quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

JORGE SOUSA NO DERBY!

BASTA!!! Para o adeptos de futebol é por demais evidente o efeito Jorge Sousa! 
Não é neutral, nunca foi ou será! Jorge Sousa não devia ser o responsável por dirigir o Derby.
Quem acompanha este blog já conhece a opinião defendida neste espaço desde sempre:

QUALQUER ARBITRO QUE INFLENCIE O RENDIMENTO DE UMA EQUIPA EM MAIS DE 20% NÃO REUNE CONDIÇÕES DE IMPARCIALIDADE PARA DIRIGIR JOGOS IMPORTANTES DESSE CLUBE. O Benfica-Sporting em vez de um jogo entre 2 equipas com uma diferença favorável ao Benfica de 12% no rendimento pontual médio nas últimas 9 épocas, passou a ser como que um jogo entre 2 equipas com uma diferença favorável ao Sporting de 28%. Alguém acredita que sem ser analisando o ponto de vista do efeito Jorge Sousa, existe outro ponto de vista em que o Sporting possa obter uma % de pontos tão superior ao Benfica nas últimas 9 épocas?

JORGE SOUSA NÃO REUNE CONDIÇÕES PARA SER NOMEADO PARA JOGOS DO BENFICA, Tal como publicamos antes do último Derby para a Taça de Portugal  EM 18/11/2015 ou em 22/11/2015 depois desse jogo!
Tal como PUBLICAMOS EM 03/02/2015 antes do último Derby no campeonato que dirigiu!
Tal como PUBLICAMOS EM 11/12/2014 antes do último Clássico para qual foi nomeado!
Tal como PUBLICAMOS EM 24/03/2014 antes do penúltimo  Clássico para qual foi nomeado!

Até num arbitro com enormes conhecimentos técnicos, o simples facto de detectarmos uma clara influencia no rendimento duma das equipa devia alertar os responsáveis pelas Arbitragem no sentido de o excluir das possíveis opções como nomeável para um Derby. Ao se detectar que um arbitro influencia em mais de 20% o rendimento duma equipa, detecta-se uma anomalia estatística, que convêm tentar esclarecer e compreender como se chegou a esses números anormais. O arbitro, como juiz que é, obrigatoriamente tem de ser equidistante, é essencial que seja reconhecidamente um elemento neutral no rendimento das 2 equipas de futebol em confronto. Pequenas oscilações no rendimento das equipas em função dos arbitros, obviamente existiram sempre e até 20% são aceitáveis, agora grandes variação não devem ser toleradas. O arbitro não reune condições para apitar esse clube. Parece claro para todos os adeptos que não faz qualquer sentido um clube variar muito o seu rendimento desportivo pelo simples facto de ser um determinado arbitro a apitar os seus jogos.

Como sabem nestes últimos 9 campeonatos, em 260 jogos o Benfica conquistou 620 pontos (79% dos pontos possíveis). Ou seja, independentemente do arbitro ou do adversário no campeonato português, o Benfica em média conquista 79% dos pontos disputados. Sendo 79% o rendimento médio do Benfica,  no mesmo período de 9 anos aqui analisados estatisticamente, em condições normais arbitrais jamais encontraremos, um caso em que um arbitro com mais de +17 jogos dirigidos do clube, tenha conseguido que com ele o clube varie em mais de 20% o rendimento quando comparado com o rendimento médio do clube com todos os outros arbitros. Em 18 ou mais jogos não é aceitável encontrarmos um arbitro com o qual o Benfica conquiste menos de 59% dos pontos disputados, tal como não é aceitável encontrar um com o qual o Benfica tenha conquistado mais de 99% dos pontos em disputa! Nos 18 jogos do campeonato arbitrados pelo Jorge Sousa, o Benfica somente conseguiu conquistar 54% dos pontos possíveis nesses jogos! Incompreensível, o Jorge Sousa acabou sendo para o Benfica, um obstáculo mais díficil de ultrapassar do que o próprio Sporting ou o Braga nas últimas 9 épocas, pois o Benfica independentemente do arbitro nos 16 jogos para o campeonato contra o Sporting conquistou 65% dos pontos disputados e nos 17 jogos para o campeonato contra o Braga conquistou 69% dos pontos disputados. Atenção que o Sporting e o Braga foram o 2º e o 3º com os quais o Benfica mais pontos perdeu nos últimos 9 campeonatos, mesmo assim, o Jorge Sousa conseguiu influenciar mais negativamente o rendimento médio do Benfica que esses 2 rivais naturais na luta pelos titulos em Portugal (Sporting ou Braga).

A tolerância máxima aqui defendida sempre foi de 20%. Assim sendo, uma vez que o Sporting nos últimos 9 campeonatos, em 260 jogos conquistou 519 pontos (67% dos pontos possíveis), não é expectável encontrarmos árbitros com os quais o Sporting conquiste mais de 87% dos pontos possíveis nem menos dos 47% dos pontos em disputa. Sempre que tal acontece com um arbitro que tenha 18 jogos ou mais jogos do clube dirigidos então esse arbitro não serve para dirigir jogos importantes do Sporting. 

Nas últimas 9 épocas, houve apenas 12 equipas que estiveram mais de 5 épocas sempre na 1ª Liga, logo estatisticamente podemos analisar essas 12 equipas como representando as melhores do nosso campeonato. No quadro sequinte publica-se o rendimento médio do Benfica e do Sporting com as restantes 11 equipas com mais presenças na 1ª Liga (estatisticamente são rendimentos médios obtidos com alguma fiabilidade, uma vez que representam mais de 10 confrontos directos entre as equipas). Fez-se também uma comparação entre esses rendimentos médios do clube contra cada um dos outros 11 princípais adversários e rendimento médio do clube só nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa.

O Sporting conquistou 47% dos pontos em média contra os outros 3 candidatos ao titulo e o Benfica conquitou 54% dos pontos nos jogos contra os outros 3 candidatos ao titulo. Comprova-se que em média o adversário do Benfica em qualquer jogo dirigido por Jorge Sousa é sempre como se o adversário fosse um candidato ao titulo independentemende de na maioria das vezes se chamar Setúbal (3 vezes), Marítimo (2 vezes), Nacional (2 vezes), Rio Ave, Leiria ou Trofense. Quanto ao Sporting nos 13 jogos dirigidos pelo Jorge Sousa conquista em média 82% dos pontos disputados, que é um rendimento bastante superior a média do clube que é de 67% e atenção que 5 dos 13 jogos arbitrados por Jorge Sousa foi contra os outros 3 candidatos ao titulo, o que em princípio deveria diminuir o rendimento médio do clube nesses jogos. Com todos os árbitros, nos últimos 9 campeonatos, o Sporting em 16 jogos contra o Benfica conquistou 27% dos pontos disputados, em 17 jogos do contra o F. C. Porto conquistou 39% dos pontos disputados, em 16 jogos contra o Braga conquistou 75% dos pontos disputados e mesmo em 17 ou 16 jogos contra a P. Ferreira, Guimarães, Academica, Rio Ave, Nacional e Marítimo conquistou 57%, 61%, 65%, 67%, 67, 69%. Como se vê, com todos clubes acima referidos, o rendimento médio do Sporting nas ultimas 9 épocas foi inferior aos 82% que o clube obteve nos 13 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa!

A verdade é que, em jogos dirigidos pelo Jorge Sousa para todas as competiçoes, o Benfica apenas conseguiu 12 vitórias em 30 jogos, mas incrivelmente somente conseguiu vencer por 3 vezes por 1 golo de diferença. Se não há um grande desiquilibrio entre as equipas em campo, é certo que o Benfica não consegue vencer um jogo arbitrado pelo Jorge Sousa. Apenas conseguiu 3 vitorias pela margem mínima em 30 jogos. Além do Maritimo 0 - Benfica 1 (época 2011/12), apenas o Benfica demolidor da época 2009/10 foi capaz de vencer jogos pela margem miníma com Jorge Sousa (no Leiria 1 - Benfica 2 e no Benfica 2 - Rio Ave 1). Mas atenção que o Benfica (época 2009/10) foi tão goleador, que o mais dificil é encontrar vitorias pela margem minima nessa época, pois esse Benfica foi capaz das seguintes 13 goleadas no campeonato: 
  • Benfica 8 - Setúbal 1, 
  • Belenenses 0 - Benfica 4, 
  • Benfica 5 - Leixões 0, 
  • P.Ferreira 1 - Benfica 3, 
  • Benfica 6 - Nacional 1, 
  • Benfica 4 - Académica 0, 
  • Marítimo 0 - Benfica 5, 
  • Benfica 3 - Guimarães 1, 
  • Benfica 3 - Leiria 0, 
  • Leixões 0 -Benfica 4, 
  • Benfica 3 - P. Ferreira 1, 
  • Naval 2 - Benfica 4, 
  • Benfica 5 - Olhanense 0. 
Inacreditável! É que em jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, apenas este Benfica tão superior aos seus adversários da época 2009/10, foi capaz de vencer jogos pela margem mínima (ao Leiria e o Rio Ave por um golo de diferença!). É preciso ser artista com o apito na boca para conseguir tal feito! Os números são por demais evidentes por mais desatentos que as pessoas estejam. Necessitamos publicar imagens para as pessoas finalmente comprenderem que só com diversos erros arbitrais se consegue chegar aos dados estatísticos do Jorge Sousa. 
Em 30 jogos do Benfica arbitrados por Jorge Sousa só houve 3 jogos equilibrados que o Benfica conseguiu vencer! Incrível, apenas 3 jogos em 30 pela margem minima!
Uma coisa é certa, este Derby será desiquilibrado ou o Benfica não sairá vencedor! 
Este é o feito Jorge Sousa no jogo.
Sempre que o Jorge Sousa arbitra o Benfica, só por este facto o adversário dessa partida passa a ser mais forte que o 2º clube do campeonato nacional ao qual o Benfica tem mais dificuldade em vencer. Qualquer jogo por ser arbitrado pelo Jorge Sousa passa a ser para o Benfica, um jogo de campeonato mais dificil que um Sporting-Benfica ou um Braga-Benfica.

Sem comentários: