quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Qual é o clube com o melhor ataque? Benfica, Sporting ou F. C. Porto

Há menos de 24h do pontapé de saida da Liga 2015/16 e na sequência da avaliação geral anteriormente efetuada aos plantéis do Benfica, Sporting e F. C. Porto, vamos agora analisar mais concretamente o poder de fogo de cada uma destas equipas, comparando os números em concreto enquanto profissionais dos 2 melhores marcadores de cada um dos candidatos ao titulo.

O Sporting manteve o Slimani, o seu melhor marcador na época passada (com 15 golos em 33 jogos) no plantel deste ano, tal qual o Benfica que também manteve no plantel o Jonas, o seu melhor marcador com 31 golos em 35 jogos, isto apesar de somente ter começado a jogar pelo clube em Outubro de 2014.

O 1º e o 3º melhor marcador da época passada abandonaram a nossa Liga, tendo o Jackson Martinez sido substituido pelo Osvaldo no F.C. Porto e o Lima foi substituido pelo Mitroglou no Benfica.
Já o Sporting apesar de não ter perdido nenhum dos seus 2 melhores marcadores, ainda reforçou o seu ataque com o Teo Gutiérrez, de 31 anos, que agora passou a ser, o avançado com a melhor média de golos, de todos os compõem o quadro de jogadores da Liga Portuguesa 2015/16 e que já tenham mais de 100 jogos profissionais realizados.

Assim, como aqui se acredita que os números estatísticos são uma boa base para se compreender a realidade futebolistica, vamos concentrar as nossas atenções nos trajectos profissionais dos dois jogadores com melhor média de golos em cada plantel, para determinarmos a real força dessa equipa.

No Benfica, o Jonathan Rodriguez, com 29 golos em 57 jogos enquanto senior é o atleta com o melhor rendimento médio, uma vez que até ao momento tem marcado 0,51 golos por jogo. Como ainda é um jovem a procura do seu espaço de afirmação na equipa principal do Benfica não é expectável que parta já no início da época como titular, pois aos 22 anos seuramente lhe falta experiência para lidar com a pressão de um grande clube como o Benfica. O outro avançado, o Raúl Jimenez, em 128 jogos profissionais obteve em média 0,30 golos por jogo, neste momento aos 24 anos ainda apresenta números médios inferiores aos do Mitroglou (27 anos) ou Jonas (31 anos), ambos com uma média de 0,45 golos por jogo enquanto profissionais (120 golos em 267 jogos e 186 golos em 410 jogos respectivamente). Assim, a dupla de ataque do Benfica que deve iniciar a época como titulares, Mitroglou e Jonas garantem em conjunto 0,90 golos por jogo e eventualmente esse poder de fogo médio da équipa poderá ser aumentado sempre que o Jonathan Rodriguez fizer dupla com um deles, passando a equipa a ter em campo dois jogadores que garantem 1,06 golos por jogo. Uma vez que o Lima aos 32 anos tem um histórico de 0,38 golos por jogo e o Derley aos 27 anos tem 0,34 golos por jogo podemos constatar que o potencial goleador do novo Benfica aumentou. O ataque do Benfica tem realmente neste momento jogadores de enorme valia e potencial futuro ainda maior, pois dos 4 avançados apenas o Jonas não está em idade de melhorar os seus números.


Jonas com uma média de 0,45 golos por jogo: estes são os seus números estatísticos de jogos e golos


Mitroglou, com média de 0,45 golos por jogo: estes são os seus números estatísticos de jogos e golos
__________________________________________________________________________________________



No Sporting, o Fredy Montero, aos 28 anos tem 127 golos marcados em 357 jogos, ou seja, em média fez 0,36 golos por jogo, enquanto que a dupla titular de avançados constituida pelo Slimani e o Teo Gutiérrez apresentam números médios ligeiramente superiores, sendo de 0,41 e 0,47 golos por jogo respectivamente. Juntando a dupla mais eficaz teremos que o ataque do Sporting poderá garantir 0,88 golos por jogo e no pior cenário garante em média 0,77 golos por jogo quando o Teo Gutierrez não estiver no onze escalado.

Teo Gutiérrez, com média de 0,47 golos por jogo: estes são os seus números estatísticos de jogos e golos




Slimani, com média de 0,41 golos por jogo: estes são os seus números estatísticos de jogos e golos
__________________________________________________________________________________________




No F. C. Porto, saiu o Jackson Martinez que na época 2014/15 marcou 32 golos em 42 jogos enquanto o seu suplente (Aboubakar) contribuiu com 8 golos em 20 jogos. Vincent Aboubakar neste momento com 23 anos poderá aproveitar esta oportunidade para agarrar o lugar no onze que ficou vago, pelo que viu na pré-época parece ser essa a 1ª solução para a equipa tecnica. No plantel entrou o Osvaldo de 29 anos, que é atualmente o atleta com melhor média de golos no F. C. Porto 2015/16, durante a sua carreira em média fez 0,33 golos por jogo (98 golos em 296 jogos). Esta época entrou também, o Alberto Bueno de 27 anos, com 71 golos em 299 jogos como sénior, ou seja, tem uma média de 0,24 golos por jogo. O F. C. Porto se conseguir incluir 2 dos seus avançados mais eficazes no onze garantirá no maximo 0,64 golos por jogo de média e no pior cenário, conseguindo ter ao mesmo tempo em campo Bueno e Aboubakar apenas estará garantido em média 0,55 golos por jogo. Na pré-época o que mais procupou os adeptos portistas, foi que a equipa revelou muita dificuldade em fazer golos e não existe no plantel actual nenhum jogador com mais de 100 golos oficiais no seu histórico. Para os portista é assustador constatar que dos 3 avançados acima referidos, nenhum deles revela estatisticamente um rendimento médio de golos superior ao 3º melhor avançado do plantel do Benfica ou ao 3º melhor avançado do plantel do Sporting. Estamos a falar do F. C. Porto que nos últimos anos habituou os seus simpatizantes a ter sempre no plantel avançados como o Jackson Martinez, com um histórico de 174 golos em 295 jogos (0,59 golos por jogo em média), ou o Falcao com 204 golos marcados em 339 jogos (0,60 golos por jogo de média).  Existe pois uma grande diferença para os avançados atuais que apresentam os seguintes números.


Osvaldo com uma média de 0,33 golos por jogo: estes são os números estatísticos de jogos e golos



Aboubakar com média de 0,31 golos por jogo: estes são os seus números estatísticos de jogos e golos


Depois de conhecidos os rendimentos estatísticos dos melhores avançados dos três principais candidatos ao titulos, aparentemente os 2 clubes melhor apetrexados neste momento para época 2015/16, são o Benfica e o Sporting. O Lopetegui nesta época terá muita dificuldade em construir com estes avançados um ataque concretizador no F. C. Porto, os dirigentes do clube além do nº10 ainda a contratar deviam tambem disponibilizar ao técnico um novo avançado com melhor histórico de golos para permitir ao clube competir com os outros 2 rivais numa época em que qualquer um dos grandes terá uma grande dificuldade para terminar o campeonato nos 2 primeiros lugares.

Veremos qual será o rendimento destes 6 avançados aqui analisados durante a próxima época e quantos conseguiram melhorar o seu desempenho comparativamente ao que tem sido o seu histórico.
Aboubakar, Slimani, Mitroglou, pela idade e aparentemente sendo as primeiras escolhas, tem condições para esta época obterem um rendimento superior ao seu rendimento médio enquanto profissionais de futebol.
Qual deles marcará mais golos na época 2015/16?

Qual é a equipa com os melhores avançados na Liga 2015/16?
Será que a equipa com melhores avançado na tua opinião o principal candidato ao titulo?


Sem comentários: