sexta-feira, 26 de abril de 2019

Nomeações: árbitros das Associações de Lisboa e Porto

Já são conhecidos os árbitros para a 31ª jornada. Foram nomeados um Arbitro da A. F. Porto para o jogo do F. C. Porto e um da A. F. Lisboa para o jogo do Benfica, a primeira vista deram condições semelhantes aos 2 clubes. Como o Artur Soares Dias já tem 24 ou mais jogos realizados de cada uma das equipas, já é evidente que nos seus jogos o F. C. Porto obtêm um rendimento melhor do que o Benfica, já o Tiago Martins com o qual o Benfica apresenta um rendimento médio superior ao do F. C. Porto ainda não podemos retirar grandes conclusões, pois ainda apenas apitou 8 jogos do Benfica e 5 do F. C. Porto na sua carreira.


Neste momento é muito claro que tal como tem acontecido nas últimas épocas, o campeão nacional será o Benfica ou o F. C. Porto. Como todos compreendem, no final desta época teremos a consagração como campeão uma equipa da Associação de Futebol de Lisboa (Benfica) ou uma equipa da Associação de Futebol do Porto (F. C. Porto).  Quem será o campeão? É a questão que falta responder.

Os árbitros destas Associações a que pertencem estes 2 clubes interferem no rendimento desportivo destas 2 equipas que tem repartido os títulos em Portugal. O Conselho de Arbitragem sabe perfeitamente ou ao menos tem noção que os árbitros têm grande dificuldade em assinalar grandes penalidades ou expulsões desfavoráveis aos clubes da sua própria Associação. 

Por alguma razão, apesar de ser arbitro internacional, ou seja daqueles que normalmente é nomeado para os jogos mais difíceis/importantes envolvendo os candidatos ao titulo, verificamos que:

  • Artur Soares Dias (A. F. Porto), apesar de já ter tomado 44 decisões arbitrais desfavoráveis aos 4 candidatos ao título, apenas 3 delas foram ao F. C. Porto, enquanto que o Benfica, Sporting e Braga sofreram respectivamente 13, 13 e 15 decisões desfavoráveis nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias. Em 44 só 3 penalizaram o F. C. Porto e ninguém se questiona no Conselho de Arbitragem! Atenção, as 3 decisões arbitrais que o Artur Soares Dias tomou nestas últimas 11 épocas, que pelos critérios objectivos utilizados neste blog, foram 2 penaltis (1 deles assinalado aos 89 minutos com o F. C. Porto a vencer por 3-0) e a única expulsão de um jogador do F. C. Porto aconteceu no famoso clássico que se seguiu a morte do Eusébio, em que os 11 Eusébios já venciam por 2-0 aquando da expulsão do Danilo. Enquanto os pontos estavam em disputa, Artur Soares Dias não quis ver corte com a mão do Mangala, aos 52 minutos (nesse momento com apenas 1 golo de diferença no marcador, Artur Soares Dias ainda acreditava que valia a pena fechar os olhos a certas infracções de modo a garantir um resultado positivo para o seu F. C. Porto).Artur Soares Dias nestas últimas 11 épocas apenas conseguiu assinalar 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, mas já foi capaz de assinalar 7 penaltis desfavoráveis ao Benfica, 7 penaltis desfavoráveis ao Sporting e 8 desfavoráveis ao Braga. Os adeptos já se aperceberam que os critérios arbitrais do Artur Soares Dias não são iguais nos jogos do F. C. Porto e do seu grande rival o Benfica.
  • Jorge Sousa (A. F. Porto), apesar de já ter tomado 25 decisões arbitrais desfavoráveis aos 4 candidatos ao título, apenas 2 delas puniram F. C. Porto, enquanto que o Benfica, Braga e Sporting sofreram respectivamente 8, 8 e 7 decisões desfavoráveis nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa. Em 25 só 2 penalizaram o F. C. Porto e ninguém se questiona no Conselho de Arbitragem!  Como é que ninguém que tenha visto, os jogadores portistas de cabeça perdida na final da Taça da Liga de 2009/10, em que o Jorge Sousa fez de tudo para não expulsar ninguém, o mesmo arbitro em diversos outros confrontos directos entre o F. C. Porto e o Benfica, tenha conseguido criar condições para o F. C. Porto melhorar o seu rendimento desportivo, expulsando um jogador ao Benfica  (tal com aconteceu na 24ª jornada desta época, em que estando o Benfica a vencer o F. C. Porto por 2-1, expulsou o Gabriel aplicando-lhe um criativo duplo amarelo seguido de modo a permitir o F. C. Porto jogar 18 minutos em superioridade numérica, numa tentativa desesperada de evitar a derrota nesse importante jogo, ouro exemplo aconteceu no Benfica 1 - F. C. Porto 1 da época 2008/09 em que expulsou o Katsouranis aos 59 minutos, outro ainda foi no F. C. Porto 0 - Benfica 0 da época 2017/18 em que foi capaz de expulsar o Zivcovic em apenas 6 minutos por 2 faltas banais no meio campo, quando no mesmo jogo não exibiu sequer cartão amarelo ao Felipe por estas entradas.Tivesse o F. C. Porto sido competente e então teria aproveitado a oportunidade que teve esta temporada de jogar 30 minutos em superioridade numérica nos 2 confrontos directos com o Benfica que disputou para o campeonato, bastava que tivesse evitado essas 2 derrotas para ter uma grande vantagem neste campeonato para se sagrar campeão. Tivesse evitado perder contra 10 Benfiquistas em campo, na Luz ou no Dragão e neste momento seria praticamente campeão.
  • João Capela (A. F. Lisboa), apesar de já ter assinalado 6 penaltis desfavoráveis aos 4 candidatos ao titulo, não foi capaz nestas últimas 11 épocas de assinalar um penalti sequer desfavorável ao Benfica ou ao Sporting.
  • Tiago Martins (A. F. Lisboa) ainda tem poucos jogos realizados, ainda não assinalou nenhum penalti desfavorável ao Benfica, Sporting, F. C. Porto ou Braga. A favor do Sporting já assinalou 3 penaltis, também já assinalou 2 penaltis favoráveis ao Benfica e 1 penalti favorável ao F. C. Porto.
Como se vê, apesar de uma pequena vantagem dos clubes de Lisboa com os árbitros de Lisboa, não são diferenças significativas, já o F. C. Porto usufrui de uma grande vantagem desportiva em relação ao Benfica nos jogos arbitrados pelo árbitros da Associação de Futebol do Porto, com esses árbitros (Artur Soares Dias e Jorge Sousa), o rendimento médio do F. C. Porto tem sido muito superior ao do Benfica  nas últimas 11 épocas. O Conselho de Arbitragem sabe perfeitamente que existe influência regional na arbitragem. No atual campeonato constata-se que no Conselho de Arbitragem, conhecedores do efeito dessa influência arbitral nomearam para os jogos do F. C .Porto:
  1. Nas primeiras 10 jornadas foram nomeados 3 árbitros da A. F. Porto e 1 da A. F. Lisboa.
  2. Entre a 11ª e a 20ª jornada foram nomeados 2 árbitros da A. F. Porto e 3 da A. F. Lisboa.
  3. Entre a 21ª até esta jornada, foram nomeados 7 árbitros da A. F. Porto e 1 da A. F. Lisboa. Muito estranho esta insistência em árbitros da A. F. Porto para jogos do F. C. Porto nas últimas jornadas, pois nas últimas 12 jornadas foram nomeados 8 árbitros da A. F. Porto para jogos do F. C. Porto! Inexplicável!  
Para os jogos do Benfica nesta temporada 2018/19, o Conselho de Arbitragem para:
    1. As primeiras 10 jornadas nomeou 2 árbitros da A. F. Porto e 1 da A. F. Lisboa.
    2. os jogos entre a 11ª e a 20ª jornada nomeou 4 árbitros da A. F. Porto e 2 da A. F. Lisboa.
    3. os jogos entre a 21ª jornada e 31ª jornada nomeou 3 árbitros da A. F. Porto e 3 da A. F. Lisboa. O Benfica tem mais jogos seus arbitrados por elementos da A. F. Porto do que da A. F. Lisboa. Durante toda a época, o Benfica teve 6 nomeações de árbitros de Lisboa para os seus jogos enquanto que o F. C. Porto teve 12 nomeações de árbitros da A. F. Porto!
    Os árbitros da A. F. Porto intervieram mais vezes nos jogos destas 2 equipas que estão a lutar pelo título palmo a palmo, do que os da A. F. Lisboa. Esta é uma clara vantagem, que o Conselho de Arbitragem está a dar ao F. C. Porto na competição pela atribuição da Liga 2018/19. Não admira que a Liga da Verdade do Rui Santos reflicta neste momento que o F. C. Porto tem 10 pontos a mais do que deveria ter se houvesse verdade desportiva no campeonato 2018/19.



    Sem comentários: