quinta-feira, 2 de maio de 2019

Nomeações de árbitros da A. F. Porto e da A. F. Lisboa para jogos decisivos do campeonato

Artur Soares Dias (A. F. Porto) foi nomeado para o Benfica - Portimonense (é o 10º jogo do Benfica esta época em que é nomeado um arbitro da A. F. Porto). O Hugo Miguel (A. F. Lisboa) foi nomeado para o F. C. Porto - Aves (é o 6º jogo do Porto em que é nomeado um arbitro da A. F. Lisboa). 

Daqui se pode ver que o Benfica teve que enfrentar muitas mais vezes arbitragens adversas do que o F. C. Porto enfrentou neste campeonato, pois como todos sabemos o rendimento médio do F. C. Porto com os árbitros da sua própria Associação é superior ao do Benfica, tal como o inverso também se verifica com os árbitros de Lisboa. Por tudo isso, podemos afirmar que o F. C. Porto esta temporada teve o privilégio de ter tido 12 nomeações de árbitros da sua própria associação para os seus jogos e apenas 6 jogos com árbitros da A. F. Lisboa, enquanto o Benfica teve apenas 6 nomeações de árbitros da A. F. Lisboa, tendo sido obrigado a disputar 10 jogos com árbitros da A. F. Porto durante esta época 2018/19. O Conselho de Arbitragem não tinham a obrigação de fornecer condições semelhantes a estes 2 candidatos ao titulo? Bem vistas a realidade podemos afirmar que o Benfica teve piores condições que o F. C. Porto. O Braga teve que suportar pior condições ainda, só o facto de neste último terço do campeonato ter disputado o confronto directo com Benfica com um árbitro de Lisboa (que assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao Braga e 1 favorável) e o confronto directo com o F. C. Porto com um arbitro da A. F. Porto (que assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao Braga e nenhum favorável). Se o Jorge Sousa tem assinalado o penalti favorável ao Braga aos 88 minutos, provavelmente o Braga teria conquistado pontos nesse jogo, se não tem sofrido os 2 penaltis que sofreu neste momento teria mais pontos com certeza.

Estamos na recta final do campeonato e tal como na jornada passada foram nomeados árbitros de Lisboa e Porto para os jogos envolvendo os 2 clubes que estão a lutar pelo título de campeão 2018/19. Se na semana passada quer o Benfica quer o F. C. Porto tiveram o conforto de disputar essa jornada com um arbitro da sua própria Associação, nesta jornada terão o desconforto de terem um arbitro pertencente a Associação do seu rival na disputa pelo título. O histórico estatístico das últimas 11 épocas, diz-nos que:

    • Nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias (A. F. Porto), o Benfica tem um rendimento médio (66%), que é muito inferior ao que é o seu rendimento médio com todos os outros árbitros (81%), claramente este arbitro influência negativamente o rendimento do Benfica e beneficia o rendimento desportivo do F. C. Porto.  Artur Soares Dias é de longe o arbitro que mais vezes penalizou o Benfica com penaltis desfavoráveis, assinalou 7 penaltis desfavoráveis ao Benfica, quando mais nenhum outro arbitro assinalou mais de 4 penaltis desfavoráveis ao Benfica nas últimas 11 épocas. Neste mesmo período de 11 épocas, apenas assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto sendo que um deles foi assinalado aos 89 minutos num jogo em que o F. C. Porto vencia por 3 golos de diferença.
    • Nos jogos arbitrados pelo Hugo Miguel (arbitro da A. F. Lisboa com o qual o Porto obteve em um melhor rendimento médio de entre todos os árbitros de Lisboa), o F. C. Porto conquistou em média 81% dos pontos disputados, ou seja um rendimento ligeiramente superior aos 80% que obtêm em média com todos os outros árbitros. Nos jogos arbitrados pelo Hugo Miguel, o rendimento médio do Benfica (84%) é também ligeiramente superior ao que é o rendimento médio do Benfica com todos os outros árbitros (79%). Quer o Benfica, quer o F. C. Porto tem nestas últimas 11 épocas um saldo favorável de 5 penaltis, não se denota pois uma grande tendência na quantidade de penaltis que Hugo Miguel assinala a favor do Benfica ou do F. C. Porto.


1 comentário:

Anónimo disse...

Artur Soares Dias apita jogos da 1ª liga desde a época 2004/2005. Nestas 15 épocas apitou 212 jogos da 1ª liga, sendo que apitou 37 jogos que envolveram o Sporting, 27 o Porto e 33 o Benfica, num total de 97 jogos. Nos jogos envolvendo estes 3 clubes em que ocorreram penalties e/ou expulsões se os jogos tivessem terminado com os resultados que se verificavam à datas dessas ocorrências o Sporting, Porto e Benfica teriam tido menos 8, 11 e 6 pontos respectivamente do aqueles que na realidade obtiveram.

Façamos o mesmo raciocínio para João Pinheiro. Apita jogos na 1ª Liga desde 2015/2016. Nestas 4 temporadas apitou 63 jogos da 1ª Liga, sendo que 5 envolveram o Sporting, 3 o Porto e 9 o Benfica.

Nos jogos envolvendo estes 3 clubes em que ocorreram penalties e/ou expulsões os jogos tivessem terminado com os resultados que se verificavam à datas dessas ocorrências o Sporting, Porto e Benfica teriam tido menos 2, 0 e 7 pontos respectivamente do aqueles que na realidade obtiveram.

Ou seja, no caso do Porto e Artur Soares Dias temos -11 pontos para 27 jogos (-0.4 pontos por jogo). No caso de João Pinheiro e Benfica temos – 7 pontos para 9 jogos (ou seja -0.78 pontos por jogo). Ou seja uma relação que quase duplica a relação do FCP/ASD.

Duas notas finais.

A primeira para referir que estes – 7 pontos do João Pinheiro foram todos registados na mesma época (a actual).

A segunda para assinalar que João Pinheiro apitou um total de 8 jogos envolvendo o Sporting e o Porto e 9 envolvendo o Benfica. Ou seja mais de 50% dos jogos envolvendo os 3 grandes.

Esclarecedor não é verdade?

Curiosamente correndo o blog do autor não se regista qualquer referência a esta “performance” de João Pinheiro….