quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Continua a Saga de árbitros da A. F. Porto nomeados para jogos do Benfica

Benfica 0 - Guimarães 0, tal como aconteceu com Artur Soares Dias há 4 dias atrás, Rui Costa deu os 3 minutos de descontos de praxe pelas substituições. O mesmo Rui Costa que no último jogo do F. C. Porto que apitou que estava empatado, deu  5+4=9 minutos de descontos. É nos pequenos pormenores é que está o Diabo! Todos nos recordamos que na 5ª jornada em Portimão, Rui Costa com 2-2 no marcador aos 90 minutos, informou que daria 5 minutos de descontos, mas o jogo só viria a terminar após o F. C. Porto marcar o golo da vitória aos 98 minutos. Infelizmente, já nenhum adepto se surpreende sequer com estas diferenças na atribuição dos minutos de descontos, consoante o clube em questão e se há interesse ou não que o resultado seja alterado.

Nesta mesma 1ª jornada da Taça da Liga, no F. C. Porto 1 - Santa Clara 0, havia sido dado 1 minuto de desconto na 1ª parte, mas como aos 46 minutos a bola estava na posse do F. C. Porto não se apita para intervalo, mesmo 30 segundos depois desse minuto o jogo continuava (devia ter avisado que eram 2 minutos), até que aos 46:44 é obtido o golo, como se pode ver pelas imagens.
Tal como em Portimão é nestes pequenos pormenores que se fazem as grandes diferenças.

Neste início de época 2019/20, assustada por uma estrondosa entrada em competição do Benfica, com 5-0 na Supertaça sobre um dos historicamente maiores rivais em Portugal, o Conselho de Arbitragem decidiu fazer os possíveis para refrear a confiança dos Benfiquistas, nas primeiras 6 jornadas, nomeou por 3 vezes árbitros da A. F. Porto, não satisfeita de seguida voltou a nomear outro arbitro da A. F, Porto para o 1º jogo da Taça da Liga. Resultado, o objetivo foi conseguido, passados 7 jogos (4 deles com árbitros da A. F. Porto) a equipa do Benfica já perdeu a extrema confiança com que iniciou a época, depois de ter conquistado a Internation Champions Cup e dos 5-0 nos 2 primeiros jogos oficiais. O fraco rendimento do Benfica com os árbitros da A. F. Porto não é um problema exclusivo do Benfica 2019/20 de Bruno Lage, é antes algo que já vem bem enraizado nos durante muitas épocas. Pelo menos durante o período de 12 épocas, temos dados estatísticos que comprovam que o Benfica, com os árbitros da A. F. Porto tem tido muitas dificuldades, quando comparamos o número de decisões arbitrais favoráveis e desfavoráveis ao Benfica que estes árbitros tomaram nos últimos campeonatos, constatamos que:
  • Rui Costa, nas últimas 12 épocas assinalou 4 penaltis favoráveis ao Benfica em 21 jogos e 4 penaltis favoráveis ao F. C. Porto em 16 jogos. Se nos penaltis assinalados a favor não existe uma grande diferença, já não se pode dizer o mesmos nas vezes que decidiu punir estes 2 clubes na sua área defensiva. É que, Rui Costa, apenas foi capaz de assinalar 1 penalti desfavorável ao F. C. Porto (nesse jogo também assinalou 1 penalti favorável ao F. C. Porto), enquanto já assinalou 4 penaltis desfavoráveis ao Benfica, ou seja, aos olhos de Rui Costa, o Benfica mesmo sendo um candidato ao título, cometeu o mesmo número de faltas na área do que o que obrigou os seus adversários a cometer na sua área, isto apesar de 19 dos 21 jogos do Benfica que arbitrou terem sido disputado na Luz e de o Benfica no total desses jogos ter marcado 59 golos e sofrido 15 golos. Será possível um ataque capaz de marcar 59 golos sofrer o mesmo nº de vezes falta na área adversária do que outro ataque que apenas marca 15 golos? Ninguém na arbitragem, vê anormalidade no facto de com o arbitro Rui Costa, o Benfica ter sido penalizado com 4 penaltis desfavoráveis e o F. C. Porto apenas ter sofrido uma em 12 épocas? É que nestas últimas 12 épocas, não houve nenhum arbitro que tenha punido o F. C. Porto mais do que 2 vezes com penaltis desfavoráveis, mas o Rui Costa mesmo apitando quase sempre na Luz ainda assim viu 4 oportunidades para castigar o Benfica.
  • Jorge Sousa, nas últimas 12 épocas assinalou 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e apenas 3 penaltis favoráveis ao Benfica em 26 jogos (Sim, por incrível que possa parecer, Jorge Sousa já assinalou penaltis favoráveis ao Benfica, mesmo que apenas tenha assinalado/permitido ao Benfica marcar golos de penaltis em jogos que o Benfica já estava a ganhar 3 ou mais golos de diferença). Jorge Sousa apenas foi capaz de assinalar 1 penalti desfavorável ao F. C. Porto nas últimas 12 épocas, mas já assinalou 3 penaltis desfavoráveis ao Benfica (2 deles assinalados ainda com o jogo empatado e outro que permitiu ao adversário reduzir para 2-1). Jorge Sousa é tão sistemático/constante na forma como inclina o campo, que todos os adeptos sabem que sempre que num Benfica-Porto, o Benfica estiver melhor na partida, invariavelmente toma decisões no sentido de tentar melhorar as hipóteses de sucesso desportivo do F. C. Porto, colocando o Benfica em inferioridade numérica (aconteceu o ano passado que estando o Benfica a vencer por 2-1 resolveu expulsar o Gabriel com um insólito duplo amarelo no mesmo lance, tal como aconteceu no empate de 2017/18 em que expulsou Zivcovic 6 minutos depois de ter entrado em campo por 2 faltas ocorridas no meio-campo, mas alguém no seu juízo normal pode dizer que Zivcovic trouxe agressividade a mais a um clássico em que o Felipe já havia traçado o Jonas por trás sem ser penalizado com o respetivo cartão, ou como aconteceu no 1-1 da época 2008/09 em que expulsou o Katsoranis aos 59 minutos de jogos. Isto acontece aos jogadores do Benfica, mas aos do F. C. Porto ele não é capaz de expulsar mesmo que estejam de cabeça completamente perdida com aconteceu na final da Taça da Liga de 2009/10. Jorge Sousa não é equidistante.
  • Artur Soares Dias, nas últimas 12 épocas apenas foi capaz de assinalar 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto (1 deles aos 90 minutos de um jogo que o F. C. Porto vencia por 3-0), mas já conseguiu ver/assinalar 7 penaltis desfavoráveis ao Benfica nesse mesmo espaço de tempo. Nestes últimos 12 campeonatos, o Artur Soares Dias, além de Benfica, também já puniu o Sporting e o Braga com 7 e 8 penaltis desfavoráveis, apenas o F. C. Porto teve a sorte de apenas ter sido punido com 2. 

Os dados estatísticos explicam que as condições arbitrais que o Benfica obtém nos jogos arbitrados por elementos da A. F. Porto são bastante piores do que o F. C. Porto usufrui com esses árbitros.
O Conselho de Arbitragem sabe que assim é, os adeptos empiricamente tem essa noção, a direcção do Benfica também tem obrigação de saber isso e de lutar com todas as suas forças para não ficar subjugado aos poderes instalados em Portugal. Sabendo que não tem conseguido/sabido se proteger desta tão evidente tendência arbitral do Conselho de Arbitragem, não se percebe o porque de com disponibilidade financeira, atestada com os 114,9 M€ de RLE acumlados nas últimas 4 épocas e depois de ter feito 192 M€ em vendas de jogadores nesta temporada, decidiu não investir nenhum desse dinheiro no Guarda-Redes, defesa-direito e avançado nº10 solicitados pelo treinador (Svilar, Tomás Tavares e Jota deviam estar a crescer tranquilamente na equipa B, até perfazerem 60 a 80 jogos na B como tem sido a politica do clube), não deveriam estar sujeitos a pressão de serem as soluções imediatas para o sucesso desportivo da equipa principal, com apenas 18 a 20 anos de idade e ainda praticamente sem jogos realizados enquanto sénior (1ª divisão). Com Gulacsi, Djibril Sidibé e João Félix Dani Olmo, o plantel do Benfica estaria neste momento apetrechado em qualidade/competência para competir em todas as frentes e mesmo nesse cenário de investimento, garantidamente o RLE no final da época seria bastante positivo novamente. Ou seja, seria uma situação de Win-Win, de sucesso desportivo e sucesso financeiro, mas a direção preferiu antes garantir o maior sucesso financeiro da história de uma SAD em Portugal, descurando um pouco a parte desportiva, arriscando na esperança de um rápido crescimento dos jovens em que decidiu apostar esta temporada (ainda não realizaram 60 jogos como profissionais de futebol).

Hoje com Zlobin, Tomás Tavares, Nuno Tavares, Gedson e Jota no 11 titular, 0-0 será ou não, um mau resultado contra o Guimarães? Não é fácil dar a resposta correcta a esta pergunta, uma coisa parece certo, é que há 12 meses atrás se calhar não teriam capacidade para sequer conseguir empatar e daqui por 12 meses provavelmente já se lhes será exigido que vençam, pois nessa altura já terão jogos suficientes nas pernas como seniores do Benfica para assumirem essa responsabilidade. 

Sem comentários: