quinta-feira, 13 de agosto de 2015

PLANTEL DO SPORTING 2015/16 (Valor do novo plantel)

Este publicação de hoje é uma atualização do que foi publicado no dia 21/07/2015, com a inclusão dos novos reforços, Aquilani e Bruno Paulista. Este é o plantel final com o qual o Sporting vai inciar a época, no dia 14/08/2015 contra o Tondela, num jogo que será dirigido pelo Carlos Xistra.

Ponto de partida, está época o Sporting, no dia da apresentação do novo treinador, Jorge Jesus, este declarou convictamente que este ano o clube é candidato ao titulo, "ESTE ANO NÃO SÃO DOIS CANDIDATOS, SÃO 3 OS CANDIDATOS AO TITULO". Este plantel confirma isso.

Sporting, foi o 3º classificado da época anterior, à 9 pontos do 1º classificado e no ínicio desta época contratou o treinador campeão das 2 últimas épocas.

Em relação aos jogadores do 11 titular de 2014/15 perdeu até ao momento apenas dois atletas, o Cedric (defesa direito) e o Nani (Medio/extremo), que era o principal elemento diferenciador/desequilibrador no plantel as ordens do Marco Silva.
Entretanto, para o lugar do Nani entrou no plantel, o Bryan Ruiz, atleta de reconhecida qualidade tecnica, que traz também experiência internacional e que já fez muitos golos no campeonato Holandês.
Para o lugar de defesa direito, foi contatado, o João Pereira, que é um regresso ao clube, conhece bem o campeonato e tendo no seu curriculum varios jogos pela seleção, acrescentará também mais experiência internacional a equipa do que o Cedric podia oferecer.
Para a linha atacante, foi contrato o Teo Gutiérrez, internacional Colombiano de 30 anos, com uma vasta experiência e um considerável registo de golos pela seleção, mesmo tendo concorrido por um lugar nos selecionados com outros grandes goleadores como o Falcao, Bacca e o Jackson Martinez.
Para o lugar de patrão da defesa, foi contratado o Naldo, atleta brasileiro de 26 anos para o eixo da defesa


Em seguida apresentamos o plantel do Sporting 2015/16 em 4-1-3-2 base a utilizar pelo Jorge Jesus.

Parece claro que, esta época existe de facto uma melhoria no plantel sportinguista, comparativamente ao da época anterior, pois mesmo com a saida de 2 titulares de 2014/15, entraram no plantel 4 jogadores potenciais titulares como se pode ver no quadro em cima, sendo que dois deles entram diretamente nos 8 jogadores chaves do Sporting 2015/16, que são neste momento:

  •  Bryan Ruiz
  • William Carvalho
  • Teo Gutiérrez
  • João Mario
  • Slimani
  • Jefferson
  • André Carrilho
  • Rui Patrício

Comparando os jogadores que sairam com os que entraram vemos que a média de idades da equipa vai aumentar, pois os 10 jogadores que saiem tem uma média de idades de 23 anos e os que entram tem em média 26 anos, como se pode constatar no quadro que se segue:


Dos 3 candidatos, o Sporting é claramente aquele que podemos afirmar que neste momento tem um plantel superior ao da época anterior. O único senão poderá ser as lesões prolongadas do William Carvalho e do Ewerton, sendo que no plantel não existe nenhum outro atleta com caracteristicas parecidas as do William Carvalho, que já era um dos 3 melhores jogadores do plantel Sporting.
Existem questões pendentes em relação a renovação do André Carrillo e do Jefferson, o que a não acontecer brevemente poderá obrigar a mudanças significativas no rendimento esperado para este plantel, pois tratam-se de 2 elementos que estão entre os 8 melhores jogadores do atual plantel.

A partida nesta nova época o poder de fogo do Sporting aumentará, com os reforços Bryan Ruiz e o Teo Gutiérrez, elementos de insuspeita valia e são mesmo candidatos a discutir os trofeus de melhor jogador ou goleador da Liga Portuguesa em 2015/16.

Estes foram os jogadores que podem acrescentar qualidade ao plantel de 2014/15, aparentemente neste momento somente faltará reforçar o lugar de Médio defensivo (principalmente pelos 3 meses de lesão do William Carvalho) e o do Médio/Extremo desequibrador.

Quanto aos jovens jogadores existe a expectativa para se conhecer, qual será a evolução do Carlos Mané, do Bruno Paulista e do Gelson Martins. Será que em 2015/16 já estarão numa fase de maturação que lhes permita ser uma mais-valia para um clube candidato ao titulo?


Uma vez que, o presidente do Sporting afirmou no incio de Julho que poderia investir até 10 M € em reforços neste defeso, tendo o clube já superado esse montante, aparentemente até ao dia 31/08/2015não haverá nenhuma nova contratação capaz de entrar no onze principal?

Sem comentários: