quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

ÁRBITROS NOMEADOS PARA 17ª JORNADA

Já são conhecidos os árbitros para a 17ª jornada, que para os candidatos ao titulo são os seguintes:
  • Sábado às 16:00h, o Benfica-Boaista será arbitrado pelo Luis Ferreira (16º Classificado da época 2015/16).
  • Sábado às 18:15h, o Chaves-Sporting será arbitrado pelo Nuno Almeida (3º Classificado da época 2015/16).
  • Domingo às 18:00h, o F. C. Porto-Moreirense será arbitrado pelo Fábio Veríssimo (7º Classificado da época 2015/16). 
  • Segunda-feira às 20:00h, o Braga-Tondela será arbitrado pelo Helder Malheiro (arbitro que subiu este ano para o quadro principal da 1ª divisão).
Espera-se que os árbitros tenham coragem para disciplinar os jogos.
Os árbitros nos últimos dias receberam ameaças de morte mas infelizmente ninguém foi detido/repreendido por actos de tamanha gravidade, nem seguer esses adeptos ficaram interditos de assistir espectáculos desportivos.
Os dirigentes, treinadores ou jogadores após resultados negativos sentem que podem crescer para os árbitros, insultar, empurrar,  ao ponto do arbitro para abandonar o terreno de jogo precisar de escolta policial sem que sejam conhecidos os respectivos castigos para os prevaricadores. Tudo isto tem vindo a acontecer na nossa liga sem nenhuma palavra ou posição firme por parte do Pedro Proença ou do Fernando Gomes.

O clima de violência no desporto é criado essencialmente pelos dirigentes, treinadores e jogadores que numa liga profissional como a nossa, incompreensivelmente não preveligiam o desportivismo. Não defendem o seu próprio negócio, o futebol profissional, nem o respeito pelos agentes desportivos. 

A comunicação social é também responsável pelo clima de incentivo a violência vigente entre nós. Exemplo claro disso, foi o lance do 2º amarelo ao Danilo no jogo da Taça da Liga entre Moreirense e F. C. Porto, em que a SPORT TV durante a transmissão mostrou apenas o lance de um ângulo fechado, em que o telespectador só consegue confirmar que houve um choque entre o arbitro e o Danilo. Para os telespectadores que só viram as imagens que a SPORT TV facultou aos seus assinantes, levantaram-se muitas duvidas quanto ao comportamento do Danilo. Para agravar o ruído sobre a arbitragem saiu nas redes socias no dia seguinte a seguinte declaração do Danilo: «Vi e revi o lance mais de cem vezes e sinceramente não consigo entender o critério deste senhor para tomar tal decisão. Já assisti a muitos episódios caricatos no futebol mas este foi sem dúvida dos mais vergonhosos».

Apesar do péssimo serviço da SPORT TV aos seus assinantes, ao não disponibilizar imagens amplas do terreno de jogo para podermos aferir correctamente o comportamento incorrecto protagonizado pelo Danilo e dos motivos da advertência arbitral, felizmente na sociedade actual a existência das redes sociais ajudam a expor as imagens da realidade crua e nua que querem sonegar aos adeptos. 


Depois de conhecidas as imagens  que se seguem é inadmissível que o Danilo queira fazer dos adeptos estupidos, ao ponto de os tentar fazer acreditar que o choque foi acidental e que ele  fez os possíveis para evitar chocar com o arbitro:

As imagens agora conhecidas mostram que o Danilo ainda com a bola nas mãos do guarda-redes adversário, deslocou-se do centro para o lado do campo em que estava o arbitro e foi ajustando a sua posição para que o choque ocorresse. Este comportamento para com o arbitro não é aceitável. 
Um conselho que dou ao Danilo é o seguinte: não repitas esta atitude para com mais nenhum arbitro! Nenhum arbitro mesmo! Nenhum arbitro, pois se o fizeres na Liga dos Campeões, o mais provável é que venhas a penalizar e muito o teu clube nesse jogo, penalizando mesmo o ranking UEFA de Portugal. A consideração e respeito pelo Danilo enquanto profissional de futebol só será o mesmo depois de uma retratação publica, assumindo que os árbitros são para ser respeitados. Se em vez do arbitro fosse um jogador do Moreirense a fazer o movimento que o arbitro Luis Godinho fez, alguém acredita que o Danilo permaneceria exactamente no mesmo sitio para chocar com esse colega de profissão? 

Felizmente para o bom nome do arbitro Luis Godinho foi disponibilizado no YOUTUBE este video com  o panorama geral do lance, em que se vê claramente que de ocasional o choque não teve nada. 

Inadmissível o comportamento do Danilo para com a equipa de arbitragem.
Danilo, entando exactamente equidistante entre as duas linhas laterais (exactamente no posicionamento central correcto de um médio defensivo) no momento em que o guarda -redes se prepara para lançar o ataque do Moreirense, não é que Danilo se esquece de manter a concentração no jogo de futebol e na bola para iniciar uma especie de movimento mais propriamente utilizado pelos forçados na lida taurina (neste caso para garantir um boa pega pelas costas). 

Espectáculos taurinos, não é que o adepto de futebol quer ver quando compra um bilhete, Danilo! 

Sem comentários: