terça-feira, 1 de maio de 2018

Com empate no Derby consagra-se o campeão 2017/18 que o C.A. quis

Não há retrato mais fiel do que se passou nesta época 2017/18 do que este título ser atribuido fora do campo

Seis anos depois da última vitória nos Barreiros (jogo em que o F. C. Porto tinha beneficiado de 2 penaltis a seu favor), o F. C. Porto obteve para terminar em beleza este campeonato nova vitória à Porto na Madeira (jogo em que beneficiou de 2 expulsões favoráveis). Compreensível o estado eufórico do Pinto da Costa após esta vitória, até a se descaiu em relação ao efeito que os árbitros tem no jogo, assumindo mesmo que tem tem sido mais fácil ganhar na Luz do que na Madeira, pudera na Luz tem tido sempre o Artur Soares Dias, o Jorge Sousa ou os inesquecíveis Pedro Proença e Olegário Benquerença (este "bando dos 4" apitou 14 dos últimos 20 clássicos Benfica-Porto), "bando dos 4" ao serviço do F. C. Porto que não tem sido nomeados para as deslocações à Madeira (apenas 1 jogo arbitrado por um desses 4 árbitros nas últimas 10 épocas), daí as naturais dificuldades do F. C. Porto nos Barreiros, uma vez que competiu sem os seus árbitros protetores. O F. C. Porto é de longe a equipa com melhor rendimento médio nos jogos arbitrados por esses 4 árbitros acima referidos nas últimas 10 épocas! Coincidências!

Carlos Xistra acabou por expulsar 2 jogadores, neste Marítimo 0 - F. C. Porto 1, era algo expetável, dado o histórico de decisões deste árbitro (nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra nas últimas 10 épocas, o F. C. Porto tem um saldo favorável de 4 penaltis mas o Benfica só tem de 1 penalti favorável). Nesta época 2017/18, o C. A. reiteradamente nomeou para os jogos do F. C. Porto, árbitros, com o qual o F. C. Porto tem sido destacadamente a equipa com o melhor rendimento médio em Portugal nas últimas 10 épocas. C. A. concedeu as vantagens arbitrais ao F. C. Porto para que o clube possa ter um bom desempenho durante a época 2017/18.

Em 2017/18, o Carlos Xistra apitou 4 jogos do F. C. Porto (nas últimas 10 épocas, o F. C. Porto conquistou em média 83% dos pontos possíveis em 26 jogos com este arbitro, a 2ª equipa com melhor rendimento médio nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra é o Benfica mas com apenas 72% de pontos possíveis em 18 jogos), o Artur Soares Dias também apitou 4  (nas últimas 10 épocas, o F. C. Porto conquistou em média 79% dos pontos possíveis com este arbitro, apesar de 12 dos 22 jogos que apitou terem sido 5 conta o Benfica, 5 contra o Sporting e 2 contra o Braga, já o Benfica com este arbitro é a 2ª equipa com melhor rendimento médio, mas com apenas 65% dos pontos possíveis conquistados em 26 jogos), o Jorge Sousa apitou 3  (nas últimas 10 épocas o F. C. Porto conquista em média 83% dos pontos possíveis com este arbitro, sendo o Benfica neste período somente a 4ª equipa com melhor rendimento médio em Portugal, com apenas 58%) e o Hugo Miguel apitou 4 jogos do F. C. Porto (nas últimas 10 épocas o F. C. Porto conquistou em média 82% dos pontos possíveis com este arbitro, é o único arbitro de Lisboa com o qual, o F. C. Porto conquistou mais do que os 79% que é a média geral do clube com todos os árbitros), com a agravante de o Hugo Miguel também ter prejudicado gravemente o Benfica (o principal rival do F. C. Porto), ao ter deixado por assinalar 4 cortes com a mão no Benfica-Sporting da 1ª volta, obrigando o Benfica a perder 2 pontos nesse jogo. Vemos que esses 4 árbitros com um histórico francamente favorável ao F. C. Porto foram nomeados para 15 jogos do clube, e atenção que o F. C. Porto também acabou usufruíndo de 13 nomeações de arbitros da sua própria associação para os seus jogos (conquistou 90% dos pontos em disputa nesses 13 jogos), criando assim o C. A. as condições para o sucesso desportivo do clube, pois todos os confrontos diretos do F. C. Porto contra os rivais Benfica, Sporting ou Braga foram estes 4 os escolhidos. Alguém se recorda de algum clube que tenha perdido um campeonato, em que teve 13 árbitros da sua própria associação para os seus jogos, além de inversamente no sentido de prejudicar o principal rival o Porto ter feito 10 nomeações de árbitros da A. F. Porto para dirigir os jogos do Benfica. Só a resiliência dos diversos campeões que compõem o elenco do Benfica permitiu que a luta pelo campeonato chegasse até esta altura do campeonato.

Fora do campo o Conselho de Arbitragem tomou a decisão de definir o campeão 2017/18, ao atribuir ao F. C. Porto a vantagem competitiva de ter 13 dos seus jogos arbitrados por elementos da sua própria Associação, dado ao Sporting apenas 8 nomeações de árbitros da sua própria Associação, ao Benfica apenas 6 nomeações de árbitros da sua própria Associação (ou seja, menos de metade que foi atribuído ao F. C. Porto) e por fim ao Braga apenas foi atribuido 1 única vez a nomeação de um arbitro de Braga para os seus jogos.

Nota: Só não vê que as nomeações escolheram o campeão quem quer fazer de parvo. Nas últimas 10 épocas, existem 2 equipas que dividiram entre si todos os títulos de campeão nacional já atribuídos, ambas conquistaram em média cerca de 80% dos pontos que disputaram com todos os árbitros, o Benfica (750 pontos em 314 jogos) e o F. C. Porto (749 pontos).

Estes são os dados estatísticos das últimas 10 épocas do Benfica e F. C. Porto com árbitros da A. F. Lisboa e da A. F. Porto, que comprovam que a residência do árbitro influencia o rendimento.


Caro amigo, pergunto-lhe: Conhecendo o rendimento médio de cada clube, com cada árbitro em concreto, se lhe dissessem agora ficas com a responsabilidade de nomear os árbitros dos jogos do F. C. Porto e do Benfica (as 2 equipas que repartiram os últimos 10 títulos) de modo a que no fim, o campeão seja o F. C. Porto. Com o intuito de atingir esse objetivo, também não terias seguido o mesmo critério que o C. A. utilizou? Também não terias nomeado para os jogos do F. C. Porto, o nº máximo de vezes possíveis (4) o portista Artur Soares Dias (especialmente sendo 1 deles contra o maior rival, o Benfica e outro contra a 2ª maior ameaça, o Sporting), o mesmo para o portista Jorge Sousa (especialmente sendo 1 deles contra o maior rival do clube, o Benfica que é apenas a 4ª melhor equipa de Portugal nas últimas 10 temporadas, aos olhos do Jorge Sousa, nomeando também o Carlos Xistra para 4 jogos (1 deles contra o 2º maior rival, o Sporting que com este arbitro apenas conquistou 63% dos pontos possíveis e outro contra o 3º maior rival, o Braga que com este arbitro apenas conquistou 55% dos pontos possíveis) e nomeando também o Hugo Miguel para 4 jogos (1 deles contra o 3º maior rival, o Braga que nas últimas 10 épocas apenas conquistou 65% dos pontos com este arbitro)?

7 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado, uma página ligada à arbitragem, mas com uma conotação bem CALABOTIANA, será Admnistrada pelo "independente" Janela opaca? Provavelmente...

O Amir foi mal expulso? Ou o Tiquinho nem estava em posição favorável para fazer golo? O que ditam as regras?

O Ruben Ferreira, aos 94 minutos, não derrubou o Gonçalo Peciência, quando este caminhava isolado em posição frontal para a baliza? O que ditam as regras?

Mas, em contraste, não fazem aqui nem uma mera observação ao que fez o Arcepisbo Almeida do Algarve na Luz, acolitado pelos sacristãos Godinho (este tem uma extraordinária carta de recomendação), e o Paulo Ramos, no Benfica Tondela...

Eu recordo:

Golo limpo do Tondela, que seria o 3º, anulado prontamente, depois do apito respectivo, anulando também a intervenção do VAR, que, com certeza validaria o golo. Porque apitou o Arcebispo Almeida, anulando também a intervenção do VAR? Terá sido um mero "erro desumano"?! Não me parece...

Vermelho directo por mostrar ao Cervi, aqui, com a conivência do VAR!

Finalmente, quando o Tó Mané seguia isolado para a baliza, o Ruben Dias placou-o, acção essa merecedora de vermelho, ou no minimo amarelo (ambos os cartões impediriam o Ruben de jogar em Alvalade), o que fez o Arcebispo Almeida? Não "viu" a falta, nem mostrou o cartão respectivo, e assim influenciou o próximo derbi!

O Observador do Benfica Tondela, pode, e deve penalizar quem, por todos os meios adulterou de forma grosseira (e desonesta) essa partida, em que, estava em causa o título, ou o 2º lugar deste Campeonato!

Se na temporada passada, o "Heroi da Mata Real", o Jorge Ferreira de Fafe (da Esguiça), foi despromovido, porque não expurgar da arbitragem, quem tanto lhe faz mal, Almeidas ou Ferraris, Motas, Capelas, Esteves e quejandos, haja coragem, porque afinal os emails mostram à saciedade quem são os verdadeiros Bispos e Arcebispos que conspurcam a arbitragem em Portugal, sobretudo em nome dos superiores interesses do Nacional Benfiquismo!

Não há arbitros Portugueses no Mundial, e quem são os maiores responsaveis? Perguntem ao Vítor Pereira, e ao ex arbitro de andebol, o inefável Ferreira Nunes & Vargas, e pergunto, o Vargas ainda não foi detido? Ainda falta muito?

Enfim, CALABOTICES, a fama e o proveito que já vem de longe!


Ass: Duarta Calabote Gomes (putativo candidato a qualquer coisa na arbitragem, palco nem lhe tem faltado)

Anónimo disse...

ridiculo, como qq lampiao

Manuel disse...

Como dizia o outro, os números falam por si!!

artnis disse...

Tomáramos nós empatar, com golos, o 0-0 remete-nos para o 3º lugar, no estádio com o fosso a céu aberto !!!

Anónimo disse...

Hehe , isto vindo de quem tem 136 jogos a ser investigados pela PJ..
e vamos ver o que se vai descobrir,,.,

Anónimo disse...

Soares dias portista da cidade do porto foi o maior colinho que o seu clube teve neste aldrabado campeonato. Soares dias perdoou ao seu clube seis penaltis três deles em chaves uma vigarice. Numa mao mostravam emails e na outra falavam com guardas-redes adversariose defrsas. Vao ver as imagens

Anónimo disse...

Toca a assinar, fim aos perdões bancários dos scp's:

http://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=perdao-sporting