domingo, 3 de abril de 2016

Bayern Munique - Benfica (equipas prováveis)

Rui Vitória sabe que apesar do que diz a comunicação social para poder ter alguma hipotese de sucesso não pode entrar já derrotado antes de competir.
O treinador do Benfica fez uma pequena análise ao próximo desafio dos 'encarnados' na Liga dos Campeões, e em declarações ao Magazine da Liga dos Campeões transmitido pela SportTV garantiu que a sua equipa não vai entrar derrotada à partida frente a um dos sérios candidatos a vencer a prova.
"Vamos para este jogo sabendo que do outro lado está uma das equipas que é candidata a ganhar a Liga dos Campeões, mas, chegando a esse jogo, não vamos recusar aquilo que andamos a fazer, não vamos recuar. Este vai ser mais um desafio e nós gostamos de desafios. Esse é um aliciante. Este vai ser mais um desafio que nós queremos enfrentar e, se possível, levar de vencida", afirmou Rui Vitória.
Para esta eliminatoria dos 1/4 final da LC frente ao Bayern, o Benfica procura concretizar uma histórica vitória sobre o colosso Alemão, proveitando a fase extraordinariamente positiva que a equipa de Rui Vitória atravessa isto depois de um início de época muito complicado, em que muitos duvidavam das capacidades tecnicas do Rui Vitória para levar o Benfica a uma época de sucesso desportivo e ao mesmo tempo integrando no plantel principal os jovens oriundos da equipa B (Nelson Semedo, Lindelof, Renato Sanches, Gonçalo Guedes e Nuno Santos que infelizmente teve uma lesão grave perdendo grande parte da época). Hoje, já é evidente que nesta época, houve um Benfica antes da entrada do Renato Sanches no onze titular e outro após isso, pois no primeiro periodo em 17 jogos oficiais, o Benfica averbou 6 derrotas e obteve 11 vitórias, empatou esse jogo de estreia e nos 24 jogos depois da estreia do Renato Sanches, o Benfica venceu 21 jogos, empatou 1 e perdeu 2. O rendimento médio do Benfica tem sido nesta nova fase muito superior, agora que Rui Vitória conhece completamente as características dos atletas a sua disposição (Pizzi deixou de ser utilizado como médio centro, atuando agora nas extemidades) e o clube usufrui em campo das extraordinárias qualidades fisicas e energia deste jovem médio box-to box (Renato Sanches ainda com idade junior).

Bayern-Benfica, o que podemos esperar?
Cada uma das 2 equipas não tem disponível o seu principal defesa central quando começou esta época desportiva (Luisão no Benfica e Boateng no Bayern estão lesionados). Benatia e Lisandro Lopez são os outros centrais a contas com lesões nas 2 equipas. Ambas as equipas não estão na maxima força no que toca os extremos desequilibradores que tem nos seus planteis, pois Robben por lesão não será opção para este confronto e o Salvio, que está em fase de recuperação de ritmo competitivo, também ainda não reune condições para entrar no onze titular num jogo de intensidade máxima, como se perspectiva para a próxima 3ª-Feira.

Se o Guardiola por força dos problemas que tem tido com lesões na sua zona central da defesa tiver que escalar o David Alaba para essa função, lançando o Bernat como lateral esquerdo, esta opção apesar de termos um Bayern mais ofensivo teoricamente, em princípio seria também uma forma de  Pizzi enfrentar um adversário mais acessível, pois existe uma grande diferença nas capacidades atléticas, de velocidade explosiva, de locomoção com e sem bola entre o David Alaba e o Pizzi. Este deve ser o maior dilema do lado do Benfica e neste momento não sei se pela cabeça do Rui Vitória não passa por colocar o Nelson Semedo no lugar do Pizzi e assim poder pelo menos durante 60 minutos garantir alguma competição atlética ao Alaba não abrindo muito esse flanco. Coisa que se afigura muito dificil de conseguir com Pizzi contra Alaba, pois ninguém imagina que Pizzi lhe possa dar luta em pelo menos 3 em cada 10 sprints na disputa da bola nesse flanco do terreno de jogo. Pizzi não tem velocidade para ultrapassar Alaba numa corrida de 30 ou 40 metros e qualquer que seja o Benfiquista que jogar como médio direito para poder criar algumas situações de perigo terá obrigatoriamente de em 30 ou 40 metros não permitir ao Alaba recuperar a tempo de o alcançar.

O Bayern além do seu forte corredor esquerdo através das combinações entre o Ribery e o David Alaba deve també tentar com o Douglas Costa e o Muller conseguir ganhar o espaço entre o Eliseu e o Jardel de modo a melhor servir a sua referência atacante, o Lewandowski, que deve cair mairitariamente nos espaços da responsabilidade do Lindelof (que é ainda um jovem de 21 anos sem experiência significativa ao mais alto nível, facto que o Bayern tentará aproveitar).

A recurepação do Javi Martinez e do Fejsa permite aos 2 treinadores apresentarem as suas equipas mais próximas do seu máximo valor, sendo que ambos os atletas apesar das suas reconhecidas qualidades tem muito poucos jogos realizados nos últimos 2 meses, logo podem diminuir significativamente o seu rendimento durante a 2ª parte.

No quadro que se segue apresentamos os 11 prováveis para este jogo e quais são os outros 3 jogadores cuja a entrada durante o jogo é bastante provável.

Claramente Guardiola tem melhores jogadores, logo se as 2 equipas escalarem o seu onze base habitual, existe uma grande probalidade do Bayern sair vencedor no final da partida. Lineker disse um dia que "o futebol são 11 de cada lado e no final ganham os Alemães", mas que Português não se lembra do Carlos Manuel a contraria esse ditado e todos os prognósticos antecipadamente derrotistas.

O Benfica para ter hipoteses de sucesso deve aproveitar as poucas oportunidades de golo que terá no jogo para concretizar (o melhor que podia acontecer ao Benfica é as oportunidades para finalizar as jogadas coincidentemente ocorrerem nos pés do seu melhor finalizador, Jonas), pois é pouco expectável que o Bayern não consiga marcar golos à defesa do Benfica em 90 minutos no Bayern Arena.

Sem comentários: