sábado, 27 de agosto de 2016

Sorteio da Champions

A Liga dos Campeões é a principal competição de clubes Europeus, onde compete a elite do futebol, por isso o apuramento da fase de grupo para a fase seguinte em que só se apuram as 16 melhores equipas europeias da época é algo que está ao alcance de poucas equipas. O sorteio é um elemento essencial para as equipas no sentido de poderem cumprir com esse objectivo. 

Com base nos dados estatísticos em princípio podemos afirmar que as equipas do TOP10 do Ranking UEFA serão sempre favoritas ao apuramento independentemente do grupo que lhe calhar, mas na realidade todas as equipas do TOP40 têm obrigatoriamente reais ambições de conseguir ser uma das 2 melhores equipas do seu grupo. Ninguém espera que as equipas fora do TOP40 atinjam fases adiantadas da Champions, se bem que as equipas entre a 41ª e 70ª posição ainda podem sonhar em ser um outsider do grupo e com base num desempenho excepcionalmente positivo conseguir esse apuramento nesta fase de grupo mas em condições normais o objectivo mais plausível para estas equipas será obter o apuramento para Liga Europa por via da 3ª posição. A negrito colocamos todas as equipas do TOP40, ou seja aquelas que tem legitimas espectativas de lutar pelo apuramento nos 2 primeiros lugares do grupo.


Grupo B: 
Benfica (9º Ranking UEFA),
Nápoles (18º Ranking UEFA),
Dínamo Kiev (23º Ranking UEFA),
Beşiktaş (55º Ranking UEFA).

Grupo F: 
Real Madrid (1º Ranking UEFA),
Dortmund (7º Ranking UEFA), 
Sporting (51º Ranking UEFA),
Légia Varsóvia (76º Ranking UEFA).

Grupo G: 
Leicester, (97º Ranking UEFA),
Porto (12º Ranking UEFA),
Club Brugge, (47º Ranking UEFA),
Copenhaga (82º Ranking UEFA).

Grupo A: PSG (6º Ranking UEFA), Arsenal (11º Ranking UEFA), Basileia (20º Ranking UEFA), Ludogorets (54º Ranking UEFA).
Grupo C: Barcelona (3º Ranking UEFA), Manchester City (13º Ranking UEFA), Mönchengladbach (37º Ranking UEFA), Celtic (43º Ranking UEFA).
Grupo D: Bayern Munique (3º Ranking UEFA), Atlético de Madrid (4º Ranking UEFA), PSV (39º Ranking UEFA), Rostov (116º Ranking UEFA).
Grupo E: CSKA Moscovo (49º Ranking UEFA), Bayer Leverkusen (16º Ranking UEFA), Tottenham (21º Ranking UEFA), Mónaco (45º Ranking UEFA).
Grupo H: Juventus (5º Ranking UEFA), Sevilha (10º Ranking UEFA), Lyon (33º Ranking UEFA), Dínamo Zagreb (69º Ranking UEFA).

Como podemos ver pelas equipas a negrito apenas podem ser apuradas 15 equipas do TOP40 a próxima fase.

Dos grupos que sairam deste sorteio, podemos dizer que o F. C. Porto foi a equipa  que obteve o "brinde", pois o grupo G, é dos 2 únicos grupos que não têm nenhum clube do TOP10 (clubes sempre favoritos ao apuramento), e seguer tem 2 clubes do TOP40 (clubes com reais objectivos de passar a fase de grupo independentemente do sorteio). O 2º clube com melhor Ranking UEFA do grupo F é o Club Brugge (47º Ranking UEFA), logo mesmo esta equipa antes do sorteio não teria a pressão de competir pelos 2 primeiros que dão acesso ao apuramento, nas condições actuais após o sorteio terá também aspirações ao apuramento. 

No que toca as equipas portuguesas "a fava" deste sorteio saiu ao Sporting (51º Ranking UEFA), que no grupo F vai ter que defrontar 2 clubes do TOP10 da Ranking UEFA, como todos sabemos actualmente o Real Madrid e o Dortmund seriam sempre candidatos ao apuramento independente do que o sorteio ditasse. 

Além do grupo F existem ainda outros 2 grupos dificeis em que coincidem 2 clubes do TOP10 que são os grupos D (Bayern Munique e Atlético de Madrid, logo haverá uma tarefa bastante dificil para o PSV que é o 39º do Ranking UEFA) e o grupo H (Juventus e Sevilha, logo haverá uma tarefa bastante dificil para o Lyon que é o 33º do Ranking UEFA). 

Podemos considerar que ao todo existem 5 grupos em que o apuramento será dificil, ou seja os 5 grupos compostos por 3 equipas que pertencem ao TOP40 da UEFA, que são os grupos A, B, C, D e H. 

O grupo mais dificil é o grupo A, em que podemos encontrar os 3 candidatos ao apuramento com o melhor ranking UEFA, o Basileia  sendo o 3º melhor clube desse grupo, é o 20º do Ranking UEFA, por isso será uma luta renhida com o PSG e o Arsenal. Para agravar neste grupo também verificamos que a 4ª melhor equipa do grupo,Ludogorets (54º Ranking UEFA) é o melhor colocado no ranking de todos os que são a 4ª melhor equipa de cada grupo.

Logo a seguir ao Lodogorets vem o Besiktas (55º Ranking UEFA) que é a 4ª melhor equipa do grupo B, sendo que as outras 3 equipas com aspirações ao apuramento estão em 9º, 18º e 23º do Ranking UEFA, por isso este também será um grupo em que o apuramento será muito discutido. O Benfica terá neste grupo uma grande oposição para fazer valer o favoritismo que o seu 9º lugar do Ranking UEFA lhe confere.

Neste sorteio estão 20 equipas do TOP40 do Ranking UEFA, acredito que pelo menos 12 delas consigam estar nos 16 apurados para a próxima fase. 

Na minha opinião os 16 apurados em princípio sairão desta listagem de 20 clubes que se segue: PSG (6º Ranking UEFA), Arsenal (11º Ranking UEFA), Benfica (9º Ranking UEFA), Nápoles (18º Ranking UEFA), Dínamo Kiev (23º Ranking UEFA), Barcelona (3º Ranking UEFA), Manchester City (13º Ranking UEFA), Bayern Munique (3º Ranking UEFA), Atlético de Madrid (4º Ranking UEFA), Bayer Leverkusen (16º Ranking UEFA), Tottenham (21º Ranking UEFA), Real Madrid (1º Ranking UEFA), Dortmund (7º Ranking UEFA), Sporting (51º Ranking UEFA), Leicester, (97º Ranking UEFA), Porto (12º Ranking UEFA), Juventus (5º Ranking UEFA), Sevilha (10º Ranking UEFA), Lyon (33º Ranking UEFA). 

Na sua opinião quais serão as 16 equipas apuradas? 

1 comentário:

PP disse...

As 16 equipas apuradas serão:
Grupo A: PSG e Arsenal
Grupo B: Benfica e Nápoles
Grupo C: Barcelona e Manchester City
Grupo D: Bayern Munique e Atlético de Madrid
Grupo E: Bayer Leverkusen e Mónaco
Grupo F: Real Madrid e Dortmund
Grupo G: Leicester e Porto
Grupo H: Juventus e Sevilha