quinta-feira, 24 de maio de 2018

GRANDES PENALIDADES FAVORÁVEIS ASSINALADAS NAS ÚLTIMAS 10 ÉPOCAS (BENFICA-F. C. PORTO-SPORTING)

Terminada a temporada, podemos agora comparar os números totais de grandes penalidades favoráveis ao 3 grandes que foram assinaladas em Portugal nas últimas 10 épocas.

Algumas curiosidades estatísticas, das últimas 10 épocas:

  • O F. C. Porto foi a equipa que usufruiu de mais penaltis favoráveis (88 no total), seguem-se o Benfica com 81 penaltis favoráveis e o Sporting com 78 penaltis favoráveis. Quando analisamos a evolução no tempo vemos que nos primeiros 5 anos a vantagem do F. C. Porto (com 48 penaltis favoráveis) foi por demais evidente, pois os rivais nesse período só tiveram 41 e 29 penaltis favoráveis, enquanto que nos últimos 5 anos, a vantagem do Sporting (com 49 penaltis favoráveis) é por demais evidente, pois os rivais no mesmo período só tiveram 40 penaltis favoráveis cada. Exponencial evolução do Sporting que passou de 29 para 49 penaltis favoráveis na ERA Bruno de Carvalho. Terá essa evolução, alguma coisa a ver com o que está a ser investigado na operação CASHBALL.
  • Se é expetável encontrarmos uma correlação positiva entre o total de penaltis favoráveis e o total de golos marcados, na realidade constatamos que a equipa que marcou mais golos nestas últimas 10 épocas foi o Benfica (720 golos marcados), não acabou sendo a equipa que usufruiu de mais penaltis favoráveis efetivamente assinalados. Até pode ter sido a equipa que mais atacou aquela que mais penaltis sofreu como é expetável, mas não foi aquela que usufruiu de mais penaltis assinalados pelos árbitros! Porque será que o melhor ataque não é também a equipa que mais penaltis favoráveis usufrui?
  • Em média, só foi assinalado 1 penalti favorável ao Benfica por cada 8,9 golos marcados, melhor sorte tem o F. C. Porto que, em média usufrui de 1 penalti favorável por cada 7,9 golos marcados, ainda com mais sorte arbitral que os 2 clubes atrás referidos, temos o Sporting que usufrui de 1 penalti favorável por cada 6,9 golos que marcou nas últimas 10 épocas. 
  • O F. C. Porto que tinha marcado 343 golos em 150 jogos dos primeiros 5 anos, nos últimos 5 anos que contemplam 166 jogos marcou apenas 351 golos, já o Benfica que nos primeiros 5 anos tinha marcado 336 golos, agora nos últimos 5 anos marcou 384 golos. Apesar de nas últimas 10 temporadas termos assistido a uma divisão igualitária de campeonatos ganhos pelo Benfica e pelo F. C. Porto, os números demonstram que a competitividade do F. C. Porto tem vindo a decair durante a última década enquanto a do Benfica e a do Sporting tem vindo a aumentar, se bem que a do Sporting ainda não lhe permitiu atingir o topo da classificação final em nenhuma das últimas épocas. 


Este é o quadro resumo dos pontos, golos, penaltis favoráveis consoante o momento em que são assinalados das últimas 10 épocas, divididos em 2 blocos de 5 anos para melhor vermos a evolução dos dados estatísticos.


Vemos que houve alterações ao longo do tempo, uma vez que nos primeiros 5 anos do período de 10 anos em análise, a equipa que mais beneficiou de grandes penalidades favoráveis foi o F. C. Porto com 48 no total desses 5 anos, ou seja usufruiu mesmo de mais 19 penaltis favoráveis que o Sporting que nessa altura era o clube grande que menos penaltis favoráveis usufruia, pois só tinha usufruido de 29 penaltis favoráveis e o Benfica tinha usufruido de 41 penaltis favoráveis nesse período. Já nos últimos 5 anos, o Sporting passou a ser a equipa portuguesa que mais penaltis favoráveis usufrui, no total usufruiu de 49 penaltis favoráveis, enquanto o F. C. Porto e o Benfica apenas usufruiram de 40 penaltis favoráveis cada. Mesmo considerando apenas os penaltis assinaladas que podem diretamente alterar os pontos conquistados (penaltis assinalados com o jogo empatado ou com a equipa a perder por 1 golo de diferença), vemos que com 27 penaltis desses (19 assinalados ainda com o jogo empatado mais os 8 que possibilitam anular uma desvantagem), o Sporting foi a equipa com mais sorte teve com as decisões arbitrais de assinalar penaltis, pois o F. C. Porto teve 25 desses penaltis (19 assinalados ainda com o jogo empatado mais os 6 que possibilitam anular uma desvantagem) e o Benfica teve 20 desses penaltis (14 assinalados ainda com o jogo empatado mais os 6 que possibilitam anular uma desvantagem). O Benfica nestas últimas 5 épocas lutou por um histórico penta que acabou por não atingir, mas como se vê pelos dados estatísticos era muito improvável conseguir ter esse tal sucesso hegemónico de vencer 5 anos seguidos, quando nesse período teve que competir com dois adversários que usufruiram de melhores condições arbitrais (mais penaltis favoráveis), pois quer o F. C. Porto, quer o Sporting usufruiram nesse periodo de mais 5 penaltis assinalados ainda com o jogo empatado do que os 14 que Benfica usufruiu, além de que tendo o Benfica e o F. C. Porto usufruído dos mesmos 6 penaltis favoráveis assinalados quando estavam a perder por 1 golo de diferença, o Sporting acabou usufruindo de mais 2 desses penaltis que permitem anular desvantagens no marcador, pois nas últimas 5 épocas, o Sporting usufruiu no total de 8 penaltis favoráveis assinalados quando estava a perder por 1 golo de desvantagem. Comparando estes últimos 5 anos com os primeiros 5 anos, vemos que o Benfica nos primeiros 5 anos até tinha usufruido de 18 penaltis favoráveis assinalados ainda com o jogo empatado, logo seria de todo improvável obter um penta num período de 5 anos em que só usufruiu de 14 penaltis favoráveis assinalados ainda com o jogo empatado, quando os seus 2 rivais usufruiram em conjunto de 38 penaltis favoráveis assinalados com o jogo empatado (19 o F. C. Porto e 19 o Sporting). Os grandes clubes tendem a aproveitar as vantagens no marcador, todos sabemos que o golo mais difícil de marcar pelos candidatos ao título são aqueles que permitem desbloquear/ganhar vantagem no marcador.


Sem comentários: