terça-feira, 25 de abril de 2017

25 de Abril e o direito a informação

Como todos sabemos normalmente existe uma correlação positiva entre o número de penaltis e os pontos conquistados, dai que agregado os dados de uma década ninguém estranhe constatar que o F. C. Porto, o Benfica e o Sporting usufruiram de mais penaltis favoráveis que equipas do nível de um Rio Ave, Nacional ou Belenenses. Sim é verdade, usufruem de mais penaltis assinalados a seu favor, tal como suspeitavas e tal como é expectável! Sim, tal como é expectável!

Usufruiram de mais penaltis, simplesmente porque em condições normais, também atacam mais, marcam mais golos e conquistam mais pontos que estas equipas. Acredito que seja evidente para todos, que em condições arbitrais normais, as equipas mais fortes obrigam os seus adversários a cometer mais infracções dentro da sua área defensiva, logo sempre que estamos num período de hegemonia de um clube (4 ou mais anos seguidos a vencer), então nos números finais desse período de tempo é expectável detectarmos  que o clube que conseguiu ser consecutivamente vencedor (sendo o mais forte), será também invariavelmente aquele que obrigou os seus adversários a cometer mais penaltis. 

O 25 de Abril de 1974 já ocorreu há muito, mas infelizmente a Liga Portuguesa ainda hoje não divulga os dados estatísticos de penaltis/expulsões assinalados no nosso campeonato. Apesar das muitas conquistas que a democracia trouxe, até hoje infelizmente quem organiza/dirige a nossa Liga, aparentemente ainda não valoriza suficientemente o adepto e o seu direito de conhecer as reais condições arbitrais em que decorre o nosso campeonato. 

Dentro das nossas possibilidades, nós aqui no blog, tudo faremos para divulgar a realidade dos números, nua e crua! Chegará o dia em que os clubes competirão em condições arbitrais muito semelhantes.
Todos os adeptos de futebol merecem conhecer o efeito estatístico das decisões arbitrais.

Não sabemos que interesses podem estar por trás da ocultação destes dados tão relevantes, como as grandes penalidades assinaladas (que é a decisão arbitral que mais interfere directamente no rendimento pontual das equipas) e as expulsões assinaladas (todos sabemos que uma equipa em superioridade numérica tendencialmente mantêm ou melhora o seu rendimento pontual nesses minutos). Felizmente para quem frequenta este blog, essa informação relevante do número de decisões arbitrais efectivamente tomadas pelos árbitros, está neste espaço acessível a todos. Estatisticamente, podemos verificar se a competição decorre em condições semelhantes para todos os clubes ou não, mesmo que ainda haja quem não queira que os números sejam de conhecimento de todos os adeptos.

Conhecer todos os penaltis assinalados e todas as expulsões verificadas, com os respectivos minutos em superioridade e inferioridade numérica de cada equipa, seria uma ferramenta bastante útil para a Liga aumentar a transparência e a verdade desportiva no campeonato português. Haja vontade de mudar e evoluir nos responsáveis da nossa Liga!

Ao agregar os penaltis que foram assinalados na nossa liga nas últimas 4 temporadas, discriminado o seu número consoante o resultado que se verificava no momento em que foram assinalados, obteremos o seguinte quadro:


Resumindo, nas últimas 4 épocas, as equipas que mais usufruiram de penaltis favoráveis foram:
  1. Sporting, com 38 penaltis favoráveis, que permitiram ao clube conquistar 293 pontos. Neste período, o Sporting marcou 259 golos, ou seja em média sempre que o clube consegue marcar 7 golos, usufrui de 1 penalti favorável.
  2. F. C. Porto, com 33 penaltis favoráveis, que permitiram ao clube conquistar 285 pontos. Neste período, o F. C. Porto marcou 261 golos, ou seja em média sempre que o clube consegue marcar 8 golos, usufrui de 1 penalti favorável.
  3. Benfica, com apenas 27 penaltis favoráveis, mesmo assim o clube conseguiu conquistar 319 pontos. Neste período, o Benfica marcou 294 golos, ou seja em média o clube necessita marcar 11 golos por cada penalti favorável que usufrui.

E é nestas condições arbitrais adversas que o Benfica terá de tentar conquistar o seu histórico tetra. Os penaltis não são todos iguais, até se podia dar o caso do Benfica ter muito menos penaltis favoráveis que os rívais, mas ter praticamente o mesmo número de penaltis que os rívais no que toca aos penaltis assinalados ainda com pontos diretamente em disputa e a influência nos pontos conquistados já não seria tão significativa. Todos sabemos que o penalti assinalado com o jogo ainda empatado é aquele que permite a equipa acrescentar mais 2 pontos conquistados directamente com essa decisão arbitral e é muito mais importante de que o penalti assinalado quando já estamos a vencer por 2 ou mais golos de vantagem. Os penaltis assinalados com o jogo empatado são os que são verdadeiramente importantes para o rendimento desportivo das equipas, as equipas normalmente aproveitam esses penaltis para melhorar o seu desempenho desportivo.


Encontrar uma equipa que usufruindo de poucos penaltis a seu favor com o jogo empatado, e que mesmo assim, ainda tenha conseguido conquistar por si só muitos pontos ao ponto de se sagrar campeão, é mesmo algo muito raro! Esta situação que o Benfica esta viver num período em que tenta um histórico tetra, revela realmente uma anormalidade estatística no que toca a penaltis assinalados.

Uma situação como a que se verifica actualmente na Liga Portuguesa é realmente uma enorme anormalidade estatística, pois com o jogo empatado nestas últimas 4 temporadas (entre 2013/14 e 2016/17), só foram assinaladas 7 penaltis favoráveis ao Benfica! Em 4 épocas haver apenas 7 penaltis favoráveis ao Benfica, uma equipa que nesse periodo marcou 294 golos, ou seja mais 33 e 35 golos que o F. C. Porto e o Sporting respectivamente, equipas que usufruiram de mais do dobro desses penaltis assinalados com o jogo empatado! São condições arbitrais realmente muito desvantajosas para uma equipa que está a lutar por um HISTÓRICO TETRA! É que nas últimas 4 épocas foram assinalados mais do dobro desse número de penaltis a favor dos seus principais rivais, pois com o jogo empatado já foram assinalados 15 penaltis favoráveis ao Sporting e 17 penaltis favoráveis ao F. C. Porto com o jogo empatado nos últimos 4 campeonatos. O Benfica tenta o histórico Tetra com apenas 7 penaltis assinalados a seu favor com o jogo empatado, enquanto que os 2 rivais juntos usufruiram de 32 penaltis assinalados a seu favor com o jogo empatado nas últimas 4 épocas!

Não há adepto de futebol que não saiba que o golo que dá a vantagem no marcador é o mais difícil de marcar num jogo de futebol. 

Nestas últimas 4 épocas, com o jogo empatado, o F. C. Porto ter mais 10 penaltis assinalados a seu favor do que o Benfica, representa a oportunidade de o F. C. Porto  conquistar a mais 20 pontos que o Benfica directamente com decisões arbitrais. E se mesmo assim, o Benfica têm conseguido ser a equipa que conquista mais pontos nesse período, é sinal de que por si só, o clube foi capaz de recuperar esses 20 pontos que não teve oportunidade de fazer através de penaltis e ainda conseguiu conquistar mais 34 pontos que o F. C .Porto nas últimas 4 épocas (319-285 pontos). Só mesmo excepcionalmente podemos assistir a dados estatísticos com este no futebol, pois normalmente as equipas aproveitam as condições favoráveis para conquistarem mais pontos. 

Se alguém conhecer algum outro período de hegemonia de um clube, em que esse clube usufrui de menos de metade dos penaltis assinalados a seu favor com o jogo empatado, comparativamente aos seus rivais, que nos faça o favor de indicar o nome desse fantástico clube nos comentários a esta publicação. Quem teve mais penaltis em Portugal entre 2005 e 2008 (tetra do F. C. Porto), ou entre 1994 e 1999 (Penta do F. C. Porto) ou entre 1950 e 1954 (tetra do Sporting)?


Na Liga Espanhola existe a coragem de publicar os dados estatísticos relativamente aos penaltis assinalados, tal anormalidade estatística nunca aconteceu, como podem ver aqui.

Último período de hegemonia do Real Madrid entre 1985-90 (Penta) temos que nesse período de tempo o:
Real Madrid usufruiu de 44 penaltis, o Barcelona de 39 e o At. Madrid de 37 nessas 5 épocas. Ou seja, o Real Madrid aproveita o facto de ser a equipa com mais penaltis favoráveis e conquista 5 titulos seguidos nesse período.
Como podem ver, logo a seguir a esse período de hegemonia do Real Madrid 1985-90 seguem-se 4 anos em que é o Barcelona a equipa que passou a usufruir de mais penaltis a seu favor, coincidentemente nessas 4 épocas ocorre também o último tetra do Barcelona.

Último tetra do Barcelona entre 1990-94 temos que nesse período de tempo o:
Barcelona usufruiu de 46 penaltis favoráveis, o Real Madrid de 35 e o At. Madrid de 31 nessas 4 épocas. 



Hoje festeja-se o 25 de Abril. Numa data tão especial como hoje não podemos deixar de publicar informações estatísticas relevante a quem nos acompanha. 

Há quem diga que após o apito dourado as diferenças no tratamento arbitral entre as equipas já não são muito acentuadas, que actualmente qualquer equipa verdadeiramente competente pode ser campeã. Até pode ser em parte verdade, mas o certo é que estatisticamente ainda é facilmente detectável que as condições arbitrais com que os clubes competem não são semelhantes ou equiparáveis. Não é necessário nenhuma analise muito aprofundada para se chegar a conclusão que esta época 2016/17, em vez de ser o F. C. Porto, se fosse o Sporting a jogar 298 minutos em superioridade numérica e a beneficiar de 5 penaltis assinalados a seu favor ainda com o jogo empatado, em princípio neste momento, teríamos o Sporting, como um dos principais favoritos a conquista do título nacional 2016/17 e não o F. C. Porto. 

Só a título de curiosidade para aqueles que não dão valor ao efeito dos penaltis e expulsões assinalados no rendimento desportivo das equipas, por exemplo esta temporada, o F. C. Porto dos 45 jogos que disputou, venceu 25 e não conseguiu vencer os restantes 20 jogos. Atenção que, das 25 vitórias que o F. C. Porto leva na temporada, a esmagadora mairia aconteceu em jogos com decisões arbitrais favoráveis (penaltis e/ou expulsoões), ou seja em jogos disputados em superioridade numérica ou em que beneficiou de penaltis assinalados a seu favor. E todos sabemos que, estatisticamente esses são os jogos de melhor rendimento para qualquer equipa. Nos 30 jogos do campeonato, o F. C. Porto apenas conseguiu vencer por 9 vezes contra 11 adversários e sem penaltis favoráveis. Comprova-se assim, mais uma vez, o efeito decisivo das decisões arbitrais (penaltis e exspulsões) no rendimento desportivo, pois mesmo uma equipa que nas condições regulamentares de 11 contra 11 e sem penaltis, apenas consegue vencer 9 jogos numa temporada, se transforma num dos principais candidatos ao titulo, simplesmente por usufruir nesse campeonato de 7 penaltis favoráveis (5 dos quais assinalados ainda com o jogo empatado) e também de 298 minutos em superioridade numérica em 9 jogos (ou seja em média jogando esses 9 jogos com 33 minutos de superioridade numérica, isso se não considerarmos os 3 minutos de descontos que em média cada jogo tem, pois ao considerarmos os tempos de descontos então neste campeonato terá jogado 325 minutos contra 10 jogadores). Isto é ainda mais relevante quando o seu principal concorrente ao título, ainda não usufruiu de nenhum minuto em superioridade numérica em tempo útil de jogo. Em todas as competições nesta temporada 2016/17, o F. C. Porto obteve 25 vitórias, sendo que usufruiu de decisões arbitrais favoráveis (penaltis e/ou expulsões) em 18 jogos desta temporada (jogou 13 jogos em superioridade numérica num total de 512 minutos contra 10 jogadores, ou seja em média foram 39 minutos em superioridade numérica em cada um desses 13 jogos e além disso usufruiu também de 11 penaltis assinalados a seu favor durante toda a temporada).

6 comentários:

Unknown disse...

Excelente trabalho, parabéns e obrigado.

Tantos Lixos disse...

Da excelência!

Oliveira disse...

Excelente trabalho!
Quanto aos resultados apresentados, só não vê quem não quer!

Anónimo disse...

Absolutamente fantástico.

artnis disse...

Que grande trabalho !...Parabéns.

Deverias propor a sua compra à FPF e à LPFP !... nem que fosse para veres as reacções dessa gentinha que vive "à grande e à francesa", à nossa pála adeptos do Futebol !!!

SLB4EVER disse...

Que grande trabalho! Isto é trabalho! Que lição para pseudo-jornalistas que invadem os nossos media, que intoxicam com dados incorrectos e falsos o público, o qual, de forma geral, come o que lhe dão, sem espirito crítico!
Excelente!
Parabéns!!!