segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O efeito Sporttv e os penaltis assinalados ou não

Nesta jornada foi assinalado o 3º penalti favorável ao F. C. Porto nesta temporada 2016/17, neste lance ao que acresce a expulsão por vermelho directo do defesa central do Braga aos 35 minutos.

3 penaltis favoráveis assinalados pelos árbitros em 12 jornadas é um sinal de que o F. C. Porto apresenta um ataque que entra muitas vezes na área adversária. Na realidade é um dos ataques mais fortes da nossa liga como comprova o facto de ser o 2º com mais golos marcados nas últimas 9 temporadas (561 golos marcados) e o 6º melhor deste campeonato (com 20 golos marcados). O Benfica é o melhor ataque da Liga nos últimos 9 campeonatos (591 golos marcados) e é também o melhor ataque da presente temporada 2016/17 com 27 golos marcados até ao momento. Nestas 12 jornadas, os árbitros ainda só assinalaram 1 penalti favorável ao Benfica. Será que os árbitros não assinalam penaltis favoráveis ao Benfica porque os seus atacantes chegam poucas vezes a área adversária com a bola controlada mesmo marcando muitos golos ou será que isso acontece porque a Sporttv recorrentemente encobre as infrações cometidas na área nos jogos do Benfica?
É que na realidade sucedem-se lances na área que passam despercebidos aos comentadores televisivos, sequer suscitam duvidas na Sporttv ou são repetidos para esclarecer os telespectadores, tal como voltou a acontecer nesta jornada com as imagens que se seguem.
 



Videos da autoria da A MINHA CHAMA.


Desde a época 2008/09 até 2015/16 foram disputados 8 campeonatos, neste período somente o Benfica e o F. C. Porto conseguiram arrecadar titulos de campeão. Estas 2 clubes repartiram entre si os titulos, 4 para cada uma das equipas. Agregando esses dados das 8 épocas anteriores aos da actual época 2016/17 vemos que no acumulado das 9 temporadas, o Benfica conquistou 620 pontos e o F. C. Porto conquistou 616 pontos. Constata-se que estas 2 equipas tem tido um rendimento desportivo muito semelhante nas últimas 9 temporadas, pois 4 pontos de diferença em 260 jogos é uma diferença realmente muito tenue.

Nos últimos 9 campeonatos, o Benfica e o F. C. Porto tiveram um rendimento médio muito superior aos restantes adversários do nosso campeonato, o 3º clube com melhor desempenho nesse período é o Sporting que nos 260 jogos conquistou 519 pontos e o 4º clube foi o Braga que conquistou 457 pontos.

Estatisticamente no agregado de todos os jogos do Benfica, F. C. Porto, Braga e Sporting, em média  ocorre 1 penalti favorável por cada 8 golos marcados e é assinalado 1 penalti desfavorável a penalizar esses clubes por cada 8 golos sofridos em média. Por isso, até certo ponto é compreensível que o Benfica tenha sofrido 25 penaltis desfavoráveis nas últimas 9 épocas (pois, teve uma defesa que sofreu 193 golos), enquanto o F. C. Porto apenas sofreu 19 penaltis desfavoráveis nas últimas 9 épocas (pois, teve uma defesa que apenas sofreu 166 golos). Se uma equipa defender melhor a sua baliza que outra equipa, logo é compreensível que sofra também menos penaltis desfavoráveis que a outra equipa. Seguindo o mesmo raciocínio, as equipas que mais atacam também beneficiam de mais penaltis favoráveis que as outras, em princípio.

Estatisticamente existe uma verdade que não se deve esquecer: As equipas que mais atacam, em condições arbitrais normais, também são as que obrigam os seus adversários a cometer mais faltas para grande penalidade. 

Normalmente existe uma correlação positva entre o nº de penaltis favoráveis e os pontos conquistados. 

Ninguém pensa sequer ser plausível na realdidade crua dos números que o Nacional, ou o Rio Ave ou o P. Ferreira tenham beneficado de mais penaltis favoráveis que o F. C. Porto, ou o Benfica ou o Sporting nas últimas 9 épocas. 

  • É por isso que ninguém ficará admirado em constatar que nesses 260 jogos, os árbitros tenham assinalado mais 13 penaltis favoráveis ao Sporting do que ao Braga, pois também o Sporting ao conquistar mais 62 pontos que o Braga nestas últimas 9 temporadas, demonstrou claramente que dominou mais os seus adversários do que aquilo que o Braga conseguiu dominar nesse período.  Foram assinalados 47 penaltis favoráveis ao Braga e 60 penaltis favoráveis ao Braga nos últimos 260 jogos do campeonato.
  • É por isso que ninguém ficará admirado em constatar que nesses 260 jogos, os árbitros tenham assinalado mais 17 penaltis favoráveis ao F. C. Porto do que ao Sporting, pois também sabem que o F. C. Porto ao conquistar mais 97 pontos que o Sporting nestas últimas 9 temporadas, demonstrou claramente que dominou mais os seus adversários do que aquilo que o Sporting conseguiu dominar nesse período em analise.  
  • É por isso que ninguém ficará admirado em constatar que nesses 260 jogos, os árbitros tenham assinalado mais 4 penaltis favoráveis ao Benfica do que ao Sporting, pois também sabem que o Benfica ao conquistar mais 101 pontos que o Sporting nestas últimas 9 temporadas, demonstrou claramente que dominou mais os seus adversários do que aquilo que o Sporting conseguiu dominar nesse período em analise.

  •  Estatisticamente, o que não tem uma explicação racional, é existirem duas equipas que conquistaram um número muito semelhante de pontos em 260 jogos, como é o caso do Benfica (620 pontos) e o F. C. Porto (616 pontos) mas tiveram sortes muito diferentes no que toca a grandes penalidades assinaladas a seu favor. Foram assinalados 77 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 64 penaltis favoráveis ao Benfica nos últimos 260 jogos do campeonato.

Constata-se assim, que nos últimos 9 campeonatos tem sido muito mais fácil assinalar grandes penalidades favoráveis ao F. C. Porto do que ao Benfica. Porque terá acontecido isso?

Como já vimos, uma grande diferença existe, mas podem ser 13 penaltis favoráveis a mais e mesmo assim não representarem uma grande diferença nos pontos arrecadados, se esses 13 penaltis forem todos assinalados quando a equipa já esta a vencer por 2 ou mais golos de diferença. Podia ser mas não foi o caso de todo.

Por incrível que pareça estes 13 penaltis de diferença resultaram mesmo de situações em que o jogo se encontra empatado, pois nas últimas 9 temporadas com o jogo empatado foram assinaldos 36 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e apenas 23 penaltis favoráveis ao Benfica. 
Ou seja, só com as grandes penalidades assinaladas o F. C. Porto teve a oportunidade de acrescentar com essa decisão arbitral directamente mais 26 pontos que o Benfica nos últimos 9 campeonatos. 

Quando tentamos verificar em que momentos foram assinalados os penaltis favoráveis aos 2 clubes nas últimas 9 épocas, chegamos a conclusão que:
  • no momento em que existe uma vantagem de 2 ou mais golos no marcador, foram assinaldados 12 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 11 penaltis favoráveis ao Benfica.
  • no momento em que existe uma vantagem de apenas 1 golo no marcador, foram assinaldados 17 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 20 penaltis favoráveis ao Benfica.
  • no momento em que estes clubes tem uma desvantagem de apenas 1 golo no marcador, foram assinaldados 10 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 9 penaltis favoráveis ao Benfica.
  • no momento em que estes clubes tem uma desvantagem de 2 ou mais golos no marcador, foram assinaldados 2 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 1 penalti favorável ao Benfica.
  • Com o jogo empatado foi claramente mais fácil assinalar grandes penalidades favoráveis ao F. C. Porto (36) do que ao Benfica (23). Será que algum responsável da Liga nos consegue explicar porque terá acontecido este tão grande diferença estatisitica entre as 2 equipas?
A postura da Sporttv reflete-se no desempenho dos árbitros e a longo prazo nota-se nos números totais de penaltis realmente assinalados. Pois, equipas com o mesmo desempenho médio pontual em princípio obrigam os seus adversários a fazer mais ou menos o mesmo número de faltas na área.
A grande diferença entre o F. C. Porto e o Benfica no nº de penaltis favoráveis assinalados com o jogo empatado não tem uma explicação racional. Só os responsáveis da arbitragem a podem explicar.

Terá isto a ver com quem controla as imagens que são difundidas (Sporttv)? 
Será que é principalmente com a Comunicação Social que se influencia os árbitros, ou haverá outras razões que levem a que hoje tenhámos estes números globais?

Será que o Pedro Proença consegue explicar aos adeptos de futebol o porquê desta situação?

1 comentário:

Anónimo disse...

pedro proença?????????????
sporttv??????????
tudo a mesma seita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alguém ainda tem dúvidas????????????????????????????
Magnífico "post"!!!!