quarta-feira, 14 de março de 2018

EVOLUÇÃO DAS GRANDES PENALIDADES ASSINALADAS NOS ÚLTIMOS 10 CAMPEONATOS

Já todos sabemos, ASSINALAM-SE DEMASIADOS PENALTIS EM PORTUGAL! 

Nesta 26ª jornada, o F. C. Porto usufruiu da sua 86ª grande penalidade assinalada nos últimos 10 campeonatos, ou seja em média usufruiu de um penalti favorável por cada três jogos e meio (86 penaltis favoráveis em 308 jogos)! Uma vez que, o F. C. Porto nesses 308 jogos marcou 680 golos, também podemos concluir que, em média usufruiu de 1 penalti favorável por cada 8 golos marcados. O Benfica usufruiu de 78 penaltis favoráveis e conseguiu marcar 709 golos!

Atenção que estamos a falar da 86ª grande penalidade favorável ao F. C. Porto, numa década em que supostamente já não se assinalam tantos penaltis como se assinalavam, antes do Apito Dourado eclodir. Hoje, todos afirmam que, o F. C. Porto já não beneficia dos penaltis que tinha antigamente.

Todos sabemos que se apita muito em Portugal, mesmo aqueles que nunca tiveram acesso aos dados estatísticos sobre os penaltis assinalados, apenas com o recurso ao conhecimento empírico dos diversos anos passados a assistir jogos do campeonato português, sabem que se assinalam demasiados penaltis em Portugal, principalmente favoráveis aos 3 grandes clubes em Portugal.

É cultural, os nossos avançados caiem muito quando sentem um contacto na área adversária, os comentadores afetos aos 3 grandes teêm muito tempo de antena em Portugal, pressionam sistematicamente os árbitros nos diversos programas de TV e jornais desportivos, logo o resultado final só pode ser esse. Muitos penaltis assinalados a favor dos 3 grandes clubes!

Normalmente as equipas do topo da tabela são as equipas que beneficiam de mais penalti favoráveis, também são as que marcam mais golos e as que atacam mais. Na verdade, em princípio é expetável que exista uma correlação positiva entre os penaltis favoráveis e a classificação (pontos conquistados).

Há quem defenda que os 3 grandes em Portugal são favorecidos em relação aos penaltis, tal como acontece exactamente o mesmo nos outros principais campeonatos por esta Europa fora. Só que na realidade, não se encontra mais nenhum outro clube na Europa que tenha beneficiado de 86 penaltis favoráveis nas últimas 10 épocas, mesmo tendo essas Ligas muitos mais jogos que a liga Portuguesa.
Se alqguém conhecer algum outro clube das princípais Ligas Europeias, que o diga nos comentários?

Em Inglaterra, França e Italia, historicamente não existem 2 ou 3 clubes que estejam sempre nas 3 primeiras posições do campeonato ano após ano, como acontece em Portugal, por isso é muito improvável que haja alguma equipa nesses 3 campeonatos que tenha conseguido superar o registo acumulado de 86 penaltis favoráveis que o F. C. Porto usufruiu em Portugal. Em Espanhã e na Alemanha, encontramos os campeonatos que mais se assemelham ao português, em que os 2 ou 3 candidatos ao título são sempre os mesmos, o Real Madrid (26 titulos), Barcelona (26 titulos) e Atlético Madrid (26 titulos) ou Bayern Munique (26 titulos) e Borrussia Dortmund (5 titulos) são habitualmente clientes assiduos do topo da tabela ao longo dos anos. Não temos os dados de uma década na Alemanha para podermos comparar com os de Portugal, mas temos os da Liga Espanhola e podemos afirmar que em nenhuma década um clube espanhol usufruiu de mais do que 84 grandes penalidades favoráveis (e olha que o campeonato Espanhol é bastante mais longo que o Português, em 10 temporadas são disputados mais 40 jogos no mínimo).

Nos últimos 10 campeonatos em Portugal (desde a época 2008/09 até a 26ª jornada da época 2017/18) temos os seguintes números agregados das equipas que usufruiram de mais penaltis:
  1. Foram assinalados 86 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, sendo que 40 foram assinalados com o jogo empatado e 11 possibilitavam o golo do empate no momento em que foram assinalados, ou seja usufruiu de 51 penaltis favoráveis com os quais poderia diretamente acrescentar 91 pontos conquistados.
  2. Foram assinalados 78 penaltis favoráveis ao Benfica, sendo que 29 foram assinalados com o jogo empatado e 12 possibilitavam o golo do empate no momento em que foram assinalados, ou seja, o Benfica usufruiu de 41 penaltis favoráveis com os quais poderia diretamente acrescentar 70 pontos conquistados.
  3. Foram assinalados 76 penaltis favoráveis ao Sporting, sendo que 28 foram assinalados com o jogo empatado e 13 possibilitavam o golo do empate no momento em que foram assinalados, ou seja, o Sporting usufruiu de 41 penaltis favoráveis com os quais poderia diretamente acrescentar 69 pontos conquistados.

Este é o quadro que nos demonstra a evolução ao longo dos últimos 10 campeonatos, do agregado de grandes penalidades assinaladas a favor dos 3 grandes clubes nacionais.


Quando consultamos o gráfico com a evolução das grandes penalidades assinaladas, constatamos que nos primeiros 5 anos dos últimos 10 anos, o Sporting usufruiu de menos penaltis favoráveis que os outros rivais (no final da época 2012/13, no agregado de 5 campeonatos, o Sporting só tinha acumulado 29 penaltis favoráveis, enquanto o Benfica tinha usufruído de 41 e o F. C. Porto tinha usufruído de 48 penaltis favoráveis). Nesses primeiros 5 anos o Sporting só conquistou 263 pontos, o Benfica 344 pontos e o F. C. Porto 375 pontos. 

Já nos últimos 5 anos, o Sporting (ERA BRUNO CARVALHO), passou a ser claramente o clube que beneficia de mais penaltis favoráveis de entre os 3 grandes clubes portugueses, pois nesses ultimos 5 anos, o Sporting usufruíu de 47 penaltis favoráveis, enquanto que o F. C. Porto e o Benfica, apenas usufruiram de 38 e 37 penaltis favoráveis respetivamente. No grafico com o acumulado de penalatis favoráveis das últimas 10 épocas, é bem visível que o Sporting nos últimos anos tem vindo a diminuir as distâncias para o F. C. Porto, estando mesmo quase a ultrapassar o Benfica no que toca aos dados das últimas 10 épocas. Como era expectável esta alteração no número de penaltis que cada um dos clubes beneficia teve reflexos nos pontos conquistodos, uma vez que, o Sporting melhorou e muito no seu desempenho desportivo, ao ponto de ser já neste momento a 2ª equipa portuguesa que mais pontos conquistou nos últimos 5 campeonatos, pois o Benfica conquistou 394 pontos, o Sporting 361 pontos e o F. C. Porto apenas 359 pontos. 

Daqui se conclui que, se as equipas por si só não tivessem conseguido marcar nenhum golo que não fosse através de penaltis, nas últimas 10 épocas, o F. C. Porto teria oportunidade de conquistar mais 21 pontos que o Benfica e mais 22 pontos que o Sporting com os penaltis assianalados. Isto claro, se ambas as equipas tiverem jogadores com o mesma capacidades de aproveitamento dos penaltis assinalados a seu favor.
Nos dados oficiais das últimas 10 épocas, o Benfica conquistou 738 pontos, o F. C. Porto 734 pontos e o Sporting 624 pontos. Esta foi a capacidade das equipas com os penaltis efetivamente assinalados.

2 comentários:

angolanovermelho disse...

Boa Tarde
Tem algum estudo idêntico para os penaltis contra?
Se existir, agradecia que me informasse onde posso consultar.
Cumprimentos

Influência Arbitral disse...

Podes ver o quadro com os penaltis contra na publicação feita neste blog com o nome de COMPARAÇÃO DE PENALTIS cujo link encontras aqui:
https://influenciaarbitral.blogspot.pt/search?q=compara%C3%A7%C3%A3o+de+penaltis