domingo, 17 de novembro de 2019

Terminou o 1º terço do campeonato (as conclusões retiradas)

Após a 11ª jornada, já é evidente que esta temporada o titulo de campeão será para uma das duas equipas que tem repartido entre si os últimos campeonatos nas ultimas épocas. O campeão 2019/20 será o Benfica que lidera com 30 pontos ou o F. C. Porto que esta em 2º com 28 pontos, já são as 2 equipas com melhor rendimento no campeonato apesar de nas competições europeias estarem a ter desempenhos questionáveis, em 4 jogos na fase de grupos apenas conquistaram 3 e 4 pontos respectivamente.

Nunca privei com Bruno Lage ou Sérgio Conceição, nem sequer tenho algum amigo/conhecido que tenha trocado ideias sobre futebol com qualquer um dos dois, mas daquilo que se vê ao acompanhar as equipas que tem vindo a construir desde a época passada no Benfica e nas últimas 3 épocas no F. C. Porto, facilmente se constata que:

  • Sendo obrigado a prescindir de Casillas, Maxi Pereira, Filipe, Eder Militão, Herrera, Oliver Torres, Brahimi e Adrian Lopez, Sérgio Conceição conseguiu convencer a sua administração a investir 60 M€ contratando os reforços Marchesin, Saravia, Marcano, Loum, Uribe, Luís Diaz, Nakajima e Zé Luís para reconstruir um equipa competitiva. Após os jogos do 1º terço, claramente se detecta que as posições mais necessitadas neste momento são de um defesa-direito titular, um Ponta de lança titular e mais um médio centro capaz de substituir no onze o Danilo ou o Uribe, permitindo assim uma eficaz rotação na equipa.
  • Da equipa que terminou a temporada 2018/19, mesmo tendo sido forçado a prescindir de João Félix, Jonas, Krovinovic e Sálvio, o Benfica apenas investiu 43,5 M€ em novos reforços (Raúl de Tomás, Vinícius, Chiquinho e Caio Lucas.  Para construir o plantel equilibrado que Bruno Lage pediu, ficaram por contratar 3 reforços (um Guarda-Redes, um Defesa-Direito e um 2º avançado). A administração do Benfica privilegiou os resultados económicos em vez da capacidade competitiva da equipa. Durante a temporada já se sentiu a falta desses reforços, pois André Almeida fruto das lesões ainda não fez nenhum jogo da Champions e o Chiquinho fruto de lesão prolongada também só conseguiu estar disponível no último jogo disputado da Champions. Se Odisseas Vlachodimos se tivesse lesionado tal também se iria refectir nos resultados desportivos, essas são as consequências da decisão da administração em não satisfazer os 3 pedidos do Bruno Lage.

O desempenho extraordinário do Bruno Lage, enquanto treinador na época passada e principalmente a forma assertiva como reformulou o plantel do Benfica em Janeiro 2019, sem onerar o clube com qualquer nova contratação, apenas promovendo os jovens da equipa B em que acreditava (Zlobin, Ferro, Florentino e Jota), prescindindo de 5 jogadores (Facundo Ferreyra, Castillo, Lema, Alfa Semedo e Varela), merecia que a direcção lhe permitisse contratar esses 3 reforços. Bruno Lage merecia ter o tal plantel competitivo que pediu, já deu mostras de saber como melhorar o nível global da equipa. Ele já obteve sucesso desportivo e demonstrou ser extremamente competente na avaliação das efectivas capacidades dos jogadores (ao dispensar 5 jogadores feitos para antecipar num semestre a entrada no plantel principal dos 4 jovens da equipa B acima referidos). Os amantes do Desporto-Rei ficaram com muita curiosidade para saber como seria a equipa do Benfica montada de raiz pelo Bruno Lage, mas infelizmente a Direcção não lhe quis dar condições necessárias para melhorar o plantel, ele vê-se forçado a completar o seu elenco com jogadores saídos do Seixal que ainda não efetuaram entre 60 e 80 jogos pela equipa B (Tomás Tavares, Nuno Tavares, David Tavares e Jota), jogadores esses que deveriam estar neste momento a ganhar experiência competitiva na equipa B.

Está de parabéns o Bruno Lage pelos resultados que tem conseguido com as condições que lhe deram! Vencer 10 vezes em 11 jornadas não esta ao alcance de qualquer um.


3 comentários:

dezazucr disse...

Concordo em absoluto com o teu pnúltimo parágrafo.

Como é possível que haja alguns que conseguem criticar Lage quando claramente não foi cumprido o que pediu? Um plantel curto e competitivo.

Anónimo disse...

Não percebo algumas coisas.
O plantel tem cerca de 30 jogadores e ainda há quem queira que se contratasse mais alguém quando BL afirmou que, por um lado, gosta de trabalhar com menos jogadores e, por outro, estava SATISFEITO com o plantel que tem. Estaria a mentir?
Se ele diz isso porque razão ainda se afirma o contrário?

Sérgio convenceu quem a gastar 60M? Ficaram quase sem um plantel titular inteiro e acham que ele teve de convencer alguém?

O Benfica investiu "apenas" 44M? "Apenas" comparado com o quê ou com quem? Com o Porto? Pelo amor de Deus!!

Não precisamos de mais um guarda redes quando temos o Svilar que está a fazer uma grande época no Benfica B? Aconselho a verem os jogos.
Mais um defesa direito? Quanto temos já 30 jogadores e o miúdo Tavares que até já foi o melhor jogador num jogo da Champions?
Mais um avançado? Com 4 avançados, com um plantel de 30 jogadores e quando tivemos de emprestar o Cadiz que é um excelente jogador?

Durante a época não se sentiu a falta de mais ninguém. Porque ninguém de bom senso vai contratar apenas para tapar os buracos deixados por eventuais lesões que não se podem adivinhar. Tivemos cerca de 10 lesões em 2 meses.
Com essa lógica tínhamos de começar a época com um plantel de 40 jogadores.
O Futebol não é o basket nem o andebol!
O City, o RM, a Roma, o Barça e outros tiveram os mesmos problema, alguns piores. Também são incompetentes? Ter-lhes-á faltado um bruxo para adivinhar as lesões?
Menos, please!!

JoséLérias disse...


Conceição não precisou de pedir ao Presidente só indicou os jogadores que precisava.LFV é que com o seu amigo Mendes impingia os jogadores ao Bruno Lage.