sexta-feira, 10 de maio de 2019

Já são conhecidos os árbitros nomeados para a 33ª jornada

Para o Nacional - F. C. Porto foi nomeado o Carlos Xistra. Nas últimas 11 épocas, nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra, o F. C. Porto com 85% dos pontos possíveis conquistados em 28 jogos é a equipa com melhor rendimento médio em Portugal, seguido do Benfica com 73% dos pontos possíveis conquistados em 21 jogos.
Para o Rio Ave - Benfica foi nomeado o Hugo Miguel. Nas últimas 11 épocas, nos jogos arbitrados pelo Hugo Miguel, o Benfica com 84% dos pontos possíveis conquistados em 17 jogos é a equipa com melhor rendimento médio em Portugal, seguido do F. C. Porto com 81% dos pontos possíveis conquistados em 25 jogos.
Para o Sporting - Tondela foi nomeado o Tiago Martins.
Para o Boavista - Braga foi nomeado o jovem André Narciso.

Matematicamente, já está comprovado que o Braga não consegue ser campeão esta época 2018/19, mas nós que já conhecemos os efeitos regionais das arbitragens, a muito que já sabíamos que as hipóteses do Braga eram inferiores aos demais, pois usufruiu de condições arbitrais muito inferior aos dos rivais ao titulo. O Braga ser campeão 2018/19 nestas condições era quase impossível, ora vejamos, apenas teve 1 nomeação de um arbitro da A. F. Braga a apitar os seus jogos, o que é incomparavelmente inferior aos 12, 9 e 7 arbitragens de árbitros da própria Associação com que o F. C. Porto, Sporting e Benfica respectivamente foram contemplados em 2018/19. As probabilidades de ter sucesso desportivo não são iguais para todas as equipas na Liga Portuguesa. Eis o quadro resumo, dos árbitros de cada Associação nomeados para as 33 jornadas do Braga EM 2018/19.
Como se vê o Braga teve de disputar todos os confrontos directos com árbitros de Associações rivais, logo em princípio, não conseguiria ultrapassar todos esses obstáculos e se sagrar campeão!

Ora vejamos, como tem sido as nomeações de árbitros nesta  temporada 2018/19, sabendo nós que no início eram 4 candidatos ao título assumidos (Benfica, F. C. Porto, Sporting e Braga), que curiosamente por esta ordem ocupam as 4 primeiras posições da tabela classificativa neste momento.
Nestas 33 jornadas, tivemos as seguintes nomeações de árbitros pertencentes as Associações a que pertencem os clubes que podem ganhar o campeonato:

  1. Já depois da nomeação do Hugo Miguel, temos que nestas 33 jornadas foram nomeados 7 vezes árbitros da sua própria associação (A. F. Lisboa) para os jogos do Benfica e o clube também teve que suportar por 10 vezes nomeações de árbitros pertencentes a Associação do seu maior rival na luta pelo título (A. F. Porto), além de também terem sido nomeados 7 vezes árbitros da A. F. Braga para os jogos do Benfica, ou seja, 24 dos 33 jogos do Benfica nesta temporada foram dirigidos por árbitros das 3 associações com legitimas aspirações de ter um clube da sua Associação como vencedor da Liga Profissional de Futebol, sendo apenas por 7 dessas vezes foram nomeados árbitros de Lisboa para jogos do Benfica. 
  2. Nestas 33 jornadas, o F. C. Porto teve a sorte de terem sido nomeados por 12 vezes, árbitros da sua própria Associação para apitar os seus jogos (A. F. Porto) e também teve de suportar por 6 vezes nomeações de árbitros pertencentes a Associação do seu maior rival na luta pelo título (A. F. Lisboa), além de também terem sido nomeados 2 vezes árbitros da A. F. Braga para os jogos do F. C. Porto, ou seja, 20 dos 33 jogos do F. C. Porto 2018/19 foram dirigidos por árbitros das 3 associações com legitimas aspirações de ter um clube da sua Associação como vencedor da Liga Profissional de Futebol. Ter 12 árbitros da sua própria associação e apenas 8 das outras 2 Associações a que pertencem os clubes com as mesmas ambições na Liga, são condições arbitrais de excelência para qualquer equipa. Quer o Benfica, quer o Sporting ou o Braga não desdenhariam também ter tido estas condições nesta temporada, mas na realidade durante a época 2018/19, o Sporting teve a sorte de usufruir de 9 nomeações de árbitros da sua própria associação (A. F. Lisboa) e também teve de suportar por 9 vezes nomeações de árbitros pertencentes a Associação do seu maior rival na luta pelo título (A. F. Porto), além de também terem sido nomeados por 5 vezes árbitros da A. F. Braga para os jogos do Sporting. 
Após consulta dos dados estatísticos das últimas 11 épocas, verificamos que não é usual haver mais de 10 vezes na mesma época, nomeações de árbitros da própria associação para apitar jogos de qualquer dos 4 clubes candidatos ao título. Obviamente que estas 12 nomeações deste ano e as 13 nomeações do ano anterior, que o F. C. Porto teve, são as excepções que confirmam a regra. O F. C. Porto 2017/18 acabou aproveitando as 13 nomeações de árbitros da A. F. Porto para potenciar o seu rendimento e terminar essa época como campeão, conquistando 88 pontos (86,3% dos pontos possíveis), na actual temporada 2018/19 está neste momento com 79 pontos (82,3% dos pontos possíveis) e no confronto directo com os rivais, conseguiu por exemplo aproveitar os 2 penaltis favoráveis que o Jorge Sousa lhe concedeu em Braga, para virar o 2-1 para 2-3, mas mesmo com o amparo de um árbitro amigo (Jorge Sousa), não conseguiu aproveitar os 18 minutos em superioridade numérica  que este lhe concedeu para evitar a derrota num jogo contra o Benfica, que estava a perder por 2-1,  quando inexplicavelmente decidiu expulsar Gabriel por um estranho duplo amarelo no mesmo lance.

Como já aqui demonstramos estatisticamente, apesar de haver 4 candidatos assumidos (2 clubes da A. F. Lisboa, 1 da A. F. Porto, 1 da A. F. Braga), pelo olhar mais atento ao histórico das últimas épocas, a luta efectiva pelos campeonatos se tem cingido essencialmente entre o Benfica e o F. C. Porto, que vencerem cada uma, 5 dos últimos 10 campeonatos já atribuídos e são únicos 2 clubes que ainda disputam o actual título.

Constata-se que, o Benfica (835 pontos em 348 jogos) e o F. C. Porto (834 pontos em 348 jogos), conquistaram em média aproximadamente 80% dos pontos possíveis as últimas 11 épocas. Dado o rendimento muito semelhante num tão elevado número de jogos (348), podemos afirmar que, tem sido duas equipas muito semelhantes nesse período em análise aqui no blog. Nestes últimos 11 campeonatos, discriminando os dados consoante o local da partida, verificamos que quer o Benfica, quer o F. C. Porto disputaram 174 jogos em casa e 174 jogos fora e o rendimento médio que apresentaram, foi como se segue:

  • O Benfica conquistou 453 pontos em casa (86,8% dos pontos possíveis) e 382 pontos nos jogos como visitante (73,2% dos pontos possíveis). Na actual temporada 2018/19, o Benfica nestas 32 jornadas conquistou 41 pontos em casa (85,4% dos pontos possíveis) e 40 pontos fora de casa (83,3% dos pontos possíveis). O Benfica é pois, esta temporada tal como também é no agregado das últimas 11 épocas, a equipa com melhor rendimento médio na condição de visitante de entre todas as equipas que disputam o campeonato nacional.
  • O F. C. Porto conquistou 458 pontos em casa (87,3% dos pontos possíveis) e 376 pontos nos jogos como visitante (72,0% dos pontos possíveis). Na actual temporada 2018/19, o F. C. Porto nestas 32 jornadas conquistou 42 pontos em casa (87,5% dos pontos possíveis) e 37 pontos fora de casa (77,1% dos pontos possíveis). Na actual temporada 2018/19, o Sporting tem sido a equipa com o melhor rendimento médio nos jogos em casa

As 2 equipas vão jogar fora esta jornada, o F. C. Porto contra o Nacional da Madeira, equipa contra a qual conquistou 50 pontos nos últimas 19 confrontos directos (88% dos pontos possíveis) e o Benfica jogará contra o Rio Ave, equipa com a qual conquistou 54 pontos no mesmo período das últimas 11 épocas (86% dos pontos possíveis em 21 jogos). Ambas as equipas são amplamente favoritas como se vê.

Sem comentários: