terça-feira, 10 de novembro de 2015

Assinalar grandes penalidades é uma tarefa dificil para os árbitros

No Arouca-Sporting, aos 83 minutos com 0-0 no marcador, Naldo cometeu falta na área do Sporting. Mas como devem saber, quando estão pontos em jogo é dificil assinalar grandes penalidades desfavoráveis aos grandes, por isso apesar de estar bem colocado como as imagens documentam Cosme Machado preferiu deixar passar impunemente esta infração na área.
imagem retirada daqui

Pergunta-se, estatisticamente este arbitro revela alguma tendência declarada favorável ao Sporting?
Não. Pela consulta dos dados estatísticos do arbitro Cosme Machado, verificamos que nas últimas 8 épocas, ele evidenciou alguma coragem e independência em relação aos clubes grandes, pois já foi capaz de penalizar qualquer um dos 3 grandes do nosso campeonato com penaltis desfavoráveis. Analisando mais detalhadamente, Cosme Machado apenas assinalou 1 penalti desfavorável ao Sporting e foi num jogo em que já tinha assinalado um penalti favorável ao Sporting.

Então qual foi a dificuldade que o Cosme Machado enfrentou neste lance decisivo?
É a dificuldade em assinalar penaltis contra os grandes. Uma dificuldade que não é exclusivo do Cosme Machado, existem árbitros internacionais com diversos jogos dirigidos, que nunca viram um penalti desfavorável a uma equipa candidata ao titulo. 
Estranho, mas existem, meus amigos!

  • Só para referir árbitros internacionais, ou seja aqueles que já tem no curriculum diversos jogos importantes na definição dos campeonatos, podemos constatar que nos últimos 8 campeonatos, os internacionais Pedro ProençaOlegário BenquerençaMarco FerreiraJorge SousaHugo Miguel e Carlos Xistra não viram nenhuma falta na área cometida pelos jogadores portistas. NENHUMA FALTA NA ÁREA DO F. C. PORTO ASSINALADA EM 76 JOGOS! NENHUM PENALTI DESFAVORÁVEL! Parece incrível mas é a realidade. Estamos a falar de 76 jogos do F. C. Porto, contra os adversários mais dificeis do nosso campeonato, pois é para esses jogos que são nomeados os árbitros internacionais. Em contraste estes 6 arbitros internacionais nos últimos 8 campeonatos castigaram o Benfica e o Sporting com 10 e 8 penaltis desfavoráveis respectivamente.               Estes 6 arbitros que dirigiram os principais jogos das últimas 8 épocas assinalaram 20 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e nenhum desfavorável! Também assinalaram 14 penaltis favoráveis e 10 desfavoráveis ao Benfica, além de 12 penaltis favoráveis ao Sporting e 8 desfavoráveis ao Sporting. Quem controla o Conselho de Arbitragem está mais perto do sucesso desportivo. 
  • Dos árbitros internacionais nestes últimas 8 épocas tais como Pedro Proença, Olegário Benquerença, Marco Ferreira, Bruno Paixão, Jorge Sousa, Artur Soares Dias, Duarte Gomes, Hugo Miguel, Carlos Xistra, todos assinalaram penaltis desfavoráveis ao Sporting, apenas o João Capela ainda não assinalou nenhum penalti desfavorável ao Sporting nos 8 jogos que dirigiu.
  • Dos árbitros internacionais nestes últimas 8 épocas tais como Pedro Proença, Marco Ferreira, Bruno Paixão, Jorge Sousa, Artur Soares Dias, Duarte Gomes, Hugo Miguel, Carlos Xistra, todos assinalaram penaltis desfavoráveis ao Benfica, apenas o João Capela e o Olegário Benquerença não assinalaram nenhum penalti desfavorável ao Benfica nos 12 e 6 jogos que dirigiram.


Ninguém acredita que nestas 8 últimas épocas, o Benfica e o Sporting tenham efetivamente cometido tantas faltas na área a mais que o F. C. Porto. Mas aos olhos destes 6 árbitros queridos/protegidos do Conselho de Arbitragem foi isso que aconteceu. Quando comparamos os números aos do F. C. Porto, não podemos afirmar que o Sporting ou o Benfica tiveram proteção da arbitragem.
Esta é a realidade dos números. E ainda há quem acredite que pode enganar os adeptos que outro clube que não o F. C. Porto tem sido o mais beneficiado pela arbitragem no consulado do Vitor Pereira. Será que o próximo presidente do CA permitirá que nos próximos 8 campeonatos, em 76 jogos arbitrados por arbitros internacionais, nenhum destes 6 árbitros internacionais escolhidos tenha visto um penalti contra esse candidato ao titulo! O clube que tiver essa sorte terá melhores condições para vencer.
Os números são evidentes, mesmo assim alguns querem utilizar Marco Ferreira para nos tentar fazer crer que o Vítor Perreira intercede junto dos árbitros somente antes dos jogos do Benfica para que estes apitem bem.

Comparando o nº total de penaltis desfavoráveis assinalados aos candidatos ao titulo nos últimos 8 campeonatos, comprovamos claramente que o sector de arbitragem (Vitor Pereira) se protegeu algum clube, seguramente esse clube não foi o Benfica. Como se pode verificar no quadro que se segue com todos os penaltis assinalados contra os 4 candidatos ao titulo nos últimos 8 campeonatos.




Os penaltis desfavoráveis que interessa realmente analisar são aqueles que foram assinalados com o jogo empatado ou quando a equipa se encontra a vencer por 1 golo, são as decisões arbitrais que podem influenciar diretamente os pontos a atribuir, por isso vamos concentrar a nossa atenção nestes penaltis desfavoráveis assinalados com pontos em disputa.

Constata-se que nos últimos 8 campeonatos (224 jogos), com pontos em disputa só foram:
  • Assinalados 12 penaltis desfavoráveis ao F . C. Porto (7 com o jogo empatado e 5 quando a equipa vencia por 1 golo de vantagem). Estas foram as infrações na área que os árbitros assumiram ter visto numa defesa do F. C. Porto que sofreu 135 golos em 223 jogos. Ou seja, em média por cada 11 golos que sofreu, os arbitros assinalaram-lhe 1 penalti desfavorável daqueles em que estavam pontos em jogo. O F. C. Porto marcou nesse período 492 golos.
  • Assinalados  17 penaltis desfavoráveis ao Benfica (14 com o jogo empatado e 3 quando a equipa vencia por 1 golo de vantagem). Estas foram as infrações na área que os árbitros assumiram ter visto numa defesa do Benfica que sofreu 171 golos em 223 jogos. Ou seja, em média por cada 10 golos que sofreu, os arbitros assinalaram-lhe 1 penalti desfavorável daqueles em que estavam pontos em jogo. Enquanto que o Sporting e o F. C. Porto em média sofreram um desses penaltis desfavoráveis por cada 11 golos que sofreram. O Benfica marcou nesse período 502 golos.
  • Assinalados  17 penaltis desfavoráveis ao Sporting (12 com o jogo empatado e 5 quando a equipa vencia por 1 golo de vantagem). Estas foram as infrações na área que os árbitros assumiram ter visto numa defesa do Sporting que sofreu 190 golos em 224 jogos. Ou seja, em média por cada 11 golos que sofreu, os arbitros assinalaram-lhe 1 penalti desfavorável daqueles em que estavam pontos em jogo. O Sporting marcou nesse período 351 golos.
Como devem saber, apesar de o rendimento desportivo do Benfica se equiparar ao do F. C. Porto nos últimos 8 campeonatos os dados arbitrais não são equiparáveis, são antes semelhantes aos do Sporting, mesmo tendo conseguido conquistar mais de noventa pontos a mais que o Sporting no agregado dessas 8 épocas.

Estejam atentos, o nosso próximo "post" incluirá os dados discriminados de todos os penaltis desfavoráveis aos candidatos ao titulo com pontos em disputa nos últimos 8 campeonatos, ou seja daqueles penaltis que podem alterar diretamente os pontos a atribuir (penaltis desfavoráveis assinalados com o jogo empatado ou em que a equipa estava a vencer só por 1 golo). Ficaremos a saber quem os assinalou, quantos assinalou cada arbitro, se o arbitro que assinala mais desfavoráveis ao Benfica também costuma assinalar ao F.C. Porto ou vice-versa, etc.



1 comentário:

k disse...

Agora sim cheguei a conclusão que estes arbitros e os ex arbitros são todos uns trafulhas uns batoteiros que deveriam ter de explicar em tribunal o porquê do apito dourado não dar em nada ,eles são os mais culpados ..

A Polícia Judiciária conseguiu a preciosa colaboração de três figuras de peso da arbitragem nacional para o processo Apito Dourado. Nada menos que os ex-árbitros Jorge Coroado e Vítor Pereira, para além do observador Adelino Antunes, um antigo árbitro já agraciado pelo Governo e uma "autoridade" no sector.

esta corja deveria ser toda presa