sábado, 26 de março de 2016

GRANDES PENALIDADES ASSINALADAS (8 ÉPOCAS)


A comunicação social anda muito preocupada em salvaguardar o record de jogos sem penaltis desfavoráveis nas mãos do Sporting (que passou 4 épocas sem sofrer 1 penalti em 150 jogos entre 28/04/1996 e 03/12/2000).

O 2º registo mais fantastico na liga Portuguesa pertence ao F. C. Porto (que passou 2 épocas sem sofrer 1 penalti em 89 jogos entre 05/12/1992 e 18/09/1994 e como na actualidade o Benfica já não sofre um penalti desfavorável à 35 jogos, o último foi assinalado em 21/03/2015, já existe na comunicação social algum receio que o Benfica possa conseguir atingir os 89 jogos do F. C. Porto ou mesmo os ainda bastante mais improváveis 150 jogos que o Sporting atingiu.

Aparentemente ainda estamos muito longe de por em risco o record em causa, mas como estamos na fase decisiva do campeonato, tudo serve para tentar destabilizar a competição.


A máquina de propaganda anti-Benfiquista tem andado a fazer pressão para que os árbitros assinalem grandes penalidades contra o Benfica, de modo a que este possa perder a liderança do campeonato, pois como sabemos, estatisticamente está comprovado que os clubes diminuem de rendimento quando são castigados por penaltis desfavoráveis. Nas últimas 8 épocas, com uma simples consulta dos números agregados da nossa Liga, detecta-se um quebra de 20% no rendimento de uma equipa candidata ao título, consoante se trata da % de pontos conquistados em jogos com penaltis desfavoráveis ou em jogos que não foram assinalados grandes penalidades desfavoráveis aos candidatos ao título.


Para que fique claro, neste blog temos dados dos 4 candidatos ao título nos últimos 8 campeonatos, que comprovam que apesar das 4 equipas candidatas ao título conquistarem em média 73% dos pontos que disputaram, nos 866 jogos em que não foram penalizados com nenhum penalti desfavorável, esse rendimento médio agregado dos 4 clubes (F. C. Porto, Benfica, Braga e Sporting) baixa para apenas 53% dos pontos conquistados nos 98 jogos em que sofreram um penalti desfavorável.


Nestes últimos 8 campeonatos estamos a falar de 241 (30+30+30+30+30+34+27) jogos de cada uma das equipas, por isso já temos uma amostra com um número de jogos considerável para se detectar alguma tendência no caso dela existir. Neste periodo em analise, o F. C. Porto conquistou 579 pontos (marcou 527 golos e sofreu 154 golos), o Benfica conquistou 570 pontos (marcou 551 golos e sofreu 182 golos), o Sporting conquistou 471 pontos (marcou 388 golos e sofreu 202 golos e o Braga conquistou 426 pontos (marcou 391 golos e sofreu 235 golos).

Os 4 clubes em conjunto marcaram 1.857 golos, beneficiando de 230 penaltis favoráveis (em média usufruíram de um penalti por cada 8,1 golos marcados) e sofreram 773 golos sendo penalizados com 101 penaltis desfavoráveis (em média sofreram um penalti por cada 7,7 golos sofridos).


No quadro que se segue podemos verificar de forma discriminada o rendimento de cada equipa nos jogos em que sofreu um penalti desfavarável e nos jogos em que não sofreram penaltis desfavoráveis.



Curiosidadades:

  • Considerando apenas os jogos em que não sofreram nenhum penalti desfavorável nestas últimas 8 épocas, verifica-se que o Benfica foi a equipa com o melhor rendimento médio (conquistou em média 82% dos pontos disputados nos 218 jogos), seguido do F. C. Porto, que conquistou em média 81% dos pontos disputados nos 222 jogos, segue-se o Sporting que conquistou em média 68% dos pontos disputados nos 214 jogos.
  • Todos os clubes baixam de rendimento nos jogos em sofrem penaltis desfavoráveis, por isso qualquer das equipas exerce pressão na comunicação social com o objectivo de ser a equipa menos castigada com grandes penalidades desfavoráveis e assim obter uma vantagem competiva na luta pelos troféus nacionais. Nestas últimas 8 épocas, o F. C. Porto sofreu grandes penalidades em 19 jogos (conquistou 71% dos pontos nesses jogos), o Benfica em 23 jogos (conquistou 49% dos pontos nesses jogos), o Sporting em 27 jogos (conquistou 44% dos pontos nesses jogos) e o Braga em 29 jogos (conquistou 51% dos pontos nesses jogos). Os 4 jogos a mais em que o Benfica foi penalizado com penaltis desfavoráveis comparativamente ao F. C. Porto, foram essenciais para o F. C. Porto conseguir conquistar mais pontos e títulos que o Benfica nas últimas 8 épocas, pois considerando só os jogos sem penaltis desfavoráveis, o F. C. Porto conquistou 537 pontos em 222 jogos, o Benfica conquistou 536 pontos em 218 jogos, o Sporting conquistou 435 pontos em 214 jogos e o Braga conquistou 382 pontos em 212 jogos. Logo, podemos concluir que se não houvesse nenhum penalti desfavorável assinalado aos candidatos ao titulo, a equipa que teria conseguido o melhor rendimento pontual nestas 8 épocas, teria sido o Benfica e não o F. C. Porto.
  • Em média cada candidato ao titulo sofreu 25 penaltis desfavoráveis nos 8 campeonatos e como em conjunto sofreram 773 golos e 101 penaltis desfavoráveis, podemos confirmar que em média sofreram um penalti desfavorável por cada 7,7 golos sofridos. Qualquer um dos 4 clubes sofreu um número de grande penalidades muito próximo desse número médio agregado dos 4 candidatos ao título (1 penalti desfavorável por cada 7,7 golos consentidos), sendo que o F. C. Porto sofreu 1 penalti por cada 8,1 golos consentidos, o Braga sofreu 1 penalti por cada 8,1 golos consentidos, o Benfica sofreu 1 penalti por cada 7,6 golos consentidos e o Sporting sofreu 1 penalti por cada 7,0 golos consentidos.  Aparentemente foi mais dificil marcar um penalti desfavorável ao F. C. Porto na nossa liga e é mais fácil do que a média penalizar com um penalti desfavorável o Sporting e o Benfica.
  • Os 4 clubes candidatos ao titulo marcaram em conjunto 1.857 golos (Benfica 551, F. C. Porto 527, Braga 391 e o Sporting 388 golos), beneficiando de 230 penaltis favoráveis (em média usufruíram de um penalti por cada 8,1 golos marcados). Nos penaltis favoráveis, já denotamos que a sorte dos clubes varia bastante, temos desde o clube com mais sorte, o Sporting que usufrui de 1 penalti favorável por cada 6,8 golos que marca, seguido do F. C. Porto que beneficia de 1 penalti favorável por cada 7,4 golos que marca, seguido do Benfica que beneficia de 1 penalti favorável por cada 8,9 golos que marca e por último, do Braga que beneficia de 1 penalti favorável por cada 9,8 golos que marca. O Sporting é o único clube que em média nem necessita de fazer 7 golos para usufruir de 1 penalti favorável enquanto o Benfica e o Braga são os dois candidatos ao título que usufruem de menos penaltis favoráveis do que a média dos candidatos ao título, pois em média o Benfica e o Braga necessitaram claramente de marcar mais de 7,7 golos para usufruirem de penalti favorável nos últimos 8 campeonatos. 
É por saber o efeito que os penaltis assinalados tem no rendimento pontual das equipas, é que assistimos a estas incessantes tentativas de condicionar as partidas, tentando pressionar os árbitros a errar em benefício dos interesses dos seus clubes. Mas, os números das últimas 8 épocas demonstram que não existe uma grande diferença nas condições arbitrais gerais, com que os clubes candidatos ao título competiram na nossa Liga. Em termos absolutos, como o F. C. Porto nestas 8 últimas épocas é a equipa que tem um saldo mais favorável de grandes penalidades (competiu com 52 penaltis favoráveis no total), o clube não pode se considerar como o mais prejudicado pela arbitragem pelo simples facto de conjunturalmente ter apenas um saldo favorável de 1 penalti na actual época 2015/16, quando o Sporting e o Benfica tem na actual época um saldo favorável de 6 penaltis, uma vez que nas últimas 8 épocas o Benfica tem um saldo favorável de penaltis de apenas 38 e o Sporting de apenas 28, ou seja, estão ambos muito distantes dos 52 penaltis favoráveis usufruidos pelo F. C. Porto.


Como se vê as grandes penalidades são importantes no rendimento desportivo e em média cada um dos candidatos ao título competiram nestas 8 épocas beneficiando de um saldo favorável de 32 penaltis, marcado 464 golos e sofrendo 193 golos de média, ou seja em cada 16 pontos que conquistam beneficiam de 1 penalti favorável.

Sem comentários: