segunda-feira, 16 de setembro de 2019

As constantes nomeações de árbitros da A. F. Porto nos jogos dos candidatos ao título

Depois de já ter nomeado um arbitro da A. F. Porto para os jogos da 1ª jornada e da 3ª jornada do Benfica e de já ter nomeado para a deslocação do F. C. Porto na 3º jornada um arbitro da A. F. Porto, decidiu o Conselho de Arbitragem nomear nesta 5ª jornada outro arbitro da A. F. Porto para dirigir nova deslocação do F. C. Porto. Em consequência desta vergonhosa nomeação, Rui Costa e o VAR (Vasco Santos e Bruno Trindade) também da A. F. Porto acabaram tendo uma vergonhosa actuação para a arbitragem nacional. O que resulta daqui? Acabou saindo a sorte grande ao F. C. Porto, que conseguiu o golo da vitória aos 98 minutos, clube que também usufruiu das escorregadelas de outros 2 candidatos ao título (Braga e Sporting), que também tiveram árbitros da A. F. Porto nos seus jogos e ambos sofreram uma expulsão desfavorável nesta semana. O F. C. Porto nesta jornada foi bem sucedido em 3 campos, só faltou mesmo nomear um arbitro da A. F. Porto para o jogo do Benfica, para que conseguisse fazer o pleno. Quem nomeia os árbitros, a tentar criar as condições propicias para definir o topo da classificação como pretendem no final da época.

Toda a gente sabe que os árbitros normalmente não prejudicam os clubes da sua própria associação, revelam muitas dificuldades em tomar decisões arbitrais relevantes desfavoráveis a esses clubes, é por demais evidente que estatisticamente facilmente se comprova que os árbitros da A. F. Porto tem uma propensão maior para assinalar penaltis e expulsões desfavoráveis ao Benfica do que assinalam ao F. C. Porto. É por os árbitros protegem mais os clubes da sua própria associação que nunca são nomeados árbitros de Braga para jogos do Braga, ou árbitros do Algarve para jogos do Portimonense, ou árbitros de Setúbal para jogos do Vitória de Setúbal, ou árbitros da Madeira para jogos do Marítimo. Quem nomeia sabe desse efeito regional na forma como os árbitros apitam o que acontece nos jogos. O penalti aos 25 minutos, que o Rui Costa quis ver num lance em que a bola bate no peito, em que o próprio jogador do Portimonense estava tranquilo que seria corrigido esse erro de simpatia do arbitro, uma vez que o VAR iria visionar as imagens, por espanto geral, nem em frente as imagens da televisão que demonstram cabalmente o erro arbitral, a verdade desportiva foi defendida/reposta.

É por haver vontade expressa do arbitro em ajudar a obter um resultado pretendido sempre no mesmo sentido, é que depois de um certo nº de jogos, conseguimos retirar conclusões que existe influência arbitral na Liga, pois:

  • Só não repara que Rui Costa já assinalou 4 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e o único penalti desfavorável que assinalou foi num jogo em que também assinalou um penalti favorável ao F. C. Porto, ou seja, nestas últimas 12 épocas nunca teve um jogo em que tenha sido desfavorável o saldo de penaltis do F. C. Porto nessa partida. 
  • Rui Costa já assinalou 6 penaltis desfavoráveis aos 4 candidatos ao título, curiosamente 4 desses 6 penaltis foram para penalizar o Benfica, o único dos rivais do Porto que de facto dividiu os títulos com o F. C. Porto nas últimas 12 épocas. 
  • Rui Costa já assinalou 11 penaltis favoráveis aos 4 clubes candidatos ao título, 4 deles ao F. C. Porto, ele que até dirigiu mais jogos do Benfica e do Sporting do que do F. C. Porto, mas nenhuma destas 2 equipas conseguiram usufruir de mais penaltis favoráveis que o F. C. Porto.
  • O que acontece nos jogos dirigidos pelo Rui Costa é uma pequena amostra da tendência que se verifica nos jogos arbitrados pelos também portuenses Jorge Sousa e Artur Soares Dias. Pois, Jorge Sousa já assinalou 20 penaltis favoráveis aos 4 candidatos e não existe nenhum outro candidato que tenha usufruído mais do que os 6 grandes penalidades favoráveis que o F. C. Porto usufruiu com ele. O principal rival (Benfica) é dos 4 candidatos ao título aquele que usufruiu de menos penaltis favoráveis assinalados pelo Jorge Sousa, apenas assinalou 3 penaltis favoráveis ao Benfica e ainda conseguiu o extraordinário feito de em 12 campeonatos não ter permitido ao Benfica marcar nenhum golo de penalti que possa interferir nos pontos a conquistar, (penaltis assinalados com o jogo empatado ou com o Benfica a perder por 1 golo de diferença). 
  • Jorge Sousa assinalou 11 penaltis desfavoráveis aos 4 candidatos ao titulo, mas apenas 1 desfavorável ao F. C. Porto, que é de longe o candidato ao Titulo menos penalizado por este arbitro com marcações de penaltis desfavoráveis. Mas será que as pessoas não se enxergam, aos olhos deste arbitro o F. C. Porto compete em condições arbitrais muito mais vantajosas que todos os outros 3 candidatos ao título. Além da questão dos penaltis, quando olhamos para o total de 15 expulsões desfavoráveis aos 4 candidatos que já assinalou, ninguém consegue compreender o porque de o F, C. Porto apenas ter 1 única expulsão desfavorável nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa. É por demais óbvio a tendência deste arbitro.
  • Artur Soares Dias, nestas 12 épocas, no total assinalou 45 decisões arbitrais desfavoráveis aos 4 candidatos ao título, mas inacreditavelmente, apenas 3 desfavoráveis ao F. C. Porto (uma delas um penalti desfavorável assinalado aos 90 minutos quando o F. C. Porto vencia por 3-0 e outra uma expulsão quando o F. C. Porto já tinha o jogo perdido por 2-0, isto no jogo dos 11 Eusébios em que ainda com 1-0 no marcador não assinalou penalti no corte com a mão do Mangala), mas já ao rival Benfica, assinalou 13 decisões desfavoráveis (6 penalis e 7 expulsões). As diferenças no acumulado estatístico do F. C. Porto e do Benfica, deixam demasiado evidente que este arbitro não é um elemento neutral para estas 2 equipas. Artur Soares Dias, também assinalou mais penaltis favoráveis ao F. C. Porto do que ao Benfica, apesar de ter apitado 30 jogos do Benfica e apenas 25 jogos do F. C. Porto. Em 25 jogos conseguiu assinalar 7 penaltis favoráveis ao F. C. Porto.
É por tudo o que os números atrás referidos deixam transparecer que não podemos deixar de nos indignarmos com o facto de ter sido assinalado penalti nesta jornada neste lance.
É INACEITÁVEL ERROS DESTA MAGNITUDE COM O PROTOCOLO DO VAR em vigor.

Os dados estatísticos tornam muito evidente que estes árbitros da A. F. Porto tendem claramente a colocar o F. C. Porto e o Benfica nos pólos opostos no que toca aos penaltis favoráveis que beneficiam e nos desfavoráveis que sofrem. Não são os 2 clubes com os números mais semelhantes nas últimas 12 épocas como seria expectável encontrarmos, são antes os pólos opostos. O Conselho de Arbitragem não vê estes números? Ou acham que é por mera coincidência que se detecta a tendência?

Sem comentários: