sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Árbitros nomeados para a 16ª jornada

A próxima jornada será disputada num clima de grande crispação na arbitragem.
Nacional - Braga (Manuel Oliveira - 9º classificado da época 2015/16)__________07/01/2017
Guimarães - Benfica (Nuno Almeida - 3º classificado da época 2015/16)________07/01/2017
P. Ferreira - F. C. Porto (Artur Soares Dias - 1º classificado da época 2015/16)____07/01/2017
Sporting - Feirense (Bruno Esteves - 15º classificado da época 2015/16)_________08/01/2017


Noticiou o jornal Abola que Artur Soares Dias foi ameaçado de morte:
Como vão reagir os árbitros a este clima de intimidação e coação? 
Vamos ter greve dos árbitros ou apenas o Artur Soares Dias não vai comparecer ao jogo?

É de estranhar esta pressão exercida sobre o arbitro que foi o 1º classificado da época 2015/16.
Artur Soares Dias esta a ser alvo de alguma ingratidão até, pois estatisticamente não se detecta uma grande influência arbitral sua ao ponto de alterar significativamente o rendimento médio dos 4 clubes candidatos ao titulo, ainda assim, o clube que baixa mais de rendimento com o Artur Soares Dias é o Benfica. Os adeptos que o ameaçaram, se realmente pertencem aos Super Dragões, duvido que não saibam que o clube com melhor rendimento médio nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias nos últimos 9 campeonatos é precisamente o F. C. Porto, que conquistou 75% dos pontos disputados, sendo que o principal rival do clube nesses anos, o Benfica com este arbitro apenas conquistou 68% dos pontos disputados (apitou 20 jogos do Benfica).

Nos últimos 9 campeonatos, dos 263 jogos disputados por cada candidato ao titulo (Benfica, F. C. Porto, Braga e Sporting), em média estes 4 clubes disputaram 206 desses jogos em que não beneficiaram de penaltis favoráveis (conquistaram nesses jogos 68% dos pontos disputados em média) e em 57 jogos usufruiram de penaltis favoráveis (conquistaram nesses jogos 82% dos pontos disputados em média). Esse é o efeito médio de ser 1 jogo em que se beneficiou de 1 penalti favorável ou não, pois como se vê ao beneficiar de 1 penalti favorável num jogo o rendimento pontual da equipa em média melhora por esse simples facto de 68% para 82% dos pontos disputados.

O F. C. Porto queixa-se de penaltis que ficaram por marcar, o Benfica queixa-se do mesmo, o Sporting queixa-se também, pois em conjunto aos 3 grandes até ao momento nesta temporada só usufruiram de 8 penaltis favoráveis, na época anterior (2015/16) à 15ª jornada já tinha sido assinalados 11 penaltis favoráveis aos 3 grandes. É claro que em Portugal existem muitas pressões sobre os árbitros para que assinalem grandes penalidades favoráveis aos grandes. Não admira, é que se virmos os dados estatísticos facilmente chegaremos a conclusão que as equipas que jogam com penaltis favoráveis tem uma vantagem competitiva. Logo todos os clubes querem jogar com essa vantagem competitiva em relação aos seus rivais.

Se o F. C. Porto tivesse beneficiado dos 15 penaltis que reclama mais os 4 penaltis favoráveis que já beneficiou em 15 jornadas, enquanto que o Benfica e o Sporting apenas tivessem os 2 penaltis que têm actualmente, seguramente que o F. C. Porto teria disputado esta época 2016/17 em condições claramente vantajosas em relação aos seus rivais. O F. C. Porto ou qualquer outra equipa que beneficiasse de mais 17 penaltis que os rivais em 15 jogos, o mais provavel é que nesses 15 jogos acumule mais pontos que esses rivais.



Podemos ver no Zerozero, o resumo da época 2016/17, do Benfica e do F. C. Porto até a data de hoje.
Resumo da época 2016/17 do Sporting nas competições nacionais até a data de hoje.
Como se pode ver a diferença entre as equipas não é justificável por 2 ou 3 más actuações dos árbitros, tanto mais que como sabemos todos os clubes já foram penalizados com más arbitragens.

Nesta época 2016/17 temos que:
  • Nas 15 jornadas do campeonato já disputadas o melhor ataque da Liga é o Benfica com 32 golos marcados. Em todas as competições nacionais marcou 51 golos e sofreu 9 golos.
  • O F. C. Porto em todas as competições naconais também sofreu os mesmos 9 golos (mas marcou menos 19 golos que o Benfica), ou seja em todas as competições nacionais marcou 32 golos, sendo que 28 desses golos foram marcados no campeonato, é o 2º melhor ataque da Liga 2016/17 neste momento.
  • O Sporting já marcou 25 golos nas 15 jornadas do campeonato, sendo que em todas as competições nacionais conseguiu marcar 35 golos, ou seja menos 16 golos que o Benfica. Mas tenção, o Sporting já sofreu 16 golos em competicões nacionais, ou seja mais 7 golos sofridos do que Benfica ou Porto.

  • Em 21 jogos para as competições nacionais, o Benfica conseguiu conquistar mais 4 vitórias que o Sporting e mais 7 vitórias que o F. C. Porto e apenas averbou 1 derrota, enquanto que o F. C. Porto já perdeu por 2 vezes e o Sporting por 4 vezes. Quando vemos o goal-average destas 3 equipas em todas as competições nacionais (Benfica +42, F. C. Porto +23 e Sporting +19), constatamos que em apenas 21 jogos existe uma diferença de 23 golos entre o rendimento do Benfica e o do Sporting! E ainda há quem queira explicar essa diferença com a arbitragem, quando ambos usufruiram do mesmo número de penaltis (2).
    Tão evidentes diferenças não se explicam com arbitragens, de todo. O rendimento dos clubes em tantos jogos tem de dizer algo sobre a qualidade de cada um destes plantéis. Os plantéis e os dirigentes tem de assumir as suas responsabilidades.


    Sem comentários: