terça-feira, 12 de junho de 2018

Os árbitros despromovidos no final da época 2017/18

Não se conhecem as razões deste secretismo mas este ano não foi publicado a classificação final dos árbitros, apenas saiu a informação sobre os 3 árbitros despromovidos e a indicação de que o Artur Soares Dias foi o 1º classificado.

Pode consultar aqui a classificação da época anterior (2016/17). 

Como é normal, depois de finalizada a época, faz-se uma avaliação do desempenho durante a época de cada um dos árbitros, dando origem a classificação final dos árbitros. Com base nessa classificação final, identifica-se os 3 piores classificados, aqueles que vão ser despromovidos. Aparentemente ainda estão pendentes os recursos apresentados por estes árbitros a esta despromoção, em virtude do Vasco Santos (Porto) ter inicialmente apresentado atestado médico e depois apitado a 2ª parte do Estoril-F. C. Porto sem que tenha sido averiguado sobre a validade do atestado médico apresentado. Este ano os árbitros despromovidos foram o Gonçalo Martins (Vila Real), Bruno Esteves (Setúbal) e o Luís Ferreira (Braga).


  • Gonçalo Martins, jovem arbitro de 33 anos, que se estreou na 1ª Liga nesta época 2017/18, tendo realizado apenas 8 jogos na Liga Nós. O único jogo envolvendo os grandes que dirigiu foi o Benfica-Portimonense, uma vez que, não foi nomeado para nenhum jogo do F. C. Porto ou Sporting durante todo o campeonato 2017/18! Terá sido prejudicado na classificação por não ter jogos com elevado grau de dificuldade apitados?
  • Bruno Esteves, que tinha sido o 13º classificado em 2016/17, nesta última época apitou 14 jogos da 1ª Liga, sendo que 1 desses jogos envolvia o Sporting e outro o Benfica e não foi nomeado para nenhum jogo do F. C. Porto nesta época 2017/18! Terá sido prejudicado na classificação por não ter sido nomeado para muitos jogos envolvendo os candidatos ao título. Terá sido prejudicado na classificação por não ter sido nomeado para muitos jogos com elevado grau de dificuldade ou dirigiu em 2017/18 mais jogos importantes do que a sua classificação da época anterior aconselhava?
  • Luís Ferreira, que tinha sido o 19º classificado em 2016/17 (o último classificado dos que não desceram), época em que teve péssimos desempenhos no F. C. Porto-Tondela e no Benfica-Boavista, acabou finalmente por ser despromovido nesta última temporada em que apitou 15 jogos da 1ª Liga, sendo que 2 deles envolvia o F. C. Porto, 1 o Sporting e não foi nomeado para nenhum jogo do Benfica nesta época 2017/18! Terá sido prejudicado na classificação por não ter sido nomeado para muitos jogos com elevado grau de dificuldade ou dirigiu em 2017/18 mais jogos importantes do que a sua classificação da época anterior aconselhava?



4 comentários:

AlexSk disse...

O Esteves foi despromovido por estar associado à lista de padres. O ano passado foi o Jorge Ferreira, este ano foi este. Para o ano desce o Mota, o Almeida ou o Vasco Santos.

O Gonçalo Martins desceu por se dizer que subiu com a ajuda do Nuno Cabral.

O Luis Ferreira desceu porque é uma miséria de árbitro.

Unknown disse...

o LF é um portista nojento e sem vergonha

DA disse...

Não é portista. É carreirista.

Alberto disse...

o Luís Ferreira de Esposende é portista ferrenho. Péssimo árbitro, para além do FC Porto, protegeu o Benfica para subir. Como acabaram as missas e para não descer não basta prejudicar o Sporting, escapou à justa em 2017 e acabou por descer em 2018.
O Gonçalo Martins acabou por mostrar cedo de mais ao que vinha (missas) aquele penalty e expulsão no Benfica- Portimonense... Agora pode-se ser mas tem de se parecer sério.
Quanto ao Bruno Esteves, penso que foi mesmo prejudicado por ter poucos jogos dos grandes. Até me pareceu que, tal como o Bruno Paixão, acordou para arbitragens isentas. (se calhar foi tarde, já tinha rezado missas a mais)