sábado, 19 de março de 2016

Confronto nos 1/4 de final da LC: BENFICA-BAYERN

Como a generalidade dos seguidores da LC assumem o Bayern Munique e o Barcelona são as duas melhores equipas europeias na actualidade. 

São realmente os dois plantéis melhor apetrechados nesta geração, compõem os actuais plantéis vários jogadores que já ajudaram o Barcelona vencer o título de campeão europeu em 2008/09, 2010/11 e 2014/15 e o Bayern Munique a ser finalista em 3 das últimas 6 finais, vencendo mesmo em 2012/13. Por tudo isso, estes dois colossos são os 2 clubes que nenhum clube quer ter como adversário no sorteio, em qualquer das fases a eliminar da Liga dos Campeões. Nestas 1/4 finais as favas sairam ao Benfica e o Atlético Madrid.


Os números destes 2 colossos (Bayern e Barcelona) nas competições europeias não mentem, são efectivamente bastante superiores aos do Benfica, como se pode ver pelos registos que as equipas atingiram na europa nos últimos 6 anos.
                       Benfica                                    Bayern Munique                              Barcelona
2014/15          FASE GRUPOS LC                    1/2 FINAL LC                                 CAMPEÃO LC
2013/14          FINALISTA LE                          1/2 FINAL LC                                 1/4 FINAL LC
2012/13          FINALISTA LE                           CAMPEÃO LC                               1/2 FINAL LC
2011/12          1/4 FINAL LC                             FINALISTA LC                              1/2 FINAL LC
2010/11          1/2 FINAL LE                             1/8 FINAL LC                                 CAMPEÃO LC
2009/10          1/4 FINAL LE                             FINALISTA LC                               1/2 FINAL LC

Salta a vista que:

  •  Se o Barcelona não tivesse sido eliminado na fase em que foi em cada um das últimas 6 épocas, bastaria ao Barcelona disputar com sucesso mais 6 jogos para poder acrescentar mais 4 Liga dos Campeões no seu museu de troféus.
  • Se o Bayern Munique não tivesse sido eliminado na fase em que foi em cada um das últimas 6 épocas, bastaria ao Barcelona disputar com sucesso mais 7 jogos para poder acrescentar mais 5 Liga dos Campeões no seu museu de troféus.
  • Se o Benfica não tivesse sido eliminado na fase em que foi em cada um das últimas 6 épocas, bastaria ao Benfica disputar com sucesso mais 14 jogos para poder acrescentar mais 2 Liga dos Campeões e 4 Ligas Europa no seu museu de troféus. 
Em cada época são necessários disputar 13 jogos para se ser campeão. Por aqui se vê que, o Barcelona e o Bayern, tem estado nos últimos anos, muito perto do sucesso na Liga dos Campeões e o Benfica num nível ainda assim bastante inferior, não tem andado muito longe dos troféus nas competições europeias também, se bem que neste caso, o sucesso só esteve realmente próximo de acontecer por 3 vezes na Liga Europa em que são necessários 15 jogos. Por muita disponibilidade orçamental que os clubes ricos tenham para adquirir bons jogadores, esta experiência dos jogadores/clubes em fase adiantadas das competições é algo que não se consegue comprar, os clubes ou tem essa mística ou não a têm, os jogadores ou têm pedigree de atletas que competem por títulos ou não têm.

Para a realidade nacional, o que nos interessa neste momento é concretamente o Benfica-Bayern. Nesta época, os 2 clubes lideram a classificação e ambos são os campeões em titulo do seu campeonato interno (sendo que o campeonato Alemão é o 2º e o Português é o 5ºdo ranking da UEFA). Como podemos ver no quadro que se segue, resumindo as últimas 7 temporadas, as duas equipas demonstram hábitos de vitória, em todas as competições, o Bayern conquistou 12 troféus e o Benfica 10 troféus oficiais, veremos que troféus conseguirão acrescentar nesta época.


Segue-se o quadro comparativo dos jogos oficiais do Bayern Munique e o Benfica nas últimas 7 épocas, dados retirados do site zero.zero.

Algumas curiosidades, deste quadro-resumo das 7 últimas épocas, desde 2009/10 até ao momento: 
  • O Benfica (361 jogos oficiais), disputou mais 4 jogos oficiais que o Bayern Munique (357 jogos oficiais). Nestas 7 temporadas, o rendimento médio dos dois clubes é bastante semelhante com ligeira vantagem para Bayern Munique, o que também vem justificar o seu favoritismo nesta eliminatória. Nos seus 361 jogos, o Benfica (368 golos marcados e 281 sofridos) em média marcou 2,13 golos por jogo e sofreu 0,78 golos por jogo, enquanto o Bayern nos seus 357 jogos (769 golos marcados e 278 sofridos), em média marcou 2,46 golos por jogo e sofreu 0,78 golos por jogo.
  • O Benfica (53 derrotas em jogos oficiais) acumulou mais 2 derrotas que o Bayern Munique (51 derrotas). O Benfica (255 vitórias oficiais) também conseguiu menos 2 vitórias do que o Bayern conseguiu nesse período de tempo (257 vitórias).
  • Nesta edição 2015/16 da Liga dos Campeões, quer o Bayern Munique, quer Benfica marcaram golos em todos os 8 jogos realizados, o que comprova o poderio ofensivo das 2 equipas. A Atestar a qualidade ofensiva do Benfica, podemos verificar que nesta época em média a equipa marca 2,35 golos por jogo em todas as competições e na Liga dos Campeões fez os únicos 3 golos que o Atlético de Madrid já sofreu nesta edição 2015/16. 
  • O poderio ofensivo do Bayern Munique é assustador, esta época o clube já fez 100 golos em 39 jogos oficiais (marcou em média 2,56 golos por jogo), e nesta edição da Liga dos Campeões marcou no mínimo 2 golos sempre que jogou fora de casa e pelo menos 4 golos em cada um dos 4 jogos disputados no Bayern Arena! Quantos golos conseguirá este ataque marcar ao Benfica e quantos conseguirá o Benfica marcar a uma defesa que ainda só sofreu 23 em 39 jogos?



Muitos já dão como garantido o apuramento do Bayern Munique e o Barcelona para as 1/2 final da LC, mas aquilo que os jogadores do Benfica e do Atlético de Madrid devem sempre fazer é lutar pelos seus sonhos. Seguramente este não é um sonho inatingível para eles, podemos muito bem não ter os 2 colossos (Bayern e Barcelona) na próxima fase, pois nestes 1/4 final estamos a falar de confrontos entre o 2º e o 6º classificado do ranking da UEFA e entre o 3º e o 4º do ranking da UEFA. Não existirão assim tantos adversários, que possam garantir mais imprevisibilidade no confronto contra o Bayern Munique ou contra o Barcelona do que o Benfica e o Atlético Madrid e é nisso que estes os seus jogadores se devem agarrar para disputar esta eliminatória contra um adversário com um orçamento muito superior ao seu. O rendimento destes clubes nos jogos europeus nas últimas 5 épocas será um grande aliado para que os jogadores acreditem que tem as capacidades necessárias para superar esses 2 enormes obstáculos, sendo certo que a serem bem-sucedidos, o sonho de ser campeão europeu passará a ser um sonho bem real a partir dessa eliminatória bem sucedida. 

Segue-se  o quadro retirado do site zero.zero, com os últimos resultados oficiais do:
                                                Bayern Munique                         e do                                       Benfica. 

Última nota: para encorajar os portugueses mais descrentes, se consultarmos todos os resultados que constam do quadro em cima, vemos que o Benfica esta numa excelente fase desportiva, com 15 vitórias em 16 jogos no ano civil de 2016, seguramente será neste momento o clube com melhor desempenho desportivo neste ano civíl. 

O Benfica foi capaz de fazer 3 golos a uma excelente defesa como é a do Atletico de Madrid, estes 3 golos representam 1/5 do 15 golos que Atlético Madrid consentiu em 37 jogos (29 para a Liga Espanhila e 8 para a LC). Atenção que destes 15 golos sofridos, 4 foram nos 2 confrontos contra a maquina de fazer golos que é o Barcelona de 2015/16.
O Atlético Madrid, reconhecidamente a melhor defesa da Europa, consentiu apenas 3 golos nos 8 jogos realizados na Liga dos Campeões (em 6 desses jogos manteve a sua baliza a zeros), uma prova da sua grande capacidade defensiva e o facto de na Liga Espanhola ainda só ter sofrido 12 golos em 29 jogos, quando por exemplo o Barcelona já consentiu 22 golos, mesmo sendo o super Barcelona de Messi, Neymar e Suarez que já leva 141 golos marcados esta época. Nestes 1/4 final vamos ter também um Barcelona-Atlético Madrid, este último é reconhecidamente uma da poucas equipas capazes de discutir o resultado até ao último minuto com o Barcelona em 180 minutos. Apesar de se reconhecer favoritismo do Barcelona, ninguém espera uma diferença de 3 ou 4 golos no final desta eliminatória.

Uma característica essencial no desporto é a capacidade de superação dos atletas.
Existe uma máxima que convêm ter sempre presente mesmo nas situações mais adversas: "Quem não desiste de lutar nunca é o derrotado".

Definitivamente o sonho comanda a vida, mesmo para os clubes não tão poderosos financeiramente.

Sem comentários: