sábado, 2 de dezembro de 2017

Que os critérios arbitrais do Jorge Sousa não garantem imparcialidade já todos sabem

Jorge Sousa mais uma vez demonstrou que não reune condições de imparcialidade para arbitrar jogos do F. C. Porto ou do Benfica.

A expulsão do Zivcovic 6 minutos após a sua entrada em campo, ele que até tinha entrado muito bem, acrescentando qualidade futebolistica em campo, passou a ser a expulsão mais rapida de um jogador na história dos clássicos! É inexplicável como Jorge Sousa consegue ser tão rigoroso com Zivcovic, depois de ser tão condescendente com os jogadores do F. C. Porto!

Ninguém compreende como:

  • Felipe termina o jogo sem um cartão mesmo depois de agredir Jonas com um pontapé por trás aos 12 minutos e depois aos 51 minutos depois de parar um contra-ataque maldosamente pisa o Jonas que estava estendido no chão. 
  • como Ricardo Pereira não vê nenhum cartão, mesmo depois de atingir Cervi com os pitons um pouco acima do joelho. 
  • Como Sergio Oliveira não vê um cartão, mesmo depois de rasteirar por trás o Grimaldo aos 5 minutos e voltar a rasteirar por trás aos 19 minutos outro adversário, neste caso o Pizzi aos 19 minutos. Com uma sucessão de entradas que diminui a aptidão fisica do adversário não admira que o dominio do Benfica no jogo se vai perdendo com o passar do tempo.
  • Como o Alex Telles não vê nenhum cartão, mesmo depois de cortar deliberadamente um contra ataque com o ante-braço. Lance de muito perigo, já que Telles e Marcano já haviam sido ultrapassados restando apenas o Felipe que é claramente mais lento que o Sálvio.
  • Como o Marega não vê nenhum cartão mesmo depois de tentar ludibriar o arbitro atirando-se para o chão uma, duas, 3 vezes e ainda reclamando a marcação de faltas nessas simulações, ou ao mesmo Marega quando empurou deliberadamente dirigentes do Benfica junto ao Banco de suplentes da equipa dando origem a confusão que resultou na agressão do adepto ao Pizzi. Alguém acredita que alguma vez vai ver um jogador do Benfica a empurar um dirigente do F. C. Porto sem ser admoelestado com o correspondente cartão, mesmo que tal acto não tivesse gerado um surruru que veio a descambar em agressões de adeptos a jogadores como neste caso.
  • Como no lance em que Jorge Sousa faz sinal que está a comunicar com o video-arbitro, mesmo assim Aboubakar coloca-lhe a mão e invade o espaço do arbitro para reclamar e tentar interferir nessa comunicação, chega mesmo a espalhafatosamente fazer o sinal de que exige ao arbitro que visualize das imagens. 
  • Depois de perdoar os diversas infrações disciplinares dos jogadores do F. C. Porto, Jorge Sousa não resiste a oportunidade de desequilibrar as forças em competição, obrigando uma das equipas a jogar 15 minutos em inferioridade númerica, ao expulsar o Zivcovic que tinha entrada há 6 minutos no jogo. 6 minutos em campo! Se o jogo tinha tido muitas infrações disciplinares seguramente não eram por culpa do Zivcovic que até entrou para melhorar o espectáculo de futebol que se estava a assistir.

Deixando agora as questões disciplinares, convém lembrar que:
Pouco depois do lance em que Filipe pontapeia pelas costas o Jonas aos 12 minutos, o Danilo com os 2 braços empurra nas costas o Luisão dentro da área. Parece que como Luisão não se atirou para o chão (ele que fosse o Marega, outro espectáculo assisteríamos), então este lance não é discutido pelos paineleiros nem é visto nos resumos que a televisão quer que se veja e que se comente. Porque será?

Desde o novoeiro da Madeira que todos sabem que Jorge Sousa nunca quer apitar um penalti desfavorável ao F. C. Porto, por isso nem vale a pena questionar se algum portista fez falta na área.


Então vejamos, nas últimas 10 temporadas, independentemente do arbitro, o F. C. Porto em média conquistou 79% dos pontos disputados no campeonato. Esse é o rendimento médio do clube, em que no maximo apenas defrontou 2 vezes o Benfica, 2 vezes o Sporting e 2 vezes o Braga por cada 30 jogos de campeonato, ou seja em cada 30 jogos há apenas 6 jogos contra o rivais naturais e obteve 79% dos pontos, logo sabendo que 8 dos 19 jogos do F. C. Porto que Jorge Sousa dirigiu foram contra os outros 3 candidatos ao título é expectável que orendimento médio do clube diminua por serem jogos mais difíceis, mas mesmo tendo praticamente metade dos 19 jogos que dirigiu confrontos diretos contra os outros candidatos, rendimento médio do F. C. Porto nos jogos arbitrados por Jorge Sousa apenas desceu para 74% dos pontos possíveis. Os números do Jorge Sousa não enganam ninguém, o F. C. Porto por mais dificil que sejam os adversários manterá sempre um bom rendimento, puderá nunca é penalizado com expulsões ou penaltis por Jorge Sousa.
Nos 8 jogos do F. C. Porto contra os rivais diretos que Jorge Sousa dirigiu, acabou assinalando 3 penaltis favoráveis e 3expulsões favoráveis ao F. C. Porto e apenas 1 expulsão desfavorável ao F. C. Porto num jogo contra o Sporting. É este o histórico do Jorge Sousa nos jogos do F. C. Porto contra os seus rivais diretos.


9 dos 23 jogos do Benfica que Jorge Sousa dirigiu, foram contra os outros 3 rivais candidatos ao titulo. Nesses 9 jogos expulsou 3 vezes jogadores Benfiquistas e assinalou 1 penalti desfavorável ao Benfica, mas inexplicavelmente em nenhum desses 9 jogos viu sequer 1 penalti favorável ao Benfica, apesar dos seguintes lances por exemplo terem ocorridos nos jogos arbitrados por Jorge Sousa.



3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,

Como é que neste blog se pretende, supostamente, analisar de forma objetiva as arbitragens e em relação a este jogo são pura e simplesmente omitidos os lances que o Benfica foi objetivamente beneficiado?

Influência Arbitral disse...

Resposta ao anónimo das 03:18

Qual é o lance de indisciplina ou cartão que o Jorge Sousa perduou a algum jogador do Benfica neste jogo?

O erro do fora-de-jogo não é da responsabilidade do arbitro principal (Jorge Sousa) e neste jogo foram 2 erros importantes, um a beneficiar o F. C. Porto e outro a prejudicar o Porto.
Neste jogo houve 2 erros de avaliação do Fora-de-jogo, um aos 50 minutos que permitiu indevidamente uma soberana oportunidade de golo ao Marega e outro aos 56 minutos que anulou indevidamente uma soberana oportunidade de golo do Aboubakar. Em ambos as oportunidades quer o Marega quer o Aboubakar falharam a oportunidade. São 2 erros importantes no jogo, e se tivessem influencido o marcador não seriam assumidos como erros da resonsabilidade do arbitro Jorge Sousa.


Este texto foi publicado simplesmente para alertar novamente os erros de julgamento do Jorge Sousa, que continuam a evidenciar a mesma tendência de sempre, pois os dados estatísticos do arbitro demonstram claramente que ele não consegue ser imparcial. E é sobre isso que versa esta publicação, no sentido de tornar evidente para todos que Jorge Sousa não é nem nunca foi um elemento neutro nos jogos do F. C. Porto ou do Benfica.
E arbitros com este histórico nunca devem ser nomeados para jogos importantes.

Anónimo disse...

"Alguém acredita que alguma vez vai ver um jogador do Benfica a empurar um dirigente do F. C. Porto sem ser admoelestado com o correspondente cartão"

Jonas (nuno espirito santo ) deve estar rindo neste momento.