sexta-feira, 18 de março de 2016

O campeão vai fazer mais de 80 pontos?

Antes do Derby Eterno Lisboeta da 25ª jornada, as previsões aqui publicadas no dia 04/03/2016 era de que entre Benfica, Sporting e F. C. Porto (na altura tinham 58, 59 e 55pontos respectivamente), provavelmente aquela equipa que conseguisse 9 vitórias nos 10 jogos que faltavam nessa altura, se sagraria campeão em 2015/16. 

Hoje 2 jornadas após, as mesmas 3 equipas matematicamente ainda podem conseguir 9 vitórias nas últimas 10 jornadas do campeonato, pelo que não podemos afirmar que alguma já não consegue ser campeão esta época, mas verificamos que quer o Sporting, quer o F. C. Porto já perderam 1 dessas 10 finais que faltavam, ou seja, já terão de disputadas as próximas partidas sem grande margem de manobra para novos desaires.

Próximos jogos do F. C. Porto: Setúbal (F), Tondela (C), P. Ferreira (F),  Nacional (C), Académica (F), Sporting (C), Rio Ave (F), Boavista (C).
Para se ter uma ideia da situação difícil em que estes dois clubes que perseguem o líder se encontram neste momento, basta constatar que o F. C. Porto conquistou 82 pontos na época 2014/15 e tal facto apenas lhe permitiu terminar esse campeonato como 2º classificado e na actual época, acumular 82 pontos é o máximo que o F. C. Porto conseguirá se vencer as 8 jornadas que faltam disputar (82=58+8*3). Logo, se o F. C. Porto tropeçar mais uma vez, significará definitivamente, o atirar a toalha ao chão no que ao título diz respeito.

Próximos jogos do Sporting: Arouca (C), Belenenses (F), Marítimo (C), Moreirense (F), União Madeira (C), F. C. Porto (F), Setúbal (C), Braga (F).
Se até ao final da época, o Sporting apenas não vencer 1 dos 8 jogos em falta ainda continuará a ter possibilidades de se sagrar campeão, mais difícil será se não conseguir vencer 2 dos 8 jogos finais, pois em caso de desperdiçar 5 ou 6 pontos, o máximo de pontos que o clube acumulará no final da época, são 81 ou 80 pontos (62+6*3+2*0) e seguramente o campeão desta época não conquistará menos que isso.
Uma vez que, ainda terá que se deslocar ao terreno do F. C. Porto e do Braga, existindo uma grande probabilidade de perder pontos pelo menos numa dessas deslocações ao terreno dos actuais 3º e 4º classificado da nossa Liga, o Sporting para manter/aumentar as suas aspirações de se sagrar campeão não pode escorregar nas próximas 5 jornadas. Estas 5 jornadas coincidem com o perído em que o Benfica terá um calendário mais apertado com jogos da LC e da taça da Liga no meio da semana.

Próximos jogos do Benfica: Boavista (F), Braga (C), Académica (F), Setúbal (C), Rio Ave (F), Guimarães (C), Marítimo (F), Nacional (C).
Como o Benfica ainda estará a disputar diversas frentes nas próximas 5 jornadas, com jogos a meio da semana para a Liga dos campeões e Taça da Liga, as probabilidades de não conseguir 9 vitórias nas últimas 10 jornadas do campeonato ainda são elevadas, com as 2 últimas jornadas vitoriosas estamos a falar neste momento de 7 vitórias em 8 jogos do campeonato. Se o Benfica conseguir a vitória nas 2 próximas jornadas, ou seja, na deslocação ao Bessa e na recepção ao Braga, em princípio esses resultados permitirão aos jogadores, competir com todas as forças no jogo da 1ª mão dos ¼ final da LC e em consequência do resultado desse jogo, fazer alguma rotação na equipa no jogo contra a Académica ou contra o Setúbal de modo a poder disputar a 2ª mão dos ¼ final com intuito de se apurar para as ½ finais no caso do resultado da 1ª mão ainda permitir sonhar com esse apuramento. Se até esse jogo não conseguir uma vantagem superior a 3 pontos em relação ao 2º classificado, o mais provável é que o Benfica dê prioridade a disputa pelo título nacional em detrimento de procurar a superação nas competições internacionais, contra adversários com orçamentos muito superiores e em que as probabilidades de êxito final são bastante inferiores ao da competição nacional. 

Queremos saber a tua opinião.
QUAL DAS EQUIPAS TERMINARÁ A ÉPOCA COM MAIS DE 80 PONTOS?
Hipótese 1: Somente o Benfica conquistará mais de 80 pontos.
Hipótese 2: Teremos Benfica e Sporting com mais de 80 pontos no final da época.
Hipótese 3: Teremos Benfica e F. C. Porto com mais de 80 pontos no final da época.
Hipótese 4: Somente o Sporting conquistará mais de 80 pontos.

Sem comentários: