sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A DIFICULDADE DE ASSINALAR PENALTIS DESFAVORÁVEIS AOS GRANDES

Conforme o prometido no "post" anterior, vamos aqui discriminar todos os jogos em que os arbitros tiveram a coragem de assinalar penaltis desfavoráveis aos candidatos ao titulo, daqueles penaltis que foram assinalados e que podem alterar a pontuação. Acreditem meus amigos, assinalar grandes penalidades daqueles que prejudiquem os interesses protegido pelos responsáveis arbitrais é realmente a decisão mais dificil de tomar pelos arbitros num jogo de futebol.

Qual é a decisão arbitral com maior influência direta num jogo de futebol?
Resposta: É a marcação de uma grande penalidade.

Quando estão pontos em jogo é ainda mais difícil assinalar um penalti desfavorável aos clubes com poder no sector da arbitragem, todos o sabemos.

Nos últimos anos qual é o clube que tem dominado a arbitragem em Portugal?
Nos últimos 8 campeonatos, os números demonstram que o clube que obteve uma maior proteção por parte da arbitragem foi o F. C. Porto. Quando analisamos os penaltis que podem alterar diretamente os pontos, verificamos que sem ser num jogo em que também usufruiu de 1 penalti favorável, apenas por 6 vezes o F. C. Porto sofreu um penalti desfavorável com potencial para influenciar diretamente os pontos a atribuir nesse jogo, nos últimos 223 jogos. Ou seja nas últimas 8 épocas só por 6 vezes enfrentou uma partida onde sofreu um penalti desfavorável assinalado com pontos em disputa, o F. C. Porto teve efetivamente de competir até ao fim dessa partida com uma desvantagem no número de penaltis assinalados.

Vamos então falar das grandes penalidades assinaladas.
GRANDES PENALIDADES FAVORÁVEIS
Em relação aos penaltis favoráveis convem ter presente que nos últimos 8 campeonatos, dos 4 candidatos ao titulo seguidos neste blog, nenhum desses clubes conseguiu mais pontos que um outro clube que tenha beneficiado de mais penaltis favoráveis.
F. C. Porto foi o clube que fez mais pontos e também o que beneficiou de mais penaltis favoráveis, 69 penaltis favoráveis no total, ou seja mais 12 que os 57 penaltis favoráveis que o Benfica beneficiou e mais 17 penaltis do que os 52 penaltis favoráveis que o Sporting beneficiou nestas 8 épocas. Se restringirmos a analise apenas aos penaltis assinalados que envolvem diretamente pontos em disputa (ou seja, penalti assinalado quando a equipa está empatado ou a perder por 1 golo), vemos que nos últimos 8 campeonatos, o F. C. Porto beneficiou de 41 desses penaltis favoráveis (33 com o jogo empatado e 8 quando estava a perder por 1 golo), o Benfica beneficiou de 29 desses penaltis favoráveis (21 com o jogo empatado e 8 quando estava a perder por 1 golo) e o Sporting beneficiou de 29 desses penaltis favoráveis (20 com o jogo empatado e 9 quando estava a perder por 1 golo). O Benfica e o Sporting objectivamente usufruiram das mesmas oportunidades para acrescentar pontos diretamente com os penaltis que beneficiaram enquanto que o F. C. Porto diretamente com as decisões arbitrais usufruiu de mais 12 desses penaltis favoráveis que influenciam diretamente os pontos do que o Benfica, ou seja teve condições para simplesmente com os penaltis assinalados ter conseguido arrecadar mais 24 pontos que o Benfica nestas últimas 8 épocas.

GRANDES PENALIDADES DESFAVORÁVEIS
Como vimos no último "post", concentrando as atenções nos penaltis desfavoráveis assinalados com influência direta nos pontos em disputa, chegamos a conclusão que o F. C. Porto foi castigado com 12 desses penaltis desfavoráveis assinalados (5 com o jogo empatado e 7 quando estava a vencer por 1 golo), o Benfica foi castigado com 17 desses penaltis (14 com o jogo empatado e 3 quando estava a vencer por 1 golo) e o Sporting foi castigado com  17 desses penaltis (12 com o jogo empatado e 5 quando estava a vencer por 1 golo).

Estes foram os penaltis desfavoráveis com pontos em disputa que os árbitros assinalaram nestas últimas 8 épocas ao F. C. Porto (desde 2008/09 até a 10ª jornada da época 2015/16):


Podemos constatar que dos 12 jogos em que foram assinalados penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, em 6 desses jogos o F. C. Porto também beneficiou de um penalti favorável, ou seja no acumulado dos últimos 8 campeonatos (223 jogos), com pontos em disputa apenas por 6 vezes os arbitros assinalaram grandes penalidades desfavoráveis ao F. C. Porto sem assinalar nesses jogo também um penalti favorável ao F. C. Porto. Incrivelmente os árbitros internacionais, Pedro Proença, Olegário Benquerença, Jorge Sousa, Carlos Xistra, Hugo Miguel, Marco Ferreira, ainda nunca assinalaram um penalti desfavorável ao F. C. Porto nos últimos 8  campeoantos.


Em seguida vamos ver os  penaltis desfavoráveis com pontos em disputa que os árbitros assinalaram nestas últimas 8 épocas ao Benfica (desde 2008/09 até a 10ª jornada da época 2015/16):

Como vemos os árbitros internacionais Pedro Proença,  Jorge Sousa, Carlos Xistra e Artur Soares Dias todos já assinalaram diversos penaltis desfavoráveis ao Benfica em jogos em que estão diretamente pontos em disputa. Inexplicávelmente o que aconteceu ao Benfica foi exactamente o contrário do que aconteceu ao F. C. Porto, pois esse clube não sofreu nenhum penalti desfavorável com os arbitros internacionais Pedro Proença, Jorge Sousa, Carlos Xistra nestas 8 épocas. Nenhum!



Em seguida vamos ver os  penaltis desfavoráveis com pontos em disputa que os árbitros assinalaram nestas últimas 8 épocas ao Sporting (desde 2008/09 até a 10ª jornada da época 2015/16):
Com pontos diretamente em jogo, o arbitro internacional que mais vezes assinalou penaltis desfavoráveis ao Sporting foi o Artur Soares Dias, que por 3 vezes penalizou o Sporting. Com pontos diretamente em jogo, dos árbitros internacionais apenas, o Pedro Proenca e o Marco Ferreira assinalaram 1 penalti cada nestas últimas 8 épocas que penalizaram o Sporting. Mais nenhum arbitro internacional assinalou 1 penalti desfavorável ao Sporting, quando estão diretamente pontos em disputa,

Sem comentários: