quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Tiago Martins - o arbitro e o VAR a mão de semear

O video-arbitro não foi criado para ser mais um instrumento utilizado em busca de garantir um determinado resultado pretendido.

Tiago Martins, depois de ver as imagens do Sporting-Moreirense, do Benfica-Boavista e do Benfica-Sporting, como apenas consegue defender que só houve uma mão na bola, de entre todos estes lances?

Este fim de semana, com o resultado em 0-0, o Moreirense marcou um golo, que foi inicialmente validado pelo arbitro da partida (Tiago Martins), mas após ser aconselhado pelo VAR (Carlos Xistra) a consultar as imagens video, o Tiago Martins, acabou ele próprio, por assumir a decisão de invalidar o golo do Moreirense. Se o golo tem sido validado, o Sporting estaria neste momento à 8 pontos da liderança.

Já imaginaram quão dificil seria para o Sporting, iniciar o próximo clássico no Dragão, com menos 8 pontos que o seu rival, correndo o risco de no final da partida ficar a 11 pontos (em caso de derrota) ou manter esses 8 pontos (em caso de empate), quando ficaria a faltar disputar apenas mais 9 jornadas para terminar o campeonato?

Tiago Martins tomou uma importantíssima decisão favorável aos interesses do Sporting! 
Se no final da época, o título de campeão sorrir ao Sporting, que quota parte desse título pertencerá ao Tiago Martins?

Ajuizar os lances, como bola na mão umas vezes e outras vezes como mão na bola, consoante os interesses partculares do arbitro ou do VAR por um resultado, é algo que descredibiliza a arbitragem.
Tiago Martins, há 2 jornadas atrás teve uma pessíma arbitragem na luz, no jogo entre o Benfica e o Boavista, em que entre outras coisas deixou passar em claro este lance na área.

Os adeptos benfiquistas presentes nete jogo da 23ª jornada, já vinham completamente vacinados, quanto ao devem esperar do Tiago Martins, depois da sua atuação com VAR que presenciaram na 16ª jornada. Com Tiago Martins como VAR desse Benfica-Sporting, foram diversos jogadores diferentes autorizados a jogar a bola com a mão dentra da área (normalmente no futebol cada equipa só pode utilizar um guarda-redes, mas aos olhos do Tiago Martins (VAR do último Benfica-Sporting), 5 sportinguistas foram autorizados a defender a bola com as mãos nesse jogo, o Rui Patricio, o Fábio Coentrão, o Piccini, o William Carvalho e o Rodrigo Bataglia (5!!! 5 guarda-redes!!!).
Em seguida, podemos ver os diversos cortes com a mão que ocorreram no último Benfica-Sporting.




Tiago Martins que era o video-arbitro deste jogo, além dos lances de mão na bola, tambem deixou passar o fora-de-jogo no golo do Sporting sem dar nenhuma indicação ao Hugo Miguel, em defesa da verdade desportiva.
Resultado de imagem para foradejogo no benfica-sporting
Será que o Tiago Martins sabe que a função de um arbitro, é ser um elemento neutro no jogo?

Depois do golo anulado ao Moreirense ontem, mão na bola aos olhos do Tiago Martins, só resta fazer a seguinte pergunta.
Se no final da época, o titulo de campeão sorrir ao Sporting, que quota parte será do Tiago Martins?

2 comentários:

Nau disse...

Um lagarto nada encapotado.

dennis2071 disse...

Ola
Sou fervor da matematica e do povo.
Seria possivel fazer uma analise de numero de faltas sofridas e efectuadas tendo em conta a posse de bola nos jogos do nenfica em comparacao com os nossos rivais
Passo a explicar o meu raciocinio.
Normalmente o que tem mais posse de bola é o que faz menos faltas e consequentemente o campeao é por essa logica o que faz menos faltas pois ataca mais ect..
Isso verifica se em todos os campeanatos menos em portugal.
Podes me confirmar.....
Esta analise reflete a podridao do sistema.
Será que isso nao deveria der temo de destaque.