domingo, 8 de janeiro de 2017

Artur Soares Dias não viu o penalti

Artur Soares Dias, tal como o pai, tem uma forma de actuar que é bem aceite pelos apoiantes do F. C. Porto, pois sabem que apesar de ele demonstrar durante uma temporada inteira ser competente e conhecedor das leis do jogo na maioria dos jogos, mesmo que seja inconcientemente acaba tomando diversas decisões em beneficio do F. C. Porto.

Ontem, num jogo que terminou 0-0 mais uma vez não foi capaz de assinalar um penalti desfavorável ao F. C. Porto, como se pode ver nesta imagem. O adepto portista o desculpará, afirmando que foi só um erro grave em 90 minutos de jogo, o que é perfeitamente tolerável, mas se esse erro grave fosse na área contrária, nesta altura o arbitro estaria a ser cruxificado na praça pública, comportamento esse dos dirigentes que levam os adeptos mais influenciáveis a atitudes lamentáveis dos últimos dias em que ocorreram até ameaças de morte ao arbitro no seu local de treino.
 Os casos do P. Ferreira-FC Porto: Ficou penálti por marcar

Foi de facto um erro claro, se bem que não tão evidente quanto o ocorrido no jogo dos 11 Eusébios contra o F. C. Porto, em que Mangala ostensivamente jogou a bola com a mão, sem que o Artur Soares Dias sancionasse a falta como podemos ver aqui.


Quando se analisa os números do Artur Soares Dias, não se detecta uma significativa influência sua no rendimento das equipas, todas elas tem rendimentos muito próximas do seu rendimento médio geral com todos os outros árbitros. Sendo um arbitro internacional, ou seja apitando muitos jogos importantes contra os rivais directos é normal que o rendimento das equipas diminua um pouco por esse facto. Mas em todo caso, para os adeptos portista o Artur Soares Dias que foi o 1º classificado da época 2015/16 será sempre preferível ao João Capela, arbitro lisboense que foi o 2º classificado da época 2015/16 e que não seria tão permissívo com o clube. Para o Benfica é precisamente o contrário, ou seja num Benfica-Porto prefeririam sempre o arbitro lisboeta ao portuense. Pois, sabem que se assim fosse, já não seria possível aos jogadores do F. C. Porto incorrer em excessos de agressividade sem a devida punição como aconteceu nos últimos classicos dirigidos pelo Artur Soares Dias, como as imagens seguintes documentam.
Na 10ª jornada desta temporada 2016/17, Filipe excede-se e não recebe qualquer repreensão por parte do arbitro.

Na época passada, perto do intervalo Maicon também se tinha excedido sem qualquer repreensão por parte do Artur Soares Dias. Depois dessa entrada do Maicon que criou toda a confusão no intervalo é inadmissível que o atleta que fugiu logo para o balneário, tenha regressado para a 2ª parte sem qualquer repreensão por parte do arbitro.



Neste jogo acabou perdoando o 2º cartão amarelo ao Maxi Pereira neste lance.

Além disso, A. Soares Dias permitir diversas faltas por trás do André André, como podemos ver:






Por melhor que sejam os arbitros a sua tolerância com cada clube não é a mesma. Não se pode negar que o Artur Soares Dias ou o João Capela não sejam, arbitros experientes e conhecedores das leis do jogo, pois foram o 1º e o 2º classificado da época 2015/16, mas é por demais evidente as razões pelo qual os portistas preferem ser arbitrados pelo Artur Soares Dias e os benfiquistas pelo João Capela. A interpretação das infrações não será a mesma consoante seja um arbitro ou outro, mesmo sendo reconhecido entre os seus pares como os 2 melhores arbitros da época 2015/16.
Mesmo sendo os 2 melhores árbitros da atualidade não é a mesma coisa ter um ou outro a arbitro. 

2 comentários:

Unknown disse...

de fato são ROUBOS ATRAS DE ROUBOS e vergonhoso como ainda choram estas hienas azuis e verdes ..

Unknown disse...

Sinto que no fundo, ninguém dos OSGAS e dos SUPER LADRÕES quer é pensar em nada e adora dar desculpas.