segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Liga Portuguesa - Liga onde os critérios arbitrais vão variando

Não se compreende que o Tiago Martins possa exibir vermelho direto ao Taarabt um lance de bola dividida, quando minutos antes tinha considerado apropriado dar amarelo numa entrada ao tornozelo do Rafa, sem hipótese de jogar a bola. Nenhum elemento equidistante (arbitro) pode validar como corretas estas 2 decisões distintas tomadas num espaço de 10 minutos. Sendo o VAR da A. F. Setúbal, quem nomeou sabe perfeitamente que dificilmente assumiriam expulsões desfavoráveis ao Setúbal nesta jornada. Moral da história, o Rafa dificilmente estará em condições de jogar contra o Zenit.

Tiago Martins fez nesta jornada o mesmo que Artur Soares Dias tinha feito na jornada anterior. Perdoou a expulsão ao jogador, que sem possibilidades de jogar a bola, decide atingir o Rafa Silva!

Coitado do Rafa Silva, com os critérios destes árbitros continuará a ser vitima destas entradas!
Não expulsar um jogador que sem hipóteses de jogar a bola, se limita a atingir o adversário com os pitóns  no tornozelo é de alguém que não quer expulsar ninguém, não quer aplicar as leis do jogo. Sendo o VAR composto por elementos da A. F. Setúbal, talvez esse facto explique não ter havido coragem para tomar uma decisão arbitral que possa colocar o clube da sua associação a jogar em inferioridade numérica num jogo contra o Benfica. Quem nomeia sabe o objetivo que queria atingir.

Outro facto bastante curioso, é constatar que depois de na jornada passada com 1-1 no marcador no jogo do Benfica, o Artur Soares Dias ter definido apenas 3 minutos de descontos, agora nesta jornada estando o Benfica a vencer por 1-0 e em inferioridade numérica desde os 80 minutos, o Tiago Martins decidiu que era apropriado atribuir 6 minutos de descontos, mesmo não tendo havido nenhuma paragem para ser assistido qualquer jogador do Benfica ou mais de 15 segundos em repor a bola em jogo. O amarelo dado ao Odysseias Vlachodimos aos 82 minutos, 10 segundos depois de a bola ter saído, é inaceitável, Então comparado ao que aconteceu aos 52 minutos, ainda com 0-0 no marcador, na sequência do lance em que Rafa foi derrubado na área, já com a bola colocada no local a aguardar pelo VAR para recomeçar, o Tiago Martins autorizou o Guarda-Redes a bater o pontapé de baliza aos 52:11 e este só pontapeou a bola aos 52:26, ou seja 15 segundos depois de lhe terem mandado chutar a bola e nem assim saiu o amarelo. Como é possível o critério ser tão diferente para as 2 equipas!

O Guarda-Redes do Setúbal demorou cerca de 15 segundos em cada pontapé de baliza deste 1ª parte e o jogo foi interrompido aos 37:52 para que o Artur Jorge fosse assistido e reatado aos 39:12, ou seja foram desperdiçados 1 minuto e 20 segundos. Foi concedido 1 minuto de desconto na 1ª parte, porque então foram concedidos 6 minutos na 2ª parte, é que Gabriel entrou no início da 2ª parte, logo só houve 5 substituições, logo considerando 30 segundos por cada substituição são 2:30 minutos!
Os critérios arbitrais utilizados são inaceitáveis. Aparentemente os árbitros de Lisboa só chegam a internacionais se tiverem números parecidos aos árbitros da A. F. Porto, pois Tiago Martins já assinalou 10 decisões arbitrais desfavoráveis aos 4 candidatos ao título (4 ao Sporting, 4 ao Braga e 2 ao Benfica, por incrível que possa parecer, ainda não assinalou nenhum penalti ou expulsão desfavorável ao F. C. Porto. Os seus dados estatísticos caminham no mesmo sentido do Artur Soares Dias e do Jorge Sousa, também defenderá os interesses do F. C. Porto em prejuízo do Benfica.

4 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente já não são formatados Calabotes como antigamente...

Mas que saudades do Jorge Ferreira da Esguiça, ou do Gonçalo Martins da Régua, este último formado pelo "menino querido" Nuno Cabral, na AF de Vila Real...

Esta semana, provavelmente será nomeado o Skomina, mais um árbitro que apita na Champions, tal como o ASD ou o Sousa, todos eles péssimos árbitros, daí pertencerem à Elite UEFA, infelizmente, o Bruno que apitou com_Paixão, está afastado, e estranho não ter alcançado esse nível... Bruno que será brevemente um promissor Observador da arbitragem, continuando a deixar um lastro de qualidade à arbitragem Portuguesa!

E termino, porque é que o Benfica nos últimos 14 jogos na Champions, perdeu 10? Responsabilidade apenas e só dos Skominas ...

Duarte Calabote Gomes (pedagogo da arbitragem)

P.S. O labrego iletrado apertou o pescoço a um sócio do Benfica numa AG? Isto é mesmo verdade? Coitado do Benfica que já foi extinto...

Pedro disse...

Novidades ...... Nenhuma..... Como o Pizzi é o Bruno Fernandes, fartam se de levar e vermelho nem ver. Porto campeão quase de certeza

Unknown disse...

Arbitragem péssima...ou melhor: tendenciosa? esquisita?
O Sr. Fontelas Gomes devia vir a terreiro e DIZER ALGO...!!!

Anónimo disse...

Gosto to teu blog mas parece que devias ter um pouco mais de sensibilidade de vez em quando e remover o filtro do benfica. vê bem os dois casos, num é lance corrido em disputa da bola o jogador do setubal entra tarde e automaticamente ele apercebeu-se disse e pede desculpa. Agora vê o do vermelho, ele está de frente e decide correr em direção do outro jogador com os pitoes bem apontados ao outro jogador, não ouve aqui falha de timing, ele iria sempre fazer falta no outro jogador e talvez tocasse na bola, isto sem contar com a dureza da falta e o facto que ele nem pediu desculpa...vermelho directo e bem mostrado e sim o jogador do setubal tb poderia ter levado vermelho, acredito que a atitude do jogador foi uma das coisas que pesou na decisão do árbitro.
Agora por favor pare de comparar situação que são incomparáveis, os árbitros são humanos e tb falham com tu acabaste de falhar....