sábado, 22 de agosto de 2015

Nomeações para a 2ª jornada da época 2015/16

O Conselho de Arbitragem depois de na 1ª jornada ter nomeado para os jogos do Benfica e do F. C. Porto, jovens árbitros que fazendo as suas estreias em jogos envolvendo esses clubes grandes, nesta 2 jornada nomeou arbitrou com os quais quer o Sporting, quer o Benfica, quer o F. C. Porto tem um registo de 100% de aproveitamento de pontos em disputa nos jogos dirigidos por esses arbitros. Nos últimos 8 campeonatos, Manuel Oliveira já dirigiu o Sporting 1 vez, o Hugo Miguel já dirigiu o F. C. Porto 11 vezes e o Nuno Almeida já dirigiu o Benfica 3 vezes.
  • Para o Sporting - P. Ferreira foi nomeado o Manuel Oliveira, com o qual o Sporting venceu o único jogo que ele dirigiu nas últimas 7 épocas anteriores. Este arbitro portuense ainda tem poucos jogos realizados, por isso, com base nos dados estatísticos, não é possível determinar se existe alguma tendência arbitral.  Este é apenas o 2º jogo que dirigirá do Sporting em toda a sua carreira e também somente dirigiu 2 jogos de cada um dos outros candidatos (Benfica, F. C. Porto e Braga) até a data. Em termos de decisões arbitrais relevantes ainda não tomou nenhuma num jogo do Sporting, consuntando o histótico podemos afirmar que ainda não assinalou nenhum penalti ou expulsão desfavorável a qualquer um dos 4 candidatos ao titulo, sendo que já assinalou 3 decisões arbitrais favoráveis ao F. C. Porto (2 penaltis e 1 expulsão), assinalou também 1 penalti favorável ao Benfica e uma expulsão favorável ao Braga.


  •  Para o Marítimo - F. C. Porto foi nomeado o Hugo Miguel, arbitro com o qual o F. C. Porto conquistou 100% dos pontos disputados em 8 épocas, ou seja, o F. C. Porto venceu os 11 jogos dirigidos por este arbitro, 2 jogos contra o Marítimo, 2 contra o Guimarães,  2 contra o P. Ferreira e 1 vez contra o Boavista, Académica, Arouca, Naval e Olhanense. Os dados estatísticos deste arbitro deixam transparecer que tendencialmente as suas decisões são favoráveis aos interesses do F. C. Porto, pois 100% de aproveitamento é o melhor que um clube pode desejar obter. Não sabemos se em alguma das melhores ligas europeias existe outro exemplar igual mas seguramente na Liga nacional não existe nenhum outro arbitro que tenha dirigido mais de 10 jogos de um clube em que esse clube tenha conseguido amealhar todos os pontos possívei nesses jogos. O caso do Hugo Miguel e o F. C. Porto é um caso bem especial, tanto é que apesar de já ter dirigido mais de uma dezena de jogos ainda não assinalou nenhum penalti ou expulsão desfavorável ao F. C. Porto mas já assinalou 5 penaltis favoráveis ao F. C. Porto. De todos os árbitros que constituem o quadro nacional é o 2º com o qual o F. C. Porto obteve um saldo maior de penaltis favoráveis nestas últimas 8 épocas e sabemos nós como os penaltis influenciam o rendimento pontual das equipas. Há 4 épocas que o F.C. Porto não vence nos Barreiros, todos afirmam que historicamente é uma deslocação dificil mas quando analisamos os dados estatísticos arbitrais, ficamos com a ideia de que o grau de dificuldade será menor este ano, assim decidiu o Conselho de Arbitragem ou alguém acredita que ao 12º jogo o F.C. Porto, finalmente haverá alguma incerteza num jogo dirigido pelo Hugo Miguel?


  • Para o Arouca - Benfica foi nomeado o Nuno Almeida, arbitro com o qual o Benfica venceu os 3 jogos por ele dirigidos. todos realizados no estádio da Luz, sendo os adversários o Braga, o Marítimo e a Académica. Assim, com esta nomeação, este arbitro fará a sua estreia nos jogos do Benfica fora de casa, aguardemos pela conhecer o seu desempenho nesse tipo de jogos em que as probalidades de vencer não são as mesmas dos jogos no Estádio da Luz.

Boa sorte é aquilo que se deseja aos árbitros nomeados!

Sem comentários: