sábado, 28 de abril de 2018

"O MELHOR ESTÁ PARA VIR" - As probabilidades nas 3 últimas jornadas

As vitórias do F. C. Porto e do Benfica na jornada anterior, não foi surpesa para quem conhece os dados estatísticos obtidos do rendimento médio de cada uma das equipas nas últimas 10 épocas, pois entre os 17 clubes que marcaram presença em 4 ou mais anos na 1ª Liga Portuguesa na última década:
  • O Setúbal é o clube com o qual, o F. C. Porto apresenta o maior aproveitamento médio (o F. C. Porto conquistou 93% dos pontos nos jogos contra o Setúbal). Logo, a vitória do F. C. Porto tinha uma grande probabilidade de acontecer.
  • O Estoril é o clube com o qual, o Benfica apresenta o maior aproveitamento médio (o Benfica conquistou 94% dos pontos nos jogos contra o Estoril). Logo, a vitória do Benfica tinha uma grande probabilidade de acontecer.

Como era espetável, a 31ª jornada decorreu naturalmente, todos os candidatos venceram. Os sobressaltos para os grandes estão reservados para as últimas 3 jornadas. Entramos na fase decisiva do campeonato em que 5 pontos separam os 3 primeiros classificados e a data de hoje todos tem a esperança de que seja o rival a falhar 1º. Os principais favoritos a atingir o tão almejado título de campeão são os 2 clubes que tem sido campeão nas últimas épocas, o F. C. Porto e o Benfica. 

Neste momento faltam disputar 9 pontos (3 jornadas), por essa razão, o F. C. Porto, que atualmente lidera a classificação com 79 pontos e o seu mais direto perseguidor (Benfica com 77), são aos mais sérios candidatos a ganhar o título nacional 2017/18.



Sabemos que estás duas equipas tem tido um rendimento médio muito alto, e com números muito semelhantes nestas últimas 10 épocas, em que o Benfica conquistou 80% dos pontos disputados e o F. C. Porto conquistou 79% dos pontos disputados em 313 jogos. Este é o rendimento médio destas 2 equipas, mas como sabem, mesmo para equipas que apresentam tamanha superioridade sobre os seus rivais em Portugal, uma coisa são os jogos em casa e outra são os jogos fora de casa. Consultando os dados agregados das últimas 10 épocas, verificamos que, o F. C. Porto, nos 157 jogos no Dragão, conquistou em média 88% dos pontos possíveis e nos 156 jogos fora de casa, conquistou em média 71% dos pontos possíveis. Já o Benfica, nos 156 jogos no Estádio da Luz, conquistou em média 87% dos pontos possíveis e nos 157 jogos fora de casa, conquistou em média 72% dos pontos possíveis.

Vamos ver o quadro com o rendimento médio do F. C. Porto com todas as melhores 22 equipas portuguesas que particiapram em pelo 3 dos últimos 10 campeonatos nacionais.
Como se pode ver pelo quadro, nesta reta final, o F. C. Porto vai defrontar o 3º, 7º e 14º adversário com os quais tem tido mais dificuldade em conquistar pontos.


Este é o quadro do rendimento médio do Benfica, com cada uma dos 22 clubes que mais vezes defrontou nas últimas 10 épocas.
Como se pode ver pelo quadro, nesta reta final, o Benfica vai defrontar o 2º, 15º e 21º adversário com os quais tem conquistado menos pontos em média. Ao vermos a tabela geral do Benfica nas últimas 10 épocas contra todos os adversários mais inexplicável se torna os apenas 55% dos pontos que, "o bando dos 4" obrigou o Benfica a conquistar em média nos 68 jogos que eles arbitraram nesse mesmo período de 10 anos. Mas quem eram esses adversários, com valia média superior ao do Sporting, que estiveram nos 68 jogos do Benfica arbitrados por Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Pedro Proença e Olegário Benquerença. O mais incrível é que com este 4 árbitros o F. C. Porto, conseguiu arrecadar 78% dos pontos possíveis em 67 jogos (25 deles contra os 2 principais rivais, 14 o Benfica e 11 o Sporting). Incrível, como com estes números contrastantes nos jogos do Benfica e do F. C. Porto como alguém pode acreditar que "o Bando dos 4" reunem condições de equidistância para serem nomeados para jogos entre Benfica e F. C. Porto.


Neste momento faltam disputar 3 escaldantes jornadas! Em qualquer delas existem partidas, nas quais há uma elevada probabilidade de uma das 2 equipas melhor classificadas perder pontos, que são valiosíssimos neste momento.

Está comprovado estatisticamente, que os 2 clubes dominadores em Portugal nas últimas épocas, tal como qualquer equipa no Mundo, tiveram um desempenho médio superior nos jogos em casa, comparativamente aos jogos fora de casa (no caso do Benfica o rendimento varia de 87% para 72% e no caso do F. C. Porto de 88% em casa para 71% como visitante).

Está mais que visto, que Benfica e o F. C. Porto em casa, vencem a esmagadora maioria dos pontos que disputam, vencem aproximadamente 9 em cada 10 jogos, por isso, assim sendo o perigo para estas 2 equipas está essencialmente nos jogos disputados na qualidade de visitante. É nesses jogos que reside as maiores incertezas na cabeça dos adeptos sobre quem será o campeão 2017/18.

As grandes dificuldades começam, logo neste fim-de-semana em que já que:
I - O F. C. Porto vai a Madeira defrontar um Marítimo que está a lutar pela Europa, Marítimo esse que nestas últimas 10 épocas tem sido a 3ª equipa, com o qual o F. C. Porto tem mais dificuldades em conquistar pontos no campeonato nacional. Pior adversário só se fosse o Sporting ou o Benfica os rivais diretos pela luta pelo título. Nos 19 confrontos diretos com o Marítimo, o F. C. Porto conquistou 70% dos pontos possíveis no geral, (93% nos 10 jogos no Dragão e 44% nos 9 jogos no Estádio dos Barreiros). Aliás, na Madeira, o rendimento desportivo do F. C. Porto tem sido muito preocupante mesmo, uma vez que como demonstram os números, o rendimento médio do F. C. Porto desce significativamente em jogos disputados na Madeira contra o Marítimo, jogos em que o F. C. Porto só conseguiu conquistar 12 pontos em 27 possíveis, como se pode ver nesta imagem retirada do site ZeroZero.







II - Para a 32ª jornada, o Benfica receberá hoje na Luz, um tranquilo Tondela que está no meio da tabela e que tem apenas 15 golos sofridos em 15 jogos como visitante, é neste momento a 3ª equipa menos batida em jogos fora de casa, apenas o F. C. Porto e o Benfica sofreram menos golos nessa condição. A maioria dos adeptos é da opinião que a prova de fogo para se saber se o Benfica 2017/18 tem o que é necessário para se sagrar novamente campeão, será a visita a casa do seu grande rival na cidade de Lisboa, o Sporting que é a 2ª equipa com o qual, o Benfica tem tido mais dificuldades em conquistar pontos nas últimas 10 épocas, nos 19 confrontos diretos só conquistou 36 dos 57 pontos possíveis (63% dos pontos disputados). Esse Sporing - Benfica, será também o jogo que, o Sporting encontrará o maior obstáculo no que lhe resta na luta pelo título de Campeão Nacional. Em princípio, a vitória é o único resultado que terá o condão de manter vivas as esperanças pelo título, que mesmo nesse cenário. se esfumarão em caso de vitória do F. C. Porto nas jornadas 32ª e 33ª. Este é o histórica de confrontos diretos entre os 2 grandes de Lisboa, disputados no Estádio de Alvalade,






Será que vamos ter um F. C. Porto campeão 2017/18 ou é demasiada pressão?
Será que vamos ter um Benfica campeão 2017/18 ou  será demasiada pressão?
Será que vamos ter Sporting finalmente campeão?
Será que o melhor está mesmo para vir?

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque será que a tabela parece apenas invertida? Os clubes que mais pontos tiram ao Benfica são os que menos tiram ao Porto. ..