Agora vamos ordenar os 5 árbitros que garantiram maiores diferenças entre o Benfica e o F. C. Porto. Entre todos os árbitros com mais de 20 jogos apitados envolvendo o Benfica ou o F. C. Porto, estatisticamente conclui-se que estes são os 5 árbitros mais favoráveis ao F. C. Porto:
  1. Pedro Proença foi quem garantiu maior vantagem do F. C. Porto em relação ao Benfica. Nos jogos que dirigiu destes 2 clubes, permitiu uma diferença de 27%, favorável ao rendimento desportivo do F. C. Porto em relação ao do Benfica. Só esteve no activo durante 6 temporadas nas últimas 12 épocas, tendo sido nomeado para 17 jogos do Benfica e 16 jogos do F. C. Porto, sendo que dirigiu 4 confrontos directos entre estas 2 equipas. Foi nomeado para 4 clássicos, apesar dos dados estatísticos revelarem que aos seus olhos estas 2 equipas apresentam rendimentos médios muito diferentes, além do Benfica apresentar um saldo nulo de penaltis e o F. C. Porto um saldo favorável de 6 penaltis nos jogos arbitrados por Pedro Proença.
  2. Carlos Xistra, com a reforma do Pedro Proença é na atualidade a par de Jorge Sousa aquele que garante maior vantagem do F. C. Porto em relação ao Benfica. Nestas últimas 12 épocas foi nomeado para 21 jogos do Benfica e 30 jogos do F. C. Porto, garantindo um rendimento médio do F. C. Porto superior em 13% ao do Benfica, felizmente para a verdade desportiva apenas foi nomeado por 1 vez para dirigir o clássico Benfica-F. C. Porto no campeonato.. Nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra, o F. C. Porto beneficiou de um saldo favorável de 6 penaltis e o Benfica de um saldo favorável de apenas 1 penalti. Nestas últimas 12 épocas, Carlos Xistra foi o 2º arbitro mais vezes nomeado para jogos envolvendo as 4 equipas candidatas ao titulo (Benfica, F. C. Porto, Sporting ou Braga).
  3. Jorge Sousa, é na atualidade a par do Carlos Xistra aquele que garante maior vantagem do F. C .Porto em relação ao Benfica. Nestas últimas 12 épocas foi nomeado para 26 jogos do Benfica e 24 jogos do F. C. Porto, garantindo um rendimento médio do F. C. Porto superior em 13% ao do Benfica, permitiu ao F. C. Porto usufruir de um saldo favorável de 5 penaltis enquanto o Benfica regista saldo nulo com Jorge Sousa nestas 12 épocas. Infelizmente apesar dos dados estatísticos revelarem que, diferencia muito estas 2 equipas, foi nomeado por 7 vezes para dirigir o clássico Benfica-F. C. Porto. O Conselho de Arbitragem recorreu muito ao Jorge Sousa para definir as classificações no topo da tabela. Nestas últimas 12 épocas, Jorge Sousa foi o 3º arbitro mais vezes nomeado para jogos envolvendo as 4 equipas candidatas ao titulo (Benfica, F. C. Porto, Sporting ou Braga).
  4. Artur Soares Dias é o arbitro que se segue que garante maior vantagem do F. C. Porto em relação ao Benfica. Nestas últimas 12 épocas foi nomeado para apitar 26 jogos do Benfica e 24 jogos do F. C. Porto, garantindo um rendimento médio do F. C. Porto superior em 12% ao do Benfica. Artur Soares Dias permitiu ao F. C. Porto usufruir de um saldo favorável de 5 penaltis e obrigou o Benfica a ter um saldo desfavorável de 1 penalti nestas últimas 12 épocas. Infelizmente para a verdade desportiva, apesar dos dados estatísticos revelarem que diferencia muito estas 2 equipas, foi nomeado por 5 vezes para dirigir o clássico Benfica-F. C. Porto.
  5. Marco Ferreira, é o 5º arbitro que garantiu uma maior vantagem do F. C. Porto em relação ao Benfica nas últimas 12 épocas em que dirigiu 13 jogos do Benfica e 11 jogos do F. C. Porto, garantindo um rendimento médio ao F. C. Porto superior em 11% ao do Benfica, permitiu ao F. C. Porto usufruir de um saldo favorável de 4 penaltis enquanto o Benfica apenas usufruiu de um saldo favorável de 1 penalti.

Assim, fica evidente que se dependesse dos interesses do F. C. Porto estes seriam os 5 árbitros mais utilizados para a definição de quem será o campeão. Em sentido contrário, se o Conselho de Arbitragem quisesse privilegiar os interesses desportivos do Benfica e não os do F. C. Porto, então seriam nomeados preferencialmente os 5 árbitros que seguem por esta ordem:

  1. Rui Costa, é o arbitro que garantiu a maior vantagem do Benfica em relação ao F. C. Porto nas últimas 12 épocas. Foi nomeado para 16 jogos do F. C. Porto e 21 jogos do Benfica, garantindo nesses jogos, o Benfica um rendimento médio 23% superior ao do F. C. Porto. Apesar de o Benfica ter um saldo nulo de penaltis com Rui Costa como arbitro e do o F. C. Porto ter usufruído de um saldo favorável de 3 penaltis, com este arbitro o rendimento médio do Benfica tem sido melhor do que o do F. C. Porto, em parte justificada pelo facto de 18 dos 21 jogos do Benfica que apitou terem sido no Estádio da Luz.
  2. Bruno Esteves, é o 2º arbitro que garantiu a maior vantagem do Benfica em relação ao F. C. Porto nas últimas 12 épocas, foi nomeado para 12 jogos do Benfica e também para 12 jogos do F. C. Porto em que o rendimento médio do Benfica foi superior ao do F. C. Porto em 19%. Em termos dos penaltis que assinalou, constata-se que nos seus jogos, o Benfica usufruiu de um saldo favorável de 1 penalti e o F. C. Porto de um saldo favorável de 4 penaltis.
  3. Bruno Paixão, é o 3º arbitro que garantiu a maior vantagem do Benfica em relação ao F. C. Porto nas últimas 12 épocas, foi nomeado para 14 jogos do Benfica e para apenas 7 jogos do F. C. Porto. O rendimento médio do Benfica foi superior ao do F. C. Porto em 14% e Bruno Paixão permitiu ao Benfica usufruir de um saldo favorável de 6 penaltis, enquanto o F. C. Porto usufrui de um saldo favorável de apenas 2 penaltis nos jogos arbitrados pelo Bruno Paixão. 
  4. João Capela, é o 4º arbitro que garantiu a maior vantagem do Benfica em relação ao F. C. Porto nas últimas 12 épocas, foi nomeado para 16 jogos do Benfica e para apenas 17 jogos do F. C. Porto. O rendimento médio do Benfica foi superior ao do F. C. Porto em 13% e João Capela permitiu o Benfica usufruir de um saldo favorável de 2 penaltis, enquanto o F. C. Porto usufrui de um saldo favorável de apenas 7 penaltis nos jogos arbitrados pelo João Capela, mas teve o azar de não converter em golo 5 desses penaltis. 
  5. Cosme Machado, é o 5º arbitro que garantiu a maior vantagem do Benfica em relação ao F. C. Porto nas últimas 12 épocas, foi nomeado para 10 jogos do Benfica e para apenas 11 jogos do F. C. Porto. O rendimento médio do Benfica foi superior ao do F. C. Porto em 11% e o Cosme Machado permitiu ao Benfica usufruir de um saldo favorável de 1 penalti e o F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 2 penaltis.
Apresentamos de seguida, o quadro resumo com os 5 árbitros estatisticamente mais favoráveis ao F. C. Porto e os 5 árbitros mais favoráveis ao Benfica nas últimas 12 épocas, discriminando rendimento pontual médio, o número de penaltis que assinalaram favoráveis e desfavoráveis aos 2 candidatos.

Nas últimas 12 épocas em Portugal, os títulos de campeão apenas foram repartidos por 2 equipas (Benfica e F. C. Porto), curiosamente quando agregamos todos os jogos do campeonato, constatamos que nesses 357 jogos o Benfica conquistou 859 pontos e o F. C. Porto 858 pontos, tem sido portanto equipas com um rendimento médio muito similar durante estes últimos 12 campeonatos. Sendo equipas que no geral tem revelado uma capacidade para conquistar pontos muito semelhantes, em princípio o que encontraríamos com cada arbitro em concreto, seria essas 2 equipas com um rendimento muito semelhante.Não é aceitável encontrarmos uma grande diferença no rendimento médio destas 2 equipas com um determinado arbitro, quanto maior é o número de jogos em princípio mais aproximados serão os rendimento médios destas 2 equipas, pois no geral em 357 jogos conquistam em média cerca de 80% dos pontos possíveis.

Assim, verificamos que nestas últimas 12 épocas, os 5 árbitros estatisticamente mais favoráveis ao F. C. Porto, foram nomeados para 106 jogos do F. C. Porto e 104 jogos do Benfica (parece incrível mas foram nomeados para 17 dos últimos 23 clássicos), já os 5 árbitros estatisticamente mais favoráveis  ao Benfica foram nomeados para 73 jogos do Benfica e apenas 63 jogos do F. C. Porto (apenas por 1 vez foi um deles nomeado para o clássico e foi para um clássico disputado já com o campeão matematicamente definido). Quando se compara o saldo de penaltis do F. C. Porto com o do Benfica com estes 10 árbitros que estatisticamente maior diferença criaram entre as 2 equipas, constatamos que com eles o F. C. Porto usufruiu de 44 penaltis favoráveis e o Benfica de apenas 11. Só não percebe a sorte que é para o F. C. Porto a nomeação do Carlos Xistra, Jorge Sousa e Artur Soares Dias para apitar os clássicos que não percebe nada de estatística ou quer continuar com os olhos tapados.


2 comentários:

Anónimo disse...

É curioso que na análise efectuada se tenha esquecido (entre outros) de João Pinheiro.

João Pinheiro apitou até ao final de época 2018/2019 63 jogos no campeonato principal, sendo que 5 desses jogos envolveram o SCP, 3 o FCP e 9 o SLB (ou seja um mix de 29%,18% e 53% respectivamente)

Se nesses 17 jogos os jogos tivessem acabado com o resultado que existia quando foi assinalado um penaltie ou um jogador foi expulso, o SCP teria nesses jogos tido menos 2 pontos (menos 0,4 pontos por cada jogo), o FCP os mesmos pontos e o SLB menos 7 pontos (menos 0,78 pontos).

É a chamada imparcialidade….

Anónimo disse...

O FCP teria tido menos 7 pontos se os nos 27 jogos apitados por Pedro Proença se o resultado final nos jogos em que houve penalties e/ou expulsões tivessem terminado com o resultado que existia quando esse evento ocorreu (penalti/expulsão), menos 10 pontos nos 40 jogos apitados por Carlos Xistra, menos 5 pontos nos 29 jogos apitados por Jorge Sousa ,menos 9 pontos nos 27 jogos apitados por Artur Soares Dias.

Ou seja 7 em 27, 10 em 40 , 5 em 29 e 9 em 27.

Que comparam com os 7 em 9 no caso dos jogos apitados do João Pinheiro/SLB.

Esclarecedor, não é verdade?