sábado, 25 de fevereiro de 2017

Fábio Veríssimo, o especialista das expulsões nomeado para o Derby do Porto

Sendo Fábio Veríssimo, o afilhado do Olegário Benquerença, seria sempre um arbitro bem quisto nas ostes portistas, não fosse o Benquerença, um internacional que acabou tendo o prémio de dirigir o F. C. Porto no seu último jogo de carreira como arbitro e com o qual nas últimas 9 épocas, o F. C. Porto só não venceu 1 dos 9 jogos arbitrados, enquanto o seu principal rival (o Benfica) apenas conseguiu vencer 1 jogo arbitrado por ele nesse mesmo período de tempo. Atenção que, Benfica e o F. C. Porto foram as 2 equipas que dividiram os titulos de campeão nas últimas 9 temporadas, em média no geral ambas conquistaram cerca de 80% dos pontos disputados independentemente do arbitro, mas realçe para o facto de nos jogos dirigidos pelo Olegário Benquerença, o F. C. Porto ter conseguido conquistar 93% dos pontos disputados e o Benfica apenas conseguiu uns inacreditavelmente baixos 28% dos pontos disputados.

Fábio Veríssimo fez a sua estreia na 1ª Liga no dia 30/08/2014, no Belenenses 0 - Guimarães 3, iniciou a atividade logo com uma expulsão aos 20 minutos desse jogo. Durante toda essa época 2014/15 não apitou nenhum jogo dos candidatos ao titulo e no geral arbitrou apenas 7 jogos da 1ª liga, mas exibiu o cartão vermelho em 5 desses jogos! Logo como se vê, só em 2 jogos não expulsou ninguém! Como referimos durante essa época de estreia não apitou nenhum jogo envolvendo os candidatos ao titulo, tal facto não o empediu de ser nomeado logo no início da temporada seguinte para um jogo importante de uma equipa candidata ao titulo. Pois, na época 2015/16, foi presenteado com a nomeação para o jogo de estreia do F. C. Porto no campeonato e para acrescer acabou mesmo recebendo as insignias de arbitro internacional logo nessa temporada! Em toda a época 2015/16 arbitrou 3 jogos do F. C. Porto, 4 do Benfica e 1 do Sporting em que aparentemente controlou um pouco melhor o seu impulso natural para a amostragem dos cartões vermelhos, pois nesses 8 jogos envolvendo os grandes, apenas exibiu 2 cartões vermelhos. Mas atenção, ambos foram exibidos ainda durante a 1ª parte do jogo (na 33ª jornada de um campeonato em que o Benfica tinha apenas 2 pontos de vantagem sobre o Sporting, expulsou o Renato Sanches aos 37 minutos ainda com o resultado em 0-0 no funchal, contra o Marítimo. Anteriormente na 5ª jornada, no Sporting 1 - Nacional 0 já tinha exibido o cartão vermelho mais ridiculo da temporada ao Segueira, logo aos 32 minutos de um jogo com o resultado em 0-0, o golo da vitória acabaria por aparecer aos 86 minutos, obviamnete para a equipa que estava em superioridade númerica).


No geral durante a época 2015/16 apitou 19 jogos da 1ª liga e exibiu 8 cartões vermelhos em 7 desses jogos (3 deles na 1ª parte)! Ou seja, no final da época 2015/16 já tinha um histórico de 13 expulsões em 26 jogos arbitrados da 1ª liga, era por demais evidente que com esse arbitro é muito frequente as equipas não disputarem os jogos nas condições regulamentares 11 contra 11. Este arbitro tem uma tendência excessiva em entervir nas forças em disputa, estabelecendo diferênças competitivas em que as equipas lutam pelos pontos em disputa.

Tal como em 2015/16, em que mesmo sem qualquer experiência em apitar os clubes grandes, foi o escolhido pelo Vitor Pereira para a estreia do F. C. Porto no campeonato (vitória por 3-0 sobre o Guimarães), um ano após, Fábio Veríssimo voltou a ser o arbitro escolhido para a estreia do F. C. Porto nesta época 2016/17 (desta vez o nomeador já foi o Fontelas Gomes). Resultado, nova vitória do F. C. Porto, com o 3-1 final a resultar de uma grande penalidade convertida aos 58 minutos. No lance da grande penalidade, expulsou o Marcelo do Rio Ave, mais tarde ainda viria a expulsar o Alex Telles reequilibrando as forças em campo e a partir dai o jogo decorreu 10 contra 10 até ao final sem mais alterações no marcador. Depois disso, Fábio Veríssimo foi nomeado para o F. C. Porto 3 - Moreirense 0, em que expulsou o Francisco Geraldes ainda na 1ª parte do jogo. Nesta época 2016/17 o Fábio Veríssimo já dirigiu 13 jogos da 1ª liga e expulsou 10 jogadores contando com o Gégé que foi expulso no final do jogo (5 dessas expulsões aconteceram nos 5 jogos apitados dos 3 clubes grandes, pois já apitou esta época 2 jogos do F. C. Porto, 2 do Sporting e 1 do Benfica). No seu histórico na 1ª Liga, o Fábio Veríssimo tem neste momento uns incríveis 23 jogadores expulsos em 39 jogos arbitrados, sendo que 6 dessas expulsões ocorreram ainda na 1ª parte! 23 expulsões é realmente muita expulsão. Olha, curiosamente apesar deste árbitro ser muito lesto a mostrar o cartão vermelho, o Benfica ainda nunca conseguiu jogar em superioridade numérica nos 5 jogos que ele arbitrou, aliás jogou foi 51 minutos em inferioridade númerica, já o F. C. Porto nos 5 jogos arbitrados pelo Fábio Veríssimo conseguiu jogar 2 vezes em superioridade numérica (52 minutos no total), o Sporting nos 3 jogos arbitrados, jogou 1 vez em superioridade numérica (58 minutos no total).

O F. C. Porto esta época já marcou 11 golos em superioridade númerica enquanto que o outro tival mais directo na disputa pelo titulo (Benfica) ainda não marcou nenhum golo em superioridade numérica, também verdade seja dita ainda não teve nenhum minuto em superioridade numérica durante o "tempo utíl" de jogo. O F. C. Porto que já usufruiu de 8 expulsões dos seus adversários neste campeonato da época 2016/17, nesta 23ª jornada, vai ter um novo jogo arbitrado pelo afilhado do Olegário Benquerença. Quem vai ser o jogador expulso no próximo Boavista-F. C. Porto ou em que minuto acontecerá o desequilibrio das forças pelo Fábio Veríssimo? Qual é o clube que vai ter de jogar em inferioridade númerica desta vez? Caro leitor,  pela tendência arbitral do Fábio Veríssimo,já deve ter uma ideia de qual vai ser o clube beneficiado, já deve saber qual o clube que vai usufruir de minutos em superioridade númerica e assim conseguir marcar golos.


Será este tipo de arbitro que os dirigentes de arbitragem querem a decidir o campeão no nosso campeonato, quando apesar do histórico gigantesco de expulsões insistem em nomear o Fábio Veríssimo para esstes jogos dos candidatos ao titulo?


Sem comentários: