quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Artur Soares Dias nomeado para o Clássico

O Conselho de Arbitragem nomeou Artur Soares Dias para o clássico do próximo fim-de-semana.

Nos 218 jogos realizados dos últimos 8 campeonatos, em média o F.C. Porto conquistou 81% dos pontos disputados (528 pontos) e o Benfica conquistou 78% dos pontos disputados (512 pontos).
Este é o rendimento médio destas 2 equipas com todos os arbitros. O mais provável é que ambos os clubes mantenham um rendimento muito próximo a este com o arbitro escolhido para o clássico, se o referido arbitro não tiver um tendência clara em favor a um destes clubes.

De todos os árbitros nacionais, Artur Soares Dias, estatisticamente nas últimas 8 épocas, é aquele com o qual os 4 candidatos ao titulo menos variam as % dos pontos conquistados em relação aos seus rendimentos médios com todos os arbitros. ESTATISTICAMENTE, ARTUR SOARES DIAS NÃO DEMONSTRA UMA TENDÊNCIA MUITO PRONUNCIADA EM FAVOR DE NENHUM DOS CANDIDATOS. Pois, nos jogos dirigidos por ele, em média os 4 candidatos (F. C. Porto, Benfica, Braga e Sporting), em conjunto conquistaram 70% dos pontos possíveis e a média destes 4 clubes nos jogos arbitrados pelos restantes arbitros é exactamente igual (70%). Com Artur Soares Dias, o Sporting e o Braga mantiveram o rendimento médio que têm com os restantes árbitros nestas últimas 8 épocas. O F. C. Porto com 85% dos pontos conquistados nos jogos dirigidos pelo Artur Soares Dias, podemos dizer que melhora ligeiramente o seu rendimento em relação a sua média com todos os restantes arbitros (81%) e o Benfica com 74% dos pontos conquistados, piora ligeiramente o seu rendimento em relação a sua média com todos os restantes arbitros (79%). Assim, em vez de um jogo entre duas equipas que nas 8 épocas obtiveram 3% de diferença nos pontos possíveis conquistados, vemos que com Artur Soares Dias, este clássico se transformará num jogo entre duas equipas com uma diferença 11% no seu rendimento pontual médio. Com Artur Soares Dias, historicamente o F. C. Porto tem um melhor aproveitamento de pontos do que o Benfica conseguiu nestes últimos 8 campeonatos.
Em relação aos classicos (F. C. Porto-Benfica) realizados nas anteriores 7 épocas, constatamos que tem sido norma nomear arbitros com o qual o F. C. Porto tem um melhor rendimento pontual médio do que o Benfica, esta nomeação é o 12 caso em que há vantagem do F. C. Porto. Somente por 3 vezes o arbitro nomeado foi um arbitro com o qual o Benfica conquistou uma % maior de pontos do que o F. C. Porto.

As últimas 15 nomeações para jogos entre Benfica e F. C. Porto recairam em 8 arbitros sendo estas nomeações repartidas da seguinte forma: Pedro Proença (4 vezes), Jorge Sousa (4 vezes), Artur Soares Dias (2 vezes), Rui Costa, Duarte Gomes, Olegário Benquerença, Lucilio Baptista e João Ferreira.
Destes 8 árbitros, podemos dizer que estatisticamente em 8 épocas o F. C. Porto tem vantagem com os seguintes árbitros:


Dos 8 arbitros que foram nomeados para os clássicos, estatisticamente o Benfica tem vantagem com os seguintes arbitros:

  • Lucilio Batista (14% a mais que o F. C. Porto)
  • João Ferreira (9% a mais que o F. C. Porto)
  • Rui Costa (5% a mais que o F. C. Porto)

De seguida apresenta-se o quadro com a indicação dos árbitros nomeados nos clássicos destas últimas 8 épocas, com a indicação de qual é a % de pontos que o F. C. Porto e o Benfica conquistaram nos jogos dirigidos por esse arbitro nesse período de tempo, e por fim a diferença que existe entre os rendimentos dos dois clubes, sendo que a azul estão os 12 casos em que existe vantagem para o F. C. Porto e a vermelho os 3 casos em que existe vantagem do Benfica.

Os 8 arbitros que dirigiram clássicos permitiram ao F. C. Porto conquistar 78% dos pontos possíveis nos 79 jogos do F. C. Porto dos últimos 8 amos. Apesar destes árbitros em teoria terem apitado muitos jogos dos jogos mais difíceis do F. C. Porto no campeonato contra os seus principais rívais (Benfica, Braga e Sporting), o certo é que a percentagem de pontos com esses 8 arbitros (78%), é somente ligeiramente inferior ao rendimento médio do clube com todos os restantes árbitros (82%)!

Para que os adeptos de futebol tenham a noção de quão importante é jogar os classicos com árbitros com os quais a nossa equipa tem um rendimento muito superior ao do rival, no próximo "POST" apresentaremos um quadro em que se evidencia os pontos e os números de decisões arbitrais agregados destes 8 árbitros, comparando esses dados com o agregado de todos os restantes arbitros nestas últimas 8 épocas.

Informação: Nestas últimas 8 épocas, com os restantes arbitros que não os 8 acima referidos, o Benfica e o F. C. Porto competiram com um saldo favorável de decisões arbitrais praticamente equivalente. Os restantes arbitros em média tomaram decisões favoráveis e desfavoráveis em nº muito semelhante para os 2 clubes.
Pergunta para queijinho: Sabe qual é o saldo favorável de decisões arbitrais do F. C. Porto e do Benfica com os 8 árbitros nomeados para os classicos? Comente aqui o pensa, identificando se é o F. C. Porto ou o Benfica, o clube que beneficiou de melhores condições arbitrais, conseguindo um saldo mais favorável de decisões arbitrais com estes 8 árbitros.

Sem comentários: