sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Luís Ferreira não tem condições para continuar no quadro de árbitros da 1ª divisão

É incompreensível, o facto do VAR ter validado um golo em claro fora-de-golo!

Inexplicavelmente, Luís Ferreira (Video-Arbitro) validou o 1º golo do F. C. Porto contra o Estoril!
Será que quem está nomeado para VAR, não está obrigado a corrigir os erros arbitrais grosseiros?
Se está obrigado e mesmo assim decidiu não cumprir a sua obrigação, preferindo antes falsear a verdade desportiva em defesa de interesses obscuros e não do bom nome da arbitragem nacional.

É que não existe nenhum indivíduo que consiga explicar ao filho, qual foi a razão que levou o Luís Ferreira a validar este golo obtido em tão claro/evidente fora-de-jogo. Ninguém quer ensinar as crianças (a nova geração de adeptos de futebol) que o VAR só não corrigiu esse erro, porque tinha interesse em que esse golo fosse validado, é aquilo que um bom pai de famalia não quer ser obrigado a ter que reconhecer perante o seu filho. Que a arbitragem é movida pelos interesses dos clubes!

A bem da transparência, o Conselho de Arbitragem tem a obrigação de disponibilizar a comunicação audio entre o Luís Ferreira (VAR) e o Vasco Santos (arbitro) nesse lance. Isto, acreditando que o objetivo primordial do VAR é mesmo a defesa da verdade desportiva e não foi simplesmente mais um instrumento criado para controlo arbitral de modo a ajudar os grandes a vencer jogos.

O Conselho de arbitragem anteriormente já disponibilizou a comunicação VAR/arbitro na analise de outros lances deste campeonato (por exemplo no Benfica-Portimomense), neste momento todos estamos curiosos para perceber quais foram as opiniões trocadas entre o VAR e o arbitro que permitiram chegar a decisão final de validar um golo em claro fora-de-jogo.

Aqui há uns anos, já tinhamos tido a experiência de assistir um campeonato decidido por erro grosseiro na avaliação do fora-de-jogo (o golo do Maicon marcado aos 83 minutos na Luz). Eram tempos em que os erros arbitrais na validação de golos em claro fora-de-jogo ainda podiam acontecer, pois não existia a possibilidade dos mesmos serem corrigidos pelo VAR imediatamente. No início da atual temporada, com a introdução do Video-arbitro em todos os jogos do campeonato, o que foi explicado aos adeptos é que esse tipo de erros arbitriais grosseiros já não iriam ocorrer mais, pois mesmo que o arbitro erre, tal erro seria sempre corrigido pelo VAR, que tem a sua disposição as imagens televisivas, podendo repetir as imagens as vezes que seja necessário até que esteja em condições de tomar uma decisão arbitral correta que defesa as leis do jogo e a verdade desportiva.

Infelizmente para a arbitragem em plena era do VAR e para espanto de todos os adeptos, o Video-arbitro do Estoril - F. C. Porto (Luís Ferreira), depois de mandar o arbitro aguardar pela sua analise do lance (há imagens do VAR a falar com o arbitro), inexplicavelmente acabou validando o golo obtido em claro fora-de-jogo. 

Será que Luís Ferreira não conhece as leis da arbitragem ou que é suposto um arbitro ser um elemento neutro no jogo?

Ou será que é algo ainda mais grave de que o desconhecimento ou inaptidão para a arbitragem?
É que o Luís Ferreira como VAR esta época já tinha deixado por sancionar as seguintes infrações:

Ambos os lances aconteceram no mesmo jogo e ainda com o resultado com 0-0 no marcador.

Há quem diga que não dava jeito ao Luís Ferreira a aplicação das leis da arbitragem nesses lances, por isso nada fez, nenhuma das infrações foi assinalada. É triste para a arbitragem ter no seu seio, elementos que estão a procura de um determinado resultado em concreto em vez de garantir imparcialidade.

O critério tão largo nos contatos na área no jogo contra o Belenenses, é ainda mais estranho sabendo nós que, o próprio Luís Ferreira como arbitro num jogo em que o Moreirense vencia o F. C. Porto por 2-0 assinalou penalti a favor do F. C. Porto neste lance que se segue, dando assim início à reviravolta no marcador que teminaria com a vitória do F. C. Porto por 3-2.
Luís Ferreira revela uma sensibilidade aos contatos que difere muito consoante se trate  de infrações na área de ataque ou na área defendida pelo F. C. Porto.


Luís Ferreira já o ano passado tinha demonstrado a sua dificuldade em compreender a lei do fora-de-jogo. Uma vez que na classificação final dos árbitros na época 2016/17, Luís Ferreira foi o pior classificado entre todos aqueles que não desceram de divisão, seguramente terá sido advertido pelo Conselho de Arbitragem pela sua má interpretação da lei do fora-de-jogo neste lance.

Porque Luís Ferreira persiste em ter atuações tão desastrosas e em completo desrespeito pelas leis da arbitragem? Será que é mesmo verdade a informação de que, Luís Ferreira é protegido pelos dirigentes de um clube grande português, ao ponto de o Diretor Geral desse clube lhe ter dito "não te preocupes, que não vais descer de divisão, és 1 dos nossos"?

No final da época passada, ninguém compreendeu a descida de divisão do Tiago Antunes e não do Luís Ferreira, que tinha demonstrado pelos relvados nacionais que não reunia condições para pertencer ao principal quadro de árbitros de futebol em Portugal.

Quem não se lembra da desastrosa arbitragem no F. C. Porto - Tondela em que, com 0-0 no marcador, aos 30 minutos, não sanciona Filipe que derrubou Murillo que ia isolado neste lance:

Aos 41 minutos, ainda com 0-0 no marcador, Luís Ferreira assinala penalti neste lance:


Para piorar a arbitragem aos 44 minutos, Luís Ferreira ainda assinala falta contra o Tondela e expulsa o defesa do Tondela neste lance em que o Soares dá uma cotevelada na cara do Osório.


Na segunda parte, não assinala a falta que o jogador do Tondela sofre no lance que permitiu ao F. C. Porto recuperar a posse de bola e fazer o 2º golo da partida, como se pode ver:

No final deste jogo, Pepa comentou a arbitragem do Luís Ferreira como tendo sido surreal!

Por mais padrinhos que ele tenha, Luís Ferreira não tem condições para continuar no quadro de árbitros da 1ª divisão. Tem a palavra o Conselho de Arbitragem. Nem como arbitro nem como VAR.
Alguém se recorda de tantos erros cometidos pelo Tiago Antunes, o pobre desgraçado que o ano passado acabou por descer de divisão em vez do Luís Ferreira? Vejam o que vale ter padrinhos.

8 comentários:

Pedro L disse...

A decisão foi considerada correta pelo conselho de arbitragem. Na imagem que a Sporttv usa a bola já estava no ar. A imagem correta será esta:

https://scontent.fopo2-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/28056798_429394680811979_7891238753579634850_n.jpg?oh=421b875cd093544c06c426d2dd00dccf&oe=5B122C00

Anónimo disse...

sim pois, nós sabemos como a sportv costuma entalar o porto...

a imagem correta é o video, é ver e não há conversa de frames que vos safe.

é olhar para cima e percebes bem quem é o Luis Ferreira, o tal advogado de defesa no apito dourado, e o que faz na 1ª divisão.

levados ao colo à boa maneira dos tempos de glória.

ainda que vos consigam oferecer o campeonato da VARgonha o fim dessa agremiação criminosa está pertissimo...

a justiça tarda mas não falha e vocês vão pagar, e bem!

Anónimo disse...

Já nem me lembrava de alguns destes lances... Saber que todos eles foram ajuizados pela mesma pessoa é assustador.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Pedro L. não nos faça rir... mesmo nessa imagem está fora de jogo. E achar que uma imagem vinda do FC Porto tem mais credibilidade que qualquer outra é ridículo.

Nau disse...

O tempo da fruta voltou, o tempo da fruta voltou, o tempo da fruta voltou! Os frutanheiros estão aí, os frutanheiros estão aí, os frutanheiros estão aí!

No.Worries disse...

Excelente trabalho. Vou incluir esta publicação num post que estou a fazer.

Minha Chama disse...

Temos de formar uma parceria...

Anónimo disse...

Curiosamente o mesmo Osório que agora foi para o Dragão! Ou estou errado?