quinta-feira, 17 de maio de 2018

Hipocrisia - Violência no desporto versus desportivismo

Hipocrisia nas entrevistas do Sérgio Conceição e dos jogadores do F. C. Porto. 
Resultado de imagem para alex telles com cachecol a insultar o benfica
Os jogadores portistas que na festa do titulo entoaram canções e exibiram cachecóis de incitamento ao ódio/violência no desporto, vem agora criticar elementos de uma claque rival que invadiram o centro de treinos de Alcochete. 

Porque nunca se ouviu nenhuma palavra destes rapazes (que agora se querem passar por grandes defensores dos bons costumes), a reprovar as atitudes intoleráveis praticados recentemente pela sua própria claque, os SD? Nem quando o líder dos SD publicou uma foto a regozijar com as selváticas agressões que um arbitro argentino sofreu, nem sequer quando a claque cantou "Ai quem me derá que o avião do Chapecoense fosse do Benfica" estes artistas portistas tiveram coragem de condenar os actos dos seus adeptos, que moral têm agora para condenar os actos de adeptos de clubes rivais? Estes portistas vêm agora criticar na praça pública os elementos da Juve Leo, mas será que depois dos SD terem barrado o autocarro em que seguiam, obrigado-os a sair para a estrada e a assumir a comunhão de interesses com os ultras do clube antes da viagem à Lisboa para defrontar o Benfica, conseguem garantir que actos de violência semelhantes não aconteceria aos próprios ou a Artur Soares Dias no regresso, caso tivessem perdido esse clássico. Já imaginaram como reagiriam os SD, caso o F. C. Porto tivesse perdido o jogo do título por novo erro/autogolo do Herrera por exemplo, ou caso o Artur Soares Dias tivesse cumprido as leis do jogo e expulsado o Sérgio Oliveira aos 68 minutos, por 2 vezes se ter desinteressado de jogar a bola e apenas se preocupar em agarrar os adversários pelo pescoço ou assinalado o penalti sofrido pelo Zivcovic? Provavelmente teríamos assistido a actos de violência no desporto português, já não da Juve Leo, mas sim por parte dos SD e seguramente não teríamos ouvido nenhum dos diversos jogadores do F. C. Porto que agora decidiram dar a sua opinião sobre a violência no desporto, a falar se estivesse envolvido a sua própria claque. Todos sabemos que não se ouviu nenhum deles a condenar as ameaças fisicas que o Artur Soares Dias sofreu no centro de treinos da Maia ou a condenar o cantico com alusões aos mortos no Avião Chapecoense. Pois é Felipe, Casillas, Alex Telles, Vaná, Sérgio Conceição, etc, criticar os adeptos do rival é mais fácil, não é? Isso tem uma palavra, chama-se hipocrisia!


Quando o Sérgio Conceição foi apresentado como treinador do F. C. Porto, alguém o ouviu a dar os parabéns a equipa/treinador campeão nesse momento? Publicamente ninguém ouviu o Sérgio Conceição a enaltecer o mérito e a justiça dos que haviam conquistado o tetra-campeonato. É publico que o Sérgio Conceição nunca teve uma palavra de reconhecimento para com o desempenho desportivo do Rui Vitória e nem sequer em privado deu os parabéns ao Rui Vitória, assim que teve oportunidade de ter um primeiro contacto presencial com ele após ter sido apresentado como treinador do F. C. Porto, que moral tem agora para exigir aos outros o que ele próprio nunca fez. Sérgio Conceição, mesmo numa altura em que ainda não tinha havido nenhuma troca de palavras ofensivas entre os treinadores dos 2 clubes rivais. ao se dirigir aos adeptos não foi suficiente frontal nem teve espírito desportivo quanto baste para reconhecer o mérito desportivo do campeão (Rui Vitória), vem agora, depois de insultar, o Rui Vitória comparando-o a um boneco, insistir que quer trocar palavras de cordialidade com o mesmo Rui Vitória que ele considerava um boneco. Mas porque razão Sérgio Conceição quer trocar palavras amistosas com quem ele insultou e maltratou? Que homem tão mesquinho, tão pequenininho se está a demonstrar o Sérgio Conceição na hora da vitória! 
A querer enganar alguns incautos, tentando agora que venceu o campeonato, passar por alguém com elevado espírito desportivo e que só não existe um mau ambiente no Futebol Português porque culpa dos rivais. 

Sérgio Conceição, por esta altura, já devia saber que há que saber ganhar e saber perder.
Não é por estar na mó de cima aos olhos dos adeptos por se ter ganho, que a partir dai, passa a ter o direito de poder humilhar os adversários que perderam (exemplo, a forma como fala do Rui Vitória e do treinador do P. Ferreira, treinador esse que ele se recusou a cumprimentar/dar os parabéns pela vitória no último confronto direto que tiveram). Esta falha de personalidade, já tinha ficado visível também, quando estando com muitos pontos de avanço sobre o Benfica, aproveitou para insultar o Rui Vitória. Fique Sérgio Conceição sabendo que se o F. C. Porto não tivesse a proteção que teve do C. A. em 2017/18, que nomeou sistematicamente Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra, para jogos do F. C. Porto e do Benfica, a tão propagandeada melhor F. C. Porto de sempre (88 pontos sim, mas será que foi por ter sido a melhor equipa de sempre do F. C. Porto?) teria terminado está temporada atrás do Rui Vitória. É que estes 3 árbitros acima referidos são de entre todos os que compõem o quadro de árbitros da 1ª Liga, aqueles que nas últimas 10 épocas garantiram uma maior vantagem do F. C. Porto em relação ao Benfica. Com estes 3, o F. C. Porto foi de longe a equipa portuguesa com o melhor rendimento médio nas últimas 10 épocas, mas convêm saber porque o foi, independentemente da competência ou não do Jesualdo Ferreira, Victor Pereira, Lopetegui, Paulo Fonseca, José Peseiro, Nuno Espirito Santo ou Sérgio Conceição?

O Sergio Conceição se não sabe devia saber que esta época 2017/18 foi a primeira vez na História que, um clube teve a sorte de ter sido apitado por 13 vezes por árbitros da sua própria Associação na Liga Portuguesa (logicamente o clube aproveitou esse facto de jogar com árbitros que estão constrangidos a assinalar penaltis e expulsões desfavoráveis ao F. C. Porto para conquistar nesses 13 jogos, 90% dos pontos possíveis). Está época até o Braga se sagraria campeão se tivesse usufruído da vantagem competitiva de ter tido 13 árbitros da sua própria Associação nos seus jogos, principalmente se tivesse jogado os confrontos diretos com o F. C. Porto e com o Benfica com árbitros da A. F. Braga, tal como o Sérgio Conceição usufruiu. 
Pois, os dados estatísticos demonstram que nos últimos 10 campeonatos, com todos os árbitros o rendimento do F. C. Porto e do Benfica tem sido muito semelhante, conquistaram em média 80% dos pontos possíveis, ou seja, em 316 jogos conquistaram 755 pontos e 754 pontos respetivamente. Só que esse é o rendimento médio do clube com todos os árbitros que é muito igual, mas obviamente que existem inexplicavelmente, 2 ou 3 árbitros com os quais o rendimento médio do F. C. Porto tem sido claramente superior ao do Benfica, como existem 2 ou 3 árbitros com os quais o rendimento médio do Benfica tem sido claramente superior ao do F. C. Porto. Como podem ver no quadro que se segue dos árbitros com mais de 10 jogos apitados das equipas, o rendimento do Benfica e do F. C. Porto com cada árbitro em concreto não foram todos muito semelhantes como é o rendimento geral da equipa com todos os árbitros. No quadro resumo das últimas 10 épocas podemos ver que existem 3 árbitros claramente favoráveis ao F. C. Porto e 3 claramente favoráveis ao Benfica.

Os árbitros não são todos iguais, existem alguns em que a tendência é demasiado evidente, com base no rendimento médio dos 2 clubes com cada arbitro, podemos afirmar que:
  • Se nos pedissem para nomear árbitros que pudessem garantir uma vantagem na classificação final 2017/18 para o F. C. Porto, a escolha seria o máximo de jogos possíveis do F. C. Porto e Benfica para Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra e mínimo de jogos possíveis de João Capela, Bruno Paixão e Bruno Esteves. Foi este o caminho seguido pelo Fontelas Gomes, por isso todos percebemos porque chegamos ao final da época com o F. C. Porto em 1º.
  • Se o objetivo fosse garantir vantagem na classificação final para o Benfica então a escolha seria o inverso, ou seja, o máximo de jogos possíveis do F. C. Porto e Benfica para João Capela, Bruno Paixão e Bruno Esteves e mínimo de jogos possíveis de Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra. Como se vê não houve a preocupação de dar as mesmas oportunidades aos 2 clubes para lutarem por este campeonato. Por isso, foi mais que evidente que 2017/18 foi um campeonato sujo! 

Em 2016/17, o Rui vitória venceu o campeonato em que foram nomeados para jogos do Benfica, 4 vezes no total dos 3 árbitros estatisticamente favoráveis ao Benfica e 8 vezes os 3 árbitros estatisticamente favoráveis ao F. C. Porto (o Benfica em média apenas conquistou 66,7% dos pontos possíveis nesses 8 jogos de 2016/17) e para os jogos do F. C. Porto foram nomeados apenas por 2 vezes os 3 árbitros estatisticamente favoráveis ao Benfica e também 9 vezes os 3 árbitros estatisticamente favoráveis ao F. C. Porto. Estas condições já eram desfavoráveis para o Benfica, mas por incrível que pareça, as condições que o C. A. concedeu as equipas em 2017/18 foram ainda mais favoráveis ao F. C. Porto, atingindo um ponto de ser quase impossível ao Benfica competir com o F. C. Porto independentemente dos treinadores que estejam nos respectivos bancos (nem com o Guardiola seria possível ao Benfica obter mais de 86,7% dos pontos possíveis em 2017/18, quando tem 12 jogos arbitrados por árbitros que lhe são claramente desfavoráveis). Só a título de exemplo, nas últimas 10 épocas, o Jorge Sousa consegue até que o Benfica tenha um rendimento médio inferior ao que o Sporting e o Braga conquistam nos jogos arbitrados por Jorge Sousa. Nos 20 confrontos diretos com o Sporting nos últimos 10 campeonatos, o Benfica conquistou em média 62% dos pontos, mas nos 23 jogos do Benfica arbitrados pelo Jorge Sousa nas últimas 10 épocas contra todos os adversários, ele conseguiu que o Benfica conquistasse apenas 58% dos pontos possíveis independentemente de 16 desses jogos terem sido contra adversários com os quais o Benfica tem obtido com todos os árbitros um rendimento médio muito superior aos 62% que obtem contra o Sporting. Só aqui se constata que Jorge Sousa não é neutro.


Nesta época 2017/18, o Conselho de arbitragem, nomeou os 3 árbitros estatisticamente favoráveis ao F. C. Porto, para 11 jogos do F. C. Porto (4 Artur Soares Dias, 3 Jorge Sousa, 4 Carlos Xistra, nos quais o F. C. Porto conquistou em média 87,9% do pontos possíveis) e 12 jogos do Benfica (4 Artur Soares Dias, 3 Jorge Sousa, 5 Carlos Xistra nos quais o Benfica em média apenas conquistou 66,7% dos pontos possíveis).  Já no que toca aos 3 árbitros estatisticamente favoráveis ao Benfica, o Conselho de arbitragem, nomeou-os novamente esta época 2017/18 apenas para 2 jogos do F. C. Porto (1 para João Capela já depois do título estar matematicamente entregue, 1 Bruno Paixão e nenhum jogo para Bruno Esteves) e também para apenas 2 jogos do Benfica (nenhum para João Capela, 1 Bruno Paixão e 1 Bruno Esteves). Nestas condições arbitrais desta época 2017/18, seria um feito extraordinário se o Rui Vitória conseguisse, mesmo assim obter um melhor rendimento que o F. C. Porto, porque o clube ao longo dos 10 anos independentemente do treinador tem tido sempre um rendimento inferior ao F. C. Porto nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra. Com estes 3 árbitros o F. C. Porto tem sido de longe o clube com melhor rendimento médio em Portugal, o melhor que o Benfica consegue é ficar a 13% de distância. Atenção nestas últimas 10 épocas não é fácil encontrarmos, uma época que o Benfica tenha conquistado menos 13% que o F. C. Porto, como se pode ver nos dados estatístico que dizem que em:
  • 2017/18, o F. C. Porto conquistou 86,3% dos pontos e o Benfica 79,4% dos pontos possíveis.
  • 2016/17, o F. C. Porto conquistou 74,5% dos pontos e o Benfica 80,4% dos pontos possíveis.
  • 2015/16, o F. C. Porto conquistou 71,6% dos pontos e o Benfica 86,3% dos pontos possíveis.
  • 2014/15, o F. C. Porto conquistou 80,4% dos pontos e o Benfica 83,3% dos pontos possíveis.
  • 2013/14, o F. C. Porto conquistou 67,8% dos pontos e o Benfica 82,2% dos pontos possíveis.
  • 2012/13, o F. C. Porto conquistou 86,7% dos pontos e o Benfica 85,6% dos pontos possíveis.
  • 2011/12, o F. C. Porto conquistou 83,3% dos pontos e o Benfica 76,7% dos pontos possíveis.
  • 2010/11, o F. C. Porto conquistou 93,3% dos pontos e o Benfica 70,0% dos pontos possíveis.
  • 2009/10, o F. C. Porto conquistou 75,6% dos pontos e o Benfica 84,4% dos pontos possíveis.
  • 2008/09, o F. C. Porto conquistou 77,8% dos pontos e o Benfica 65,6% dos pontos possíveis. 

Como se vê esta devidamente explicado, porque este foi o Campeonato do Crime organizado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente esse maxi esteve no SL BENFICA penso que 9 anos e sempre foi bem tratado e aplaudido. Passou-se para os corruptos e transformou-se num lixo com a cantoria que mostra o que ele é.

As lavagens cerebrais não explicam tudo.

Naquele momento da imbecilidade retirava-se e ia comemorar para outro lado.

Ficava-lhe bem esse gesto, mas não, juntou-se àquele esterco ficando igual a eles.


Miguel